Sei que existem na Arca muitos tópicos dedicados aos tenébrios, bem como Care Sheets e afins.
No entanto, decidi fazer este tópico informativo. Enquanto está '' cá em cima '' as pessoas poderão ver e retirar algumas dicas.
Todo o texto seguinte é feito por mim e segundo a minha opinião e a forma como tenho criador tenébrios ao longo do tempo.
Actualmente tenho cerca de 1000 escaravelhos e também milhares de larvas e pupas.
Porquê adquirir tenébrios e qual a sua importância para os répteis e anfíbios ?
A maior parte das pessoas adquire tenébrios para alimentar répteis ( assim como geckos, dragões barbudos, camaleões, etc. ) e anfíbios ( bombinas, dendrobates, tritões, etc. ). No entanto, também podem ser fornecidos a diversos exóticos, aves, peixes e até roedores.
Também há quem simplesmente crie e mantenha tenébrios porque gosta, embora isto raramente aconteça.
Podemos afirmar que o tenébrio é um suplemento alimentar e não deve estar contido na alimentação base de um animal, isto porque é um alimento muito calórico e com muita gordura. Geralmente, é um petisco bastante apreciado e é raro um animal recusá-lo.
Onde adquirir tenébrios ?
Os tenébrios são muito comuns nas lojas de animais. Raramente é necessário recorrer a criadores via Internet ou outros.
Alojamento
O tamanho do alojamento vai depender da quantidade de tenébrios que pretendemos ter. Uma simples caixa pequena pode servir para uns quantos, mas quando queremos uma colónia de grandes dimensões, devemos pensar em adquirir um alojamento grandito. Eu uso um aquário com 1 m de comprimento, 35 cm de largura e 40 cm de altura, mas a minha colónia é bastante grande.
O alojamento pode ser uma caixa de plástico, um taperware ou um aquário.
É importante ser liso ( por exemplo, não se devem utilizar caixas de cartão, já que os tenébrios podem facilmente trepar ) e bem arejado ( pode ser mesmo destapado, pois os tenébrios não trepam e não voam ).
Substrato
O substrato é o '' chão '' do alojamento. É neste que os escaravelhos irão colocar os ovos e as larvas bébés irão nescer.
Aconselho o uso de um farelo de alta qualidade. Isto porque os farelos de baixa qualidade normalmente trazem muitos bichos, alguns dos quais podem dizimar a nossa colónia de tenébrios.
Remover os restos de comida e os tenébrios mortos do substrato é obrigatório, para não acumular fungos, bactérias e até atrair outros insectos para o alojamento.
O substrato deve ser mantido seco, sendo que os tenébrios não apreciam altos níveis de humidade.
Alimentação e água
Relativamente à alimentação, há quem dê apenas farelo ( que é também o substrato, como já referi ). Eu prefiro variar, para tornar os bichinhos mais nutritivos e também para preservar a sua saúde e os manter saudáveis ( afinal, não é por serem usados para alimentar outros que irão ser maltratados ).
Dou cenoura, couve, feijão verde, pão e sticks de cereais. Há também quem dê batata, os meus nunca ligaram. Passo sempre os vegetais por água antes de os colocar no alojamento.
Em relação á água, eles retiram grande parte da que necessitam dos vegetais, mas eu coloco semanalmente papel de cozinha ( sem cores ) embebido com água em cima dos esconderijos ( irei falar mais à frente ). Em poucos minutos grande parte da colónia irá estar a beber em cima do papel.
Muito cuidado para não exagerar na água. Esta não deve escorrer para o farelo e não deve encharcar demasiado. Devemos recordar-nos que os tenébrios retiram grande parte da água que precisam dos vegetais!
Esconderijos
Alguns esconderijos devem existir no alojamento. Funciona como um abrigo para quando existe claridade excessiva ou para colocar os ovos.
Sempre usei caixas de ovos e rolos de cartão do papel higiénico como esconderijos. Os próprios tenébrios encarregam-se de fazer buracos nas caixas de modo a fazer entradas e até a unirem os esconderijos.
É conveniente susbtituir os esconderijos de tempos a tempos ou pelo menos limpá-los, sendo que o cartão rapidamente absorve excrementos e água.
Temperatura
Nunca usei alguma fonte de aquecimento nos meus tenébrios. A minha casa não é muito fria, nem no Inverno.
Se a vossa casa for demasiado fria, é bom providenciar uma fonte de aquecimento nos dias mais frios.
Higiene
Não há grandes exigências a nível de higiene. Deve-se remover os restos de comida que não foram devorados após um dia, retirar o papel embebido em água quando seca, peneirar o farelo de tempos a tempos, remover os tenébrios mortos e limpar e/ou substituir os esconderijos de vez em quando.
Outros cuidados
Não deve incidir luz solar directamente.
Atenção aos níveis de humidade, que não devem ser muito altos.
Se necessário, separar as larvas, pupas e escaravelhos. Há casos em que o escaravelho pode comer as larvas e as pupas. Eu nunca separei, pois nunca tive problemas.
O alojamento deve ter uma boa ventilação.
Creio que não posso acrescentar muitas mais coisas acerca desde animal que eu considero fascinante ( sobretudo devido ao seu ciclo de vida e de reprodução ).
Devo alertar que este texto é feito apenas por mim e segundo a minha opinião. Há muitas opiniões totalmente diferentes. Eu sempre criei tenébrio desta forma e a verdade é que tenho imensas larvas e uma colónia muito saudável.
Obrigado
