Boa tarde!
Pois, isto é realmente uma situação complicada...
Só para clarificar, o gato magro não estava, por isso é que pensámos à partida que ele tinha sido abandonado recentemente por causa das férias, e agora que pensamos nisso, ele quando comia connosco era um bocado por gula (temos 5 bébés peludos, sei bem quando eles são gulosos

) porque prestava mais atenção à lata do que ao alimento seco. Mas também podia haver mais alguém na área a alimentá-lo por isso... estávamos de facto convencidos que ele tinha sido abandonado.
Quanto ás feridas... no meu caso e como dono, eu não queria saber o quanto o gato detestava estar dentro de casa ou não, enquanto não sarassem ele lá ia ter de se aguentar até ficar bom, mas pelos visto há pessoas que não vêm as coisas do mesmo prisma que eu... O dono também é uma pessoa com mobilidade reduzida, mas não é desculpa porque a filha tem todas as capacidades fisícas para o fazer já que veio a correr ver se tinhamos roubado o gato.
Quanto à queixa, vamos ver como é que a situação se desenrola, pode ser que o dono tenha tido vergonha na cara de ter gente a bater-lhe à porta pelo belo estado em que ele deixa andar o pobre animal e tenha decidido a tratá-lo. Ou então com a idiotice de "aiii vão-me roubar o gato" talvez o feche em casa e aproveite para o cuidar.
Não compreendo estas pessoas...