A castração nem sempre produz o mesmo efeito, cada cão é um caso. No entanto, normalmente o cão só começa a engordar a partir de uma certa idade, embora a castração possa antecipar a situação. No caso do cão começar a engordar, por ter sido castrado, além de se tentar perceber se foi realmente essa a causa, deve-se de imediato substituir a ração por outra mais rica em proteínas, vitaminas e minerais, de forma a que o animal continue bem alimentado, mas com menos gordura. Seja como for nunca se deverá, em conjunto com alimentação, descurar a parte física, como correr, saltar, fazer passadeira, etc.Floripes3 Escreveu:Uns fizeram, outros não.
No caso do cão que morreu por causa da obesidade, era um cão comunitário que todos alimentavam e de quem todos gostavam. Já estava bastante gordo antes de ser castrado, mas piorou depois. Na última vez que o vi, já lhe custava a andar por não conseguir juntar as pernas ao corpo. Ainda avisei toda a gente para deixarem de lhe dar de comer a toda a hora e começarem a cortar na quantidade, mas as minhas palavras devem ter caído em saco roto. Ele até se mexia bastante, corria quilómetros ali à volta. Depois da castração deixou de o fazer, o que agravou o problema.
Entre os outros, lembro-me de um pastor alemão que foi castrado por ser agressivo com os outros cães. De nada serviu, continuou agressivo - e gordo. A dona sempre me disse que lhe controlava a comida, mas que ele até era cão que comia pouco para o tamanho. Não acreditei, mas tempos depois tive a prova de que ela tinha razão.
Nem todos engordam, eu sei, e também os tenho conhecido. Mas é no aspecto comportamental que tenho visto mais falhanços, os quais reforçaram o que os veterinários honestos sempre me disseram: a castração pode actuar sobre os comportamentos inatos, mas é razoavelmente ineficaz sobre os adquiridos.
Tudo isto é um pouco teórico, já vi um labrador castrado aos 12 meses e em seis meses já tinha mais 4 quilos, como também já vi um pastor alemão ser castrado com seis anos, e em vez de engordar, como seria esperado, acabou por emagrecer nos primeiros meses após a castração e depois normalizou o seu peso e ainda hoje o mantém.
Cumprimentos.