Ração fora de validade
Moderador: mcerqueira
Boa Tarde,
Alguém me sabe dizer, se é pouco conveniente dar ração fora de validade?!
Pergunto isto, poque morreu o cão do vizinho dos meus pais, e ele sabendo que eu tenho cães, sugeriu aos meus pais que eu ficasse com a ração, mas a mesma não é adequada para o meus cães.
Pensei em doar a uma instituição, mas deparei-me com o prazo de validade já passado, à 2 meses de uma e 4 meses de outra.
Existem tantas coisas que consumidas fora de validade, não nos trazem, qualquer tipo de problemas, por isso, a pergunta.
Obrigado, desde já!
Alguém me sabe dizer, se é pouco conveniente dar ração fora de validade?!
Pergunto isto, poque morreu o cão do vizinho dos meus pais, e ele sabendo que eu tenho cães, sugeriu aos meus pais que eu ficasse com a ração, mas a mesma não é adequada para o meus cães.
Pensei em doar a uma instituição, mas deparei-me com o prazo de validade já passado, à 2 meses de uma e 4 meses de outra.
Existem tantas coisas que consumidas fora de validade, não nos trazem, qualquer tipo de problemas, por isso, a pergunta.
Obrigado, desde já!
JP
Se são só dois meses, em princípio não haverá problema.
Mas a verdade é que essa ração, que poderá ter sido mal conservada depois do saco aberto, deve ter perdido bastantes qualidades. No entanto, ainda deve estar consumível.
Mas a verdade é que essa ração, que poderá ter sido mal conservada depois do saco aberto, deve ter perdido bastantes qualidades. No entanto, ainda deve estar consumível.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Pois, nunca sabemos a 100% mas em principio terá perdido qualidades apenas, como referiu a Floripes...
o prazo de validade sugere uma data máxima para consumo, nao significa que fique estragada logo depois...já me aconteceu uma situação identica mas foi por cerca de um mes, na altura disseram-me para dar (no Vet)...
Ligue ao Vet só para perguntar..

o prazo de validade sugere uma data máxima para consumo, nao significa que fique estragada logo depois...já me aconteceu uma situação identica mas foi por cerca de um mes, na altura disseram-me para dar (no Vet)...
Ligue ao Vet só para perguntar..

"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Nem eu. Sobretudo sabendo que o cão que comia essa ração morreu...Piranhita Escreveu:Eu não arriscava
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 18, 2012 12:47 pm
chinchilavis Escreveu:Nem eu. Sobretudo sabendo que o cão que comia essa ração morreu...Piranhita Escreveu:Eu não arriscava

Também não arriscava. Se os produtos têm uma data limite, é pq existe garantia dentro desse prazo, depois disso...
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm
É, morreu por comer ração fora da validade... bah...chinchilavis Escreveu:Nem eu. Sobretudo sabendo que o cão que comia essa ração morreu...Piranhita Escreveu:Eu não arriscava
-
- Membro Veterano
"bah" porquê? Para sua informação, passar uma semana do prazo até se pode aceitar mas 2 meses?? Sobretudo sabendo que o cão que a comia morreu? Pode não ter sido da ração mas se tiver morrido de qualquer outra doença como saber se esteve ou não em contacto com a ração? Em que condições era conservada (com o calor todo o cuidado é pouco). Há tempos abri uma embalagem de ração que tinha esquecido na garagem. Estava dentro da validade, cheirava normalmente mas ao observar melhor vi que já tinha bichos e foi directamente para o lixo).NaoInteressa Escreveu:É, morreu por comer ração fora da validade... bah...chinchilavis Escreveu:Nem eu. Sobretudo sabendo que o cão que comia essa ração morreu...Piranhita Escreveu:Eu não arriscava
Só para que conste, já comprei ração para a minha chinchila dentro da validade vários meses e quando abri o pacote o cheiro a verniz/pimenta foi tão intenso que os meus pulmões asmáticos notaram a diferença imediatamente.
Para quê arriscar? Eu aproveitava a ração apenas e só para adubar umas plantas. E quem a deu não deve saber disso. Faz de conta que foi utilizada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
Por acaso o meu cunhado trabalhava num local onde se vendia rações e passavam do prazo, o próprio fornecedor disse que 6 meses para a frente mesmo após a terminação do prazo, a ração ainda podia ser utilizada sem qualquer problema. "Consumir de preferência até..", mas o prazo na verdade é mais extenso. As rações com datas fora do prazo eram doadas a associações e nunca nenhum cão morreu, pelo contrário, deu-lhes muito jeitinho para não passarem fome! Falo de sacos até 4 meses fora do prazo.. mas a questão aqui é que estavam embalados...
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
A mim já me aconteceu por duas vezes comprar um saco de ração e ao abri-lo, o conteúdo estar estragado. De um deles até borboletas saíam!
O que a certa altura um revendedor me disse (e era uma clínica veterinária, note-se) que isso me aconteceu porque a ração os sacos devolvidos por estarem fora de prazo era reembalada com novo prazo e voltada a pôr à venda.
Não sei se isto é verdade, espero que não.
Mas quanto a este caso, não sabemos de que morreu o cão que a deixou "em testamento". Também não sabemos se o deixavam meter o nariz dentro do saco, contaminando a ração. Igualmente ignoramos se depois de o abrirem, as pessoas tinham o cuidado de voltar a fechá-lo bem.
Ou seja, não sabemos nada mais sobre ela senão que excedeu dois meses o prazo indicado na embalagem. Portanto, todos os considerandos e desconfianças não têm lá muita razão de ser.
Por mim, desde que ela me parecesse em boas condições não teria qualquer hesitação em a doar a uma associação ou dá-la a outro cão que precisasse.
O que a certa altura um revendedor me disse (e era uma clínica veterinária, note-se) que isso me aconteceu porque a ração os sacos devolvidos por estarem fora de prazo era reembalada com novo prazo e voltada a pôr à venda.
Não sei se isto é verdade, espero que não.
Mas quanto a este caso, não sabemos de que morreu o cão que a deixou "em testamento". Também não sabemos se o deixavam meter o nariz dentro do saco, contaminando a ração. Igualmente ignoramos se depois de o abrirem, as pessoas tinham o cuidado de voltar a fechá-lo bem.
Ou seja, não sabemos nada mais sobre ela senão que excedeu dois meses o prazo indicado na embalagem. Portanto, todos os considerandos e desconfianças não têm lá muita razão de ser.
Por mim, desde que ela me parecesse em boas condições não teria qualquer hesitação em a doar a uma associação ou dá-la a outro cão que precisasse.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
-
- Membro Veterano
E daria esta ração aos seus cães?Floripes3 Escreveu: Por mim, desde que ela me parecesse em boas condições não teria qualquer hesitação em a doar a uma associação ou dá-la a outro cão que precisasse.