Raças (donos) consideradas perigosas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Boas a todos e todas.
Alguém me sabe dizer quais as raças consideradas perigosas em portugal? E como é que isso funciona actualmente?
Por exemplo, as raças consideradas perigosas na Alemanha são muito poucas. Mas com escola adequada e atestado do veterinário, qualquer cão de raça considerada perigosa pode andar na rua como qualquer outro cão sem açaime.
Esse atestado tem que ser renovado todos os 2 anos pelo veterinário depois de testes de comportamento do cão.
Vivo na Alemanha, daí eu saber que as coisas são assim aqui. E creio que na França também é assim mas sem certezas
Gostaria de saber como funcionam as coisas em Portugal.
Alguém me sabe dizer quais as raças consideradas perigosas em portugal? E como é que isso funciona actualmente?
Por exemplo, as raças consideradas perigosas na Alemanha são muito poucas. Mas com escola adequada e atestado do veterinário, qualquer cão de raça considerada perigosa pode andar na rua como qualquer outro cão sem açaime.
Esse atestado tem que ser renovado todos os 2 anos pelo veterinário depois de testes de comportamento do cão.
Vivo na Alemanha, daí eu saber que as coisas são assim aqui. E creio que na França também é assim mas sem certezas
Gostaria de saber como funcionam as coisas em Portugal.
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
O rottweiler é dos cães mais meigos que há.
Só por dizer que se morder, vai doer
Mas há cães que têm mais tendência para morder que o rottweiler.
Mas também temos que ver que quem faz essas leis, são uns ignorantes.

Cá em Portugal, além da lista já referida acima são considerados cães potencialmente perigosos, todos os cruzamentos dessas raças e todos os cães que pela sua força de mordida poderão causar danos sérios (tive preguiça de ir transcrever a lei, mas acho que está lá +- isto).
É necessário andarem de trela curta e açaime; estarem chipados e registados (assim como todos os cães); andarem acompanhados por alguém maior de 16 (agora estou em dúvida se era 16 se 18); terem seguro e, agora a parte mais estúpida pois é impossível de obter, terem um comprovativo em como foram treinados com/num treinador certificado (é impossível de ter isto porque NÃO há treinadores certificados em Portugal... porque não há entidade que os certifique... enfim, uma parvoíce!)
É necessário andarem de trela curta e açaime; estarem chipados e registados (assim como todos os cães); andarem acompanhados por alguém maior de 16 (agora estou em dúvida se era 16 se 18); terem seguro e, agora a parte mais estúpida pois é impossível de obter, terem um comprovativo em como foram treinados com/num treinador certificado (é impossível de ter isto porque NÃO há treinadores certificados em Portugal... porque não há entidade que os certifique... enfim, uma parvoíce!)
-
- Membro
- Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm
Ignorantes são sempre os outros. Quem sabe não a contratam como consultora quando e se a lei for revista.Flashorde Escreveu:O rottweiler é dos cães mais meigos que há.
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
AST88, Na Alemanha, isso depende das regiões. Se é uma zona mais rural ou mais urbana. Eu tou numa zona mais rural e aqui só os American staffordshire terrier, o Staffordshire bull terrier e o american Pittbul são consideradas raças potencialmente perigosas. Mas com o atestado passado pelo vet a nível do comportamento, passam a ser cães normais.
Em zonas mais urbanas, acrescentas o tosa, o Bull terrier, o dogue argentino, o fila Brasileiro e em certas zonas como Berlim, o rottweiler.
Mas na sua grande maioria, são as 3 que mencionei em primeiro.
Mas 90% dos cães podem andar sem açaime nas ruas porque as pessoas têm um certo cuidado e seguem as leis à risca, até porque qual é o bom amante de cães que vai querer andar com o seu cão com açaime.
Em zonas mais urbanas, acrescentas o tosa, o Bull terrier, o dogue argentino, o fila Brasileiro e em certas zonas como Berlim, o rottweiler.
Mas 90% dos cães podem andar sem açaime nas ruas porque as pessoas têm um certo cuidado e seguem as leis à risca, até porque qual é o bom amante de cães que vai querer andar com o seu cão com açaime.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Pode ler a legislação em vigor sobre esta matéria aqui:
Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de Outubro (D.R. n.º 210, Série I).
E a portaria onde são mencionadas quais as raças consideradas potencialmente perigosas, que em Portugal são 7:
Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril
Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de Outubro (D.R. n.º 210, Série I).
E a portaria onde são mencionadas quais as raças consideradas potencialmente perigosas, que em Portugal são 7:
Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
Tem a certeza de que funciona assim? Há legislação específica para cada zona do país? E o Rottweiler é considerado potencialmente perigoso no seu país de origem?Flashorde Escreveu:AST88, Na Alemanha, isso depende das regiões. Se é uma zona mais rural ou mais urbana. Eu tou numa zona mais rural e aqui só os American staffordshire terrier, o Staffordshire bull terrier e o american Pittbul são consideradas raças potencialmente perigosas. Mas com o atestado passado pelo vet a nível do comportamento, passam a ser cães normais.

Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Tem aqui as raças PP na Alemanha. Ponha para traduzir a página se utilizar o Google chrome. Não sei se o Firefox tem essa opção.
http://katalog-hunde.de/news/diverse/ge-Hunde.html
-
- Membro Veterano
Já estive a ver. Mas pelo que percebo, se passar nos tais testes de carácter, praticamente todas podem se "livrar" do estatuto.Flashorde Escreveu:Tem aqui as raças PP na Alemanha. Ponha para traduzir a página se utilizar o Google chrome. Não sei se o Firefox tem essa opção.
Obrigada. Estive a ler e já percebi que sim.lsgl Escreveu:É uma república federal.bhess Escreveu:
Tem a certeza de que funciona assim? Há legislação específica para cada zona do país? E o Rottweiler é considerado potencialmente perigoso no seu país de origem?

Calvin
Calvin