Adeus Flávio - r.i.p. Alice

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta ago 08, 2012 12:25 pm

:(

Que desespero, Anja :( Força nas "canetas", OK?
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta ago 08, 2012 1:16 pm

Aconselhe-se com o VET Anja, se é tipico da situação mas se é já um limite ou não??!!!

Eu não sei o que faria na sua situação, pelos relatos acredito que seja desesperante! Força mais uma vez! :wink:
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

quarta ago 08, 2012 2:26 pm

Anja só hoje vim cá ler noticias do Flávio, e não consigo imaginar o que está a passar.

O que diz o Vet? O Flávio está em sofrimento??
É muito complicado tomar qualquer decisão quando há dias em que ele está razoávelmente bem...

Muita Força!!!
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

quarta ago 08, 2012 4:39 pm

Com um quadro destes, acho que nenhuma de nós também não conseguia tomar qualquer decisão....

Tem que tentar ser forte acima de tudo....
Devemos ajudar sempre os animais
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta ago 08, 2012 5:26 pm

:( custa-me tanto dizer qualquer coisa...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 08, 2012 10:01 pm

eu nem sei se ria ou se chore. ontem o flávio andava aparvalhado à volta das cadeiras e nem sabia onde andava. não conseguiu saltar para nenhuma. perante a aflição, fui deitá-lo no sofá.

eu acho que os gritos que ele deu se deveram a algum ataque. o gasparinho deu um grito daqueles e calou-se para sempre. teve uma embolia pulmonar. no 2º grito, o flávio fez cócó. ainda pensei que estivesse com dores mas perante o comportamento dele, parece-me mais uma coisa que lhe tenha dado.

o vet diz que as perturbações neurológicas são muito mau sinal. tb. diz que não se pode fazer mais do que aquilo que estou a fazer. tb. acha que não nos devemos precipitar na decisão final. eu não acredito que o flávio vá durar muito mais. já o levei 2 vezes para o adormecerem, mas ele tem dado a volta. agora, o que faço? ontem mal dormi. hoje risquei o carro todo :roll: e estou em férias. quando acabarem , devo estar bonita para enfrentar um novo ano de trabalho.
o próximo animal a entrar aqui em casa vai ser de peluche. já não tenho saúde para os outros :cry:
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 08, 2012 10:02 pm

Confio que a Ãngela saberá quando for o momento - quando o sofrimento for maior do que os momentos bons, quando o olhar começa a ficar distante... a gente sente. espero que o Flávio ainda viva bem o tempo que for, e um dia adormeça e parta tranquilamente durante o sono, poupando a "mãe" de tão dolorosa decisão. Eutanasiar, neses casos, não é tirar a vida, é libertá-los do sofrimento de um corpo que já não dá mais. Com ou sem FIV, a velhice chega a todos, e todos morrem seja do que for...
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 08, 2012 10:19 pm

sxmota Escreveu:Confio que a Ãngela saberá quando for o momento - quando o sofrimento for maior do que os momentos bons, quando o olhar começa a ficar distante... a gente sente. espero que o Flávio ainda viva bem o tempo que for, e um dia adormeça e parta tranquilamente durante o sono, poupando a "mãe" de tão dolorosa decisão. Eutanasiar, neses casos, não é tirar a vida, é libertá-los do sofrimento de um corpo que já não dá mais. Com ou sem FIV, a velhice chega a todos, e todos morrem seja do que for...
pois...é mais a velhice que me preocupa e não tanto a doença. com a ritinha antes de chegar à fase final, eu perguntava se fazia sentido ela viver. e até certa altura, fazia. com o flávio, pergunto-me a mesma coisa. há alturas em que acho que devia ir, mas noutras, vejo-o ainda agarrado à vida.
sempre pensei que a ritinha de tanto dormir, um dia não acordava mais. infelizmente não foi assim. com o flávio ninguém sabe. só espero não voltar a ouvir aquele grito. não me sai da cabeça o do gaspar e já lá vão 3 anos. é mau demais :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 08, 2012 10:31 pm

Vim só para saber do Flávio a pensar que estaria mais estável... mas a avaliar... coitadinho e coitada de si... :( Tem que ter muita força para enfrentar tudo o que possa advir... :( Os outros precisam de si, com mente sã. Sei que é fácil falar... mas também já passei por algumas situações nada fáceis e estou a passar agora com a minha Nanocas, infelizmente.
Votos de força para si, Anja e que o Flávio estabilize um pouco. Se tiver que partir, que não sofra muito.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano

quinta ago 09, 2012 12:26 pm

eu desisto. quando penso que o flávio está muito mal, vejo-o a roubar a comida aos primos e a rapar o prato. tb. o encontrei de novo em cima da máquina de lavar, quando há 2 dias nem para o sofá conseguia saltar.
se eu não aparecer na arca é porque fugi, hibernei, emigrei ou morri :P
livra. até o carro risquei com os nervos :evil:
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta ago 09, 2012 1:52 pm

anja-azul Escreveu:eu desisto. quando penso que o flávio está muito mal, vejo-o a roubar a comida aos primos e a rapar o prato. tb. o encontrei de novo em cima da máquina de lavar, quando há 2 dias nem para o sofá conseguia saltar.
Boa Flávio! Continua a roubar a papinha dos primos, eles não podem ficar gordos...e tu precisas ficar forte.... :D

Boas as notícias de hoje, Anja.

Quando o Flávio tem crises deve ter dores e até como a Anja diz quando vai ao caixote...Fale com o veterinário sobre medicação preventiva para as dores. Falo de opióides, pensos transdérmicos que são facilmente colocados numa zona do corpo, por exemplo no interior da orelha e mudados cada 72 horas. Ainda há veterinários pouco sensíveis à dor animal mas com os recursos que há hoje e havendo meios de evitar sofrimento aos animais nada justifica que não sejam utilizados.
sxmota
Membro Veterano

quinta ago 09, 2012 5:23 pm

MiausRafa Escreveu:
anja-azul Escreveu:eu desisto. quando penso que o flávio está muito mal, vejo-o a roubar a comida aos primos e a rapar o prato. tb. o encontrei de novo em cima da máquina de lavar, quando há 2 dias nem para o sofá conseguia saltar.
Boa Flávio! Continua a roubar a papinha dos primos, eles não podem ficar gordos...e tu precisas ficar forte.... :D

Boas as notícias de hoje, Anja.

Quando o Flávio tem crises deve ter dores e até como a Anja diz quando vai ao caixote...Fale com o veterinário sobre medicação preventiva para as dores. Falo de opióides, pensos transdérmicos que são facilmente colocados numa zona do corpo, por exemplo no interior da orelha e mudados cada 72 horas. Ainda há veterinários pouco sensíveis à dor animal mas com os recursos que há hoje e havendo meios de evitar sofrimento aos animais nada justifica que não sejam utilizados.
Eu NUNCA poria esse penso. Tive uma gata muito doente em Dezembro, puseram essa porcaria e ainda se admiraram de a gata estar prostrada e apática...! Mandei q tirassem esse penso, à minha responsabilidade, e foi ver a gata reagir em 3 tempos. è preferível dar Metaca* ou Ons*or do que opiáceos, pelo menos no caso do Flávio. Just my opinion...
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta ago 09, 2012 6:27 pm

sxmota Escreveu:
Eu NUNCA poria esse penso. Tive uma gata muito doente em Dezembro, puseram essa porcaria e ainda se admiraram de a gata estar prostrada e apática...! Mandei q tirassem esse penso, à minha responsabilidade, e foi ver a gata reagir em 3 tempos. è preferível dar Metaca* ou Ons*or do que opiáceos, pelo menos no caso do Flávio. Just my opinion...
Sxmota, eu não disse que resulta no caso da doença do Flávio, só dei opinião à Anja para falar com o veterinário que segue o gatinho. Não sou veterinária e mesmo que fosse não faria consultas on-line ou à distância.
Também nem todos os veterinários têm licença para passar receitas de opióides e isso faz com que nem falem neles aos clientes...

Tem a certeza que o agravamento da saúde da sua gata foi provocado pelo penso? Este penso a que me refiro tem várias dosagens, será que foi aplicada a dosagem certa? e também não é preciso ir ao vet para retirar, isso é feito por nós em casa, sem stresses para o animal, a menos que seja um que não se deixe manusear mas nesse caso os injectáveis também são difíceis de administrar. Claro que pode haver animais que tenham reacção adversa tal como podem ter com outros medicamentos.
O meu Lourenço tinha um tumor no fígado, usou-o quase oito meses e fez vida normal até ao final da sua vida. O Kiko usou quase dois meses sem qualquer reacção negativa.
sxmota
Membro Veterano

quinta ago 09, 2012 8:39 pm

Sim, MiausRafa, tenho a certeza. Quem retirou foi a vet, porque a gata estava internada - pneumonia por aspiração. Esteve na tenda de oxigénio dois dias, a ser medicada à toa, contra asma e sei lá mais o quê, e só fez os exames necessários ao 3º dia porque eu assinei um termo de responsabilidade, tinham medo de a sedar e ela morrer, e tb tinham medo de não a sedar, stressá-la e ela morrer... :roll:... entretanto acharam q ela tinha dores e as dificuldades respiratórias seriam consequência, e colocaram o tal penso. A Poppie andou 4 dias com uma pedrada de todo o tamanho... quando eu soube do penso, exigi que o retirassem, e passou-lhe a "prostração". Imagine-se com uma pedrada de morfina sem ter dor alguma...! Se não fosse o meu vet a "orientar" aquela equipa através de mim, que ia opinando e sugerindo diplomaticamente, a Poppie teria morrido. Até teste de corona vírus lhe fizeram - por conta deles, porque eu fui contra e não queria saber -, porque ali pensam logo em PIF... como se um teste adiantasse alguma coisa. E nem hemograma nem bioquímicas lhe tinham feito...! Enfim.

Mas acho que o Flávio está a ser bem seguido e, justamnte por estar activo, mesmo com uns momentos menos bons, acho esse penso desnecessário. Uma cólica provoca uma dor aguda, não uma "moinha" dolorosa crónica, que justificaria a utilização de opióides. Mas, claro, esta também é a minha opinião de leiga.
anja-azul
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 12:50 pm

eu até tenho medo de dar notícias do flávio. continua a comer bem, está com boa mobilidade, mais ativo e não tem miado quando vai ao caixote. maldita doença. quando o virus está ativo, o menino parece que está no fim. nem com o pantufinha que era i.r. e que me fazia andar sempre com o coração nas mãos, era isto.
eu gostava de saber lidar com os momentos menos bons, mas não consigo. quando o ouvi gritar pela 1ª vez, fiquei completamente transtornada. era uma coisa quase selvagem. eu liguei logo ao vet e ele disse que seria uma cólica. coitadinho. com diarreia desde janeiro, deve ter os intestinos numa lástima. as ecos mostram que o intestino está muito distendido. não sei quais serão as consequências mas não devem ser nada boas.
eu já disse várias vezes ao vet que ele por vezes mia quando vai ao caixote. não obtive nenhum feedback. de qualquer modo, parece-me que o arroz e o frango lhe estão a fazer bem, mas o menino ontem e hoje quis ração. ele manda :lol: e já sabe espernear outra vez quando o chateiam. oxalá se mantivesse assim por muito tempo. pelo menos até acabar o corpet. seria muito tempo :lol: mas com ele, nunca se sabe :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”