Husky Siberiano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cromix
Membro Júnior
Registado: domingo fev 08, 2004 4:45 pm

domingo fev 08, 2004 6:23 pm

Ola ppl, :lol:

Hoje os meus tios deram-me um Husky Siberiano que tinha sido abandonado pelos vizinhos deles. Sempre quis ter um cao desta raça, apesar de saber os gastos que se têm de suportar, mas isso não sera problema terá tudo o que precisar.
Como hoje é domingo e tive de vir trabalhar não tive possibilidade de a levar(é uma cadela) a um vet. Gostaria de saber se alguem me pode ajudar, dando-me dicas sobre a raça e se existe algum tratamento ou cuidados especiais que lhe tenha de dar. E gostaria também que me ajudasem “educando-me” sobre a melhor forma de educar a cadela e como faze-lo. Gostaria de deixar perguntas especificas sobre o que quero saber, mas as minhas duvidas são tantas que nem sei o que perguntar.:?:
Segundo o meu tio a cadela é de raça pura porque o ceu da boca é totalmente preto, e aparenta ter perto de um ano de idade.

Obrigado desde ja pela vossa ajuda

Tiago Candeias aka Cromix
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 08, 2004 6:25 pm

Boas

O céu da boca preto ser de cães de raça é um mito, ou seja, não é condição. O que posso dizer é que vá ao veterinário sem pressas, desparasite-a, vacine-a e tenha em conta que são cães que fogem muito fácilmente ao dono, por isso tenha sempre debaixo de olho.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Cromix
Membro Júnior

domingo fev 08, 2004 6:28 pm

Mas sempre ouvi dizer que os huskys de raça pura tinha o ceu da boca preto...
"como sempre o que se fala não é um facto"

Em relação a ida ao vet faço intençoes de ir durante a proxima semana, a demora sera em encontrar um bom vet. Ja sou da zona de loures(perto de lx) alguem sabe de um bom vet nesta zona?

Tks

Cromix
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

domingo fev 08, 2004 7:09 pm

Olá, Cromix!
Como já tive um Husky, penso poder dar-lhe umas dicas acerca do comportamento desse cão...embora cada caso seja um caso!
O husky é um cão muito independente (alguns até dizem que tem características felinas) e só com alguma dificuldade podemos contrariar as suas vontades. Segundo li, a obstinação desta raça vem do tempo em que não eram animais de companhia. Por exemplo, imagine que o condutor de trenó quer que a matilha atravesse um lago gelado. Se os cães considerarem que o gelo não é seguro, não obedecerão à ordem...
Ou seja, o seu cão irá avaliar as suas ordens e só depois obedecer... ou não! :)
O meu nem era muito teimoso, tinha dias... Em compensação adorava trazer sacos com as compras na boca!
Ah, e para quem vive em áreas mais rurais é uma chatice, porque os instintos de caça estão muito presentes. Na altura estava no alentejo e o meu chegou a trazer-nos galinhas e até um borrego pequenino, com aquele ar: "Trouxe o jantar, não estão contentes?" E nós capazes de o estrangular!...

Mas não se assuste. Geralmente são cães meigos. O meu nunca se envolveu em confrontos com outros cães, gostava de toda a gente e adorava crianças!

Estas são apenas experiências pessoais pois, mais do que a raça, acho que o que conta é a personalidade de cada cão!

Boa sorte e felicidades com o seu novo amigo! ;)
Cromix
Membro Júnior

domingo fev 08, 2004 7:26 pm

a minha maior questao neste momento é como devo educar a minha cadela. Ainda não escolhi um nome, estou a espera de chegar a casa para o discutir em familia e chegarmos a um concenso...

Que devo fazer quando ele se porta mal? com lhe mostro que o que fez é errado?

Como lhe posso ensinar a fazer as necessidades num sitio especifico ou até a pedir para ir a rua?

Como deve escolher a sua alimentação? tipo de ração, horas em que lhe dou a comida, ou deixo-lhe a comida e ele come quando quer?

Estas são as minhas maiores duvidas neste momento,
Espero que me possam ajudar.

Obrigado

Cromix
marta_vasques
Membro Veterano

domingo fev 08, 2004 9:09 pm

Ena, tanta coisa! :D
Vamos lá ver se consigo ajudar em alguma coisa...
Quando o cachorro fizer alguma coisa mal, zangue-se com ele em voz enérgica, que ele percebe. Não é preciso gritar e não lhe bata nunca, mas acho que isso nem é preciso dizer... Ah, e só se zangue com ele se o apanhar em flagrante. Mesmo que exista um espaço de apenas alguns minutos entre a acção e a reprimenda, ele já não entende porque se zangam com ele...
Quanto às necessidades, basta estar atento ao cão. Quando o cachorro tem vontade, começa a cheirar e a andar às voltas; por isso, quando suspeitar que ele vai fazer alguma coisa, ponha-o logo em cima dos jornais. E cada vez que ele fizer as necessidades no sítio, felicite-o muito e dê-lhe uma recompensa! ;) Enquanto fôr cachorro e tiver a bexiga pequenina, vai fazer as necessidades com mais frequência. Depois já consegue aguentar até à hora dos passeios na rua. Mas eles aprendem, não se preocupe! É preciso é paciência... Outra coisa, se ele fizer as necessidades no sítio errado, NUNCA lhe esfregue o nariz no síto, como muita gente tem a mania de fazer... Além de ser uma maldade, não serve de nada.
Quanto à alimentação, um cachorro come cerca de três vezes por dia. Em adulto, pode dar-lhe só uma refeição ou dividir a porção diária de ração em duas. O melhor é aconselhar-se com o seu veterinário (salvo seja :) ) acerca das quantidades e das marcas mais adequadas. Uma coisa é certa, o cão deve ter sempre água limpa à disposição para beber. Não lhe dê restos nem "snacks" do seu prato quando está à mesa, porque ele depois habitua-se a pedir e não há quem o ature (acredite, que eu sei! :) )

Bem, isto já vai longo! Espero ter conseguido ajudar em alguma coisa, e estou certa de que outros foristas também terão dicas importantes para lhe dar!

Os melhores cumprimentos! ;)
E boa sorte a educar a sua cadelinha! Não é tarefa fácil! :)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 08, 2004 9:37 pm

olá,

Para além das caracteristicas já referidas sobre a raça, resta acrescentar, que é um péssimo cão de guarda ( não ladra e vai com qualquer um), é um cão de matilha, gosta de companhia e é muito hierarquico com os outros cães da casa embora nem sempre simpático com cães estranhos.

Nunca será um animal muito afectuoso. Gosta de festas q.b.
Se for deixado sozinho dias inteiros sem ter nada que fazer pode tornar-se muito destruidor. O remédio para isso é fazê-lo correr todos os dias com grandes passeios. Claro que devido a ser fujão, caçador e briguento NUNCA deixá-lo solto em terreno aberto. Eu comprei um arnês de mushing e atei-o á bicicleta. Assim ele corria, mas sempre preso.

Em relação á obediencia... Não é um animal teimoso ou estupido como muita gente diz. Apenas é independente. Faz se ele achar que vai ganhar algo com isso. O truque está em dar-lhe biscoitos ou outras goluseimas durante o treino... mas é assim.. não o engane, se ele descobre que umas vezes há biscoito outras não, ele deixa de confiar e não obedecerá. Os treinos devem ser curtos, 10 minutos por dia chega.

É complicado castigar um husky. Se formos duros com ele, ele deixa de confiar em nós e torna-se ainda mais independente. Isso é especialmente verdade quando ele foge e quando finalmente regressa, só nos apetece bater-lhe. Nunca o castigue por voltar, faça o oposto, chame pelo nome e se ele vier recompence-o. Há de haver alturas em que os instintos de caçador serão muito fortes e é muito dificil dissuadi-lo a parar de perseguir um outro animal, se ele entender que isso é mais importante do que a sua ordem.
Este animal apenas reage a estimulos positivos. Mesmo que lhe gritemos um "NÃO" na hora ( e apenas na hora) em que está a fazer mal, mesmo assim pode haver desobediência. Umas vezes responde, outras não. É uma questão de paciência e de aceitação das suas caracteristicas. Um Husky não é um cão para toda a gente.

Em relação á alimentação, pode dar-lhe uma boa ração seca de uma marca topo de gama, uma vez por dia na quantidade recomendada na embalagem. Pode ser ao fim do dia. Eu prefiro deitar a comida na gamela, esperar até que coma. Se se armar em esquisito e não comer em 15 minutos, retiro e só lhe volto a dar, no dia seguinte á mesma hora.

Cuidados com o pêlo: Estes cães por norma não tem cheiro. Basta uma escovagem semanal com um pente de dentes largos para retirar o sub-pêlo morto e um escova de pinos metálicos no sentido inverso para arejar a pele e retirar as impurezas. No Verão, a queda de pêlo é imensa, e o cão deve ser escovado diáriamente.

De qualquer forma, pesquise na internet sobre o assunto, pois o que não falta é sites sobre as caracteristicas destes cães.
marta_vasques
Membro Veterano

domingo fev 08, 2004 9:48 pm

Só mais uma coisa:
Quando a Elsa diz que os Huskies não são nada estúpidos, até digo mais: são muitíssimo inteligentes! Aprendem à primeira e só de observar. O meu aprendeu a abrir a porta, que tinha um daqueles trincos eléctricos com uma corrente pendurada. Um dia empoleirou-se lá, a pata tocou na corrente e a porta abriu... e ele nunca mais se esqueceu! Tivemos de tirar de lá aquilo! :D
Conheço pessoas que passaram pelo mesmo com portões de jardins e garagens...

Por isso, olho nele! Como dizia a Elsa, um Husky não é um cão fácil, mas a sua personalidade é tão peculiar que se torna um prazer ter um cão assim... um bocadinho "excêntrico"! ;)
Cromix
Membro Júnior

domingo fev 08, 2004 10:11 pm

Obrigado a todos o que ja ajudaram.

Cheguei agora a casa e pude estar uns minutos com a lassy. Nome deliberado pela familia o .

Ela está muito triste e tem muito medo de ir a rua. Tentei leva-la a passear mas so o facto de eu abrir a porta da rua ela queria mesmo era esconder-se. Será medo devido ao facto de ter sido abandonada? ou será outra coisa?
Amanha irei ao vet com ela pois ela coxeia de uma das pernas e esta muito magra.

Uma foto dela pode ser que consigam ajudar melhor
[img] http://pwp.netcabo.pt/0251050202/lassy1.jpg [/img]
Última edição por Cromix em domingo fev 08, 2004 10:25 pm, editado 3 vezes no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo fev 08, 2004 10:22 pm

marta_vasques Escreveu: ...Na altura estava no alentejo e o meu chegou a trazer-nos galinhas e até um borrego pequenino, com aquele ar "Trouxe o jantar, não estão contentes?" E nós capazes de o estrangular!...
...
:lol: :lol: :lol: Cão esperto esse seu husky. Os meus só me trazem ratazanas, ouriços e até uma cobra.
Maria Jo&atilde;o
marta_vasques
Membro Veterano

domingo fev 08, 2004 11:47 pm

Nem lhe digo, Maria João!
Aquele cão era um problema sobre quatro patas! :roll:
E nós adorávamos! :D

Cromix, acho que é normal a cadelinha andar assustada. Está a viver experiências novas e tudo agora lhe parece estranho... Vai ver que daqui a uns tempos já vai andar toda contente!
Vi a foto, é muito gira!

Boa sorte e as melhoras para a Lassy, por causa da patinha coxa! ;)
escorpion
Membro Júnior
Registado: sexta ago 15, 2003 7:35 pm

segunda fev 09, 2004 12:09 am

pode se falar na generalidade que um cao de uma raca X tem tem mais apetencia para se portar de uma certa maneira, mas se nem mesmo os humanos podemos prever qual sera sua reacao perante determinada accao ,quanto mais um cao, nao nos podemos basear no cao que tivemos ou naquele que conhecemos porque eles (caes ) assim como nos sao imprevisiveis
escorpion
Membro Júnior
Registado: sexta ago 15, 2003 7:35 pm

segunda fev 09, 2004 12:09 am

pode se falar na generalidade que um cao de uma raca X tem tem mais apetencia para se portar de uma certa maneira, mas se nem mesmo os humanos podemos prever qual sera sua reacao perante determinada accao ,quanto mais um cao, nao nos podemos basear no cao que tivemos ou naquele que conhecemos porque eles (caes ) assim como nos sao imprevisiveis
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda fev 09, 2004 9:00 am

Cromix Escreveu: Mas sempre ouvi dizer que os huskys de raça pura tinha o ceu da boca preto...
"como sempre o que se fala não é um facto"

Em relação a ida ao vet faço intençoes de ir durante a proxima semana, a demora sera em encontrar um bom vet. Ja sou da zona de loures(perto de lx) alguem sabe de um bom vet nesta zona?

Tks

Cromix
Pois vai ouvir muita coisa a última que ouvi foi que um husky para ser puro tem de ter um olho azul e outro castanho :roll: :roll:
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

segunda fev 09, 2004 9:30 am

Bom dia Cromix e ao resto to pessoal !!!!

Axo que já não vou acrescentar muito ao que o pessoal lhe disse e aconselhar sobre os Huskys.
Primeiro quero felicitá-la pela sua acção, tirar um animal da rua é sempre uma benção, espero que vocês as duas se dêem muito bem.
A sua menina é muito linda !!!!
Confesso que me deletei a ler as respostas ao seu tópico, cada vez que acaba de ler uma pensava, são mesmo todos iguais, apesar de cada individúo ter a sua própria personalidade.
A ideia que tenho, pois é o que vejo através da Loba é que são cães meigos, muito afáveis com crianças, teimosos e muito inteligentes, como alguém aki disse aprendem depressa e só de olhar.
Quanto á bicharada, bem, a minha regila tem uma predilecção por pássaros, assim que vê um aí vai ela, quase me leva de rastos.
Resumindo, leve -a a um bom Vet que ele concerteza lhe indicará a melhor alimentação, irá tratar da sua saúde, e aproveite pra tirar todas as dúvidas, apesar de todos os dias a Loba me surpreender.
Boa sorte e se precisar, já sabe, disponha sempre.

Jocas PatCris
Responder

Voltar para “Cães”