Ração versus Comida.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 09, 2012 11:42 pm

Boas, pessoal.
Abri este tópico, para fazer uma pequena "sondagem" e se puderem expor a vossa opinião e experiência de vida em relação a esta dúvida agradecia.
já há algum tempo que penso em me converter a uma linha mais "old school" em relação à alimentação do meu canídeo (6 meses), já andei a pesquisar e encontrei umas formulas (cachorro verde) que me parecem bastante satisfatórias mas queria saber uma segunda opinião enquanto a visita ao vet (partidário da ração) não chega.
O objectivo é ter um maior controlo (posso estar errado por causa de antibióticos, etc) sobre aquilo e a frescura que o meu canídeo ingere e também obter melhores resultados a longo prazo. (longevidade, saúde em geral).
Medindo os prós e contras dos dois lados, o que é melhor? Ração ou comida?

p.s.-A ração aqui é no sentido lato, não pretendo que este tópico seja sobre esta ou aquela marca,ou rasca vs super premium até porque já as escolhi.

Obrigado.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 09, 2012 11:55 pm

A ração ganha vantagem quando se trata de donos com pouco tempo para actividades culinárias, ou com pouca habilidade e/ou gosto por elas. Já alimentei os meus cães exclusivamente a ração, não só porque na altura achava que era o melhor, como também porque trabalhava com prazos muito apertados e dispunha de pouco tempo para cozinhar.

Hoje, mudei de opinião, de hábitos e de opções. Hoje, acho que a melhor alimentação é realmente a comida fresca, quer cozinhada, quer crua. Já só tenho uma cadelita, muito velha e com vários problemas de saúde, que há muito começou a mostar dificuldades várias quanto à alimentação.

Assim, cozinho para ela com muito gosto, mas sempre lhe vou deixando ao lado um prato com um punhado de uma ração de que ela gosta. E se voltasse a ter cães jovens, optaria pela comida fresca como regime habitual, reservando a ração para ocasiões específicas: viagens, estadias fora de casa, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 1:53 pm

Floripes 3, muito obrigado pela sua participação... mas já agora duas últimas perguntas, se não se importar.

Por exemplo, quando se troca de rações é necessário um período de adaptação em que se substitui gradualmente a ração antiga pela ração mais recente.
Isso será válido para as comidas naturais em que um dia poderá comer uma coisa e no outro poderá variar? ( mais concretamente proteína)
Também é válido para esse sistema "combinado" que utiliza?

Muito obrigado pela atenção dispensada.
Floripes3
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 3:22 pm

Julgo que não é preciso fazer transição entre várias receitas de comida fresca. Nunca a fiz e nunca notei alterações digestivas em consequência disso.

Evito é dar certas coisas que já sei à partida que lhes "soltam" os intestinos. Como o fígado de galinha, por exemplo. Ou alguns vegetais, que meto em pouca quantidade, só para lhes fornecer fibras.

Também nunca notei que a alternância de ração/comida fresca ou a dupla alimentação lhes causasse qualquer indisposição, mas cada cão tem a sua reacção, e se calhar os meus não eram dados a problemas digestivos. De resto, actualmente a ração funciona com a minha cadela mais como petisco tapa-buracos do que como alimento de base.

No caso das rações, tenho para mim que muitos dos aditivos que lhes metem têm um efeito diarreico, daí a necessidade de fazer a transição. Mas isso também deve depender da reacção individual. E acho que uma manipulação tão extrema como a que é feita para se fabricar a ração seca é de todo antinatural. Estou cada vez mais convicta de que muitos dos pequenos e grandes males de que hoje sofrem os nossos cães e gatos se devem precisamente a uma alimentação tão restrita e artificial.

Mas é só a minha opinião, mais nada. Vale o que vale.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
botas96
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 7:47 pm

Mais uma vez, muito obrigado Floripes 3.

Identifico-me com a sua convicção, esta minha vontade de ingressar nesta "onda" mais "old school" já tinha sido reforçada, por tópicos envoltos em polémica em que (muitos) pouco se aproveitava a não ser o fanatismo, coisa que sempre me deixou pouco à vontade e que não me convenceu.
E sites de análise e de crítica onde as ditas rações consideradas de topo, eram muitas delas despromovidas a medianas.

Disponha.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta ago 10, 2012 10:40 pm

O que é preciso ter bem assente é que "comida old school" não pode querer dizer restos do jantar. Tem de ser algo pensado para colmatar as necessidades nutricionais do canito ;)

Eu opto pela ração porque me é mais conveniente de momento. Mas se um dia o puder fazer, vou experimentar o RAW. Cozinhar para os canitos, não me parece, a não ser que seja o melhor para o seu estado de saúde por alguma razão.
Floripes3
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 12:46 am

Cozinhar para os canitos é apenas escaldar ou cozer os alimentos em água, Marianamar. Não mete as técnicas elaboradas que regem os cozinhados dos humanos, para os cães não há refogados nem temperos, especiarias ou sequer ervas aromáticas.

Com eles e para eles é tudo simples, sem complicados cálculos de tabelas de vitaminas, hidratos de carbono e gorduras.

Há dez milhões de anos que eles partilham da comida dos humanos e a espécie tem sobrevivido com grande sucesso. Não foi, de certeza absoluta, a comer ração, nem à custa de teorias que apenas escondem a preguiça de se trabalhar também para eles.
marianamar
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 1:37 am

Dez milhões de anos? A teoria em que acredito (e digo acredito, porque como qualquer teoria está passível de ser contrariada) situa a origem do cão mais ou menos na altura em que o Homem se estabelece como animal sedentário. Isso não foi há 10 milhões de anos. Não somos assim tão antigos, temos aprox. 200 mil anos de existência.

Chamei à atenção sobre os restos porque pode haver por aqui quem leia "comida cozinhada" e pense logo em restos. E há também por aqui quem cozinhe para os cães não resistindo a acrescentar disto e daquilo, que se vê no tópico dos cozinhados para os cães.

Não é "preguiça". Simplesmente há pessoas que têm opiniões diferentes e que se encontram em situações diferentes, que as levam a tomar decisões diferentes para os seu animais.
Última edição por marianamar em sábado ago 11, 2012 2:20 am, editado 2 vezes no total.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado ago 11, 2012 1:42 am

Os meus cães comem carne, peixe,ovo, tudo crú. Não dá mais trabalho que a ração, o pêlo é brilhante e estão( aparentam) saudaveis.
Feitas as contas não difere da ração em quase nada. O maior espaço de tempo que ocupa é aquele do dia da compra , em que se faz a divisão das refeições para guardar no congelador.
O preço tambem não anda muito longe do preço de uma ração razoavel.
Mas, claro, cada um sabe de si.
Sofia
marianamar
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 2:25 am

Os meus também comem um ovo de vez em quando, uma peça de fruta se a quiserem, um bocadinho de carne se houver tanta. E se um dia der pra isso, farei RAW. Mas agora não dá, falta o tempo, falta o gás para a "escaldadela" e o espaço no congelador, que é mínimo.
Outlander
Membro Júnior
Registado: sábado ago 11, 2012 8:09 am

sábado ago 11, 2012 8:13 am

Os cães não são lobos. Evoluiram com as pessoas. O normal é que estejam adaptados á comida que as pessoas sempre comeram.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado ago 11, 2012 8:24 am

Se eu tiver um cão, gostava de exprimentar Raw. Tenho lido ( por aqui e por outros sítios também ) que é um regime muito completo e natural.

A ração ... algumas rações parecem-me muito aquém das necessidades nutricionais de um cão, para além de conterem demasiados antioxidantes, corantes, conservantes, etc.

Em relação ao cozinhar para cães, também me parece uma boa opção. Nunca associar o cozinhar para cães aos restos como já aqui foi dito!
Os nossos restos contêm muitos temperos e outros ingredientes que podem mesmo fazer mal ao animal, para além de estar totalmente aquém das necessidades nutricionais do cão.

:wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado ago 11, 2012 8:42 am

Tudo tem vantagens e desvantagens. Eu não alimentaria um cachorro, em crescimento, nem com cozinhados nem com crús, teria sempre receio de não estar a dar tudo que precisa combinado em quantidades adequada. Também há cães com necessidades específicas, por terem problemas de saúde, mais uma vez, também não arriscaria.

No fundo, talvez confie mais nas boas rações, são formuladas por quem tem verdadeiramente conhecimentos de nutrição, que o comum dono nunca terá. Além disso, como a maioria dos vets aconselham ração, nomeadamente o meu vet, sentir-me-ia sem apoio para fazer isso aos cachorrinhos e cães mais frágeis e doentes. Por outro lado, as rações têm que levar conservantes e porcarias, os nossos alimentos também levam algumas porcarias (e não são poucas), é tudo uma questão de custo/benefício, como referi não posso dizer que alimentar um cão, com algo que leva conservantes, seja pior do que faltar-lhe com alguma coisa...

Houve uma certa febre com a alimentação RAW, espcilamente em certos meios (criadores de determinadas raças), eu também me interessei bastante por este tipo de alimentação, no entanto, passada a euforia inicial, posso dizer que conheço quem se tivesse dado bem, assim como, quem se tivesse dado mal, mas ainda sem resultados que eu considere verdadeiramente conclusivos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 11, 2012 11:06 am

Floripes3 Escreveu:Cozinhar para os canitos é apenas escaldar ou cozer os alimentos em água, Marianamar. Não mete as técnicas elaboradas que regem os cozinhados dos humanos, para os cães não há refogados nem temperos, especiarias ou sequer ervas aromáticas.

Com eles e para eles é tudo simples, sem complicados cálculos de tabelas de vitaminas, hidratos de carbono e gorduras.

Há dez milhões de anos que eles partilham da comida dos humanos e a espécie tem sobrevivido com grande sucesso. Não foi, de certeza absoluta, a comer ração, nem à custa de teorias que apenas escondem a preguiça de se trabalhar também para eles.

Há 10 milhões de anos não existiam nem humanos nem cães, deverá querer dizer 10000 anos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 11, 2012 11:08 am

Outlander Escreveu:Os cães não são lobos. Evoluiram com as pessoas. O normal é que estejam adaptados á comida que as pessoas sempre comeram.
Taxonomicamente são.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”