Rottweiler num apartamento
Moderador: mcerqueira
Olá!
Eu não vou ajudar muito, até porque não tenho cães e nunca convivi muito com rottwailers, mas uma coisa é certa, o dono é o principal responsável pela convivência pacífica entre cão e dono. Deve existir muito amor e carinho mas também respeito e é necessário colocar limites e educar devidamente o cão para o que pode ou não fazer em casa, até onde pode ir, etc.
É muito importante estabelecer estes limites. Se não forem educados, os cães, mais tarde ou mais cedo, podem revelar agressividade, destruir a casa toda, ir para locais onde não devem ir, entre outros. E comportamentos como estes iriam destruir a ligação pacífica entre dono e cão, pois deixa de existir confiança e controlo.
É por isso que o dono tem um papel importantíssimo no que diz respeito à convivência. O temperamento e personalidade do cão também conta, é claro, mas é principalmente o dono que decide como vai ser esta convivência, sendo ele o Alfa.
Sei que não ajudei muito mas espero ter contribuído para alguma coisa
.
Eu não vou ajudar muito, até porque não tenho cães e nunca convivi muito com rottwailers, mas uma coisa é certa, o dono é o principal responsável pela convivência pacífica entre cão e dono. Deve existir muito amor e carinho mas também respeito e é necessário colocar limites e educar devidamente o cão para o que pode ou não fazer em casa, até onde pode ir, etc.
É muito importante estabelecer estes limites. Se não forem educados, os cães, mais tarde ou mais cedo, podem revelar agressividade, destruir a casa toda, ir para locais onde não devem ir, entre outros. E comportamentos como estes iriam destruir a ligação pacífica entre dono e cão, pois deixa de existir confiança e controlo.
É por isso que o dono tem um papel importantíssimo no que diz respeito à convivência. O temperamento e personalidade do cão também conta, é claro, mas é principalmente o dono que decide como vai ser esta convivência, sendo ele o Alfa.
Sei que não ajudei muito mas espero ter contribuído para alguma coisa

Concordo o que a Nitara disse, é importante estabelecer as regras e ser consistente.
Tenho um cão de 30kg e vivemos num apartamento médio. Ele tem energia moderada, mas se estiver hiper pode dar-lhe uma daquelas de correr durante uns segundos pela casa. O importante, para quem pensar em ter um cão num apartamento é:
- satisfazer a necessidade física e mental do cão através de passeios diários, algumas corridas (ou não, depende da energia do cão, pois para alguns, um passeio longo é mais satisfatório que uma correria), alguma brincadeira, pequenas sessões de treino por reenforço positivo, brinquedos interessantes, etc.;
- escolher o cão com nível de energia adequada, e tentar analizar o temperamento do cão - é importante fazer isso, pois há cães mais submissos e cães mais dominantes, e há cães mais difíceis que requerem muito mais que simples consistência e que requerem mais experiência e conhecimento para poderem assumir liderança;
- um cão com menos energia e um temperamento mais calmo é melhor a adaptar num apartamento;
- ter espaço adequado para o cão ficar sozinho quando precisa;
- ter cuidado com se o espaço é adequado e se o cão pode destruir algo sem querer que não queira, e não permitir brincadeiras muito bruscas ou correrias dentro de casa - enquanto que é giro para um min pinscher de 5kg, não é tão giro para cães gandinhos.
Tenho um cão de 30kg e vivemos num apartamento médio. Ele tem energia moderada, mas se estiver hiper pode dar-lhe uma daquelas de correr durante uns segundos pela casa. O importante, para quem pensar em ter um cão num apartamento é:
- satisfazer a necessidade física e mental do cão através de passeios diários, algumas corridas (ou não, depende da energia do cão, pois para alguns, um passeio longo é mais satisfatório que uma correria), alguma brincadeira, pequenas sessões de treino por reenforço positivo, brinquedos interessantes, etc.;
- escolher o cão com nível de energia adequada, e tentar analizar o temperamento do cão - é importante fazer isso, pois há cães mais submissos e cães mais dominantes, e há cães mais difíceis que requerem muito mais que simples consistência e que requerem mais experiência e conhecimento para poderem assumir liderança;
- um cão com menos energia e um temperamento mais calmo é melhor a adaptar num apartamento;
- ter espaço adequado para o cão ficar sozinho quando precisa;
- ter cuidado com se o espaço é adequado e se o cão pode destruir algo sem querer que não queira, e não permitir brincadeiras muito bruscas ou correrias dentro de casa - enquanto que é giro para um min pinscher de 5kg, não é tão giro para cães gandinhos.
Em relação á boa relação entre dono e cão não tenho duvidas...gostava de conhecer alguem que vivesse o dia a dia com um Rottweiler. Pelo que sei o Rottie é uma boa raça para ter num apartamento, segundo estudos que li, são das melhores raças para vicer dentro de casa. Não tem grande exigencia a nivel fisico e gostam de estar com os donos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Rottwailer não tem grande exigência a nível físico?...
Grande parte dos rottwailers que vi/com que convivi eram obesos... tal como a maioria dos labradores.
Grande parte dos rottwailers que vi/com que convivi eram obesos... tal como a maioria dos labradores.
Quando digo exigencia a nivel fisisco, refiro-me a que não são cães muito enérgicos, são cães que gostam de estar deitados e uma boa caminhada chega para os cansar, não são como os pastores alemães ou algo do género que precisam de muito exercicio...penso eu de que.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
eu nao tenho um rott mas um dob, penso que tenham temperamentos muito parecidos, o meu vive mais dentro de casa que no terraço que tem 80m2 e sempre prefere a convivencia com os donos dentro de casa... (se lhe dessemos asas até dormia conosco na cama, dorme na caminha dele na sala ou ao lado da nossa cama) assim foi habituado desde pequenino e durante estes 5 meses nao tenho muito á apontar nem grandes razoes de queixa... tirando quando xegamos a casa e abrimos a porta que dá para o terraço que corre que nem um louco pela casa até acalmar depois é um anjo 
por isso penso que o seu rott se for habituado desde pequenino adapta-se facilmente, e tal como o meu é a nossa sombra dentro de casa anda sempre colado.
que idade tem o seu rott?

por isso penso que o seu rott se for habituado desde pequenino adapta-se facilmente, e tal como o meu é a nossa sombra dentro de casa anda sempre colado.
que idade tem o seu rott?
<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Eu ainda não o tenho...neste momento tenho um Leão da Rodésia que está com os meus pais numa moradia, mas eu vou viver para um apartamento e queria um amigo de 4 patas...ou seja um rottie. Os ponto fortes são que não ladra muito quando fica sozinho, tem pêlo curto, gosta de estar com os donos ou seja é muito dependente.
Não é fácil conviver com um cão desses num apartamento, o animal vai crescer e necessita de espaço e do seu espaço. Pelo temperamento desta raça, é obrigatório muito exercício físico, seguida de muita disciplina e por fim o afeto q.b. Independentemente do exposto, ainde deverá passeá-lo no mínimo duas a três vezes ao dia, é imprescindível a sua socialização com outros animais e também com humanos, caso contrário, o cão vai tornar-se infeliz e o dono também. Nunca tive um cão desses, mas conheço bem a raça e o seu caráter. Estas serão as contrapartidas que terá de lhe oferecer, em prol do pouco espaço existente no apartamento.cmob Escreveu:Gostava de conhecer pessoas que tenham um cão da raça Rottweiler e que vivem num apartamento para saber como se consegue conviver no dia a dia.
Agradeço desde já a ajuda.
Cumprimentos
Artigo publicado no site amigo do Rottweiler:
"O Rottweiler pode viver num apartamento?

Sim, embora não seja a situação ideal. Esta opção vai exigir mais dos seus donos, requerendo maior atenção e passeios mais frequentes ou longos. O cão não deve estar confinado a uma divisão/varanda a fim de evitar o stress que o pode tornar agressivo e/ou destruidor. Um bom quintal/terreno (com uma vedação alta) onde o cão possa estar solto na ausência dos donos seria o adequado. Contudo, existem inúmeras pessoas que relatam com sucesso a vivência de um Rottweiler em apartamento.
"
Ou seja, dá trabalho mas não é impossivel.

Sim, embora não seja a situação ideal. Esta opção vai exigir mais dos seus donos, requerendo maior atenção e passeios mais frequentes ou longos. O cão não deve estar confinado a uma divisão/varanda a fim de evitar o stress que o pode tornar agressivo e/ou destruidor. Um bom quintal/terreno (com uma vedação alta) onde o cão possa estar solto na ausência dos donos seria o adequado. Contudo, existem inúmeras pessoas que relatam com sucesso a vivência de um Rottweiler em apartamento.
"

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
A grande maioria dos cães, independentemente da raça, mais equilibrados que conheço, vive em apartamentos ou em vivendas mas dentro de casa.cmob Escreveu:Artigo publicado no site amigo do Rottweiler:

"
Por vezes fazem-se grandes "dramas" por se ter um cão como o Rottweiler dentro de casa quando na realidade, dentro ou fora de casa, o importante é, como em tantas outras situações, a dedicação e responsabilidade do dono.
Os cães que conheço a viverem em apartamentos, têm mais atenção por parte dos seus donos, convivem mais de perto com todos os membros da familia, são, regra geral, mais bem educados e equilibrados.
Por outro lado, uma boa parte dos cães que conheço a viverem no exterior, não recebem tanta atenção, vêm à rua raras vezes e por esse facto, são expostos a menos experiências e a sua sociabilização é bem menor que no caso anterior.
Pessoalmente, já tive e tenho cães nas duas situações e nunca senti que, o facto de estarem confinados a um apartamento, trouxesse algum inconveniente.
E não vale a pena falar-se de espaço ou falta dele.
A minha Rottweiler tem à sua disposição mais de 200 m2 de terreno e prefere passar o dia deitada dentro do canil com 2 x 3 mts.
Ela precisa de espaço não é quando está sozinha. O espaço faz-lhe falta quando passeia junto daqueles cuja companhia é para ela o mais importante... quando está sozinha, dorme.
<strong>Paulo Santos</strong>
Resposta perfeita.PauloSantos1 Escreveu:A grande maioria dos cães, independentemente da raça, mais equilibrados que conheço, vive em apartamentos ou em vivendas mas dentro de casa.cmob Escreveu:Artigo publicado no site amigo do Rottweiler:

"
Por vezes fazem-se grandes "dramas" por se ter um cão como o Rottweiler dentro de casa quando na realidade, dentro ou fora de casa, o importante é, como em tantas outras situações, a dedicação e responsabilidade do dono.
Os cães que conheço a viverem em apartamentos, têm mais atenção por parte dos seus donos, convivem mais de perto com todos os membros da familia, são, regra geral, mais bem educados e equilibrados.
Por outro lado, uma boa parte dos cães que conheço a viverem no exterior, não recebem tanta atenção, vêm à rua raras vezes e por esse facto, são expostos a menos experiências e a sua sociabilização é bem menor que no caso anterior.
Pessoalmente, já tive e tenho cães nas duas situações e nunca senti que, o facto de estarem confinados a um apartamento, trouxesse algum inconveniente.
E não vale a pena falar-se de espaço ou falta dele.
A minha Rottweiler tem à sua disposição mais de 200 m2 de terreno e prefere passar o dia deitada dentro do canil com 2 x 3 mts.
Ela precisa de espaço não é quando está sozinha. O espaço faz-lhe falta quando passeia junto daqueles cuja companhia é para ela o mais importante... quando está sozinha, dorme.

Tenho um amigo de longa data que tem 2 rotties e mora numa vivenda, no outro dia encontrei-me com ele e perguntei pelos cães e se tem saido com eles, a resposta foi que eles já tem o quintal, não precisam de ir passear. A tendencia das pessoas é que se já tem espaço exterior, já não precisam de ir á rua passear.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Nem maiscmob Escreveu:A tendencia das pessoas é que se já tem espaço exterior, já não precisam de ir á rua passear.

<strong>Paulo Santos</strong>