Adquiri uma cadelita com 1 mês e meio. A mãe é pastora alemã e o pai é doberman puro. A cadelita é totalmente parecida com o pai. Será que o cruzamento sobre o ponto de vista morfológico e da saúde animal (doenças próprias das raças) é bom? Devo mandar cortar a cauda, ou isso é só uma questão de gosto?
A vacinação e a desparazitação quando é que se devem fazer?
Agradeço as vossas opiniões e sugestões.
Boa noite e obrigados
Corte da cauda de um Doberman
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am
Desculpe a pergunta, mas sendo a cadela rafeira, qual a lógica do corte de cauda ?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Quanto às questões sobre o cruzamento, nada lhe sei dizer. Espero que tenha sido um acidente, uma vez que, hoje em dia, não vejo vantagem em se reproduzirem animais que não sejam de raça. E mesmo alguns de raça... mas isso levava-nos a uma outra discussão que não é para aqui chamada.jotasilva Escreveu:Adquiri uma cadelita com 1 mês e meio. A mãe é pastora alemã e o pai é doberman puro. A cadelita é totalmente parecida com o pai. Será que o cruzamento sobre o ponto de vista morfológico e da saúde animal (doenças próprias das raças) é bom? Devo mandar cortar a cauda, ou isso é só uma questão de gosto?
A vacinação e a desparazitação quando é que se devem fazer?
Agradeço as vossas opiniões e sugestões.
Boa noite e obrigados
Quanto ao corte de cauda, é só uma questão de (mau) gosto e não só, na minha opinião. Se a natureza dotou o animal de cauda (havia quem dissesse, antigamente, que a natureza é sábia, pelo menos anda por cá há tempo suficiente para isso), deixe-a lá estar.
Já agora, permita-me que lhe diga que devia ter "adquirido" a cadelinha com pelo menos dois meses, idade mínima para sair de junto da mãe. Mas não conheço as circunstâncias do caso, talvez tenha sido até por uma boa razão.
Vacinas e desparasitação: nada como passar com a cadelinha no veterinário (idealmente, no que a irá acompanhar futuramente) e colocar essas questões e todas as outras que lhe surgirem em relação à saúde dela.
Só uma nota, porque vi ser entregue no canil no passado sábado, por uma dona destroçada, o corpo de uma cadelinha com dois meses que foi passeada na rua: nada de passeios no exterior a não ser ao colo até ela estar devidamente protegida com a vacinação completa.
Muitas felicidades com a sua nova cadelinha.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Segundo algumas opiniões (não a minha), tal não depende de a cadela ser rafeira ou de raça, mas da "profissão" da mesma. Portanto, abordar a questão do corte de cauda por esse prisma não me parece producente.AQuartelmar Escreveu:Desculpe a pergunta, mas sendo a cadela rafeira, qual a lógica do corte de cauda ?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Fiz uma pergunta á qual espero resposta da pessoa em questão. Como não me parece ter nenhum mandato para inventar cenários pelos outros, aguardo que o sr que abriu o tópico me responda.
Agradeço desde já a sua resposta/opinião, mas como sou leigo na matéria, procuro conselhos junto de quem sabe mais disto do que eu. Em relação ao cão ser rafeiro, não sei o que quer dizer, mas li um pouco a história do doberman e parece-me ser uma das raças mais recentes de cães, aperfeiçoada através de vários cruzamentos. Ao querer amputar a cauda, é só devido ao fato da cadelita ser, aparentemente, igual aos "dobermens puros" quer na cor, no porte, na fisionomia.AQuartelmar Escreveu:Desculpe a pergunta, mas sendo a cadela rafeira, qual a lógica do corte de cauda ?
-
- Membro Veterano
Obrigado por responder.
Primeiro, com a devida vénia, a sua amiga é uma cadela rafeira. Sim, o Dobermann, é uma raça recente, mas os estalões não são muito antigos, mas terão no caso do dobermann mais de 100 anos( sff corrijam-me se estiver errado).
O que se passa é que para um animal ser de raça não basta cruzar um que parece ser da raça com um outro qualquer. Têm ambos de ter LOP. De outra forma o que está a fazer é colocar um símbolo BMW num fiat 600 e a dizer que é um BMW ( penso que percebem a analogia)
Primeiro, com a devida vénia, a sua amiga é uma cadela rafeira. Sim, o Dobermann, é uma raça recente, mas os estalões não são muito antigos, mas terão no caso do dobermann mais de 100 anos( sff corrijam-me se estiver errado).
O que se passa é que para um animal ser de raça não basta cruzar um que parece ser da raça com um outro qualquer. Têm ambos de ter LOP. De outra forma o que está a fazer é colocar um símbolo BMW num fiat 600 e a dizer que é um BMW ( penso que percebem a analogia)