Corte da cauda de um Doberman

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
jotasilva
Registado: segunda ago 13, 2012 9:17 pm

segunda ago 13, 2012 10:32 pm

Adquiri uma cadelita com 1 mês e meio. A mãe é pastora alemã e o pai é doberman puro. A cadelita é totalmente parecida com o pai. Será que o cruzamento sobre o ponto de vista morfológico e da saúde animal (doenças próprias das raças) é bom? Devo mandar cortar a cauda, ou isso é só uma questão de gosto?
A vacinação e a desparazitação quando é que se devem fazer?
Agradeço as vossas opiniões e sugestões.
Boa noite e obrigados
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

segunda ago 13, 2012 11:16 pm

Desculpe a pergunta, mas sendo a cadela rafeira, qual a lógica do corte de cauda ?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 14, 2012 12:47 am

jotasilva Escreveu:Adquiri uma cadelita com 1 mês e meio. A mãe é pastora alemã e o pai é doberman puro. A cadelita é totalmente parecida com o pai. Será que o cruzamento sobre o ponto de vista morfológico e da saúde animal (doenças próprias das raças) é bom? Devo mandar cortar a cauda, ou isso é só uma questão de gosto?
A vacinação e a desparazitação quando é que se devem fazer?
Agradeço as vossas opiniões e sugestões.
Boa noite e obrigados
Quanto às questões sobre o cruzamento, nada lhe sei dizer. Espero que tenha sido um acidente, uma vez que, hoje em dia, não vejo vantagem em se reproduzirem animais que não sejam de raça. E mesmo alguns de raça... mas isso levava-nos a uma outra discussão que não é para aqui chamada.

Quanto ao corte de cauda, é só uma questão de (mau) gosto e não só, na minha opinião. Se a natureza dotou o animal de cauda (havia quem dissesse, antigamente, que a natureza é sábia, pelo menos anda por cá há tempo suficiente para isso), deixe-a lá estar.

Já agora, permita-me que lhe diga que devia ter "adquirido" a cadelinha com pelo menos dois meses, idade mínima para sair de junto da mãe. Mas não conheço as circunstâncias do caso, talvez tenha sido até por uma boa razão.

Vacinas e desparasitação: nada como passar com a cadelinha no veterinário (idealmente, no que a irá acompanhar futuramente) e colocar essas questões e todas as outras que lhe surgirem em relação à saúde dela.

Só uma nota, porque vi ser entregue no canil no passado sábado, por uma dona destroçada, o corpo de uma cadelinha com dois meses que foi passeada na rua: nada de passeios no exterior a não ser ao colo até ela estar devidamente protegida com a vacinação completa.

Muitas felicidades com a sua nova cadelinha. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 14, 2012 12:55 am

AQuartelmar Escreveu:Desculpe a pergunta, mas sendo a cadela rafeira, qual a lógica do corte de cauda ?
Segundo algumas opiniões (não a minha), tal não depende de a cadela ser rafeira ou de raça, mas da "profissão" da mesma. Portanto, abordar a questão do corte de cauda por esse prisma não me parece producente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
AQuartelmar
Membro Veterano

terça ago 14, 2012 7:02 am

Fiz uma pergunta á qual espero resposta da pessoa em questão. Como não me parece ter nenhum mandato para inventar cenários pelos outros, aguardo que o sr que abriu o tópico me responda.
jotasilva
Registado: segunda ago 13, 2012 9:17 pm

terça ago 14, 2012 9:40 am

AQuartelmar Escreveu:Desculpe a pergunta, mas sendo a cadela rafeira, qual a lógica do corte de cauda ?
Agradeço desde já a sua resposta/opinião, mas como sou leigo na matéria, procuro conselhos junto de quem sabe mais disto do que eu. Em relação ao cão ser rafeiro, não sei o que quer dizer, mas li um pouco a história do doberman e parece-me ser uma das raças mais recentes de cães, aperfeiçoada através de vários cruzamentos. Ao querer amputar a cauda, é só devido ao fato da cadelita ser, aparentemente, igual aos "dobermens puros" quer na cor, no porte, na fisionomia.
AQuartelmar
Membro Veterano

terça ago 14, 2012 11:11 am

Obrigado por responder.

Primeiro, com a devida vénia, a sua amiga é uma cadela rafeira. Sim, o Dobermann, é uma raça recente, mas os estalões não são muito antigos, mas terão no caso do dobermann mais de 100 anos( sff corrijam-me se estiver errado).

O que se passa é que para um animal ser de raça não basta cruzar um que parece ser da raça com um outro qualquer. Têm ambos de ter LOP. De outra forma o que está a fazer é colocar um símbolo BMW num fiat 600 e a dizer que é um BMW ( penso que percebem a analogia)
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”