marta_vasques Escreveu:
Já agora, uma pergunta os cachorrinhos vêm desparasitados, não é? Mas isso significa que lhes foi dado aquele desparasitante interno, ou é um desparasitante "total"? Será que traz uma pulguita ou outra?
E, se trouxer, que produto podemos utilizar num cachorro tão pequenino?
Eu usava "frontline" nos cães que tive, mas já eram grandes...
Olá Marta:
Normalmente os cachorros vêm desparasitados apenas no que respeita aos vermes redondos (ex. as lombrigas - com o Strongid pasta ou análogos), mas é sempre conveniente informar-se junto do criador qual o produto utilizado e para que finalidade.
Para se conseguir uma "desparasitação total" terá de administrar um produto para os parasitas externos (pulgas, carraças, etc.) e outro para os parasitas internos (ténias, lombrigas, ancilostomas, dirofilárias, etc.)
A Bayer tem um produto, que é o Drontal Plus que pode ser administrado a cachorros (tem de se pedir especificamente para cachorros), cujos princípios activos são o Febantel e o Praziquantel.
Outras farmacêuticas têm também outros produtos para desparasitação interna de cães, mas, mais uma vez, o teu veterinário pode aconselhar-te devidamente quanto a este assunto.
Para a desparasitação contra a dirofilariose é que terá de se tomar outras precauções, nomeadamente fazer-se 1º análises de despiste...mas também faz-se numa época mais tardia da vida do bicho
quanto a parasitas externos, tal como a Susana referiu, o Frontline já não faz grande efeito uma vez que as pulgas e carraças ganharam resistência ao principio activo (o Fipronil) sendo, portanto, necessário administrar outro produto. Além disso também não era recomendado para animais jovens.
O Advantage é uma boa solução, mas apenas para eliminar as pulgas. Não é eficaz contra as carraças, mas tb não estamos na época delas, por isso tb não é preocupante.
E pronto, cá deixei a minha contribuição que espero que seja útil.
Bjs :p