Duvida caturra
-
- Membro
- Mensagens: 148
- Registado: domingo jul 22, 2012 4:07 pm
É possivel treinar uma caturra?
-
- Membro
- Mensagens: 148
- Registado: domingo jul 22, 2012 4:07 pm
Falar?? não!!Nitara Escreveu:O que entende por treinar ? Aprender a fazer truques ? Andar no ombro do dono ? Deixar fazer festas ? Falar ?
aprender a fazer uns truques
-
- Membro
- Mensagens: 148
- Registado: domingo jul 22, 2012 4:07 pm
Ainda nem sequer a comprei x)Nitara Escreveu:Possível é, mas vai ter de dedicar muito tempo a ensiná-la.
Mas primeiro de tudo, a caturra é domesticada ?
Então, a ver se eu consigo dar uma resposta adequadaMrturtlebe Escreveu:Ainda nem sequer a comprei x)

Se quiser ensinar a sua caturra a fazer alguns truques esta deve estar domesticada na minha opinião.
Deve procurar preferencialmente uma caturra que tenha sido criada à mão. As aves criadas à mão raramente têm medo dos humanos, pois o contacto com estes é precoce.
Depois de a trazer para casa, dê-lhe algum tempo para se ambientar. Após alguns dias pode então começar a conviver com ela.
Comece por determinar uma rotina para a troca de água e comida e para a limpeza e faça-o com calma e sem movimentos bruscos e deve ir falando com ela calmamente cada vez que o fizer. Ao fim de umas semanas, a ave não deverá demonstrar grande receio quando introduz a mão na gaiola.
O próximo passo será tentar dar-lhe alimento por entre as grades. No princípio ela deverá ter receio e afastar-se, mas com o tempo irá deixar de recear. Ao fim de um tempo ( se calhar, quando menos esperar

Depois poderá tentar então acariciá-la. Tal como nos passos acima, é importante ter calma e paciência e não se precipitar. Ao princípio irá estranhar, como é óbvio.
Depois de criar um laço de confiança entre si a caturra, é altura de pegar-lhe e, de vez em quando, soltá-la pela casa.
Estes são os passos básicos da domesticação. Isto são os passos que se devem tomar quando a ave é criada à mão. Se for uma ave '' brava '' por assim dizer, tudo se torna muito mais difícil, trabalhoso e demorado e pode até nunca resultar, o que irá acabar em meses ou mesmo anos perdidos a stressar uma ave que nunca irá ter confiança com seres humanos.
Depois da domesticação estar concluída, aí deve então investir no que pretende fazer, ensinar certos truques.
Tenha em atenção que as capacidades não variam só de espécie para espécie, mas também de ave para ave e consoante a sua personalidade.
Comece por truques simples, assim como voar e voltar para o ombro e só depois passe para truques mais complexos.
Acima de tudo saiba que aquilo que eu escrevi pode acontecer como pode não acontecer. É importante mentalizarmo-nos disto, para depois não fazermos coisas que podem resultar, por exemplo, na devolução da ave.
Boa sorte
