pveiga Escreveu:Eu nunca disse que nao se podia tratar dela so que se a ave nao consegue mover tera de ser o dono a lhe dar comida e agua e mts pessoas tem uma vida stressada que nem para os filhos tem tempo quanto mais para uma ave que so esta a sofrer mas nao pense que se eu um dia tiver uma ave assim nao custa pois eu tb ja tive um fisheri defeciente da pata esquerda mas como conseguia ser dependente e como geralmente as crio ha mao tornao-se docies e esta com uma familia junto com um irmao aonde consegue fazer uma vida normal mas quando nao o consegue vale mais acabar com o sofrimento dela e apenas a minha opiniao
Eu também já tive aves deficientes.
Tive um periquito que nasceu sem força nas patas e nunca voou. Criei-o à mão e até aos dois anos sempre esteve dependente de mim.
Mais tarde adaptei uma gaiola para ele. Tinha um grande comprimento, mas era baixa ( pois o passarinho não voava ) e tinha algumas tábuas ( ele conseguia saltar para cima ). Os comedouros e os bebedouros foram postos no chão.
Isto porque eu queria que ele não estivesse sempre dependente de mim, não porque me dava trabalho, mas porque o sentia mais feliz quando estava na sua gaiola ao lado das gaiolas dos companheiros.
E ainda à pouco tempo comprei um bengalim que não tem força numa pata e falta-lhe um dedo na outra. Foi uma opção minha, eu não queria o passarito na loja a sofrer e trouxe-o.
E tenho canários com quistos das penas, tive canários cegos, um pardal acolhido na rua cheio de fome ...
Com aves doentes tenho eu experiência. Quase tive mais aves doentes / deficientes do que saudáveis, muitas das quais acolhi por opção e outras com problemas genéticos que eu não tenho a culpa de existir, pois os criadores não sabem muitas vezes escolher bem o casal para reprodução.
Portanto, isto para dizer que nenhuma ave doente que tive foi eutanaziada e praticamente todas recuperaram de problemas enormes ou se habituaram à vida com deficiências.
É óbvio que é necessário ter tempo, disponibilidade, paciência, entre outros, mas eu faria e faço qualquer coisa para salvar uma ave ( e qualquer animal em geral )

.