Diz NÃO aos cosméticos cruéis

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta ago 15, 2012 11:08 pm

sxmota Escreveu:são simples, Sarina. Beldroegas são comida de "pobre", logo as receitas são pouco elaboradas. Mas é melhor pô-las no tópico dos cozinhados... ;)
Só conheço a sopa ou açorda alentejana de beldroegas, com fatias de pão e depois grandes nacos de queijo...
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta ago 15, 2012 11:24 pm

sarina Escreveu:Desculpem intrometer-me, mas, se forem receitas simples, sou bem capaz de alinhar... :wink: Nunca comi beldroegas... :oops:
No alentejo utilizam a beldroega nas sopas.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta ago 15, 2012 11:26 pm

Bondage2010 Escreveu:
sxmota Escreveu:são simples, Sarina. Beldroegas são comida de "pobre", logo as receitas são pouco elaboradas. Mas é melhor pô-las no tópico dos cozinhados... ;)
Só conheço a sopa ou açorda alentejana de beldroegas, com fatias de pão e depois grandes nacos de queijo...
O que me foste lembrar!!!!!! No " meu" Alentejo fervem o queijo mais seco na água de cozer as beldroegas.... é tão bom!!!!!!!!
Sofia
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 15, 2012 11:52 pm

bom, a primeira ve que comi, há coisa de um mês, foram mesmo cruas e adorei. Foram com caule e tudo, o que teve como resultado livrar-me de uma obstipação que já durava havia dois dias. 8) E a primeira vez que as cozinhei, não fui ver receita nenhuma... fiz uma sopa com tomate, cebola, couve flor e as ditas beldroegas. Entretanto já as usei em arroz (melhor que arroz de grelos!) e também já aprendi que não devemos cozinhar os caules, ficam muito rijos, parecem espinhas de bacalhau. O melhor é deixá-los secar um bocado e dá-los às coelhas.

acho que o sabor e a textura desta planta permite dar largas `´a imaginação, e pode perfeitamente substituir os espinafres ou os agriões. Ou ser acrescentada a estes vegetais! Fica bem com tudo... :D
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta ago 16, 2012 10:35 am

homeless Escreveu:e, onde diabo vou eu arranjar beldroengas ?????
até costumo usar na sopa mas....lá por Maio / Junho....despois...viste-las! 8)

ah....sou muito urbana! não tenho nem vocação nem local para a agricultura!
eu consigo encontrar nos vasos da minha varanda urbana 8)

Cresce em todo o lado, e como já disseram e bem é considerada por muitos uma erva daninha. Embora pessoalmente nunca tenha provado, apesar de saber que é comestível :oops: :P
Bondage2010
Membro Veterano

quinta ago 16, 2012 10:57 am

ambv Escreveu:
homeless Escreveu:e, onde diabo vou eu arranjar beldroengas ?????
até costumo usar na sopa mas....lá por Maio / Junho....despois...viste-las! 8)

ah....sou muito urbana! não tenho nem vocação nem local para a agricultura!
eu consigo encontrar nos vasos da minha varanda urbana 8)

Cresce em todo o lado, e como já disseram e bem é considerada por muitos uma erva daninha. Embora pessoalmente nunca tenha provado, apesar de saber que é comestível :oops: :P
Há quem use as folhas nas saladas ;)
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta ago 16, 2012 11:03 am

Eu uso, nas saladas. Amarguinhas, tão, tão, boas (mas prefiro-as na sopa). :P
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta ago 16, 2012 1:06 pm

sarina Escreveu:Tenho uma amiga que me disse que era suposto o kéfir (nem sei bem como se escreve) ser partilhado e não comprado, mas isso já devem ser contas doutro rosário e excede um pouco as minhas "balizas mentais" :wink: :lol: . Mas um dia destes experimento - pode não ser muito agradável, mas tb não há-de ser nada intragável... digo eu, sei lá... :roll: :twisted: Tb já experimentei outras "substâncias" que diziam ser esquisitas e não me pareceram nada de mais, por exemplo, o aloé vera. (Hoje comprei sementes de chia - vamos lá a ver se se conseguem engolir - vou disfarçá-las num iogurte... 8) )

Ok, acabei com o offf-topic. (Sorry... :oops: )
è verdade! o kifir é partilhado, porque o "fungo" cresce e multiplica-se, por isso ou se deita fora uma parte, ou entao da-se a alguem para fazer mais kefir. ^^para mim kifir tem um sabor agradavel. e pode ser usado em inumeras sobremesas! :P
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
sxmota
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 9:54 pm

ahaha tb provei hoje Kefir, encontrei n'o Celeiro! havia de cabra e de vaca, inteiro e light... claro que escolhi de cabra, inteiro. DELICIOOOOSOOOOOOO!!!! E como é para fazer mais deita-se um pouco do Kefir em leite (neste caso, de cabra)?
Bondage2010
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 3:04 am

sxmota Escreveu:ahaha tb provei hoje Kefir, encontrei n'o Celeiro! havia de cabra e de vaca, inteiro e light... claro que escolhi de cabra, inteiro. DELICIOOOOSOOOOOOO!!!! E como é para fazer mais deita-se um pouco do Kefir em leite (neste caso, de cabra)?
Encontraste Kefir, bebida? ou kefir fungo? se foi a bebida não faz mais kefir...tens de ter os grãos de kefir(que não são de vaca nem de cabra :twisted: )
sxmota
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 11:18 am

Kefir bebida. Oh, pronto, lá se vai a esperança. Mas o "nosso" kefir não serve? lembro-te de ser pequenita e as vizinhas terem partilhado a "flor do iogurte", isto muito antes de existirem as iogurteiras. Punha-se aquela espécie de nata grossa no leite, e na manhã seguinte, voilá, iogurte fresquinho! Nunca mais vi disso...
Bondage2010
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 12:02 pm

sxmota Escreveu:Kefir bebida. Oh, pronto, lá se vai a esperança. Mas o "nosso" kefir não serve? lembro-te de ser pequenita e as vizinhas terem partilhado a "flor do iogurte", isto muito antes de existirem as iogurteiras. Punha-se aquela espécie de nata grossa no leite, e na manhã seguinte, voilá, iogurte fresquinho! Nunca mais vi disso...
A flor do iogurte são os grãos de kefir.
sxmota
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 12:49 pm

bom, vou ter de arranjar disso, q os iogurtes estão pela hora da morte, e eu adooooro...! além disso, o iogurte é óptimo para a pele e, com um pouco de açúcar, dá um excelente exfoliante! Portanto, os planos são:
- arranjar os grãos de kefir
- arranjar uma cabra com cabritinho
- convncer o meu amigo dos murros mirandeses a dar-me/vender-me leite de burra!
Bondage2010
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 1:30 pm

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa 8) kefir não é iogurte, iogurte não é kefir...ambos são uma fermentação de leite... podes fazer kefir de agua(não gosto) mas não consegues fazer iogurte de agua :P não sei se para a pele as propriedades do kefir são iguais aos do iogurte, e agora ia fazer isto descer de nivel ...
sxmota
Membro Veterano

sábado ago 25, 2012 9:11 am

Bondage2010 Escreveu:Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa 8) kefir não é iogurte, iogurte não é kefir...ambos são uma fermentação de leite... podes fazer kefir de agua(não gosto) mas não consegues fazer iogurte de agua :P não sei se para a pele as propriedades do kefir são iguais aos do iogurte, e agora ia fazer isto descer de nivel ...
descer de nível mas subir o interesse. :P

como raios se fermenta a água???? é "fermentável"?? :o
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”