E aqui quem cozinha?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado ago 11, 2012 11:39 am

Acena Escreveu:Não me estava a referir à tua receita, acredito que seja uma delícia, não gosto é de papas de farinhas em geral nem nada assim do género (excepto cerelac :D), nem soltas e secas, nem aquelas molhadas tipo açordas.
Hummm já provou xarem de conquilhas ? ;)
Imagem
"O litoral era a parte mais pobre do Algarve e os habitantes iam à serra e trocavam os mariscos e o peixe pelo milho". É desta junção do milho da serra com as conquilhas do mar que surge o xarém, prato de pobres, em que até o que parece bocadinhos de carne é pão frito a imitá-la.

A serra vivia muito dos milhos e da caça". A história do milho no Algarve começa com os árabes, que introduziram um tipo de milho mais grosso na região onde, até então, só havia "um tipo de milho miúdo que ninguém comia". O clima era bom, e havia outra vantagem é que enquanto o trigo, por exemplo, pagava tributo, o milho estava isento. Não é por acaso que o xarém tem este nome. A palavra, vem do árabe "zerem".
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado ago 11, 2012 11:53 am

Bondage2010 Escreveu:
Acena Escreveu:Não me estava a referir à tua receita, acredito que seja uma delícia, não gosto é de papas de farinhas em geral nem nada assim do género (excepto cerelac :D), nem soltas e secas, nem aquelas molhadas tipo açordas.
Hummm já provou xarem de conquilhas ? ;)
Não, já provei pratos com milho, esse não. Tinha que cheirar muito bem para eu decidir provar.

E papas de sarrabulho? Alguém provou? Alguém consegue gostar daquilo? :o
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado ago 11, 2012 12:08 pm

Xerem é o melhor!!!
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sábado ago 11, 2012 3:21 pm

Nunca comi mas tem bom aspeto
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sábado ago 11, 2012 11:27 pm

Este tópico havia de ter regras. Só se deveria poder postar entre as 11h e 12h, ou entre as 18h30 e 19h30.

Agora ver esses pratos como eu à 1h30 da manha. Lá vou eu ter que fazer uma sandocha para enganar o estômago.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo ago 12, 2012 5:38 pm

Desculpem só uma correcção: o milho chegou à europa só depois dos Descobrimentos porque é um cereal do novo mundo, portanto não veio com os árabes.
Eles trouxeram o arroz, diversos legumes e frutos, processos de irrigação, etc.
Mas o milho é um cereal americano. Podem ter trazido algum tipo de cereal africano adaptado a clima seco. Há imensas variedades locais (que multinacionais como a Monsanto bem se tem esforçado por eliminar).
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 12, 2012 6:22 pm

sasquatch Escreveu:... Podem ter trazido algum tipo de cereal africano adaptado a clima seco. ...
Muito provavelmente, o sorgo ou o painço, originários de África. Ou mesmo trigo sarraceno, que não é um cereal mas funciona com tal e cujo nome é bem demonstrativo da sua origem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

domingo ago 12, 2012 7:30 pm

Não sou apreciadora de papas.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

segunda ago 13, 2012 8:43 am

Bem, este fim de semana tive casamento e posso dizer que nunca comi tão bem.

Entradas foram as 16h, mas MUITAS! MAriscos, salgados, Pratos de polvo e ect...

Almoço foi as 18h

Pratos, foi sopa de legumes, bacalhau com broa, corta sabores, lombo e cabrito em forno de lenha, crepe com gelado, buffet de sobremesas, queijos e frutas.

Cafe com digestivo

Bar aberto

E as 23h uma ceia de arroz malandrinho com caldo verde.

Perfeição de refeição xD
http://baratasparaamigos.blogspot.pt/
Alimento vivo com preço de amigo para os amigos e para todos.
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

segunda ago 13, 2012 1:08 pm

sarina Escreveu:Isso é que é um casamento! :D E essa do caldo verde - boa ideia! :wink:
Foi uma ótima ideia, porque o casamento só acabou era meia noite tal.
Mas o almoço começar as 18h, embora com entradas antes... ui ui, ao fim ao cabo não tivemos refeições mas sim um longa e CHEIA refeição geral até á meia noite.

E o buffet de sobremesas.... AI O BUFFET DE SOBREMESAS!
:twisted:
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 13, 2012 2:58 pm

BgReflex Escreveu:Bem, este fim de semana tive casamento e posso dizer que nunca comi tão bem.

Entradas foram as 16h, mas MUITAS! MAriscos, salgados, Pratos de polvo e ect...

Almoço foi as 18h

Pratos, foi sopa de legumes, bacalhau com broa, corta sabores, lombo e cabrito em forno de lenha, crepe com gelado, buffet de sobremesas, queijos e frutas.

Cafe com digestivo

Bar aberto

E as 23h uma ceia de arroz malandrinho com caldo verde.

Perfeição de refeição xD
Foi o seu casamento, BgReflex? (Desculpe se é indiscrição, não é por mal, apenas cusquice minha.) :D

Os banquetes de casamento caracterizam-se todos pelo atraso, por isso é que os mais previdentes comem sempre qualquer coisa em casa antes de irem para a cerimónia. Desde que não sejam os noivos, claro, que esses, por norma, estão demasiado nervosos para comerem.

E não conheço melhor almoço do que um arrozinho de berbigão e um caldo verde. Mas à ceia também é bom... :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

segunda ago 13, 2012 3:08 pm

Não, o meu está para breve mas ainda nao foi desta :P

Foi de uns amigos de família :P
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

sexta ago 17, 2012 10:28 am

Imagem

Hoje trago uma receita que eu adoro fazer.

Eu pessoal mente compro os wraps já feitos, mas quem quiser a receita da massa também arranjo.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 embalagens de warps, (3 un. cada)
- Caril
- Franco ou peru
- Massa de tomate
- Alface
- Tomate Cereja
- Bacon em cubos (Opcional)
- E molho maionese ou molho branco (Também arranjo receita do molho branco).

Numa frigideira, com um pouco de margarina, passem bem o frango com um pouco de picante, metam molho de tomate ou ketshup, adicionem caril QB, normalmente deixo bem amarelinho.
Deixem ficar bem passado e cortem aos cubos o mais pequeno possível.

Noutra frigideira sem nada, aquecer os wraps durante cerca de 10 segundos e levar ao microondas 3 segundos, eles vão ficar moles e quentinhos.

Colocar no centro do wrap, mais para cima para dar espaço para dobrar, uma camada de molho branco com uma ou mais folhas de alface, por cima colocar cubos de frango ou peru que foram feitos previamente, e dobrar.
Lados e fundo deixando aberto na parte mais acima.

No fim adicionar o tomate cereja e um pouco de oregãos.

quem quiser pode meter um pouco do molho que fica na frigideira da carne.

Servir com batata frita ou outros molhos a escolha e um pouco de arroz branco :D

Espero que gostem :D

P.S. Queijo ralado também fico muito bom misturado no meio e aquecido no fim para derreter.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta ago 17, 2012 10:42 am

Parece-me muito bem!! :D
Infelizmente estou de dieta, as férias engordam... :(
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
BgReflex
Membro Veterano
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

sexta ago 17, 2012 10:48 am

Sasha9 Escreveu:Parece-me muito bem!! :D
Infelizmente estou de dieta, as férias engordam... :(
E porque não isto?
Carne branca pouco engorda, o wrap é basicamente pão e fino, e qualquer pessoa de dieta pode comer 1 a 2 pães por dia (Integrais). Tomate alface não é preciso explicar, e molhos se quiser mais natural pode colocar um pouco de polpa de tomate na frigideira com a carne e já dá sabor.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”