Mais uma notícia triste sobre um Dogue Argentino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado ago 18, 2012 2:17 pm

Desculpem-me lá os que são pró e os que são contra mas na minha perspectiva, a trela, açaime e coimas não podem ser a única solução.

1º A trela e o açaime não resolve o problema, apenas controla. (até ao dia).

2º Coimas e coisas do género são importantes e têm o seu lugar, mas o que realmente é preciso é prevenção (treino para donos e cães) para todos, dos 3kg aos de 1 tonelada. E enquanto o pessoal não entrar nessa, o problema nunca se há-de resolver e os canídeos e outros é que vão continuar a pagar a imbecilidade da lei pp e os medos, ignorância e interesses que a criou.
Claro que os cães pp como são muito mais possantes do que por exemplo yorks estão mais na ribalta, mas a sua posição fragilizou muito mais desde a altura em que o mercado deixou de ter uma oferta mais cuidada e fiável.
Portanto, Aquartelemar não o conheço mas estou consigo nesta questão e vou mais além.
Apoiado!
Última edição por botas96 em sábado ago 18, 2012 2:29 pm, editado 4 vezes no total.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado ago 18, 2012 2:17 pm

dragablue Escreveu:eh pá... nao acredito em tanta coincidência :? tantos anos nao se ouviu falar de ataques de dogos e aparecem logo 3 no espaço de uma semana???
cuidado que agora quem tiver um cao branco passa a ter um dogo argentino em casa e nem o sabe :roll:
Sim, é estranho mesmo e não percebo como há 3 casos na mesma semana...

Qualquer cão pode ser perigoso, independentemente de ser de raça ou rafeiro. Há factores que até podemos controlar, outros não.

Quando tinha uns 5 ou 6 anos, o nosso Bobbi (um rafeiro enorme e já com alguma idade) que muitas vezes era o meu "pónei" e era super meigo, tentou agarrar-me na cara. Não conseguiu (não sei se os meus avós lhe gritaram ou se desistiu por ele pois nem sequer chegou a encostar um dente). Foi abatido? Nunca! A culpa não foi dele foi minha e só minha. Porquê? Porque decidi ir-lhe tirar um osso do prato para o chatear. Partiu 3 anos depois, com 18 anos de idade. Acreditamos que, além da idade, outro factor contribuiu para a morte dele: a minha Avó tinha falecido uns meses antes e provavelmente não aguentou o desgosto. Tenham ou não tentado morder-me, a culpa foi minha, sempre que tal aconteceu. E todos os cães que já tive (todos mesmo) terão sempre um cantinho especial no meu coração pois fizeram parte da minha vida.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sábado ago 18, 2012 2:36 pm

jofelix Escreveu:
Onde é que eu digo que o cão É uma arma?
Pode ser ou pode tornar-se, foi o que eu disse!!!
Tudo depende de quem está na outra ponta da trela e o que pretende do cão!
As forças de segurança transformam os cães, mas fazem-no com responsabilidade e um objectivo...ao contrário dos civis que o fazem com um objectivo mas não são responsáveis!

Exemplo (que um dia pode correr mal):
Como se produz uma "arma" (não tem nada a ver com a raça no vídeo...é válido para qualquer raça, mesmo Pinscher...)
http://www.youtube.com/watch?feature=en ... l-Kv_Nwl_Y
jofelix

Acho que está implicito na sua afirmação... mas ok, ficamos pelo pode ser

Uma corda também pode ser uma arma, e tem-no sido por diversas vezes.

Seja como for, isto é uma discussão inócua.

Gostaria mais de ver, por parte dos detentores, criadores, apaixonados de cães, propostas concretas, mas sobretudo, realistas... coerentes.

Virem-me falar de testes psicotécnicos, é brincar com o assunto.

Eu faço testes para poder ter um cão, a minha mulher vem com ele à rua, o meu filho vem com ele à rua.

E se acontecer um acidente ?

À partida, o seguro não deverá assumir, o cão está no meu nome, o acidente ocorreu nas mão de outra pessoa.

Vamos todos fazer testes ? Ou o cão deixa de ser um animal de familia ?

Lamento mas, qualquer proposta que não tenha como objectivo principal a clara responsabilização do dono/tutor(es) do animal, é continuar a brincar com o assunto, como se tem brincado até hoje.

E sejamos claros, a brincadeira só continua por total descrédito daqueles que estão no meio, que na altura de apresentarem propostas crediveis, pura e simplesmente, se preocuparam somente com os interesse pessoais... salvo raras e honrosas excepções, óbvio.

E se houver dúvidas, tente-se perceber o porquê de algumas raças que em tempos foram, a exemplo do Rott ou do Pit, tão ou mais perseguidas, mas que ainda assim, não constam (e ainda bem) da lista dos 7 magnificos.
Última edição por PauloSantos1 em sábado ago 18, 2012 5:02 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong>
PauloSantos1
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 2:50 pm

De facto este video é um bom exemplo de como se produz uma arma.

Mas é ainda um exemplo maior de como se permite a um dono continuar a ser irresponsável.

É que o video, não foi gravado no exterior, mas sim no interior por alguém que terá responsabilidades sobre estes animais e que se permitiu a deixar que isto ocorresse.

Mas temos mais bons exemplos desta irresponsabilidade:

http://www.youtube.com/watch?v=zn4ghEou ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=EETcRPbh ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=reTCJtTv ... re=related

E porque de pequenino é que se torce o pepino

http://www.youtube.com/watch?v=3fv8jN-5 ... re=related
Última edição por PauloSantos1 em sábado ago 18, 2012 3:07 pm, editado 2 vezes no total.
Belinha40
Membro Veterano
Registado: segunda mai 10, 2010 10:21 am

sábado ago 18, 2012 2:56 pm

É claro que não pode ser por testes, mas sim por se fazer cumprir a lei.
Sou a tiabela
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado ago 18, 2012 2:57 pm

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=57080
"Desde 2010 que a lei obriga os donos destes cães a submetê-los a um treino de obediência e socialização – que «só pode ser ministrado por profissionais certificados para esse efeito».

Só que, quase três anos após a publicação do último diploma (em finais de 2009), o processo de certificação, a cargo da Direcção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), não avançou, uma vez que a PSP e GNR – únicas entidades a quem a DGAV reconheceu capacidade para habilitar treinadores – ainda não aprovaram o modelo único de avaliação dos candidatos.

Isso mesmo confirmou ao SOL a DGAV, acrescentando que estas forças de segurança ficaram também com a incumbência de «definir os períodos e locais em que essa avaliação irá decorrer». Da mesma forma, está por aprovar uma portaria que estabeleça os preços a cobrar pelas provas teóricas e práticas."

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=57094
"O desmoronamento parcial de uma falésia que matou cinco pessoas há três anos e os avisos de perigo de derrocada na Praia Maria Luísa não desencorajam alguns banhistas que continuam a apanhar sol junto à mesma arriba."

Mundo estranho!
PauloSantos1
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 2:58 pm

Acena Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=57080
"Desde 2010 que a lei obriga os donos destes cães a submetê-los a um treino de obediência e socialização – que «só pode ser ministrado por profissionais certificados para esse efeito».

Só que, quase três anos após a publicação do último diploma (em finais de 2009), o processo de certificação, a cargo da Direcção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), não avançou, uma vez que a PSP e GNR – únicas entidades a quem a DGAV reconheceu capacidade para habilitar treinadores – ainda não aprovaram o modelo único de avaliação dos candidatos.

Isso mesmo confirmou ao SOL a DGAV, acrescentando que estas forças de segurança ficaram também com a incumbência de «definir os períodos e locais em que essa avaliação irá decorrer». Da mesma forma, está por aprovar uma portaria que estabeleça os preços a cobrar pelas provas teóricas e práticas."

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=57094
"O desmoronamento parcial de uma falésia que matou cinco pessoas há três anos e os avisos de perigo de derrocada na Praia Maria Luísa não desencorajam alguns banhistas que continuam a apanhar sol junto à mesma arriba."

Mundo estranho!
Está tudo dito ;)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado ago 18, 2012 3:28 pm

Devo confessar que já estou enjoado "deste arroz".

Mas também nunca soube de mais nenhuma acção que fosse promovida pelos que são de "cena" junto ao poder.
Barafustaram na altura, eu sei, todos a ir para lados diferentes, muito barulho e nada, ficaram por aí.
Como bons Portugueses que são, continuem de braços cruzados, cultivem e respeitem essa nossa tradição de há buéréré de resignação e não façam mais nada.

P.s.- Não se preocupem, pois, com certeza, os pp estão gordinhos e aconchegaditos noutras partes do mundo.
biatrx
Membro
Registado: sexta nov 05, 2010 7:16 pm

sábado ago 18, 2012 5:17 pm

Agora com a "moda" destes cães atacarem pessoas, sempre que vou passear o meu cão que é um labrador, as pessoas que estão com crianças metem-se há frente delas, ou ficam a ver se é da tal raça ou não...mas agora atravessam mais vezes para o lado oposto da rua para não se crusarem com o cão...
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

sábado ago 18, 2012 5:55 pm

PauloSantos1 Escreveu:
AQuartelmar Escreveu:Começo a ser adepto de TODA a gente fazer testes psicológicos para ter um cão. Haveria menos problemas e menos animais e pessoa smaltratados.

Quando leio coisas destas, ditas por pessoas como tu e num espaço supostamente dedicado a quem gostas e respeita os animais, toda esta perseguição começa a fazer algum sentido.

Vivemos num País que teimosamente se diz de brandos costumes, onde o sentimento de insegurança é cada vez mais evidente, e com razão, onde muito boa gente correu a comprar cães, supostamente de guarda, para amenizar esse sentimento.

Diáriamente assistimos neste País à morte a chegar das formas mais violentas que podemos imaginar;

Idosos que vivem ao abandono;
Crianças negligênciadas e mal tratadas;
Acidentes de viação;
Fogos florestais;
Violência doméstica;

E nestes momentos, todos esquecem que no espaço de tempo que decorre entre duas noticias sensacionalistas que envolvem as raças PP, muitos dos que acima foram referidos, perderam a vida enquanto se continua a assobiar para o lado como se nada fosse.

É vergonhoso... é lamentável.

Um cão é um cão. Necessita, seja em que situação for, de um dono responsável que dele cuide e lhe proporcione uma vida digna.

Criem-se Leis que visem a protecção dos animais, dignas, razoáveis, que tenham como principal objectivo a integração do animal na sociedade.

APLIQUE-SE A LEI... ela existe, boa ou má, existe e ninguém obriga a que seja cumprida.... RESPONSABILIZE-SE O DONO QUE NÃO CUMPRE

Entrar em histerismos, tratar o animal como se ele fosse uma verdadeira arma mortal, exigirem-se uma série de procedimentos ao mesmo tempo que se permite que sejam facilmente contornados, é contribuir para relegar o cão para a clandestinidade e para tudo aquilo que isso representa.

A Lei dos PP's não trouxe uma diminuição clara do número de PitBulls a circular no mercado.

A criação destes animais, está cada vez mais confinada a meios onde o crime é palavra de ordem, criados e adquiridos pelo "actores" que se movem nestes meios.

Chega de tão ridícula perseguição. Chega de apelidarmos o cão de arma.

Um cão não é uma arma… um cão não se transforma numa arma por iniciativa própria.

Um cão pode ter um comportamento perigoso, porque é um animal irracional e porque no outro lado da trela, não existe um ser racional capaz de contrariar comportamentos indesejados.

O ser humano tem a capacidade de transformar tudo aquilo em que toca, numa arma… são situações distintas.
Muito bem!
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

sábado ago 18, 2012 5:56 pm

JoanaGoncalves Escreveu:
Acena Escreveu:Já agora, quem quer ter filhos, gatos, piscinas, instalações eléctricas em casa, e saca-rolhas, também podia fazer testes.
Exactamente!
aliás é por isso que há pessoas que só estão seguras entre quatro paredes acolchoadas.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado ago 18, 2012 8:05 pm

Outro Dogo? Não fazia a mais pequena ideia. :o
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado ago 18, 2012 8:17 pm

Não, Paulo, falo isto para proteger os cães. Porque estou completamente FARTO de ver que qualquer atrasado mental tem um cão e faz o que quer com ele e nunca é responsabilizado. Sabes dos criminosos que abandonaram um Rottweiler aqui, não sabes ? Nem queiras saber como eles se vão safar, com abandono de um cão que se decide chamar PP sem seguro, sem chip registado, porque as autoridades não se interessam por nada. Cheguei a ter um idiota dum GNR a apontar para a arma a dizer que resolvia o cão abandonado num segundo.

Temos aqui depois aqui mesmo na arca n pessoas a dizer que deixam os canitos á solta e que consideram que a lei é flexivel para eles, enquanto tu e eu temos de tomar cuidado para o canito das Aisds desta terra não virem soltinhos ter com o nosso cão preso meter-se com patetices para se algo correr mal nós é que nos lixamos.

Sim, eu acho que a lei tem de ser para todos e tem de ser imposta de forma dura. Estou farto de ver perseguições a raças por parte da descomunicação social e os donos dos lulus a desrespeitarem a lei sem nada acontecer
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado ago 18, 2012 8:18 pm

Muito francamente, no caso das crianças devia haver cursos obrigatorios para pais. Tenho muita pena das crianças de casais completamente imaturos ou desregulados...
Charlie3 Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu:
Acena Escreveu:Já agora, quem quer ter filhos, gatos, piscinas, instalações eléctricas em casa, e saca-rolhas, também podia fazer testes.
Exactamente!
aliás é por isso que há pessoas que só estão seguras entre quatro paredes acolchoadas.
PauloSantos1
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 8:25 pm

AQuartelmar Escreveu:Não, Paulo, falo isto para proteger os cães.
Não duvido das tua intenções, que nem te passe isso pela cabeça, mas...

Proteger os cães ?

Os cães protegem-se com atitudes responsáveis e não, com "bitaites" avulso e sem qualquer sentido.

Isso é o que tem acontecido até à data, e o resultado está à vista.

Quem quiser mesmo ter um cão e que tenha qualquer impedimento legal a tal, manda lá a "maria" fazer psicotécnicos, avaliações psicológicas ou até, entregar o registo criminal

Quem o quiser para actos ilicitos, compra-o numa das milhentas garangens onde eles se vendem a peso.

O que eu quero é que se aplique a Lei, que se fiscalize, mas sobretudo e mais importante, que se protega o animal e se responsabilize o dono em caso de incumprimento.
Responder

Voltar para “Cães”