Como Sobreviver à Crise

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado ago 18, 2012 4:00 pm

Às vezes pensamos muito em soluções complexas, mas esquecemo-nos de pôr em prática os básicos.

REDUZIR - RECICLAR - REUTILIZAR

E é possível pô-lo em prática nas pequenas coisas, do dia-a-dia, como por por exemplo no supermercado...

Reduzir:
- levando um saco reutilizável de casa, em vez de trazer sacos de plástico.
- escolhendo produtos frescos (frutas, legumes, carne, peixe) que não venham embalados, em vez daqueles que vêm dentro de embalagens de plástico e esferovite.

Reutilizar:
- trazendo sacos de plástico do supermercado de vez em quando, mas só aqueles que sabemos que iremos reutilizar como sacos do lixo.
- reutilizando os copinhos de vidro ou mesmo os de plástico dos iogurtes, como copinhos para tirar o arroz, ou para plantar uma plantinha, ou para pôr a água ou a tinta nas pinturas etc.

Reciclar:
- separando os lixos domésticos daqueles que podem ser reciclados e colocando no contentor adequado.

Estas são apenas algumas, pequenas ideias. Faz agora um ano que comecei a reciclar e os números são incríveis... Por semana, reciclo um saco médio de plástico e metal, um saco médio de papel e um saco pequeno de vidro!! Fiquei pasmada quando me apercebi das quantidades :o
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 18, 2012 7:13 pm

Mesmo essas embalagens de plástico em que vêm certos alimentos, como bolachas ou bolos de chá, podem ser reutilizadas.

Por exemplo, eu costumo comprar pacotes de quilo de legumes secos (feijão ou grão) que depois cozo todo de uma vez. Para guardar, divido os grãos cozidos, com a água, por essas caixas, que normalmente têm o tamanho que me dá jeito para ter uma dose de feijão ou grão para sopa, por exemplo. Fica muito mais barato do que comprar os frascos com esses legumes já cozidos, reaproveito inúmeras vezes caixas que de outro modo iriam engrossar as pilhas de detritos de plástico e poupo dinheiro.

Mas a utilidade delas não se fica por aqui: dão óptimos alfobres e óptimas mini-estufas para os amantes de jardinagem, servem lindamente para guardar restos no frigorífico ou pequenas coisas de costura ou pequenos objectos do escritório, etc.

Quanto aos sacos, preferíveis aos reutilizáveis, que continuam a ser de plástico, são os de pano, que se pode fazer com restos de tecido ou aproveitar roupa fora de uso sem precisar de grandes conhecimentos de costura.

Os sacos de plástico deviam ser proibidos, poluem tudo neste nosso mundo. :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado ago 18, 2012 7:29 pm

Floripes3 Escreveu: Os sacos de plástico deviam ser proibidos, poluem tudo neste nosso mundo. :?
Embora perceba este ponto de vista, gostava de saber alternativas temos aos sacos de plástico para pôr o lixo organico. No meu caso então, que tenho gatos, acabo por gastar sempre bastantes.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado ago 18, 2012 8:20 pm

embora nunca os tenha visto por cá há "areão" biodegradável (limpamos as liteiras para a sanita)! 8)
marianamar
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 10:00 pm

Bingley Escreveu:
Floripes3 Escreveu: Os sacos de plástico deviam ser proibidos, poluem tudo neste nosso mundo. :?
Embora perceba este ponto de vista, gostava de saber alternativas temos aos sacos de plástico para pôr o lixo organico. No meu caso então, que tenho gatos, acabo por gastar sempre bastantes.
Eu que tenho as ratz, encho 3 sacos desses de cada vez que faço a limpeza das gaiolas. Realmente não estou a ver maneira de passar sem eles para o lixo... mas pelo menos, reutilizando os sacos de supermecado, não preciso de comprar sacos de lixo.

Para limpezas a fundo ou que impliquem juntar muito saco, no fim ponho os vários sacos dentro de um dos sacos vazios da ração, daqueles de 10kg ou 20kg. É mais práctico e também esses são reutilizados :)
marianamar
Membro Veterano

sábado nov 24, 2012 10:35 pm

Alguém me mostrou isto, estou a copiar para aqui para não perder :D

Imagem

"Mergulhe cascas de laranja em vinagre por duas semanas num frasco de vidro bem fechado e depois despeje num borrifador. Use como limpador para superfícies como a pia da cozinha e fogão. Além do cheiro bom, você não usa produto tóxico."

Retirado de:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo dez 09, 2012 3:08 pm

As cascas das laranjas são para os bombons de chocolate negro com avelã.
São delíciosos...eu compro as avelãs e o chocolate, a minha amiga, faz o resto. :mrgreen:
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

terça dez 11, 2012 5:21 am

Eu fiz de u.a.cadeira de plastico uma.cadeira toda fixe de ter na sala. Forrei.a toda com um tecido as bolas com cola quente, ficou mesmo gira.
Ha uns dias estraguei os cortinados do quarto e queria uns e nao queria gastar dinheiro, entao lembrei.me de fazer um cm um lencol branco bom. Epa, eu nao me canso de olhar pra ele, ta espectacular, e so o que fiz foi fazer uma "bainha em cima para entrar no varao.. So!! Porque aquela barra do lencol fica para baixo.. muito fixe! Reciclar ;-)
marianamar
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 12:13 pm

Fotos suesca :D

Este ano como tinha abóboras à disposição fiz doce de abóbora para oferecer no Natal aos familiares e amigos. Comprei alguns boiões muito giros a um euro cada (em loja de comércio tradicional) e também aproveitei frascos que tinha guardados. Está deliciosa, com um toque de limão e canela, e ficou bem baratinho.
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

terça dez 11, 2012 3:27 pm

marianamar Escreveu:Fotos suesca :D

Este ano como tinha abóboras à disposição fiz doce de abóbora para oferecer no Natal aos familiares e amigos. Comprei alguns boiões muito giros a um euro cada (em loja de comércio tradicional) e também aproveitei frascos que tinha guardados. Está deliciosa, com um toque de limão e canela, e ficou bem baratinho.
marianamar, acho que há por aqui um tópico de receitas - mete lá essa sff :D
adoro doce de abóbora :wink:
pesquebrados
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 3:33 pm

Bingley Escreveu:
Eu aproveito para colocar o areão sujo no último saco do areão já sem nada. Em vez dos deitar logo fora, ponho-os de lado e depois vou-os enchendo com o que vai para o lixo.
E para não correr o risco dos sacos de papel terem algum furo, afinal há gatos cá em casa :lol: , quando os levo para o contentor vão enfiados num grande daqueles que custam 0,50€.
pesquebrados
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 3:37 pm

marianamar Escreveu:Alguém me mostrou isto, estou a copiar para aqui para não perder :D

"Mergulhe cascas de laranja em vinagre por duas semanas num frasco de vidro bem fechado e depois despeje num borrifador. Use como limpador para superfícies como a pia da cozinha e fogão. Além do cheiro bom, você não usa produto tóxico."

Retirado de:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
marianamar mas o vinagre tem de tapar as cascas?
eu já uso o vinagre para tudo o que seja limpeza, ainda por cima porque passei a ser alérgica à lexívia, e essa é mais uma óptima maneira de o usar :D
sueska
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 7:05 pm

ora bem, entao aqui estao as fotos das minhas obras de arte.. lol

a cadeira.. era de rua verde escura..
Imagem
que o panda se apoderou... ehehhe nao tem acabamentos perfeitos e tem que estar sempre de frente.. lol mas eu gosto muito dela. fiz com um vestido antigo da minha avo.
sueska
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 7:13 pm

agora o cortinado...
Imagem

esta é de longe, é um cortinado normal branco inteiro, em vez de dois. só que é um lençol :)
aqui estao mais com pormenores..
Imagem

Imagem

Imagem

e pronto.. fiquei com uma cadeira engracada e um cortinado novo sem gastar um centavo! :) é sempre fixe.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça dez 11, 2012 10:09 pm

AMEI a cadeira ;) também quero umaaaaa :oops: :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”