Nem eu nunca pensei nisso, Casadeanaval.Sem qualquer "recadinho" para a Aisd, atenção, neste ultimo parágrafo .
Também falei em termos genéricos e não para si (pelo seu posicionamento neste fórum, fiz sempre ideia de que gosta dos seus cães e da sua raça e que seria um criador exemplar, do meu ponto de vista).
Falei porque me lembrei desse período em que andava "perdida" à procura de um outro lab - depois de perder o Calvin.
Como era um pouco ingénua, confesso que fiquei chocada com alguns canis que visitei - ainda não me tinha entrado na cabeça que há gente para quem os cães são apenas cifrões.
Mas, depois de 1/2 dúzia de visitas, fiz 2 coisas - tornei-me, por um lado mais realista e, por outro lado, fixei um perfil (na minha cabeça) sobre o que deveria ser o mínimo exigível.
Não sou muito exigente,
Compreendo que um criador não pode ter os seus cães como membros da sua família (como eu tenho) mas entendo que higiene, espaço e algumas condições para prazer dos bichos são necessárias.
Ter campeões não chega.
E devo dizer que, depois de visitar cerca de uma dúzia de canis de labs só fiquei com 2 que passaram a selecção - a Quinta das Tílias e a Quinta da Formiga.
Não, não hesito em fazer propaganda.
Na sua maioria são tão maus...
Quem conhece estes canis pode avaliar que não exijo o paraíso na terra para os cães, apenas o razoável.
Isto é para os foristas no seu conjunto :
não deêm dinheiro a criadores menos bons.
Somos nós, os compradores que ditamos as condições em que são criados os cães.
Não devemos pactuar com desleixo e indiferença.
Se não estamos a condenar a nossa "raça" a um tratamento indigno e diversos cães a uma vida mediocre e sofredora.
Vale a pena pagar mais uns cobres para evitar isto.