Locais públicos onde se possa soltar os cães?
Moderador: mcerqueira
O forista que levantou a questão tem um DA, por isso usei a legislação dos cães PP.
Você fez bem em colocar a legislação geral, assim ajuda todos a perceber que não é permitido soltar os cães em vias públicas. Sempre tem um Iluminado achando que o seu cão é melhor que o dos outros ou não poderá ser penalizado por não cumprir a lei.
Você fez bem em colocar a legislação geral, assim ajuda todos a perceber que não é permitido soltar os cães em vias públicas. Sempre tem um Iluminado achando que o seu cão é melhor que o dos outros ou não poderá ser penalizado por não cumprir a lei.
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
O DA não faz parte da lista dos PPziggyma Escreveu:O forista que levantou a questão tem um DA, por isso usei a legislação dos cães PP.
Esclarecendo
O DA do forista é um Dogue Alemão e não um Dogo Argentino
<strong>Paulo Santos</strong>
Ok. Peço desculpa por ter me equivocado.PauloSantos1 Escreveu:O DA não faz parte da lista dos PPziggyma Escreveu:O forista que levantou a questão tem um DA, por isso usei a legislação dos cães PP.
Esclarecendo
O DA do forista é um Dogue Alemão e não um Dogo Argentino
Sendo assim deve seguir a regra imposta a todos os cães.
<p> </p>
Pois, não leu tudo o que eu escrevi, mas o Paulo Santos Já deu a resposta!ziggyma Escreveu:O forista que levantou a questão tem um DA, por isso usei a legislação dos cães PP.
É um Dogue Alemão
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm
Permita-me discordar, mas a interpretação que faço da lei é que se o animal não for pp, pode andar solto desde que tenha açaimo. Vide n.º2 do artigo 7.º, do DL 314-03.AQuartelmar Escreveu:E têm.unknownfmost Escreveu:Essa lei diz respeito aos animais PP e P. Mas também tinha a ideia que todos os cão tinham de andar com trela, com açaime ou sem açaime.
O titulo melhor para isto deveria ser " locais isolados onde não há ninguem e possa soltar o meu cão".Porque locais públicos para soltar cães não há nenhum...
" 2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios."
-
- Membro
- Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm
"É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor"
e sem açaimo funcional..."
Interpreto que desde que o dono esteja perto (a acompanhar o animal) o animal com açaimo pode andar solto.
Pode não ser essa a intenção mas tanto eu como algumas pessoas que conheço interpretaram dessa forma.
Interpreto que desde que o dono esteja perto (a acompanhar o animal) o animal com açaimo pode andar solto.
Pode não ser essa a intenção mas tanto eu como algumas pessoas que conheço interpretaram dessa forma.
Última edição por Riscas007 em domingo ago 19, 2012 10:56 am, editado 1 vez no total.
Acho que é claro, têm que andar de açaimo, excepto se:
- forem conduzidos à trela
- estiverem em provas ou treinos
-ou na caça
edit: não estava a perceber bem a duvida do AQuartelmar. Mas entendo da lei que podem estar soltos desde que acomoanhados e com açaimo
- forem conduzidos à trela
- estiverem em provas ou treinos
-ou na caça
edit: não estava a perceber bem a duvida do AQuartelmar. Mas entendo da lei que podem estar soltos desde que acomoanhados e com açaimo
Última edição por Bingley em domingo ago 19, 2012 10:59 am, editado 1 vez no total.
Interpreta bem.Riscas007 Escreveu:"É proibida a presença na via ou lugar públicos
Interpreto desde que o dono esteja perto (a acompanhar o animal) o animal com açaimo pode andar solto.
Entretanto o user deve ter reparado e tirou o comentário que fez.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Esquecendo a BSL, os cães podem circular sem trela se estiverem com açaimo, isto sempre foi o que interpretei desse parágrafo da legislação.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Ainda bem que criaram este tópico. Assim já posso soltar a Pucca no parque e ficar mais descansada. Agora, o que eu gostava de saber é qual será o açaime mais apropriado 

Independentemente do porte podem andar sem trela desde que tenham açaime. E se um DA derruba pessoas, um minorca mete-se debaixo dos carros, derruba crianças, e corre para os outros cães. Tudo uma questão de bom senso, não se vai soltar o cão no meio dum mini parque rodeado de estrada e cheio de pessoas e outros animais.
Ja vi imensas fotos de caes de foristas soltos na praia, como fazem vão no inverno ou ao final de tarde no verao?
É proibido também mesmo que não esteja ninguem na praia? Andar solto na rua, pelo passeio nunca na vida sou muito medrosa , tenho medo que fuja, que venha um carro , que venha outro cão. O que gostava é de estar sozinha num local amplo onde ele possa brincar. Tipo praia ou campo, mas não conheço nada e na praia não sei até que ponto posso mesmo de inverno..
É proibido também mesmo que não esteja ninguem na praia? Andar solto na rua, pelo passeio nunca na vida sou muito medrosa , tenho medo que fuja, que venha um carro , que venha outro cão. O que gostava é de estar sozinha num local amplo onde ele possa brincar. Tipo praia ou campo, mas não conheço nada e na praia não sei até que ponto posso mesmo de inverno..
-
- Membro
- Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm
Não é verdade.ReginaVieira Escreveu:Ainda bem que criaram este tópico. Assim já posso soltar a Pucca no parque e ficar mais descansada. Agora, o que eu gostava de saber é qual será o açaime mais apropriado
-
- Membro
- Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm
É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).PauloSantos1 Escreveu:kittten Escreveu:ziggyma, o excerto da Lei que publicou diz respeito aos animais Potencialmente Perigosos, não aos restantes.
Obrigatoriedade Uso Coleira ou Peitoral e Acaimo ou Trela
É claro que se o cão é um Dogue Alemão (DA) e por ser de grande porte, é de senso comum que não ande solto em locais onde possam andar pessoas, já que basta um salto para por alguém de costas.É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos (vd. art.º 2.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, e Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril) para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial (vd. art.º 8.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro). (cfr. art.º 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Exactamente.
Infelizmente e mais uma vez, senso comum foi algo que não se teve quando se publicou esta legislação.
É que com senso ou sem ele, cães como o DA, o PA ou outros de porte idêntico, podem andar soltos desde que andem de açaimo... e estão no mais estrito cumprimento da Lei.
O que se entende do 2º ponto, é que é proibida a presença de cães sem açaime, excepto quando andam com trela. Nada é referido em relação a serem permitidos ou não.
Já no 1º ponto é claro que não são permitidos quaisquer animais sem trela.
Convinha não andarem a induzir as pessoas em erro, em relação a algo tão importante.
Não percebi...unknownfmost Escreveu:É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).PauloSantos1 Escreveu:kittten Escreveu:ziggyma, o excerto da Lei que publicou diz respeito aos animais Potencialmente Perigosos, não aos restantes.
Obrigatoriedade Uso Coleira ou Peitoral e Acaimo ou Trela
É claro que se o cão é um Dogue Alemão (DA) e por ser de grande porte, é de senso comum que não ande solto em locais onde possam andar pessoas, já que basta um salto para por alguém de costas.É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos (vd. art.º 2.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, e Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril) para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial (vd. art.º 8.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro). (cfr. art.º 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Exactamente.
Infelizmente e mais uma vez, senso comum foi algo que não se teve quando se publicou esta legislação.
É que com senso ou sem ele, cães como o DA, o PA ou outros de porte idêntico, podem andar soltos desde que andem de açaimo... e estão no mais estrito cumprimento da Lei.
O que se entende do 2º ponto, é que é proibida a presença de cães sem açaime, excepto quando andam com trela. Nada é referido em relação a serem permitidos ou não.
Já no 1º ponto é claro que não são permitidos quaisquer animais sem trela.
Convinha não andarem a induzir as pessoas em erro, em relação a algo tão importante.
O que não é proibido, não é proibido.
O art.º7/1 fala de coleiras e peitorais com identificação... não de trelas!