eu vou tentar explicar-lhe a minha visão sobre a esterilização após o 1º cio: por essa altura, os ovários estão mais visíveis, logo há menos riscos de algum tecido ovárico ficar para trás. Também se considera que há menos riscos cirúrgicos num animal maior.
Aqui em casa, é tudo castrado e esterilizado logo que o vet ache que têm tamanho para isso, o que acontece pouco antes dos 6 meses e idade. No entanto, houve algumas excepções por motivos financeiros ou de saúde. Adiei a esterilização da Feijoca e aos 7 meses fui brindada com uma noite de histeria total... foi à faca no dia a seguir! Para o vet foi óptimo, porque os ovários estavam inchados e viam-se perfeitamente. Também adiei a esterilização da Joyce, mas aqui a coisa foi pior... teve um cio silencioso, do qual não me apercebi, e logo depois fez uma piómetra. Por "sorte" constipou-se devido à debilidade e mal começou a tossir levei-a ao vet, onde também apontei um "redondinho" na barriga.... "mas ela não pode estar prenha, dr, não sai de casa e os machos estão castrados". Pois não estava prenha, não... tinha era uma valente piómetra, já com peritonite. Teve de estar internada uns dias, até estabilizar a parte respiratória, para poder ser operada. Tinha 8 meses.
E finalmente, a minha Kali, que tem agora o tamanho de uma gatita de 6 meses - vai fazer 2 anos em Outubro - e foi esterilizada com um ano e meio devido aos seus problemas de saúde (otites e rinites crónicas). Uma das vezes em que esteve internada, com meningite, miava que se fartava e o dr achava q era o cio... mas veio a descobrir, na ovh, que a gatinha tinha o útero de uma gata de 4 meses e nunca teve um cio na vida. Por acaso, desde que foi esterilizada, a Kali cresceu mais um bocadinho!
Por fim, tenho de ir buscar a história dos "bebés" que foram para uma quinta (e estão crescidos e lindos, já fizeram um ano!). Apesar de diminutos para a idade, estavam saudáveis e foram todos esterilizados aos 6 meses, e por vets diferentes: as meninas por um e os meninos por outro. Não houve quaisquer problemas, nem durante nem depois da cirurgia e estão cá todos para "contar" como foi, mesmo o que foi castrado duas vezes porque um dos testículos não chegou a descer.