Cios: em que altura do ano?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 18, 2012 11:41 pm

Olá!
Lembrei-me de vir perguntar se existe uma altura do ano mais comum, em que as cadelas tenham o cio (talvez por causa da temperatura ou outros motivos). Quem tem/teve várias cadelas sabe dizer-me?

Esta semana voltaram a aparecer aqui tópicos sobre o cio e eu cheguei hoje de férias e já achei algumas coisas estranhas nela, estou a ficar desconfiada se será o cio novamente, apesar de ter tido o 1º que começou no final de Março.

Que sinais?
Fez 4 xixis num espaço de tempo em que costumava fazer apenas 1. Depois ao fazer-lhe festinhas, achei logo de início que os mamilos estavam espetaditos, eventualmente ligeiramente mais do que o costume e mesmo os que estavam um bocadito retraídos começam a parecer-me maiores, mas também pode ser só impressão. E por fim, fiz-lhe umas festinhas na barriga mais abaixo, estando ela em pé e a danada começou a levantar-me a cauda!!!!!

Os xixis, pode ter sido qualquer coisa comportamental, por ter estado de férias com outro cão, sem ser habitual, mas os outros sinais ligeiros... Sem desesperar (já outro cio?!) lembrei-me que pode ser e realmente estar a fazer algum acerto relacionado com a temperatura/estação do ano.

Bem... amanhã vou ver se esta mudançazita se mantém ou não!
E ela está oficialmente de férias das férias: dorme, dorme, dorme e só despertou rente á meia noite! :D
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

domingo ago 19, 2012 11:13 am

Cios em regra geral 2 x ao ano c/ duração média de 12 a 21 dias
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 19, 2012 11:57 am

E costumam ocorrer durante a Primavera e o Outono, mas cada cadela tem o seu ritmo, que em qualquer altura se pode alterar, antecipando ou retardando o cio.

Também podem ocorrer cios silenciosos, pelos quais não se dá até se ver a cadela desafiar ou aceitar o macho. Nestes casos, só veterinário pode confirmar e tratar a origem, que geralmente se deve a uma desregulação hormonal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

domingo ago 19, 2012 1:27 pm

A cadela tb pode desafiar um cao castrado? Ou nao se interessa por ele?
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
DayaRafa
Membro
Registado: domingo jul 01, 2012 4:37 pm

domingo ago 19, 2012 1:51 pm

Ola boa tarde normalmentte as cadelas fazem o cio de 6em6meses, ou anualmente. O perido fertil pode ser determinado quando acaba ou escasseia o sangramento. Ocio inicia com corrimento de sangue e posterior inchaco da vulva. Por favor note que o periodo fertil varia muito de cao para cao. Obrigado
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 19, 2012 1:57 pm

Suesca Escreveu:A cadela tb pode desafiar um cao castrado? Ou nao se interessa por ele?
Não se interessa por ele porque não sente o cheiro que as hormonas dão. Se acaso a sua tenta montar o canito castrado, é por dominância, não por apelo sexual.

E em geral as cadelas em cio não desafiam os machos activamente. Preferem escolher entre os pretendentes aquele que preferem, e se ele as procura o que fazem é encostar a garupa, pondo-se a jeito para monta, com a cauda de lado para facilitar. Mas deixam-se cobrir por outros, o que lhes interessa mais nessas alturas é cumprir o apelo à reprodução.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Suesca
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 2:37 pm

Sim. A minha no primeiro cio dela andava sempre atras do panda. Mas agora como ele esta castrado ja nao faz nada. Ja teve um cio (que veio antes do tempo) e foi normal. E agora tou a espera do 3.
Em principio nao a vou esterilizar, .nao vejo necessidade,e naome incomodam os cios.
Mas depois do primeiro cio dela, nenhum tentou dominar o outro. Acho que sao os dois os bosses. Mas acho que ela manda mais. Porque quando ela lhe rouba a estrela, que o panda ta obcecado, ele vem chamar.me a chorar pra eu tirar a estrela a petra.. Ahahahhaa
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
MCsasodrac
Membro Veterano
Registado: sexta jun 17, 2011 8:40 pm

domingo ago 19, 2012 2:37 pm

Tenho no total 7 cães, 5 cadelas e 2 cães. Os cães estão castrados, e das cadelas apenas uma é esterilizada.
As restantes 4 têm o cio sempre na mesma altura, geralmente de 6 em 6 meses. Nessas alturas a casa é um pandemônio.. Elas montam-se umas nas outras, inclusive desafiam um dos meus cães que é castrado e ele tenta monta-las. A minha cadela esterilizada também participa na "festa"..

É normal este interesse por parte de animais castrados e vice-versa?
Na altura perguntei ao vet que me disse que talvez as hormonas ainda não tivessem saído do organismo.. ele ja foi castrado à ano e meio e ela esterilizada em Dezembro.

Desculpem a invasão do tópico :oops:
Suesca
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 2:43 pm

Na casa da minha mae tinhams gatos. Eram todos castrados, mas um mesmo assim, montava.se em tudo o que via..
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo ago 19, 2012 4:38 pm

srYuki Escreveu:Olá!
Lembrei-me de vir perguntar se existe uma altura do ano mais comum, em que as cadelas tenham o cio (talvez por causa da temperatura ou outros motivos). Quem tem/teve várias cadelas sabe dizer-me?

Esta semana voltaram a aparecer aqui tópicos sobre o cio e eu cheguei hoje de férias e já achei algumas coisas estranhas nela, estou a ficar desconfiada se será o cio novamente, apesar de ter tido o 1º que começou no final de Março.

Que sinais?
Fez 4 xixis num espaço de tempo em que costumava fazer apenas 1. Depois ao fazer-lhe festinhas, achei logo de início que os mamilos estavam espetaditos, eventualmente ligeiramente mais do que o costume e mesmo os que estavam um bocadito retraídos começam a parecer-me maiores, mas também pode ser só impressão. E por fim, fiz-lhe umas festinhas na barriga mais abaixo, estando ela em pé e a danada começou a levantar-me a cauda!!!!!

Os xixis, pode ter sido qualquer coisa comportamental, por ter estado de férias com outro cão, sem ser habitual, mas os outros sinais ligeiros... Sem desesperar (já outro cio?!) lembrei-me que pode ser e realmente estar a fazer algum acerto relacionado com a temperatura/estação do ano.

Bem... amanhã vou ver se esta mudançazita se mantém ou não!
E ela está oficialmente de férias das férias: dorme, dorme, dorme e só despertou rente á meia noite! :D
Se esteve em cio em Março é normal que entre em cio lá para Setembro.
Não tem a ver com as estações do ano, as minhas por exemplo estiveram em cio em Fevereiro, logo inverno. O que é normal é em casa onde exista mais que uma cadela elas acertarem os cios e entrarem todas ao mesmo tempo.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo ago 19, 2012 10:15 pm

Não há "época de cio" como se ouve dizer por aí, penso que será mais um daqueles mitos.
A minha, por exemplo, tinha em Dezembro e em Junho. Foi assim durante 10 anos, os últimos já foram quase imperceptíveis.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda ago 20, 2012 11:02 am

Agradeço as respostas.
Os sinais não aumentaram de intensidade. Começo a achar que é comportamental e ela decidiu fazer uma marcação mais activa.

MCsasodrac
aí em casa isso é que deve ser uma festa! :D
A verdadeira cãofusão. :D
Responder

Voltar para “Cães”