Estrelizar gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

sábado ago 18, 2012 10:50 pm

Saracocas isso é uma decisão que lhe cabe a si tomar, junto com o seu veterinário.

Vai aqui ler opiniões a favor e outras contra, cada um com os seus argumentos (não tiro a razão a ninguém), portanto não vai sair da indecisão. Se confia no vet a quem entrega os seus animais, não vejo porque não fazê-lo.

A minha foi esterilizada antes do 1º cio, a conselho do vet, também deveria ter uns 6 meses. No caso da minha correu tudo bem e a recuperação foi rápida. Entrou de manhã, saiu à tarde... Depois foi só em casa seguir a medicação e todos os cuidados indicados pelo vet, passado poucos dias já estava de volta ao activo a 100% :twisted:

Quanto à ração, após a operação também lhe comecei a dar RC para gatos esterilizados e estou contente (salvo seja).
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

sábado ago 18, 2012 11:00 pm

Vou tentar falar com outro vet...
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo ago 19, 2012 4:26 am

ReginaVieira Escreveu:
Saracocas Escreveu:Outubro lol
Então mas porque? E que alguns dizem isso mas ninguem me explica porque...
A vet disse que não havia problema nenhum em ser aos 5 meses
Para a gatinha se encontrar totalmente desenvolvida!

Sara apenas lhe posso dizer isto:aqui em cima tem a bold escrito por alguem que sabe bastante de tudo isto a resposta em que tanto tenho batido mas você quer fazer tudo ao mesmo tempo ao animal, deixe-a crescer e desenvolver por completo.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo ago 19, 2012 9:20 am

Saracocas Escreveu:Olá!
Sim eu fiz isso, o problema foi que a vet com quem falei aconselhou-me aos 5meses mas por aqui todos dizem que é cedo, e como não procuro so uma opinião.
Alias até apanhei uma vet que me disse para deixar ter o primeiro cio... :roll:
Obrigada pela parte que me toca, é bom saber que falo para as paredes :roll: :roll: :roll:

Para os teóricos de que a gata tem que desenvolver antes de ser esterilizada, deixo só uns exemplos de gatas esterilizadas antes do 1º cio (por volta dos 6 meses)
Imagem

Imagem

Imagem
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

domingo ago 19, 2012 9:43 am

Eu segui o conselho da minha Vet - foi esterilizada por volta dos 6 meses.

Penso que a atitude correcta a tomar - seguir a opinião da sua Vet, caso contrário receberá aqui mil e uma respostas e cada qual a achar que é a melhor... já se percebeu que mesmo ao nivel dos Vet não existe um consenso, mas também não será aqui que o irá encontrar...
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo ago 19, 2012 11:05 am

Bingley Escreveu:
Saracocas Escreveu:Olá!
Sim eu fiz isso, o problema foi que a vet com quem falei aconselhou-me aos 5meses mas por aqui todos dizem que é cedo, e como não procuro so uma opinião.
Alias até apanhei uma vet que me disse para deixar ter o primeiro cio... :roll:
Obrigada pela parte que me toca, é bom saber que falo para as paredes :roll: :roll: :roll:
idem... :roll:
sxmota
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 11:31 am

eu vou tentar explicar-lhe a minha visão sobre a esterilização após o 1º cio: por essa altura, os ovários estão mais visíveis, logo há menos riscos de algum tecido ovárico ficar para trás. Também se considera que há menos riscos cirúrgicos num animal maior.

Aqui em casa, é tudo castrado e esterilizado logo que o vet ache que têm tamanho para isso, o que acontece pouco antes dos 6 meses e idade. No entanto, houve algumas excepções por motivos financeiros ou de saúde. Adiei a esterilização da Feijoca e aos 7 meses fui brindada com uma noite de histeria total... foi à faca no dia a seguir! Para o vet foi óptimo, porque os ovários estavam inchados e viam-se perfeitamente. Também adiei a esterilização da Joyce, mas aqui a coisa foi pior... teve um cio silencioso, do qual não me apercebi, e logo depois fez uma piómetra. Por "sorte" constipou-se devido à debilidade e mal começou a tossir levei-a ao vet, onde também apontei um "redondinho" na barriga.... "mas ela não pode estar prenha, dr, não sai de casa e os machos estão castrados". Pois não estava prenha, não... tinha era uma valente piómetra, já com peritonite. Teve de estar internada uns dias, até estabilizar a parte respiratória, para poder ser operada. Tinha 8 meses.

E finalmente, a minha Kali, que tem agora o tamanho de uma gatita de 6 meses - vai fazer 2 anos em Outubro - e foi esterilizada com um ano e meio devido aos seus problemas de saúde (otites e rinites crónicas). Uma das vezes em que esteve internada, com meningite, miava que se fartava e o dr achava q era o cio... mas veio a descobrir, na ovh, que a gatinha tinha o útero de uma gata de 4 meses e nunca teve um cio na vida. Por acaso, desde que foi esterilizada, a Kali cresceu mais um bocadinho! :)

Por fim, tenho de ir buscar a história dos "bebés" que foram para uma quinta (e estão crescidos e lindos, já fizeram um ano!). Apesar de diminutos para a idade, estavam saudáveis e foram todos esterilizados aos 6 meses, e por vets diferentes: as meninas por um e os meninos por outro. Não houve quaisquer problemas, nem durante nem depois da cirurgia e estão cá todos para "contar" como foi, mesmo o que foi castrado duas vezes porque um dos testículos não chegou a descer.
Demodex
Registado: quinta fev 23, 2012 11:26 pm

domingo ago 19, 2012 11:35 am

CarlotaSMAR Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:

Sara apenas lhe posso dizer isto:aqui em cima tem a bold escrito por alguem que sabe bastante de tudo isto a resposta em que tanto tenho batido mas você quer fazer tudo ao mesmo tempo ao animal, deixe-a crescer e desenvolver por completo.
Quem sabe bastante de tudo isto? uma forista com a sua opinião isolada ou estudos independentes realizados por universidades de referencia? Leia os links que deixei atrás e veja que vários estudos em femeas demonstram que esterilização tão precoce como 10/12 semanas não altera o crescimento (sobretudo em femea).
Cumprimentos
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

domingo ago 19, 2012 11:55 am

Olá a todos.
Aqui ninguem fala para as paredes!
Queria "ouvir" varias opiniões + a da vet para saber o que fazer
O que ela me aconselhou foi fazer no dia 15 de Setembro ou então no sabado a seguir (visto que só pode ser estrelizada sabados de manha).
Já duas pessoas me disseram para ser depois dos 6 meses, um vet disse-me para deixar ter o primeiro cio, mas a maioria diz para ser aos 6 meses.
Com isso concordo, agora a questão é:
Antes dos 6 meses, haverá problemas de crescimento?
Não quero que ela deixe de crescer, ou que tenha outro problema qualquer de saude, pois feitas as contas terá cerca de 5 meses e 2/3 semanas, por tanto 5 meses e meio ou mais um pouco, não terá 6 meses completos.
A vet disse que a partir dos 5 já podia mas que seria melhor nas datas que á referi, pois já estaria maiorzinha.
Obrigada a todos
sxmota
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 3:01 pm

Então confie na sua vet, ela, melhor que ninguém, saberá o que é mais acertado para a sua menina. :) Ela é que a conhece, não é? Então... ;)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo ago 19, 2012 3:54 pm

Demodex Escreveu:
CarlotaSMAR Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:

Quem sabe bastante de tudo isto? uma forista com a sua opinião isolada ou estudos independentes realizados por universidades de referencia? Leia os links que deixei atrás e veja que vários estudos em femeas demonstram que esterilização tão precoce como 10/12 semanas não altera o crescimento (sobretudo em femea).
Cumprimentos

Não, não sei bastante de tudo isto. No mundo dos gatos, estou mais ligada à parte da nutrição, e estética. A parte da esterilização, seja em cães ou gatos, aprendi com vários veterinários aqui da área, e foi pouca coisa, no caso dos felinos.

Não vi o conteúdo dos seus links, nem vou ver. O que está lá até pode ser verdade sim, ou não. Tem garantias de que esses sites são credíveis o suficiente? (se sim, diga-me) Que não sofreram a dita cuja tão conhecida e hoje em dia utilizada em todos os media (e internet então ui ui) e arredores? A Manipulação?

Mas enfim. Não importa.

Sara, vou lhe dar o melhor conselho do "mundo" sobre este tema. Fale com mais veterinários, mais uns 3 veterinários, ouça a opinião deles. Se forem da opinião de antes dos 6-8meses, muito bem, esterilize. Mas se 1 ou 2, ou até os 3 forem da opinião contrária, veja qual a melhor justificação, quais os melhores argumentos para quando deve ser feita a esterilização.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

domingo ago 19, 2012 4:03 pm

com esta historia toda ate fui ver uns qtos sites e ler mais alguma coisas...acho k vou adiantar a esterelizacao do meu Choco pros 8 meses. E nas gatas leio na maioria dos artigos que é aos 6 meses.
sxmota
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 5:36 pm

Nos machos é diferente. Convém esperar que o aparelho reprodutor/urinário esteja completamente desenvolvido, pois são mais propensos a infecções urinárias. A castração altera o metabolismo e, se a castração os defende contra uma série de doenças e a diminuição da testosterona o torna mais pacatos, também os torna mais "indefesos". Nestes casos, sou apologista da castração quando começam a mostrar sinais de maturidade sexual, como a marcação de território, maior agressividade com outros machos, etc. Há muitos sinais que permitem perceber quando o gatinho está a "tornar-se um homem", e é quando eles surgem que o bicho deve ser castrado.

Mas nas fêmeas esta questão não se põe. Nos EUA, no Brasil e até mesmo alguns vets por cá esterilizam gatinhos logo aos 3 meses. Não está provado que haja problemas de desenvolvimento por causa disso. Da mesma forma, nestes países, defendem a alimentação húmida, sendo a seca apenas um complemento ou um "desenrasca", enquanto por cá insistem q a alimentação seca "tem tudo quanto precisam" e a humida deve ser dada apenas como um miminho. São mentalidades e culturas diferentes, assim como são diferentes as técnicas cirúrgicas, e em Portugal não são muitos os vets que as praticam (nas fêmeas). Nos machos, é diferente: basta que os testículos já tenham descido para o saco escrotal e os vets não tenham dificuldades com "miniaturas"...
Demodex
Registado: quinta fev 23, 2012 11:26 pm

domingo ago 19, 2012 9:54 pm

ReginaVieira Escreveu:
Não, não sei bastante de tudo isto. No mundo dos gatos, estou mais ligada à parte da nutrição, e estética. A parte da esterilização, seja em cães ou gatos, aprendi com vários veterinários aqui da área, e foi pouca coisa, no caso dos felinos.

Não vi o conteúdo dos seus links, nem vou ver. O que está lá até pode ser verdade sim, ou não. Tem garantias de que esses sites são credíveis o suficiente? (se sim, diga-me) Que não sofreram a dita cuja tão conhecida e hoje em dia utilizada em todos os media (e internet então ui ui) e arredores? A Manipulação?

Mas enfim. Não importa.
Sem querer entrar em polémicas, e porque o objectivo é ajudar a forista com as suas dúvidas, queria só dizer-lhe que os links que lá estão são de duas instituições que se dedicam ao estudo da medicina felina, a American Association of Feline Practitioners (associação de Vets dedicados a Medicina Felina) e a sua congénere britanica (International Society of Feline Medicine).
Para quem gosta de gatos têm sites muito interessantes (http://www.catvets.com/;http://www.isfm.net/) com recomendações baseadas em estudos e investigação e não apenas em palpites.
Concordo que quando se faz pesquisa na net deve haver um "filtro" porque grande parte dos sites tem informação pouco selecionada.
Em relação ao tema inicial, veja as recomendações deixadas por estas duas instituições, mas a sxmota já resumiu de forma muito correcta a abordagem actual mais aceite.
Cumprimentos
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda ago 20, 2012 12:01 am

Demodex Escreveu:
CarlotaSMAR Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:

Cumprimentos
Olhe demodex não sei com quem falo mas sei quem é a Regina, e tudo que na escola aprendemos nos livros ou a sua maioria nunca é na pratica igual ao que nos ensinam na escola,certo?estudos independentes e experiencias em animais não é o meu forte,você deve estar na fase de ter lido n de livros mas ainda lhe falta a pratica do dia a dia.

Assim a Regina e tambem eu posso dizer que sei o suficiente para tratar dos meus animais de casa e dos que protejo na rua há muitos,muitos aninhos e assim continuarei,ignorante não sou de modo algum,aprendo sim um pouco mais em cada dia de vida tal como qualquer humano aprende.

Então como podemos fazer quando retiramos 1 animal não esterilizado/castrado da rua já adulto ?fica logo apontado para vir a ter tumores malignos mais dia menos dia?explique me esta parte se conseguir pois dentro deste lar creio que seja felizmente existe de tudo um pouco...assim aguardo que com os seus livros me diga quando os meus animais salvos em adultos vão ter cancro...ou se teem grande hipotese disso já que aprecio sempre ir aprendendo mais um pouco.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”