Entrevista com Jim Crosby - perito em agressão animal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda ago 20, 2012 7:58 am

Joana ninguém deixou a criança sozinha com os cães! O que aconteceu foi um acidente, ou uma sucessão de situações infelizes que teve um desfecho trágico.

Como parece que ou não se lembram ou não leram as noticias aqui vai ela, do JN
"Banho de sangue" e "cenário horrendo": uma bebé morreu esta segunda-feira à tarde vítima de um cão que estava na mesma casa em que ela fora deixada para passar a tarde. A família, e a comunidade, estão em choque.

"Eu tentei, mas não consegui carregar a minha irmã Babi... Só consegui fugir para a casa de banho". As palavras são da menina de 8 anos que, ontem à tarde, viu a sua irmã de 20 meses, Bárbara, ser atacada, e morta, por um cão de grande porte, um dogue-argentino, no 1.o andar dum apartamento na Rua de Camões, Porto.

A irmã, cujo lamento foi reproduzido por uma vizinha, "muito chocada e toda a tremer", é uma das três testemunhas do ataque, que ocorreu pelas 16 horas na sala de estar.

Na altura dos factos, estavam ainda presentes a dona da casa, de nome Alexandra, que é amiga da família e ficou encarregue de tomar conta das duas crianças, mais a sua mãe. Esta, que é idosa e se desloca em andarilho, ainda terá tentado separar o cão da criança, usando o aparelho como arma, "mas já não conseguiu nada, coitadinha, está muito destroçada", diz a mesma vizinha, que pede anonimato. "A dona da casa não chegou a fazer nada - desmaiou e foi para o hospital".

Ataque durou segundos

"Que desgraça, foi um banho de sangue, Jesus!", diz outra vizinha, que pede também anonimato. "Havia sangue na sala, nos corredores, nas escadas, até a ambulância ficou toda manchada", diz a mulher. O cenário seria tão horrendo que "até os polícias e os auxiliares do INEM estavam chocados e comovidos".
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda ago 20, 2012 8:22 am

Ja li e reli varias vezes, não sei onde diz aí que estavam acompanhadas e vigiadas no momento do ataque... Ou uma criança de 8 anos já é alguém responsável?? :roll:

Epa que me desculpem, mas tudo isto não passa de mais um acto negligente de mais uns donos irresponsáveis e mais, de mais uns adultos irresponsáveis também pelos seus filhos.

Coitadas das crianças e dos cães nas mãos de gente tão irresponsável!

Conhecendo os cães como eu conheço NENHUM ataca só porque lhe apeteceu, ora muito bem vamos la a ali matar uma criança que me esta a apetecer! Pelo amor de deus...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
kittten
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 8:45 am

Mas ninguém diz isso Joana, é claro que o cão e a criança são os ultimos responsáveis pelo que aconteceu, mas o que é um facto é que as duas crianças estavam entregues a 2 senhoras, uma idosa e outra mais nova e os cães até estavam separados já que estavam no terraço.

Houve um acidente sem dúvida, facilitismo talvez, mas que as crianças não estavam sozinhas não estavam e que alguma coisa despoletou o ataque isso também sabemos já que nenhum animal ataca do nada.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda ago 20, 2012 8:51 am

kittten Escreveu:Joana ninguém deixou a criança sozinha com os cães! O que aconteceu foi um acidente, ou uma sucessão de situações infelizes que teve um desfecho trágico.

Como parece que ou não se lembram ou não leram as noticias aqui vai ela, do JN
"Banho de sangue" e "cenário horrendo": uma bebé morreu esta segunda-feira à tarde vítima de um cão que estava na mesma casa em que ela fora deixada para passar a tarde. A família, e a comunidade, estão em choque.

"Eu tentei, mas não consegui carregar a minha irmã Babi... Só consegui fugir para a casa de banho". As palavras são da menina de 8 anos que, ontem à tarde, viu a sua irmã de 20 meses, Bárbara, ser atacada, e morta, por um cão de grande porte, um dogue-argentino, no 1.o andar dum apartamento na Rua de Camões, Porto.

A irmã, cujo lamento foi reproduzido por uma vizinha, "muito chocada e toda a tremer", é uma das três testemunhas do ataque, que ocorreu pelas 16 horas na sala de estar.

Na altura dos factos, estavam ainda presentes a dona da casa, de nome Alexandra, que é amiga da família e ficou encarregue de tomar conta das duas crianças, mais a sua mãe. Esta, que é idosa e se desloca em andarilho, ainda terá tentado separar o cão da criança, usando o aparelho como arma, "mas já não conseguiu nada, coitadinha, está muito destroçada", diz a mesma vizinha, que pede anonimato. "A dona da casa não chegou a fazer nada - desmaiou e foi para o hospital".

Ataque durou segundos

"Que desgraça, foi um banho de sangue, Jesus!", diz outra vizinha, que pede também anonimato. "Havia sangue na sala, nos corredores, nas escadas, até a ambulância ficou toda manchada", diz a mulher. O cenário seria tão horrendo que "até os polícias e os auxiliares do INEM estavam chocados e comovidos".
Ainda não tinha lido a noticia do JN, que ao que parece e me apercebi foi fonte para outros periódicos e noticiários.
Mas lendo esta noticia concluo que ela se baseia em informações de quem não esteve no local...são vizinhos que falam sob anonimato e, quando assim é fico de pé atrás.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
kittten
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 8:56 am

E quem haveria de dizer alguma coisa? Presumo que todos os presentes estariam em estado de choque, eu estaria certamente.
Logo a seguir ao acidente entrevistaram vizinhas pelo que disseram visitas da casa que disseram que os animais eram dóceis que gostavam de estar com as pessoas.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda ago 20, 2012 8:56 am

kittten Escreveu:Mas ninguém diz isso Joana, é claro que o cão e a criança são os ultimos responsáveis pelo que aconteceu, mas o que é um facto é que as duas crianças estavam entregues a 2 senhoras, uma idosa e outra mais nova e os cães até estavam separados já que estavam no terraço.

Houve um acidente sem dúvida, facilitismo talvez, mas que as crianças não estavam sozinhas não estavam e que alguma coisa despoletou o ataque isso também sabemos já que nenhum animal ataca do nada.
Epa, a historia esta muito mal contada, para variar...
Para mim estas pessoas que colocam em risco crianças deveriam ser todas punidas! Forte e feio! Se os cães não são de confiança não pode haver o mínimo risco! E de todo pelo descrito me parecem pessoas capazes para tal... enfim... Revolta-me muito! Desculpem la se respondo desta forma, mas tudo isto me enjoa! E estas pessoas todas deviam ser todas punidas severamente! Ter um cão, seja ele de que raça for, não é o mesmo que ter um piriquito numa gaiola ou ter um aquario de peixes! Bah!
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
kittten
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 9:02 am

Ninguém sabe se está bem se mal contada, só os intervenientes podem dizer, o que é um facto é que o dono do cão foi acusado de homicidio por negligência, logo maior punição só a do cão!

E já agora faz lá um pequeno exercício, põe o caso em ti, que farias tu se um cão que não fosse o teu mordesse na tua filha, pode acontecer a qualquer um de nós irmos na rua e um cão morder, até um cão de ninguém. De quem é a culpa? Tua? do cão? da tua filha?

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
JoanaGoncalves
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 9:20 am

kittten Escreveu:Ninguém sabe se está bem se mal contada, só os intervenientes podem dizer, o que é um facto é que o dono do cão foi acusado de homicidio por negligência, logo maior punição só a do cão!

E já agora faz lá um pequeno exercício, põe o caso em ti, que farias tu se um cão que não fosse o teu mordesse na tua filha, pode acontecer a qualquer um de nós irmos na rua e um cão morder, até um cão de ninguém. De quem é a culpa? Tua? do cão? da tua filha?
Eu simplesmente nunca correria esse risco, porque as pessoas a quem deixo a minha filha é um grupo muito restrito de pessoas que principalmente têm uma experiência imensa com crianças e têm capacidades físicas para tomar contar de uma pestinha como a minha filha e/ou não têm cães e as que têm sei que simplesmente não correm esse risco, punha a mão no fogo, porque são exactamente como eu... ;)

O ser ferida por um cão na rua, até poderia acontecer, alias ela a mim já me fugiu uma vez na Exposição do Estoril do ano passado e foram apenas uns segundos em que automaticamente foi mordida na mão( e até ficou bem feio!) e de quem foi a culpa??? CLARO QUE FOI MINHA! Porque fui eu que não a agarrei a tempo para não enfiar as mãos no parque dos cães de uma amiga minha! Foi um Teckel que lhe mordeu...
Mas mortalmente??? Para isso era preciso matarem-me a mim primeiro!!!!

Á! Esqueci-me de dizer, que o ano passado depois da minha filha ter sido mordida na Exposição, já corriam boatos de um ataque e de uma criança gravemente ferida! Enfim....
<p>Joana Gonçalves</p>

sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda ago 20, 2012 9:36 am

Talvez o choro da criança despoletou o ataque? Ou talvez o cão não estava socializado o suficiente e então pode atacar pessoas que não conhece e que estão no seu território? Ou então o cão podia ter lambido a criança, mas quando a criança desatou a chorar e despoletou o ataque ao cão. Ou na altura em que o cão se aproximou a criança, as donas gritaram de medo e isso despoletou o choro da criança, ou que por as donas terem reagido à aproximação do cão, isso fez com que o cão reagisse mal e começou a morder a criança.
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

segunda ago 20, 2012 11:46 am

O que eu acho é que estas tristes notícias podiam e deviam ser aproveitadas para um pouco de esclarecimento da população quanto ao como lidar com cães, como prevenir mordidas, etc.

Infelizmente, o que vende é o drama.
São as crianças traumatizadas, a chorar, o sangue espalhado pelas paredes, o cão é um demónio assassino, etc.

Desta maneira, uma notícia destas não contribui nada para que não hajam outros incidentes.
Não digo que desse a notícia tipo lição canina (muito seco, vender é preciso) mas podiam pôr um pequeno quadro com conselhos que ajudassem a prevenir outros casos, pex.
• NUNCA se aproxime de um cão que você não conhece
• NUNCA entre num quintal com um cachorro solto, a não ser que seja seu cão, ou que você esteja em companhia do dono do animal.
• NUNCA estique a mão por uma cerca para fazer carinho num cão que não te conhece. Mesmo que o dono esteja com você.
• NUNCA se aproxime de um cão comendo, dormindo, ou principalmente roendo um osso ou brinquedo.
• NUNCA de comida para um cão sem a permissão e supervisão do dono.
• NUNCA agrida um cão, o segure, nunca puxe seu rabo ou segure suas patas. Se o cão for seu e te amar, provavelmente ele vai passar por cima da agressão, se não, vai te morder.
• NUNCA chegue com o rosto perto de um cão que não seja seu. 70% das mordidas de cães são no rosto das pessoas.
• NUNCA tente separar uma briga de cães a não ser que ambos sejam seus, e mesmo assim se você não ligar para umas mordidinhas nos braços. A não ser que tenha algum conhecimento e prática no manejo com cães.
• NUNCA corra, grite ou faça barulhos altos perto de um cão que você não conheça. E principalmente NUNCA grite com ele achando que vai assustá-lo. A primeira reação de um cão assustado ou confrontado normalmente é o ataque.
• NUNCA tire nada de um cão sem a ajuda do dono. Se ele roubou a bolinha que você estava usando, peça ajuda ao dono do cão para recuperá-la.• NUNCA chegue perto de um cão machucado, se você não souber o que esta fazendo, por melhor que sejam suas intenções.
• NUNCA chegue perto de uma mamãe com seus filhinhos, a não ser que ela te ame, ou você saiba realmente o que esta fazendo.
• SEMPRE peça permissão para fazer carinho em um cão que você não conheça. Do dono, não do cão.
• SEMPRE preste atenção no nível de excitação do cão durante uma brincadeira.
Isto e um pouco de preocupação em relatar os factos conhecidos com rigor em vez de estimular o medo e a paranóia (que são resultados naturais destas notícias) e o sentimento de vingança, seria sinal de bom jornalismo.

Reparo que mesmo jornais conceituados como o Expresso, o SOL, etc.não passaram da notícia tipo pasquim.
Para mal de todos os cães.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 20, 2012 2:20 pm

No entanto, gostei do informativo apresentado pelo Rodrigues Guedes de Carvalho na SIC com a Profª Ilda Rosa e um segmento de Cesar Millan. Foi curto e pouco explorado mas acho que foi a única vez que vi uma peça na tv ou na restante comunicação social a transmitir aquilo que por nós nos batemos aqui tanta vez.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda ago 20, 2012 2:40 pm

dinodane Escreveu:No entanto, gostei do informativo apresentado pelo Rodrigues Guedes de Carvalho na SIC com a Profª Ilda Rosa e um segmento de Cesar Millan. Foi curto e pouco explorado mas acho que foi a única vez que vi uma peça na tv ou na restante comunicação social a transmitir aquilo que por nós nos batemos aqui tanta vez.
x2

Deu no jornal da Noite e depois no Primeiro Jornal no dia seguinte.
jonyblue
Membro Júnior
Registado: sexta ago 17, 2012 10:46 am

segunda ago 20, 2012 2:56 pm

Editado pela moderação - Off-Topic
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 20, 2012 2:58 pm

Editado pela moderação - Off-Topic

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jonyblue