Projeto - Criador.
Moderador: mcerqueira
Não precisa ter um macho. Mais vale investir em procurar os melhores reprodutores que servem para isso mesmo,ser reprodutores.
Conheço vários criadores mas todos fazem criação apenas porque por sorte se podem dar a esse luxo. Não vivem disso nem nada que se pareça.
É uma paixão, um gosto. E gastam fortunas.Não é para todos. Se pode,força.
Mas estude bem a coisa porque sai mesmo do bolso.
Conheço vários criadores mas todos fazem criação apenas porque por sorte se podem dar a esse luxo. Não vivem disso nem nada que se pareça.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Para começar, descarta o macho... apesar de ser filho de boa gente, pode não dar a melhor descendência.Flashorde Escreveu:
Os cães não virão todos do mesmo criador. E nem o meu cão será o pai de todas as criações.
Opta pelas fêmeas e procura os melhores machos para acasalar.
Olhando pelo lado financeiro, eventualmente, dará prejuízo a sua manutenção, uma vez que não será o pai de todas as ninhadas.
Nota: Como não sei em que região vives, eventualmente, não te meterás em mais trabalhos...
"Flashorde
Membro Veterano
Colocada: 08 Ago 2012 11:11 Assunto:
AST88, Na Alemanha, isso depende das regiões. Se é uma zona mais rural ou mais urbana. Eu tou numa zona mais rural e aqui só os American staffordshire terrier, o Staffordshire bull terrier e o american Pittbul são consideradas raças potencialmente perigosas. Mas com o atestado passado pelo vet a nível do comportamento, passam a ser cães normais.
Em zonas mais urbanas, acrescentas o tosa, o Bull terrier, o dogue argentino, o fila Brasileiro e em certas zonas como Berlim, o rottweiler.
Mas na sua grande maioria, são as 3 que mencionei em primeiro. "

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Gastam fortunas...não acha um pouco exagero? Gastam fortunas, como?sasquatch Escreveu:Não precisa ter um macho. Mais vale investir em procurar os melhores reprodutores que servem para isso mesmo,ser reprodutores.
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
REPETIDO
Última edição por Tamara0 em segunda ago 20, 2012 10:00 am, editado 1 vez no total.
Estude genética canina, só assim terá os conhecimentos necessários para fazer as suas escolhas de forma a obter os melhores exemplares (penso que será esse o propósito de qualquer Criador).
Quanto ao macho, se o vai adquirir apenas com o objectivo da criação, também acho que o pode dispensar.
Geralmente o acordo para conseguir montas é dar o direito á escolha do 1º cachorro da ninhada.
Mas tem um longo caminho pela frente e não se esqueça que para as suas fêmeas reproduzirem têm que ser avaliadas e consideradas bons exemplares para o efeito.
Boa sorte
Quanto ao macho, se o vai adquirir apenas com o objectivo da criação, também acho que o pode dispensar.
Geralmente o acordo para conseguir montas é dar o direito á escolha do 1º cachorro da ninhada.
Mas tem um longo caminho pela frente e não se esqueça que para as suas fêmeas reproduzirem têm que ser avaliadas e consideradas bons exemplares para o efeito.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Aquilo que para mim é uma fortuna pode não o ser para si, para mim nesta altura do campeonato fazer uma ninhada de cachorros é uma fortuna!Tamara0 Escreveu:Gastam fortunas...não acha um pouco exagero? Gastam fortunas, como?sasquatch Escreveu:Não precisa ter um macho. Mais vale investir em procurar os melhores reprodutores que servem para isso mesmo,ser reprodutores.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Posso falar por mim?
Levei anos e anos a conhecer e estudar a minha raça(para quem não sabe é o Boxer), so depois decidi registar Afixo e depois, mas muito depois mesmo, decidi fazer a minha primeira ninhada... Levei anos e anos a acompanhar criadores e ninhadas, exposições, provas e a praticar imensas coisas com os meus cães...
Criar ficou para ultimo...
Primeiro acho que deve haver paixão por aquilo que se cria, muita mesmo... E depois o resto vem por acréscimo...
Falo por mim também no caso do Pastor Belga Malinois, apesar de os conhecer há anos e anos, ainda não me atrevo a pensar em criar nem nada semelhante, porque simplesmente NÃO SEI o suficiente sobre a genética e morfologia o suficiente para criar...
Com isto não quero desmotiva-lo... Mas pelo que escreveu, ainda me parece que deveria estudar mais... Antes de criar... Mas esta é APENAS A MINHA opinião... De alguem completamente apaixonada pela Canicultura, seja ela em que vertente for...
Levei anos e anos a conhecer e estudar a minha raça(para quem não sabe é o Boxer), so depois decidi registar Afixo e depois, mas muito depois mesmo, decidi fazer a minha primeira ninhada... Levei anos e anos a acompanhar criadores e ninhadas, exposições, provas e a praticar imensas coisas com os meus cães...
Criar ficou para ultimo...
Primeiro acho que deve haver paixão por aquilo que se cria, muita mesmo... E depois o resto vem por acréscimo...
Falo por mim também no caso do Pastor Belga Malinois, apesar de os conhecer há anos e anos, ainda não me atrevo a pensar em criar nem nada semelhante, porque simplesmente NÃO SEI o suficiente sobre a genética e morfologia o suficiente para criar...

Com isto não quero desmotiva-lo... Mas pelo que escreveu, ainda me parece que deveria estudar mais... Antes de criar... Mas esta é APENAS A MINHA opinião... De alguem completamente apaixonada pela Canicultura, seja ela em que vertente for...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
Tamara0 , para se ser bom criador:
-os cães com papeis e bons exemplares custam muito dinheiro.
-as ninhadas podem sair boas ou pode haver problemas o que faz variar os gastos em acompanhamento veterinário entre imeeeenso e brutalmente muito.
-pode não conseguir vender todos os exemplares da ninhada atempadamente, o que faz com que potencialmente fique com as despesas multiplicadas.
-um bom criador faz por ter os seus exemplares avaliados em exposições e afins...ir a essas coisas custa dinheiro
- 4 cães comem imensa ração.... sejam de raça ou não
isto tudo custa dinheiro.
imenso dinheiro.
e não sei, mas já deve ter tido um cão velhinho...em fim de vida. manter a qualidade de vida de um cão sénior custa muito dinheiro (atesto eu...custa mesmo)
-os cães com papeis e bons exemplares custam muito dinheiro.
-as ninhadas podem sair boas ou pode haver problemas o que faz variar os gastos em acompanhamento veterinário entre imeeeenso e brutalmente muito.
-pode não conseguir vender todos os exemplares da ninhada atempadamente, o que faz com que potencialmente fique com as despesas multiplicadas.
-um bom criador faz por ter os seus exemplares avaliados em exposições e afins...ir a essas coisas custa dinheiro
- 4 cães comem imensa ração.... sejam de raça ou não
isto tudo custa dinheiro.
imenso dinheiro.
e não sei, mas já deve ter tido um cão velhinho...em fim de vida. manter a qualidade de vida de um cão sénior custa muito dinheiro (atesto eu...custa mesmo)

Se pode fazer isso, então força...
Agora, acho que deve fazer um "plano de negócios" para ter uma estimativa dos custos envolvidos, possíveis receitas e dos vários cenários possíveis (doenças, alimentação, vacinação, deparasitação, manutenção do canil, despesas com exposições, registos de cachorros, encargos com as finanças, etc.).
Por exemplo, no primeio ano e meio não terá nenhuma ninhada, a não ser que compre uma fêmea adulta.
Vai ter ninhadas com campeões logo de ínicio? O mais provável é não ter... se fosse muito fácil, toda a gente os tinha.
Invista o máximo na sua formação, torne-se quase um júri da raça, só assim poderá avaliar e melhorar os seus exemplares.
Não percebo NADA de criação, mas falou numa taxa de consanguinidade de 20%... não é muito? E falou noutra de 0%... não é muito pouco?
Agora, acho que deve fazer um "plano de negócios" para ter uma estimativa dos custos envolvidos, possíveis receitas e dos vários cenários possíveis (doenças, alimentação, vacinação, deparasitação, manutenção do canil, despesas com exposições, registos de cachorros, encargos com as finanças, etc.).
Por exemplo, no primeio ano e meio não terá nenhuma ninhada, a não ser que compre uma fêmea adulta.
Vai ter ninhadas com campeões logo de ínicio? O mais provável é não ter... se fosse muito fácil, toda a gente os tinha.
Invista o máximo na sua formação, torne-se quase um júri da raça, só assim poderá avaliar e melhorar os seus exemplares.
Não percebo NADA de criação, mas falou numa taxa de consanguinidade de 20%... não é muito? E falou noutra de 0%... não é muito pouco?
Para quem acha que gastar fortunas é um exagero....devo dizer que conheço animais que foram comprados fora do país mais caros que um bom automóvel
Conheço criadores com instalações belissimas que custaram a fazer e a manter. Frequentar exposições tem custos que não são nada pequenos. Fora o acompanhamento veterinário, a ração de qualidade, e claro a escolha de animais de qualidade para reprodução. É um mundo que nos surpreende quando o conhecemos.

Conheço criadores com instalações belissimas que custaram a fazer e a manter. Frequentar exposições tem custos que não são nada pequenos. Fora o acompanhamento veterinário, a ração de qualidade, e claro a escolha de animais de qualidade para reprodução. É um mundo que nos surpreende quando o conhecemos.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Realmente o conceito de "fortuna" é diferente de pessoa para pessoa e da circunstância em que se encontra também.
Eu ao criar ratos já gasto uma pequena fortuna em veterinário, viagens, alimentação e gaiolas, que se calhar para outros poderia ser uma ninharia, mas para mim tanto é uma fortuna que me força a alterar o meu estilo de vida. Vale a pena, pela paixão que motiva.
Com os ratz é assim. Nem imagino com cães.
Eu ao criar ratos já gasto uma pequena fortuna em veterinário, viagens, alimentação e gaiolas, que se calhar para outros poderia ser uma ninharia, mas para mim tanto é uma fortuna que me força a alterar o meu estilo de vida. Vale a pena, pela paixão que motiva.
Com os ratz é assim. Nem imagino com cães.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Para dizer verdade, o macho já está reservado. A minha intenção era fazer um máximo de expos com ele e ficar só com. Em relação a essa ideia, nada mudou. Depois é que me surgiu a ideia da criação. Talvez me fique então pela primeira ideia. Ganhar então talvez um certo prestígio para que num futuro mais longíquo possa equacionar começar uma criação. Entretanto, posso ir aprendendo mais sobre a raça.
Mas a hipótese da começar um criação não fica descartada.
Desde já obrigado a todos pelas opiniões.
É uma decisão sensata. Pode aproveitar a sua nova situação para não só aprender o mais que puder sobre a raça, como também sobre as áreas científicas que uma criação de animais consciente e séria abarca. Nunca é tarde para aprender e até pode encontrar nesses estudos algo que o satisfaça e seja a sua verdadeira vocação.Flashorde Escreveu:Para dizer verdade, o macho já está reservado. A minha intenção era fazer um máximo de expos com ele e ficar só com. Em relação a essa ideia, nada mudou. Depois é que me surgiu a ideia da criação. Talvez me fique então pela primeira ideia. Ganhar então talvez um certo prestígio para que num futuro mais longíquo possa equacionar começar uma criação. Entretanto, posso ir aprendendo mais sobre a raça.
Os filhos não serão crianças para sempre, e chegará uma altura em que o Flashorde sentirá necessidade de ter de novo um trabalho que o complete e o satisfaça, ao contrário do que agora acontece. De "sair de casa", enfim.
A fase da sua vida que vai iniciar poderá ser para si uma porta para um futuro profissional mais pleno e satisfatório.
Pense nisso.
Felicidades.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Prestigio? Quem ganha prestigio se o seu cão for campeão não é o dono, é o cão e especialmente o criador.Flashorde Escreveu:Para dizer verdade, o macho já está reservado. A minha intenção era fazer um máximo de expos com ele e ficar só com. Em relação a essa ideia, nada mudou. Depois é que me surgiu a ideia da criação. Talvez me fique então pela primeira ideia. Ganhar então talvez um certo prestígio para que num futuro mais longíquo possa equacionar começar uma criação. Entretanto, posso ir aprendendo mais sobre a raça.

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques