Morgaine, a gatinha tartaruga Felv a precisar de um lar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
brunopimenta
Membro
Registado: sexta jul 27, 2012 3:59 pm

segunda ago 20, 2012 3:54 pm

Boa tarde a todos,

Parece mentira mas é verdade, mais uma vez, eu e a minha namorada encontramos um outro gatinho/a abandonado.

É um/a tartaruga e já confirmamos na rua que é mesmo abandonado.
Não conseguimos perceber o sexo pois ele/a está com a zona das coxas cheia de feridas e infectada.
Tem muita expectoração, isso nota-se no respirar e também nas narinas.
Também está muito magrinho/a.
É muito meigo mas nota-se que já foi mal tratado por pessoas porque encolhe-se quando vamos fazer-lhe festinhas.

Queremos tentar ajudar este pobre bichinho mas precisamos de alguém que o acolha para fazer tratamentos.
Já fomos à SOS Animais e lá emprestam-nos uma armadilha para conseguirmos apanhar o/a gatinho/a, também disseram que tratavam dele mas que seria necessário ter uma família de acolhimento para fazer o tratamento (isto caso não encontrasse-mos ninguém que quisesse ficar com ele/a).

O gato/a está num lote de terreno na Rua Vila de Mértola, perto de São Domingos de Rana.

Alguém tem possibilidade de ficar com ele/a enquanto faz o tratamento?
Ou melhor, alguém gostaria de adoptar um gatinho/a que necessita de cuidados e de um lar?

Obrigado a todos mais uma vez.
Última edição por brunopimenta em sexta set 28, 2012 11:35 am, editado 1 vez no total.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda ago 20, 2012 4:08 pm

tartaruga, é menina. :) espero que tenha sorte, que a consigam agarrar para começar o tratamento mais depressa possível... não posso oferecer-me para FAT porque já cá tenho um adulto de meia idade e 3 pimpolhos remelosos para tratar e amansar... :/
brunopimenta
Membro

segunda ago 20, 2012 4:13 pm

peço desculpa pela minha ignorância mas não existem machos tartatuga?

Nós também não podemos acolher o gatinho/a porque já temos 5 cá em casa :(
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

segunda ago 20, 2012 4:18 pm

brunopimenta Escreveu:peço desculpa pela minha ignorância mas não existem machos tartatuga?

Diz que os gatos com três cores são sempre fêmeas.
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
brunopimenta
Membro

segunda ago 20, 2012 4:22 pm

Fantástico!

Hoje já aprendi qualquer coisa :)
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

segunda ago 20, 2012 4:25 pm

brunopimenta Escreveu:Fantástico!

Eu também não sabia. Li aqui no Fórum :)
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda ago 20, 2012 4:33 pm

brunopimenta Escreveu:Fantástico!

Eu também!!
Desculpem, mas não resisti a meter-me na conversa...
De facto todos os gatos tartaruga que conheci eram fêmeas, mas pensei que fosse coincidência!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda ago 20, 2012 4:40 pm

Também já sabia :D .

Os gatos Tartaruga ( ou Tortoiseshell, como eu estou acostumada a chamar ... manias :roll: ) são quase sempre fêmeas. É possível, mas raríssimo, encontrar um macho Tortoiseshell.

Há uns tempos li um artigo sobre isso. Vou ver se o encontro, se encontrar posto aqui o link.

:wink:
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda ago 20, 2012 6:04 pm

Txi... isso está mau.
Bom nos hamsters sirios a coloração black tortoiseshell and white tambem sao sempre meninas, quando sao machos (muito raro) sao inferteis
Nitara
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 6:10 pm

Aqui ficam dois links sobre Tortoiseshells ( não foram estes que li há uns tempos, mas creio que também servem para explicar mais ou menos ):

http://bandarravet.blogspot.pt/2009/04/ ... edade.html

http://pawpeds.com/pawacademy/genetics/ ... ie_pt.html
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 20, 2012 6:18 pm

Craycats Escreveu:
brunopimenta Escreveu:peço desculpa pela minha ignorância mas não existem machos tartatuga?

Diz que os gatos com três cores são sempre fêmeas.
Atenção que há machos com 3 cores, eu tenho um.
Tartaruga tem as 3 cores em manchas :wink:
veja aqui o que é uma gata Tartaruga: http://bandarravet.blogspot.pt/2009/04/ ... edade.html

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 20, 2012 7:10 pm

Um verdadeiro tricolor apresenta três cores mais ou menos diluídas, amarelo, pardo e branco. E não são só os tortoiseshell, os calicos também são tricolores.
O gene tricolor passa nas fêmeas, mas pode ocorrer em machos que poderão ter o cariótipo anormal XXY e serão estéreis. É preciso herdar dois cromossomas XX para ser tricolor.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda ago 20, 2012 7:41 pm

acho que deve tentar a entregatos para o tratamento mas dado o nºº de animais que têm, se calhar é melhor tentar arranjar-lhe um dono
Nitara
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 7:46 pm

Eu sei que o objectivo do tópico não trata as cores do gato, mas deixo aqui um texto em inglês ( perdoem-me os que não sabem inglês ) que retirei de um dos meus livros ( The Complete Encyclopedia Of Cats by Esther Verhoef ) sobre os Tortoiseshell :wink: :

Tortoiseshell
Tortoiseshell cats are also known as '' torties '', for short. They owe their name to the fact that their blended coats have a tortoiseshell pattern. In a tortoiseshell coat we can see both eumelanins and phaeomelanins, so that the cat has both black and red pigment cells in its coat. Black tortoiseshell and blue-cream with or without white are both common in non-pedigree cats, but we often see this color combination in pedigree cats, too.
Of course, tortoiseshell also occurs in the two colors developed from black: chocolate and cinnamon. These are called '' chocolate tortoiseshell '' or '' chocolate tortie '' and '' cinnamon tortoiseshell '' or '' cinnamon tortie ''. Because these are not diluted colors, the second color of these tortoiseshell cats are red. Diluted tortoiseshell is also quite common. The coat is then a blend of blue and cream, lilac and cream, or fawn and cream.

Tortoiseshell - the distribution of colors
The distribution of eumelanins and phaeomelanins in the coat is dependent on chance - the distribution of color is different in every tortie cat. The patches can form quite large, demarcated plates or be very small and merge into each other. They are, however, all referred to as '' tortoiseshell ''. In tortoiseshell kittens, the eumelanins in the coat are at birth almost always the most dominant. Only as the kitten grows will the phaeomelanins become more proeminent. Sometimes the amount of eumelanin continues predominate over the phaeomelanin. Once fully grown, the cat is then almost completely black ( or chocolate, cinnamon, blue, lilac, or fawn ) with a little red ( or cream ). It has happened that a female cat that appeared to be blue proved to be a blue tortoiseshell; she eventually bore red and cream male kittens, which would be impossible for a female without red in her coat. An investigation proved that the queen in question had a small cream spot on her paw pads, which made her a tortoiseshell.

Tortoiseshells and their peculiarities
Because red and cream always denote a tabby pattern, tortoiseshell cats often give the impression of having more than just two colors. When people are asked what color their black color tortoiseshell is, it is often described as red with black as well as light red or cream. The light red or cream parts refer in fact to the lighter agouti hairs of the red patches in the coat; genetically it is impossible for a cat to have cream parts while it has black ( or chocolate or cinnamon ) hairs in its coat, because the gene that causes dilution of the color does not discriminate. It influences all the pigment cells. Tortoiseshell cats are almost always females, but male tortoiseshells occur sporadically; research has shown that one in every three thousand cats born is a male tortoiseshell.

:wink:
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

segunda ago 20, 2012 8:00 pm

e os amarelos são quase sempre machos :lol:

boa sorte para a tartaruguinha, seja macho ou fêmea!
Responder

Voltar para “Gatos”