ALGUEM ME AJUDE EM RALAÇÃO A TER UM NOVO AMIGO!!!!!!!!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jlima
Membro
Registado: segunda dez 15, 2003 5:32 pm

terça fev 10, 2004 11:45 am

pois é o seguinte já tenho um husky macho e gostaria de ter um mais um de raça samoiedo.

Agora a questão é o seguinte:

eles são compativeis a nivel de se darem um com o outro

devo ter outro cão ou devo ter uma femea

gostaria que alguem me respondesse se possivel e o porque?

com os melhores cumprimentos jorge lima - braga
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça fev 10, 2004 11:48 am

Ora aqui está uma grande RALAÇÃO :lol:
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça fev 10, 2004 11:53 am

Olá
Essas duas raças em princípio dar-se-ão bem, mas há alguns aspectos a ter em consideração:
Que tal é o seu Husky a aceitar outros cães? Se for um cão dominante, será difícil inserir outro cão no território dele...
Em relação ao Samoyedo ser macho ou fêmea: uma fêmea adaptar-se-á melhor e será melhor aceite pelo Husky. Mas depois, como fará quando ela tiver o cio, para evitar ninhadas indesejadas? Pode castrá-la, dar-lhe contraceptivos (o que acarreta alguns riscos de saúde) ou mantê-los separados nessa altura (o que poderá mostrar-se complicado, um vez que os cães são capazes de fazer coisas inacreditáveis para chegar a umacadela com o cio). Por outro lado, um macho, pode dar problemas de dominância de um para o outro.

Cumprimentos.
jlima
Membro

terça fev 10, 2004 12:42 pm

antes de mais queria agradecer pelas vossa respostas

Dalilah obrigada pela resposta mas ainda fiquei confuso pois não sei se devo ter realmemte outro macho ou uma femea devido aos problemas caso se possa chamar assim.
Não sei se isto poderá ajudar muinto pois como sou leigo nesta matéria gostaria de saber a tua opinião pois o meu husky só ainda tem 3 meses será se tiver um samoyedo macho com a mesma idade eles se poderam adaptar ou mais tarde vou ter o problema de um querer ser o macho predominante?

com os melhores cumprimentos jorge - braga
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

terça fev 10, 2004 1:01 pm

jlima Escreveu: antes de mais queria agradecer pelas vossa respostas

Dalilah obrigada pela resposta mas ainda fiquei confuso pois não sei se devo ter realmemte outro macho ou uma femea devido aos problemas caso se possa chamar assim.
Não sei se isto poderá ajudar muinto pois como sou leigo nesta matéria gostaria de saber a tua opinião pois o meu husky só ainda tem 3 meses será se tiver um samoyedo macho com a mesma idade eles se poderam adaptar ou mais tarde vou ter o problema de um querer ser o macho predominante?

com os melhores cumprimentos jorge - braga
Por vezes acontece isso, mas há tanta gente que tem mais que um cão e não vê nisso um grande problema, o dono também tem um papel importante na educção dos cães e geralmente quando há mais que um cão há sempre o espirito de matilha entre eles e há sempre um que é o Alfa! O dono também deverá respeitar as hierarquias criadas pelos cães!

Não é so com machos que isto acontece e não tem que ser necessariamente o cão mais velho o mais dominante!

Eu tenho uma cadela com 4 anos que manda na mais velha de 13/14 anos, ás vezes pegam-se mas isto é como as crianças gostam muito umas das outras mas de vez em quando andam às turras!

Boa sorte!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça fev 10, 2004 1:13 pm

Regra geral, ha menos possibilidades de problemas entre macho e femea do que entre dois machos.
O problema esta em que, se quiser uma femea, arrisca-se a ter ninhadas indesejadas.
Dar contraceptivos a cadela nao deve ser tomado como opcao. Os contraceptivos hormonais podem causar problemas graves de saude a cadela, a medio ou longo prazo.
Se quer a cadela e tem a certeza que nao quer ninhadas e que nao tem possibilidades de manter os dois animais afastados durante a epoca do cio (2 ou 3 semanas, 2 vezes por ano), o melhor e falar com um veterinario para esterilizar a cadela.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

terça fev 10, 2004 1:28 pm

Olá, jlima.

Eu já tive um Husky e um rafeirinho de pequeno porte que só chegou depois e davam-se lindamente. Aliás, acho que o mais pequeno é que mandava... :)
Eram os dois machos e nunca tive problemas com isso, mas o meu husky também não era um cão com características dominantes. Penso que isso depende um pouco da personalidade do cão.
Juntar um macho e uma fêmea tem o tal problema das alturas do cio, em que se torna difícil evitar "cruzamentos" sem recorrer a contraceptivos que, como aqui já disseram, implicam alguns riscos para a saúde da cadela...
Como o seu cão ainda é um cachorro e o samoiedo que pensa adquirir também o será, penso que a adaptação não será complicada...

Cumprimentos! ;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça fev 10, 2004 1:35 pm

Olá

Eu tenho só um cão ( e nenhuma experiência nisto), mas um amigo que tem dois, naltura de ir buscar o segundo cachorro foi com o primeiro, os dois cães foram "apresentados" no canil onde arranjou o segundo e não na propria casa, brincaram um bocado naquel sítio "neutral" e logo voltaram á casa tudos juntos no carro, e não teve qualquer problema.

Alicia
jlima
Membro

terça fev 10, 2004 1:39 pm

obrigada pelas respostas dadas até ao momento

com os melhores cumprimentos jorge lima - braga
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça fev 10, 2004 2:15 pm

A algum tempo tive a mesma dúvida e tive em conta esta resposta que acho muito esclarecedora.
Foi o membro Elsa e espero que te possa ajudar também.
Elsa Escreveu: Olá,

Os meus cães vieram todos em alturas diferentes e por isso os adultos tiveram que se adaptar aos cachorros. O meu husky tambem é agressivo para outros cães, mas só os da rua. Os de casa ele é um verdadeiro macho alfa. Respeita-os e respeitam-no.

MAS... ( á sempre um mas...) esta calma aparente não foi fácil de conseguir. Um cão adulto recebe sempre bem um cachorro, independentemente do sexo, desde que não se sinta rejeitado ou com ciúmes. Isso é papel do dono. Se o cachorro fizer muitas travessuras, o adulto pode pô-lo na linha com rosnadelas ou mordidelas ligeiras ( só assustam). Só um adulto muito perturbado mentalmente é que ataca um cachorro a sério.
O pior vem quando o cachorro MACHO cresce e se torna adolescente. Ele vai querer começar a testar a dominância e a posição hierárquica do cão adulto. Isso leva a uma escalada de lutas entre os dois, cada vez mais frequentes e cada vez mais graves. Isso dura o suficiente até cada um deles perceber qual é o lugar dele. Se o adulto for um cão velho e já não tiver forças para resistir, deixa o mais novo ser o chefe e passa a ignorá-lo totalmente e evita-o sempre que pode. Se o adulto ainda for jovem, então essas lutas podem ser esporádicas, pois o mais novo não desiste e vai sempre querer escalar na hierarquia.
No seu caso concreto, o husky não vai ter muitas hipóteses de resistir após o dogo se tornar adulto, por isso das duas uma, ou o dogo é muito submisso naturalmente e aceita o domínio do husky e eles dão-se bem, ou começam a lutar frequentemente. Essa situação pode ser resolvida de duas formas: ou castra o mais submisso, neste caso o cachorro dará melhores resultados, ou vai ao VET e ele receita uns comprimidos calmantes para dar ao husky para que ele deixe de se sentir tão ameaçado e lute por tudo e por nada. A melhor solução é a primeira e foi esta que resultou comigo. Castrei os outros machos mais submissos para que ficassem ainda mais e não tentassem subir na hierarquia e portanto o meu husky nunca mais teve que impor o seu domínio á força.
Como prevenir antes de comparar? Talvez fosse ideial compar antes uma cadela.

Só mais uma coisa... isto tudo são vários cenários, existe o outro cenário de que eles se dêm bem desde o inicio e que você, com calma e bom senso, os eduque a respeitarem-se mutuamente. Também resulta em muitos casos. Tudo depende apenas das diferentes personalidades. Há cães mais sociáveis e outros menos. Geralmente o que oiço e reparo no meu husky é que os nórdicos são muito hierárquicos e querem tudo bem definido na sua matilha.

Boa sorte,
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça fev 10, 2004 2:21 pm

Se de facto o seu Husky tem só três meses, o melhor deve mesmo ser outro macho, pois em princípio como crescerão juntos vão dar-se bem e não tem o problema da reprodução indesejada se fosse uma fêmea. Julguei que o Husky era adulto... ;)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça fev 10, 2004 2:49 pm

xabita Escreveu: Ora aqui está uma grande RALAÇÃO :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Foi a primeira ideia que me veio à cabeça também

Sandra Albuquerque
Welsh_Corgi
Membro
Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm

quarta fev 11, 2004 10:38 pm

boas
a minha opinião é que, como disseram acima, dois cães de sexo igual dão-se melhor que dois cães de sexos diferentes, mas se o canito novo é ainda bebe, não ha problema nenhum, penso eu, até que alguem me diga que um cao bebe nao se dá bem com um adulto, se calhar há:p
Mas é o que eu penso, eles acabam sempre por aceitar, se o cão que tem não se da mal com outros, ainda melhor.

Acho qu não ha problemas. Eu tinha uma femea Welsh Corgi, comprámos um macho de 3 anos de diferença e sempre foram grandes amigos. Tao os dois sempre na brinca:p

Cumprimentos
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta fev 12, 2004 12:06 am

Welsh_Corgi Escreveu: boas
a minha opinião é que, como disseram acima, dois cães de sexo igual dão-se melhor que dois cães de sexos diferentes,
Na minha opinião é ao contrário. Cães de sexos opostos convivem melhor do que cães do mesmo sexo (quer sejam machos ou femeas) ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”