PIF Positivo :( - 2ª análise negativa :) !!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

GatinhoOscar
Membro Júnior
Registado: segunda jan 17, 2011 12:30 am

terça ago 21, 2012 11:54 am

Caros foristas,
No fim de semana passado fomos para Espanha e como o Oscar não gosta de andar de carro ele ficou num Hotel para Gatos. Entrou no Sábado e o meu namorado foi busca-lo na Quinta-feira à hora de almoço.

Quando cheguei a casa na Quinta reparei que ele tinha comido pouco e estava muito apático...ficámos atentos mas julgamos ser psicologico por ter estado fora de casa. Na Sexta quando cheguei do trabalho ele tinha vomitado e continuava apático. Liguei para o Hotel onde ele esteve a perguntar se tinham notado alguma coisa tipo diarreia ou vomitos, eles garantiram-me que ele esteve sempre bem. Liguei para o nosso veterinário habitual e disseram me para continuar atenta e esperar Sábado e, se ele continuasse como estava, leva-lo lá no Domingo. Sexta a noite e Sabado o dia todo não comeu nada, bebeu agua e foi só, parecia enjoado e com dificuldade em mastigar pois tentou comer um pouco e desisitu. Continuava muito parado. Levamo-lo ao vet no Sabado à noite.

A vet que nos atendeu não conseguiu examina-lo (!), não teve coragem porque estava sozinha no consultorio e ele estava muito stressado e assanhado, disse que ele não estava desidratado e que, por estar tão assanhado, o mais provavel era ser comportamental porque ele não estava prostrado como um gato doente, fomos para casa c uma ração para os intestinos e um medicamento para restaurar a flora intestinal.

No Domingo não vomitou, continou com diarreia e a não comer...muito quieto, sem querer brincar ou morder, o que não é normal nele. Ontem de manhã fui com ele a outro vet. Suspeita de PIF, logo à partida (úlceras nas língua, nariz amarelado, além d diarreia persistente). Deu-lhe uma injecção de antibiotico, um suplemento alimentar e mandou fazer análises. Hoje a confirmação: tem PIF :(

Valores muito próximos dos negativos mas ainda assim valores positivos. Nem vos vou dizer o quanto eu e o meu namorado estamos destroçados :( Não dá para acreditar que ele tenha ficado tão doente em tão pouco tempo! Ontem dei-lhe o suplemento alimentar e hoje também. A verdade é que ele hoje já puxou para brincar e tudo, parece-me melhor... Vou ao vet que diagnosticou a doença logo a tarde para começar já os tratamentos.

Alguém já teve algum caso assim? Ainda não sei se é PIF humida ou Seca porque ainda não falei com a vet pessoalmente e sinceramente, fiquei tão em choque c o resultado das análises que nem perguntei :S Temos andado a pesquisar a existem vários tratamentos cuja taxa de sucesso é elevada em gatos saudáveis, como é o caso dele que é um gatão lindo que antes da doença começar tinha 6kg e qualquer coisa. O meu namorado já disse que temos que nos preparar para tudo, incluindo para o pior. Não quero! Recuso-me a preparar para o pior! Estou com esperança que tenhamos descoberto a tempo... Alguém já passou por isto? Devo ter esperança?
Não quero perder o meu gatinho :cry: , ele é como se fosse um filho.

Desculpem o testamento e obrigado a todos.
Última edição por GatinhoOscar em terça ago 21, 2012 11:35 pm, editado 2 vezes no total.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça ago 21, 2012 12:03 pm

Que análises foram feitas? Tanto quanto sei, não há analise para PIF - há testes ao coronavirus - que há diversos tipos e nem todos fazem a mutação.

Eu consultaria outro vet, essa suspeita de PIF à partida não me agrada nada.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça ago 21, 2012 12:46 pm

Bingley Escreveu:Que análises foram feitas? Tanto quanto sei, não há analise para PIF - há testes ao coronavirus - que há diversos tipos e nem todos fazem a mutação.

sem dúvida. Eu até fico roxa quando me falam em testes de PIF. O PIF só é dignosticado em necrópsia! Uma alta ou baixa titulação de coronavírus não significa nada, há gatos com titulações altíssimas de coronavírus não mutantes... veja só, há mais de 300 estirpes de coronavírus, e apenas uma dúzia é predisposta a mutações! O teste não detecta a estirpe nem a mutação, detecta apenas a presneça do coronavírus - e mais de 80% dos gatos é portador... Um simples coronavírus entérico pode provocar diarreias e indisposição, mas há tantas doenças com sintomas semelhantes, para quê pensar logo em PIF? que disparate. Se o vet acha que os sintomas são de PIF, uma simples análise às proteínas totais e o valor da relação albumina/globulinas pode ser um bom tira-teimas, mas sintomas e resultados de exames isolados não significam PIF. Já agora, que idade tem o Oscar? É muito raro haver casos de PIF em gatos com mais de 3 anos, a n ser que tenham problemas imunitários, como FIV ou FELV...
sxmota
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 1:07 pm

Apenas tenho a acrescentar que, se se tratar efectivamente de PIF, nunca vamos a tempo... quando aparecem os primeiros sintomas vagos, já nada há a fazer a não ser proporcionar qualidade de vida o tempo que cá andar - que é, no fundo, aquilo que fazemos com todos, estejam doentes ou não. Se o gatinho não tem ascite (líquido no abdómen) nem efusão torácica, não se trata de PIF húmido (ou efusivo). Se for PIF seco (sem efusões, que são provocadas pela descida dos níveis de albumina), o gato ainda poderá viver mais dois ou 3 anos. Mas infelimente, ainda não há cura. Se se curar... não era PIF!
GatinhoOscar
Membro Júnior

terça ago 21, 2012 3:14 pm

Ainda não falei pessoalmente com a veterinária, vou lá hoje quando sair do trabalho. Ontem fiquei tão atordoada que ela disse me o nome da análise e explicou-me tudo mas eu acho que o meu cérebro parou na parte do "doença incurável":(

Também andámos a pesquisar e realmente a PIF é muito difícil de detectar e há outro tipo de infecçoes, não tão letais, que têm os mesmos sintomas. Disseram-me lá do consultório que os valores são positivos mas muito próximos dos negativos...o que quer que seja que isso quer dizer.

Fui a casa a hora de almoço e a verdade é que ele está mais activo e esteve a comer à minha frente...
Ele tem 1 ano e 9 meses e é negativo a FIV e a FELV.

sxmota, concordo absolutamente quando diz que o que fazemos é proporcionar qualidade de vida o tempo que cá andam, foi exactamente isso que eu disse à médica. Ele faz parte da familia, se for PIF, enquanto ele não estiver num sofrimento agonizante e irreversivel, atestado por mais do q 1 vet, será sempre o nosso gatinho mimado!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 21, 2012 3:20 pm

Bingley Escreveu:Que análises foram feitas? Tanto quanto sei, não há analise para PIF - há testes ao coronavirus - que há diversos tipos e nem todos fazem a mutação.

X 2 :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça ago 21, 2012 3:21 pm

o flávio tb. teve um valor muito baixo do pif e o vet não lhe deu importancia. infelizmente é fiv~, o que lhe provocou uma valente diarreia incurável.
de qualquer forma, o seu menino alguma coisa há-de ter, o que não quer dizer que seja grave ou letal. nesse caso não melhorava e muito menos de um dia para o outro. as melhoras e tudo de bom
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

terça ago 21, 2012 5:32 pm

GatinhoOscar vou enviar lhe 1 mensagem onde lhe darei algumas indicaçoes.

E aqui deixo o seguinte existe nos arredores de Lisboa 1 Hospital Veterinario que curou 1 gatuxa adulta há pouco tempo de Pif humido mais que confirmado como foi eu sei ela está viva,linda,gordinha e para adopção ,pois felizmente tudo tem evoluido.

Quem quizer saber algo acerca do dito Hospital basta que diga logo á noite virei aqui de novo e envio o nome do Hospital.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
GatinhoOscar
Membro Júnior

terça ago 21, 2012 11:33 pm

Após uma 2ª análise aos exames efectuados foi concluido que os valores no seu todo nao são conclusivos de um diagnóstico pif (ufaaaaa...), o tal valor entre a relação albumina/globulina excluiu a hipotese de pif.
Numa 1ª análise, realmente tudo apontava para um quadro positivo e foi isso que nos disseram. O Oscar é o nosso 1º gato, meu e d meu namorado, antes dele, só tivemos peixes e hamsters, não sabemos absolutamente nada sobre doenças, o q o vet dizia, para nós era quase sagrado. A partir de agora, 2ª, 3ª e até uma 4ª opinião se for preciso!

Há infecção sim, não sabemos muito bem as causas mas não é nada de muito grave. O antibiotico e a injecção q ele levou p parar a diarreia surtiram efeitos e hoje durante o dia ele comeu e agora à noite está activo e rezingão, como sempre. Está quase de volta, portanto ;) Só não fez necessidades, nem xixis nem cócós, quando acordei tinha xixi mas durante o dia de hoje não fez mais.

A vet disse que deve continuar a tomar o suplemento alimentar pois estava um pouco desidratado (perdeu mais d 1kg) e a ser vigiado mas já podemos dormir descansados :)

Obrigada a todos pelas respostas!
Turrinhas do Oscar :D (q voltou hoje a dar turras e a fazer ronrom!)!
sxmota
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 12:23 am

o Oscar não apanhou pulgas? esses sintomas e as melhoras tão rápidas podem indicar hemobartonelas... bom eu estou traumatizada com este parasita do sangue, há 2 anos tive a minha mais-que-tudo, a Chamarrita, muito doente e agora tenho a velhota Madonna. Felizmente responderam muito bem ao antibiótico, a Chamarrita nunca mais teve problemas e a Madonna está a melhorar. Mas emagreceu tanto e vi-a tão mal que cheguei mesmo a pensar em PIF... (ambém surge nos gatos mais idosos).

Fico muito, muito feliz por terem feito a análise às proteínas e ter sido excluída a hipótese de PIF! agora, é sempre a recuperar. :) Continuação de melhoras do Óscar!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta ago 22, 2012 12:53 am

Ai, a quantidade de gatos que já devem ter sido abatidos à conta de diagnósticos errados de PIF... :roll:

Trata-se de uma doença que é ingrata para os veterinários, mas que também alguma parte deles desconhece razoavelmente. E, já me aconteceu a mim, um laboratório enviou um teste dizendo que um gatinho que tinha um índice até relativamente baixo de coronavírus tinha PIF!

Continuação das melhoras do Óscar. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sxmota
Membro Veterano

sábado ago 25, 2012 9:07 am

aqui em Leiria há uma clínica onde alguns vets têm a "mania" do PIF. Além dos afamados e caríssimos "testes de PIF" (já vos disse que fico roxa quando ouço isto?), se os sintomas são vagos ou não conseguem diagnosticar... é PIF. Tem a barriga inchada devido a gases ou porque é mesmo barrigudo? PIF. Edema pulmonar? PIF. Hemobartonelas? PIF... enfim, cada um com as suas, outros há que têm a pancada do FELV... outros do FIV... e também quantos gatos são eutanasiados por serem positivos a um ou a outro, e quantos bebés são testados inutilmente e apresentam falsos positivos... enfim. Pelo menos os fóruns sempre contribuem para haver mais pessoas informadas, pelo menos o suficiente para duvidarem e procurarem outras opiniões médicas.
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sábado ago 25, 2012 9:17 am

Maus profissionais de saúde nao há só na classe de veterinarios....tb há na saúde pública... mal é que é mto dificil provar e culpar a incompetência qdo ela existe ... :roll:
sxmota
Membro Veterano

sábado ago 25, 2012 9:44 am

Mas isso também acontece porque as pessoas não procuram informar-se nem pedem esclarecimentos. Muitas só querem sair com uma receita na mão ou um saquinho de medicamentos, outras não compreendem as explicações, confundem tudo e ainda teimam... outras acham que perguntar ofende... e outras n querem mesmo saber!
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado ago 25, 2012 9:51 am

Carissimos.. há 10 minutos tive uma pessoa com medo de ter sida porque o gato tinha sida felina e tinha lido um "artigo" na net.

Com o veterinario têm de perguntar tudo bem e escrever se necessário. No entanto noto que mesmo quando o veterinario é dos que explica tudo, muitas vezes as pessoas nao entende. Nos ultimos 20 anos verificou-se um grande aumento do analfabetismo funcional..e desculpem isto não é culpa de ninguém nem recado nenhum...é uma constatação de que o ensino está cada vez pior e as pessoas não se preocupam em evoluir...depois de sair da escola é sempre a descer. Já lidei com pessoas, não profissionalmente, mas no dia a dia que vejo que mesmo falando ao nível de uma criança têm dificuldade em perceber...
Responder

Voltar para “Gatos”