Demodex...socorro!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
miguelanjos
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm
Localização: gata;cadela;piriquito;caturra;tartaruga.

terça fev 10, 2004 2:20 pm

Pois é, desta vez é que é...ou dou em doido ou então morro!! Como ainda não morri, devo estar a ficar mais doido do que já sou!!

A minha pequena Kuka, já com 5meses de vida, apanhou logo após a vacina de prevenção da febre da carraça, uma demodex, está...indiscritivel!! Está medicada desde o início da doença e tem sido acompanhada semanalmente, e se é verdade que está melhor, também o é que a preocupação e o cuidado tem sido mais que muito!
Cheguei agora aquela fase onde o dinheiro já fala mais alto pois 'sobra demodex para o meu orçamento', e as consultas são sempre a pagar!!
Segundo o vet não é contagioso nem para nós nem para outros animais, senão seria de ainda pior...ontem foi vista por uma especialista acabada de chegar de um estágiosa nos USA, de doenças de pele nos animais, segundo a mesma a Kuka está bem, o pior são umas feridas que entretanto fez no pescoço e que ainda com o colar, não conseguem sarar.
Coloquei uma gase e uma fita adesiva das que deixam a pele respirar e espero que assim melhore.
Segundo a vet é algo muito comum nos cachorros, eu, dos tantos que já tive, é a 1ª vez, e confesso que ainda estou um pouco... baralhado, afinal a minha Kuka Cadela, com os seus dois palmos de cão ficou muito estranha!
Pior que isso é que a medicação está a pô-la muito sonolenta, ao que é normal, mas diferente para nós que estamos habituados a vê-la estar em todo o lado menos quieta...

Quando as feridas, pele secam, coloco um pouco de oleo de bébe para amaciar, nas feridas coloco betadine ou permanganato diluído, tem um banho com um produto de 4/4 dias, dois comprimidos de manhã e à noite, segundo a vet estou no bom caminho mas...

Alguém já passou por uma situação destas??
Além da medicação houve algum truque para rápidas melhoras?
Conseguiram erradicar por completo ou voltou??

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar,
;) :? ;)
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

terça fev 10, 2004 2:51 pm

As melhoras para a pequenina!
Não conhecia esta doença e fui logo pesquisar qualquer coisa sobre ela, suponho eu que você já tera lido este artigo, mas pelas dúvidas fica aqui o link:
http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=262
O artigo é um bocado generalista, sobre doenças da pele dos cães, mas sera que há qualquer causa para a Kuka ter apanhado uma demodex? uma alergia a qualquer coisa?
Espero tenha resposta de membros mais experientes e a sua cadelinha melhore rápidamente.

Alicia
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

terça fev 10, 2004 4:26 pm

olá,

A minha cadela também apanhou demodex quando era cachorra. Uma forma mais rara e mais dificil de detectar que atinge apenas entre os dedos. Se não for tratado prolifera para todo o corpo.

Enfim, o que interessa, é que os tratamentos foram muito longos, mas no meu caso apenas, lhe banhava as patas com tactic (amitraz) de dia sim dia não e dava-lha um banho semanal com o mesmo producto. Punha-lhe betadine nas feridas e aos poucos a coisa resolveu-se. Nunca chegou a ser preciso as injecções de ivermectina.

Entretanto ela teve o primeiro cio e logo a seguir teve uma recaída. Voltou tudo ao mesmo, embora desta vez, como foi detectado mais cedo, o tratamento foi mais rápido.

Entretanto com a chegada á idade aldulta, nunca mais teve nada, embora estivesse-mos a ponderar estrelizá-la se ao fim de cada cio a demodex voltasse. Acabei por estrelizá-la por outros motivos, mas o que é certo é que nunca mais apareceu.

Como provavelmente o seu veterinário lhe explicou, a demodex é muito tipica de cachorros. Esse ácaro normalmente vive na pele sem causar problemas, mas os cachorros como tem um sistema imunitário mais imaturo, são muito mais propensos a desenvolver esse tipo de sarna. No caso da minha cadela, bastava o stress do cio, para lhe causar a sarna.

O meu conselho é que continue os tratamentos sem falhar, pois se não os cumpre, volta tudo ao mesmo ou pior ainda. Por vezes em casos graves, mesmo já sem sintomas, não se deve parar o tratamento até ao fim de vários meses e pode chegar aos anos, como por exemplo, um banho de 6 em 6 meses...

O producto que utiliza nos banhos, o Amitraz, provoca sonolência em determinadas quantidades, pois influencia o sistema nervoso. É um efeito secundário normal.

Em relação á pele seca... eu utilizava um shampoo prescrito pelo veterinário antes de colocar o produto. Era muito hidratante e anti-prurido, o que ajudou bastante. Pode adicionar á ração óleo que contenha omega3-omega6 pois são acidos gordos que actuam na pele e no pelo, hidratando e principalmente diminuindo a inflamação.
miguelanjos
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm
Localização: gata;cadela;piriquito;caturra;tartaruga.

terça fev 10, 2004 5:21 pm

Desde já um Obrigado p/brevidade!
Elsa, o banho que dou com o amitraz, deixam-na totalmente sonolenta, ainda que diluído, 5ml p/1L! Como a Kuka é de tamanho pequeno, a coitada fica com uma 'moca' que só vendo!
Os comprimidos que toma (não recordo agora o nome), um é para aliviar na comichão que tem e o outro é para o combate ao virús! 1/4 de cada. O banho, o vet disse-me para dar de 4/4 dias.
Claro está que em momento algum descorei o tratamento dela, vou 'sacrificar' o 14 de Fevereiro porque tem nova consulta com a vet especialista em dermatologia logo pelas 10h e porque é dia do banho, logo não quero estar fora para não faltar.
Enfim...coisas de quem realmente toma os animais como parte integrante de um nucleo familiar!
Espero sinceramente que a minha pequena se cure o quanto antes afim de evitar um sofrimento maior, e, também porque a 'bolsa' do dono está em recessão...
Quando estiver boa, totalmente, até vou achar que é mentira...sempre com a porcaria do colar, senão arranca a carne de tanto se coçar!!
Vaso
Membro
Mensagens: 132
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am
Localização: Flash , Ice , Boby e a Yara

quarta fev 11, 2004 1:17 pm

Se ralar cenouras para junto da raçao também ajuda pois contem vitamina A para a pele e contem antioxidante que elimina as toxinas.

A minha mae sempre deu muita cenoura aos cachorros pois evitam muitas doenças de pele e vista. E penso que resulte pois nunca tive um cao com problemas de pele ou excesso de queda de pelo.

Boa sorte com o bichinho.
Responder

Voltar para “Cães”