Registo na junta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quinta ago 23, 2012 10:11 am

Olá a todos, fui para registar na junta de freguesia o meu cão que tem agora 4 meses e não me registaram porque dizem tenho que lhe fazer seguro. Isto é mesmo assim?
A minha cadela não tive problema em registá-la porque por acaso já lhe tinha feito um seguro mas não sabia que era obrigatório. :roll:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta ago 23, 2012 10:16 am

Piranhita Escreveu:Olá a todos, fui para registar na junta de freguesia o meu cão que tem agora 4 meses e não me registaram porque dizem tenho que lhe fazer seguro. Isto é mesmo assim?
A minha cadela não tive problema em registá-la porque por acaso já lhe tinha feito um seguro mas não sabia que era obrigatório. :roll:
olá;
Se fizer parte da lista de raças PP...é obrigatório!! Faz?
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Piranhita
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 10:24 am

Não faz parte ds lista por isso mais estranho achei.
NosideFCP
Membro
Registado: quarta jul 11, 2007 7:26 pm

quinta ago 23, 2012 10:28 am

Se nao faz parte da lista dos pp acho que nao e obrigatorio...
jofelix
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 10:30 am

Piranhita Escreveu:Não faz parte ds lista por isso mais estranho achei.
Se for cruzado, de uma das raças, também é obrigatório!

http://dre.pt/pdf1s/2009/10/21000/0823708245.pdf
Última edição por jofelix em quinta ago 23, 2012 10:37 am, editado 1 vez no total.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Piranhita
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 10:35 am

Jofelix não é cruzado.
È um Presa Canário.
jofelix
Membro Veterano

quinta ago 23, 2012 10:42 am

Piranhita Escreveu:Jofelix não é cruzado.
È um Presa Canário.
Então, e para começar, imprime a legislação onde diz quais são as raças obrigadas a seguro, e espeta com ela à frente do funcionário(a) da Junta de Freguesia.

Edit: Não te faças acompanhar pelo cão...pode induzir em erro o funcionário :wink:
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quinta ago 23, 2012 10:44 am

A ignorância tem dessas coisas. Vê-se um cão grande e é automaticamente apelidado de perigoso.
O Dogo canário não está na lista de raças potencialmente perigosas (por enquanto), e se não tenha nenhum historial de agressão, nem o dono o declare voluntariamente como perigoso, não é obrigatório o seguro.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 23, 2012 10:46 am

Não tenho seguro (nem posso ter porque o cão já vai fazer 13 anos e os seguros não o aceitam) e deixaram-me registar na junta.

Provavelmente apanhou um funcionário mal informado, siga o conselho do jofelix e explique calmamente (para não ficarem de pé atrás consigo) que a legislação não a obriga a ter seguro.
Se ainda assim não conseguir, peça para falar com um superior e em último caso peça o livro de reclamações. Acho que mais não pode fazer.

Boa sorte.
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quinta ago 23, 2012 11:17 am

Desculpem o off topic, mas como a user ja foi respondida e nao queria abrir o outro topico.

Quais as consequencias de passar prazo do registo do ano anterior?
Rozza
Membro
Nikita
Yoshi

quinta ago 23, 2012 11:35 am

dare, a consequência é que se for apanhado com um animal sem registo ou licença pode ter de pagar multa de 500 a 3740 euros. Quanto a penalizações para renovar depois de expirada, creio não haver.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 23, 2012 11:59 am

Já agora, uma dúvida, li este tópicos e outros semelhantes...
A minha pequena quando for para o chip terá 8 meses mais ou menos (terei que ir ver aos "canhanhos" do vet),mas dizem que o normal é por volta dos seis meses, certo?
Eu estou disposto a correr o risco da multa, mas confesso que ando na rua como se tivesse um pp sem papeis, mas só vou colocar esse "corpo estranho" nela,quando ela tiver terminado o crescimento.(para evitar azares).
Mas já ouvi dizer que depois, passado o tempo de aplicação que a lei exige pode surgir "complicações".
Quais?
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quinta ago 23, 2012 12:09 pm

A minha Cão de Água quando saio de casa do criador com 2 meses já tinha chip, e a unica coisa que aconteceu foi o chip ter migrado. Em vez de estar no pescoço está no peito.
Rozza
Membro
Nikita
Yoshi

quinta ago 23, 2012 12:21 pm

Creio que as complicações são apenas o risco de multa por não ter um animal chipado. Mas não me parece que multem ao tentar regularizar a situação, é só mesmo se for apanhado ou houver acusação.
Mas pode sempre tentar pedir um atestado ao veterinário para retardar a implantação do chip mais um tempo. Eles podem fazer isso.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta ago 23, 2012 1:09 pm

Não há multas na Junta de Freguesia quando se renova/regista tarde. Pelo menos na minha não há.
Responder

Voltar para “Cães”