Rafeiro - O cão maldito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
unknownfmost
Membro
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

sábado ago 25, 2012 12:46 am

angeleyes20 Escreveu:
unknownfmost Escreveu:
angeleyes20 Escreveu:Exato... as malas da praça que dizem marca X não são e estragam-se e nota-se que não são com algum uso. As que não dizem nada até são bem jeitosas! :) percebe?

edit: e quando uma mala da candonga se estraga não sofre... o cão com doença genética sofre.
Percebo totalmente. Muita gente só chama os cães por certa raça, para não chamarem rafeiro. E porque se parece com determinada raça. Não que isso lhes importe a raça do cão.

Doenças genéticas, não vá por aí. Pois são tanto maiores quanto mais puro for o cão.
O sr aqui é que não devia "ir por aí". Os cães "de raça" sem LOP baratuxos podem muito bem ser resultado de cruzamento de cães de raça...mas por alguém que agarrou em dois (nem se sabe se irmãos) ou por puppymills...porque tanto quanto sei há um nº máximo de ninhadas/cadela/intervalo de tempo

Um bom criador percebe realmente de genética tentando minimizar a consaguinidade nos seus cruzamentos. As doenças genéticas são normalmente recessivas, tendo tanta maior probabilidade de ocorrerem quanto maior a consaguinidade. Há criadores que inclusive despistam os seus reprodutores para saberem se são portadores dos ditos genes, podendo quase garantir que os cachorros que vendem não têm as ditas. E volto a dizer...os bons criadores só vendem com LOP mas nem tudo oque tem LOP veio de bom criador.
Um bom criador percebe de genética. :) Eu é que devo perceber, pois até trabalho na área.

Pronto fique-se com a sua: OS BONS CRIADORES VENDEM COM LOP. Pode ser que alguém engula.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:46 am

sasquach há sempre pessoas que "caiem nas fendas" sei o que é um RI, e compreendo a situação que descreveu e concordo com a paragem do "apuramento excessivo" e entrada de sangue novo em algumas raças mas não é disso que se trata o tópico...
E sim... há até SRDs vendidos com LOP....sabe muito bem como é que isso vai certo?....e criadores que "apuram" cães exuberantes que depois... só têm problemas...
Nem tudo o que não tem LOP é o demo e nem tudo o que tem LOP perfeito.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:49 am

unknownfmost ... o seu conceito de bom criador é diferente do meu. pronto...sem stress. :wink: continuo a não concordar com a proliferação propositada de SRDs rafeirinhos
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

sábado ago 25, 2012 12:51 am

angeleyes20 Escreveu:babylua, não sei até que ponto os bons criadores obtêm lucro. Não sei mesmo. Não me cheira...porque são por norma pessoas que não vivem disso.
Quanto a usarmos os elos fracos...é a triste natureza do ser humano. Podemos lutar para fazer a diferença educando os nossos filhos e tentando sensibilizar os mais próximos...e ajudando os que já são vítimas... mas mais que isso e torna-se frustrante.
angeleyes20, nem tudo que parece é.Também é imaginável no bom senso de cada um, uma mãe gerar um filho e depois colocá-lo à venda.Hoje em dia tornou-se numa forma de ganhar dinheiro.Ninguém cria uma ninhada de animais só pelo prazer egocêntrico de olhar para eles e sentir orgulho/ego pela obra feita.Cuidar de um aminal hoje em dia, significa despesas.A vida está cara como todos sabemos.Eu, pelo menos nunca vi nenhum tópico aberto neste fórum por criadores (há muitos neste fórum) a oferecerem animais ditos com LOP.Não me vai dizer que as ofertas dos craidores não aparecem aqui, porque os futuros pretendentes podem ser uns rafeiros, sem LOP/Status e naõ oferecem garantias para cuidar do animal.

Bom fim de semana
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 12:53 am

Não, de todo lhe vou dizer tal coisa. Alias, se é tão dispendioso quanto parece não os dariam a menos que procurassem ativamente a falência.
unknownfmost
Membro

sábado ago 25, 2012 12:56 am

angeleyes20 Escreveu:unknownfmost ... o seu conceito de bom criador é diferente do meu. pronto...sem stress. :wink: continuo a não concordar com a proliferação propositada de SRDs rafeirinhos
Muito bem. Nada como conseguirmos ter uma conversa civilizada.

Agora, se faz favor, retire do fórum Inamovível: Dicas e conselhos úteis a propaganda que se faz à compra de cães com LOP.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 1:00 am

Eu retiro? Como exatamente? e porquê?
De minha parte concordo com o que lá está na esmagadora maioria do seu conteúdo. Além do mais é um fórum...os moderadores colocam em inamovível o que entenderem. Não o devia preturbar. Nem se devia rever no que é dito se:
-tem conhecimentos profundos de genética e cuidado técnico no que faz
- faz seguimento médico dos seus cães e ninhadas
- procura obter animais de qualidade
- não vende por 200 euros ao 1º que aparece
- etc...
Não se revendo nessa imagem... não devia preocupar-se com isso. Certo?
unknownfmost
Membro

sábado ago 25, 2012 1:02 am

angeleyes20 Escreveu:Eu retiro? Como exatamente? e porquê?
De minha parte concordo com o que lá está na esmagadora maioria do seu conteúdo. Além do mais é um fórum...os moderadores colocam em inamovível o que entenderem. Não o devia preturbar. Nem se devia rever no que é dito se:
-tem conhecimentos profundos de genética e cuidado técnico no que faz
- faz seguimento médico dos seus cães e ninhadas
- procura obter animais de qualidade
- não vende por 200 euros ao 1º que aparece
- etc...
Não se revendo nessa imagem... não devia preocupar-se com isso. Certo?
Esqueça! "conhecimentos profundos de genética" é para rir, só pode :)
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

sábado ago 25, 2012 1:04 am

É para rir porquê?
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 1:05 am

... tem noção de que a maior parte das pessoas que cruza cães SRD não sabe o que é um gene recessivo?
Esqueça! Eu vou dormir para estar fresquinha quando for buscar a minha Vida manhana! :P
unknownfmost
Membro

sábado ago 25, 2012 1:11 am

angeleyes20 Escreveu:... tem noção de que a maior parte das pessoas que cruza cães SRD não sabe o que é um gene recessivo?
Esqueça! Eu vou dormir para estar fresquinha quando for buscar a minha Vida manhana! :P
E você sabe? Não! Se soubesse não dizia esse disparate. Mas olhe eu não estou aqui para dar lições a ninguém.

Boa noite.
angeleyes20
Membro Veterano

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado ago 25, 2012 1:19 am

Ah não...agradecia então a lição. Explique-me.
É que por acaso sei, e não é disparate o que disse. E se estiver a "ver mal a coisa" e estiver enganada não viria mal ao mundo porque não cruzo cães.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado ago 25, 2012 6:37 am

doenças geneticas sao bem mais comuns nos caes de raça do que em caes srd, quando andava com o meu no processo nas primeiras vacinaçoes de reforço foi o que o vet me disse... um srd nasce no meio do mato come nos caixotes do lixo e sao muito mais resistentes na contraçao de doenças que por exemplo um dob ou um rott.

nao sou a favor nem contra a reproduçao de srd desde que haja conciencia do futuro das crias, muitas das vezes ve-se ninhadas inteiras para adopçao e a adesao e procura tende sempre para os caes de raça ou arraçados de uma determinada raça que a pessoa tenha preferencia :roll:

penso que ja comentei aqui que um criador meu conhecido de PA teve a infelicidade de o PA por acidente raçar a husky que tinha comprado para a filha por esta ter um fascinio pela raça husky, e estava a oferecer os caes dessa ninhada os ultimos a arranjar lar ja tinham 4 meses enquanto que nas ninhadas de PA sao vendidas rapidamente, isso faz muitas vezes pensar que uma ninhada de srd"s mesmo para adopçao por vezes torna-se mais dificil encontrar bons donos do que um de raça.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado ago 25, 2012 7:28 am

Eu prefiro chamar "mestiços" aos que são resultado de cruzamentos entre duas raças. Para mim, um "rafeiro" é um cão sem raça definida, resultante de cruzamentos aleatórios ao longo de gerações...

Nao tnho nada contra quem cria responsável e eticamente. Mas faz.me alguma confusão a venda de animais hoje em dia. Tal como há 300 anos se "cruzavam" escravos, e eram vendidos, e as pessoas achavam isso normal, porque não consideravam os escravos humanos, seus semelhantes - eram "coisas", sua vida tinha dono, tal como acontece com os cães. Havia quem investisse nos escravos, para serem saudáveis e "bons exemplares", havia quem os tratasse abaixo de cão, havia quem usasse as muheres sexualmente e nasciam então os "mestiços", ou "mulatos", ou "caboclos" (se fossem resultado da união de um branco com um índio), por exemplo. Si lá, esta coisa das raças tem umas bases um bocadito entre o nazi e as linhagens da nobreza, e num país republicano, democrático e "mestiço" como é o nosso e tantos outros, é algo que está um bocado desenquadrado...

Um pouco em offtopic, quando se cria gado grande, como vacas, cavalos e burros, há alguma preocupação em não misturar raças, porque cada uma tem as suas especificidades. Mesmo nosses casos, vêem-se atrocidades, como a criação de póneis minúsculos, escravizados nas feiras para entretenimento das crianças. E as pessoas acham normal...

as mentalidades não só não mudam de um dia para o outro como são difíceis de mudar. Se ainda existe racismo e xenofobia, é natural que se criem e vendam animais como se de coisas se tratassem - a própria lei os considera "bens móveis" e, apesar de haver legislação em prol do bem estar destas "coisas vivas", a verdade é que ninguém lhe liga muito. O que também acaba por ser vulgar, já que nem os direitos humanos são respeitados e a maioria dos políticos parece desconhecer a Constituição...

Infelizmente a socidedade em que vivemos tem "rafeiros" a mais. Tem orfanatos cheios de crianças que ninguém quis (mas foi tão fácil fazê-las...), tem prisões cheias de gente que desrespeitou a lei, tem os (agora) centros de recolha cheios de cães e gatos, uns nascidos livres e ao deus dará, outros nascidos em casas e dados ou vendidos...

Há por aí muita gente que já nem devia ter nascido, quanto mais ter filhos. E com os cães é igual, e todos os seres à nossa guarda e responsabilidade. Porque as criaturas "de ninguém" são de todos nós e sobretudo da responsabilidade do estado e dos governantes, sejam pessoas ou animais. No fundo, preservar raças é um pouco lutar contra moinhos, porque tudo tende à miscigenação e diversidade genética. Manter a "pureza" de uma "raça" é, acho eu, quase antinatura...
Responder

Voltar para “Cães”