Paulinho16, ter um gato acarreta muitas responsabilidades.
Se o seu irmão tem medo de gatos, eu não aconselho a ter um. O gato vai crescer e se o seu irmão até lá não perde o medo ? Abandonam o animal ? Vão dá-lo ?
Há que pensar bem nisto primeiro. As consequências de ter um animal que vai precisar de muitos cuidados, veterinário, ração de boa qualidade, cuidados higiénicos, tempo para conviver com ele, objectos essenciais ( cama, arranhador, transportadora, comedouros e bebedouros, caixa para as necessidades, areia, entre muitos outros ). Pense bem se tem condições financeiras para adquirir tudo e disponibilidade para tratar do animal diariamente.
Um gato bebé é um destruidor nato. Não se vai importar com tapetes furados, cortinados estragados ? São coisas que podem ou não acontecer, mas é conveniente estarmos preparados para o caso de realmente acontecerem.
Um gato bebé brinca muito. Consegue assegurar que o socializa correctamente ? Que brinca e convive com ele pelo menos algumas vezes por dia ? Que lhe pode dar uma vasta gama de brinquedos ?
Conseguem educá-lo ? Estão devidamente preparados para isso ?
Visite vários gatis e associações. Há inúmeros gatos para adopção de todas as cores, tipos de pelo, diferentes temperamentos, etc.
Não compre nunca nas lojas.
O ideal é mesmo adoptar um.
Acima de tudo não se precipite. Pondere bem os prós e contras. Pense no seu irmão, pois o medo dele pode levar a um abandono e nas condições que pode dar ao animal.
Pesquise muito, adquira conhecimentos, converse com pessoas que têm gatos, etc.
Boa sorte

.