labrador ataca ( do lado de dentro da propriedade)??!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
unknownfmost
Membro
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

domingo ago 26, 2012 3:35 pm

Editado pela moderação - Off-TOpic
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo ago 26, 2012 5:11 pm

Editado pela moderação - Off-Topic
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 26, 2012 10:24 pm

Editado pela moderação - Off-Topic

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quinta set 06, 2012 11:03 pm

Quando era pequena ia a andar de patins pela avenida e passa por mim um caniche, de trela ao lado dos donos e de repente salta e ataca-me a perna assim que passo por eles. De quem é a culpa? Não sei que eu passei e nem lhe liguei nenhuma... presumo que tenha reagido ao som dos patins ou algo do género. Será culpa dos donos que não educaram o cão para andar na rua em contacto com as várias coisas que lá se passam? Terá sido uma situação pontual? Não sei, não culpo o cão provavelmente foi um instinto. Não foi grave e ele até ficou meu amigo depois... e assim ficaram as coisas. Se fosse um cão grande ou de uma raça considerada PP talvez fosse diferente... mas era o fofo do caniche x) às vezes a culpa é das crianças/pais/pessoas que passam outras é dos donos irresponsáveis.
Quanto a propriedades cada um faz o que quer na sua!
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

sexta set 07, 2012 12:40 am

deve ter corrido bem este tópico, :lol: :lol:
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta set 07, 2012 9:30 am

kat149 Escreveu:Quando era pequena ia a andar de patins pela avenida e passa por mim um caniche, de trela ao lado dos donos e de repente salta e ataca-me a perna assim que passo por eles. De quem é a culpa? Não sei que eu passei e nem lhe liguei nenhuma... presumo que tenha reagido ao som dos patins ou algo do género. Será culpa dos donos que não educaram o cão para andar na rua em contacto com as várias coisas que lá se passam? Terá sido uma situação pontual? Não sei, não culpo o cão provavelmente foi um instinto. Não foi grave e ele até ficou meu amigo depois... e assim ficaram as coisas. Se fosse um cão grande ou de uma raça considerada PP talvez fosse diferente... mas era o fofo do caniche x) às vezes a culpa é das crianças/pais/pessoas que passam outras é dos donos irresponsáveis.
Acho que neste tipo de situações depende de como cada lado fez as coisas. Por exemplo, eu como dona de um cão de 28kg, quando passo por lado das pessoas, tento sempre afastar um pouco o meu cão das pessoas. Ele é amigável e já não salta para as pessoas que passam ao lado, mas se alguém o chamar fica logo a querer festinhas. E depois, se passarmos ao lado de bicicletas ou carrinhos de bebés, tento afastar ainda mais, mesmo que ele não se assusta com eles (embora um ou outro passa de uma forma tão brusca que ele se assusta um pouco, até eu me assustei com um ou outro).
Por outro lado, admira-me às vezes certos carrinhos de bebés não se afastarem nem um pouco mesmo quando estou encostada à parede! Eu se fosse mãe teria receio, pois nunca se sabe se um cão ataca ou não. Parece que certas pessoas com carrinhas de bebé pensam que são os maiores, quer estejam um hipermercado, quer estejam na rua lol (também já vi uns a espetarem os carrinhos à toa como se tivessem prioridade de passar por cima das pessoas lol).
Mas enfim, acho que se eu passar por lado de cães grandes tinha maior receio e afastava ainda mais, pois já vi alguns a atacarem pessoas que passam ao lado mesmo que estejam atrelados.

Acho que no seu caso, é melhor evitar passar muito perto dos cães de patins, pois eles podem assustar-se, e os donos precisam de ter mais atenção e não folgar demasiado a trela de forma que o cão possa apanhar alguém tão facilmente (talvez por ser pequeno preocupam-se menos?).
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta set 07, 2012 10:32 am

sheep23 Escreveu:
kat149 Escreveu:Quando era pequena ia a andar de patins pela avenida e passa por mim um caniche, de trela ao lado dos donos e de repente salta e ataca-me a perna assim que passo por eles. De quem é a culpa? Não sei que eu passei e nem lhe liguei nenhuma... presumo que tenha reagido ao som dos patins ou algo do género. Será culpa dos donos que não educaram o cão para andar na rua em contacto com as várias coisas que lá se passam? Terá sido uma situação pontual? Não sei, não culpo o cão provavelmente foi um instinto. Não foi grave e ele até ficou meu amigo depois... e assim ficaram as coisas. Se fosse um cão grande ou de uma raça considerada PP talvez fosse diferente... mas era o fofo do caniche x) às vezes a culpa é das crianças/pais/pessoas que passam outras é dos donos irresponsáveis.
Acho que neste tipo de situações depende de como cada lado fez as coisas. Por exemplo, eu como dona de um cão de 28kg, quando passo por lado das pessoas, tento sempre afastar um pouco o meu cão das pessoas. Ele é amigável e já não salta para as pessoas que passam ao lado, mas se alguém o chamar fica logo a querer festinhas. E depois, se passarmos ao lado de bicicletas ou carrinhos de bebés, tento afastar ainda mais, mesmo que ele não se assusta com eles (embora um ou outro passa de uma forma tão brusca que ele se assusta um pouco, até eu me assustei com um ou outro).
Por outro lado, admira-me às vezes certos carrinhos de bebés não se afastarem nem um pouco mesmo quando estou encostada à parede! Eu se fosse mãe teria receio, pois nunca se sabe se um cão ataca ou não. Parece que certas pessoas com carrinhas de bebé pensam que são os maiores, quer estejam um hipermercado, quer estejam na rua lol (também já vi uns a espetarem os carrinhos à toa como se tivessem prioridade de passar por cima das pessoas lol).
Mas enfim, acho que se eu passar por lado de cães grandes tinha maior receio e afastava ainda mais, pois já vi alguns a atacarem pessoas que passam ao lado mesmo que estejam atrelados.

Acho que no seu caso, é melhor evitar passar muito perto dos cães de patins, pois eles podem assustar-se, e os donos precisam de ter mais atenção e não folgar demasiado a trela de forma que o cão possa apanhar alguém tão facilmente (talvez por ser pequeno preocupam-se menos?).

Claro há pessoas e pessoas! Tal como há donos e donos. Desde sempre que convivo com animais e os meus pais me ensinaram as regras de convivência com eles, quer cães, gatos, pássaros... Já não era propriamente uma "bebe" tinha os meus 12 anos. Sei que há cães que reagem mal a patins, bicicletas e coisas do género e o mínimo que se pode fazer é não passar assim colado a eles, com uma rua tão grande não custa nada desviar. Mas neste caso sim acho que os donos podiam ter dado menos trela nesses 5 segundos que passava por ali. Tinha o passeio onde eles iam e as duas faixas da ciclovia onde eu ia. Acho que deve haver respeito e cuidado mutuo. Não sei se por ser pequeno que os donos se descuidaram, não sei se nunca tinha acontecido... Mas pelo menos espero que tenha servido de lição e que tenham passado a passear com o cão em locais públicos com muita gente com a trela um pouquinho mais curta. Se fosse outra pessoa e se fosse com mais gravidade quem sofria as consequências era o cão!
Mas é como eu digo há casos e casos! E se sei que muitas vezes há gente que provoca, gente que não respeita, que não sabe regras básicas de respeito e convivência com um cão, também há donos que por vezes se esquecem das suas obrigações como donos!
Ainda ontem sai com a minha Kaya de 3 meses e portanto ao colo. É bebe os danos não seriam graves mas aparece uma senhora "ai que cão tão giro" e põe-lhe a mão a uma velocidade que a bichinha até se assustou e nem eu estava à espera! Sinceramente não acho isto normal! Há gente que realmente não pensa! Mas melhor que seja nesta fase assim prepara-se para o futuro, que casos destes não hão-de faltar pela vida fora e quanto mais habituada estiver e menos ligar melhor!
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

sexta set 07, 2012 12:16 pm

eu tenho uma ideia, é forrar o chão e o cão com aquele «bubble-wrap» que existe, assim ele não faz barulho nem a correr. E depois ensiná-lo a ladrar baixinho mas só quando passarem vizinhos mais sensíveis :lol:
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado set 08, 2012 10:26 am

Há dois dias aconteceu uma situação curiosa (e extremamente irritante).
Ia a passar num passeio com o meu caniche fofo e vem uma mulher com um criança em cada mão. Como estava calor o meu cão ia de boca aberta a arfar.
Ora, ao cruzar com o meu cão, uma das criancinhas decide esticar a mão em direcção ao focinho do cão. Penso que terá metido literalmente a mão na boca do cão (porque ele estava com ela toda aberta).
O cão não reagiu (eu estava atenta à reacção dele antes de cruzar e durante para ter a certeza que ele estava calmo), só olhou na direcção da criança e continuou a arfar de calor.
Contudo a mulher parou, olhou para a criança (que recolheu a mão assim que tocou na boca) e depois olha para mim feito parva e segue caminho a dizer à criancinha que o cão devia andar com açaime.

Não fui para menos, virei-me e disse "açaime porquê? Porque a sua filha não foi devidamente educada e tentou tocar no meu cão sem pedir autorização?! Era o que faltava!"
Daí a Sra. fez questão de salientar que a criança só tinha 3 anos e que o cão podia a ter mordido. Respondi logo que a responsabilidade é de quem educa as crianças e não da criança além de que o cão não reagiu nem fez nada.
Basicamente a Sra só sabia dizer "E se tivesse mordido?! Esse cão é perigoso!". E aí passei-me e respondi "Perigosa é a sua maneira de pensar! O animal não fez nada e quem foi importunado foi ele!" E a coisa acabou mais ou menos por aí (a Sra ainda continuou a mandar vir e eu mandei-a dar uma volta ao bilhar grande e que ela era uma besta, pronto não foi bonito mas não há pachorra).

Estão a perceber o que passa na cabeça desta gente?
Andam na rua com crianças sem prestar grande atenção e depois as crianças fazem coisas a outros (sem consequências) e começam logo a atirar culpas aos outros porque podiam ter havido consequências e certamente a culpa seria nossa :roll:

Isto nem à chapada aprendiam...
bichezas
Membro
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am

sábado set 08, 2012 12:37 pm

lsgl eu não tenho qualquer remorso e numa situação dessas também seria chapada para cima. Já o disse mas reforço. O cão é meu, não é um artigo de exposição. Ninguém tem o direito de tocar nele sem minha autorização. Fizeram isso à minha Maria (Serra da Estrela), estando ela presa a guardar uma propriedade. Resultado: quem o fez foi para casa lavar as cuecas e se quiseram uma camisa nova, compraram-na. Graças a Deus, os meus argumentos foram suficientes e não houve policia envolvida, apenas dei conhecimento da situação ao veterinário. Explico: se houvesse uma queixa, poderia ser obrigada a deixar a Maria em "prisão domiciliária", com a "supervisão"(não me recordo do termo certo) do veterinário, se este considerasse não haver perigo e injustificável a "prisão" no canil municipal.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado set 08, 2012 1:33 pm

lsgl Escreveu:Há dois dias aconteceu uma situação curiosa (e extremamente irritante).
Ia a passar num passeio com o meu caniche fofo e vem uma mulher com um criança em cada mão. Como estava calor o meu cão ia de boca aberta a arfar.
Ora, ao cruzar com o meu cão, uma das criancinhas decide esticar a mão em direcção ao focinho do cão. Penso que terá metido literalmente a mão na boca do cão (porque ele estava com ela toda aberta).
O cão não reagiu (eu estava atenta à reacção dele antes de cruzar e durante para ter a certeza que ele estava calmo), só olhou na direcção da criança e continuou a arfar de calor.
Contudo a mulher parou, olhou para a criança (que recolheu a mão assim que tocou na boca) e depois olha para mim feito parva e segue caminho a dizer à criancinha que o cão devia andar com açaime.

Não fui para menos, virei-me e disse "açaime porquê? Porque a sua filha não foi devidamente educada e tentou tocar no meu cão sem pedir autorização?! Era o que faltava!"
Daí a Sra. fez questão de salientar que a criança só tinha 3 anos e que o cão podia a ter mordido. Respondi logo que a responsabilidade é de quem educa as crianças e não da criança além de que o cão não reagiu nem fez nada.
Basicamente a Sra só sabia dizer "E se tivesse mordido?! Esse cão é perigoso!". E aí passei-me e respondi "Perigosa é a sua maneira de pensar! O animal não fez nada e quem foi importunado foi ele!" E a coisa acabou mais ou menos por aí (a Sra ainda continuou a mandar vir e eu mandei-a dar uma volta ao bilhar grande e que ela era uma besta, pronto não foi bonito mas não há pachorra).

Estão a perceber o que passa na cabeça desta gente?
Andam na rua com crianças sem prestar grande atenção e depois as crianças fazem coisas a outros (sem consequências) e começam logo a atirar culpas aos outros porque podiam ter havido consequências e certamente a culpa seria nossa :roll:

Isto nem à chapada aprendiam...
Se aos 3 anos ainda não dá para educar, que pelo menos saiba afastar a criança do cão ap passar por um. Agora e se fosse um cão grande e aggressivo? E se fosse um rafeiro?
Ou talvez quando vai a uma loja com a criança e esta deruba tudo, vai culpar os objectos da loja... Acho que hoje em dia é mesmo assim, as crianças fazem coisas que não devem e os pais em vez de os educarem ou terem mais cuidado, culpam os outros.

Ainda uns dias atrás levei com um pontapé de uma criança com os seu 5 anos +-... a mãe só lhe disse para parar, e nem desculpa me pediram. Ainda olhei 2 vezespara a mãe, mas enfim...
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sábado set 08, 2012 6:30 pm

Isto é mais ou menos como a malta que vai caçar para Àfrica e que é comida por um leão... metem-se no habitat do bicho, sofrem as consequências. Metem as mão por entre o gradeamento da minha casa, serão provavelmente mordidos. A culpa é minha? Porque haveria de ser? É o território deles. Sou culpada da estupidez dos outros?!
Responder

Voltar para “Cães”