Identificação de raça - Shiba inu? - Actualização: Teste DNA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo ago 26, 2012 10:43 pm

A única coisa que ela tem de shiba inu é a cor do pêlo, dai eu dizer que possivelmente podia ser cruzada de shiba, visto que não conheço muitos cães tipo spitz em que esta cor seja autorizada pelos estalões das raças.

Não esteja a remoer na cabeça que raça a canita possivelmente será. Você diz que já a tem à 6 anos, por isso já a deve conhecer como a palma da sua mão. Não precisa de nenhum estalão de raça alguma para dizer o comportamento da sua canita. Divirta-se com ela, pode orgulhar-se e ter feito uma boa acção ao ter adoptado a miúda que foi deixada á sua porta e de ela se ter transformado numa rafeirinha linda de fazer inveja a muitos que se dizem 100% puros :)
Última edição por Katy500 em domingo ago 26, 2012 10:45 pm, editado 1 vez no total.
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

domingo ago 26, 2012 10:44 pm

Er... não estou ainda a perceber porque é que o assunto provoca irritação.

Para mim, por um lado é uma curiosidade e como disse, prefiro acreditar que não será de nenhuma raça definida.

No entanto, se o for, posso investigar mais sobre a raça e tentar compreendê-la melhor à luz disso.

E não, ainda não estou convencido. Se isso irritar alguém, talvez seja boa solução procurar visitar tópicos de mais agradável leitura. Palavra que não percebi porque é que o assunto é motivo de irritação para quem quer que seja.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 26, 2012 10:49 pm

Ardeus Escreveu:Er... não estou ainda a perceber porque é que o assunto provoca irritação.

Para mim, por um lado é uma curiosidade e como disse, prefiro acreditar que não será de nenhuma raça definida.

No entanto, se o for, posso investigar mais sobre a raça e tentar compreendê-la melhor à luz disso.

E não, ainda não estou convencido. Se isso o irritar, talvez seja boa solução procurar visitar tópicos de mais agradável leitura. Palavra que não percebi porque é que o assunto é motivo de irritação para quem quer que seja.
Olhe, tenha lá calma que não irritou ninguém e não tem de ser desagradável.

Só acho que deve ser frustrante para quem está a responder pois as suas respostas parecem mesmo ignorar tudo o que têm estado a tentar transmitir-lhe. É que repare que as suas respostas não fazem sequer referência aos posts de quem o está a tentar ajudar, parece mesmo que passa por cima.

É a sensação que me dá mas posso estar errada e ninguém sentir assim.
Pessoalmente, eu só acho piada... não me vou irritar com estas coisinhas ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 26, 2012 10:50 pm

Senhor, olhe para as proporções do cão do vídeo e compare com a sua... o shiba é um cão pequeno, não tem mais que 40 cm altura.
E a sua não tem uragiro, as marcas brancas específicas da raça. A cauda nunca está pendente como nos huskies. O focinho e o formato da cabeça é muito diferente.

A sua cadela é srd com traços de cães tipo spitz. Não precisa de lhe inventar raça. Para sua informação existem apenas 2 criadores em Portugal, só foram registadas 4 crias o ano passado e não me parece que os andem a cruzar com rafeiros e a abandoná-los. Já os huskies ainda sofrem na pele o facto de terem sido a coqueluche há 10 anos atrás e ainda aparecem muitos cruzados nos canis e na rua.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ardeus
Membro

domingo ago 26, 2012 10:51 pm

Entretanto, estive a ver mais fotos com mais atenção e a cara é um pouco diferente e a cauda também.

Na dúvida, dou a dica ao veterinário sobre a tiróide. Neste anos a lutar contra alergias aprendi que temos que ser os principais veterinários dos nossos cães.
Ardeus
Membro

domingo ago 26, 2012 10:58 pm

Não tenho estado a responder directamente aos posts porque eles se têm seguido a maior velocidade do que lhes consigo responder, peço desculpa por isso. Entre andar à procura de imagens e informação na net, quando dou por mim, estou a responder a um post e já há mais 2 ou 3 antes de eu ter respondido.

Como disse, a principalmente utilidade de saber se um dos pais seria shiba inu era conseguir ajudar a identificar com mais pontaria problemas de saúde.

Em relação a não ficar convencido facilmente, eu sinto-me um pouco como o marido que chega a casa, vê a mulher com outro na cama e depois toda a gente diz "não, não é nada disso, ela nunca te iria fazer uma coisa dessas. Vais acreditar no que viste ou no que te dizemos?" :D
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 26, 2012 11:03 pm

Ardeus Escreveu:Não tenho estado a responder directamente aos posts porque eles se têm seguido a maior velocidade do que lhes consigo responder, peço desculpa por isso. Entre andar à procura de imagens e informação na net, quando dou por mim, estou a responder a um post e já há mais 2 ou 3 antes de eu ter respondido.

Como disse, a principalmente utilidade de saber se um dos pais seria shiba inu era conseguir ajudar a identificar com mais pontaria problemas de saúde.

Em relação a não ficar convencido facilmente, eu sinto-me um pouco como o marido que chega a casa, vê a mulher com outro na cama e depois toda a gente diz "não, não é nada disso, ela nunca te iria fazer uma coisa dessas. Vais acreditar no que viste ou no que te dizemos?" :D
Se desconfia que poderá ser um problema de tiróide ou se acha que é uma hipótese a tentar então discuta com o veterinário e peça análises especificas.

Desde que não sejam exames invasivos não vejo porque não pedir análises a X,Y,Z mesmo que seja excesso de zelo ou uma suspeita que não se verifique.

Boa sorte a encontrar a origem da alergia, não vai ser fácil mas espero que consiga.
Ardeus
Membro

domingo ago 26, 2012 11:18 pm

Em pessoas os exames à tiróide podem ser feitos por uma análise ao sangue, acho. Actualmente ela anda calmamente comigo 15 minutos e já começa a ficar para trás. Algo não está bem.

Em relação à alergia é mesmo muito complicado. Já fiz análises por duas vezes e das duas vieram resultados muito diferentes. Esse tipo de análises pode dar pistas, mas é só isso mesmo.

Depois tem que se testar. O problema é que os testes demoram muito tempo. É preciso para aí um mês para testar se retirar qualquer coisa à dieta melhora a situação. E mesmo assim é preciso ter muita sorte para chegar a alguma conclusão fiável.

Normalmente o que faço quando as coisas pioram é começar a cozinhar para ela, para limitar os ingredientes a coisas que tenho praticamente a certeza que ela tolera. Dou-me melhor assim do que com rações anti-alérgicas. Durante a pior crise que ela teve, dei-lhe ração anti-alérgica e não melhorava. Eles lá dizem que decompõem as proteinas, mas como partem de frango, borrego ou afins, fico de pé atrás.

Já há bastante tempo que me tenho cingido a rações baseadas em peixe e sem vestígios de ovos, ou galinha. E é preciso ter cuidado, porque algumas supostas rações de peixe têm alguma coisa de ovo ou galinha.

Mas com a comida, lá se vai testando e apalpando terreno, mas alergias ambientais é o caos.
Ardeus
Membro

domingo ago 26, 2012 11:32 pm

Já agora, descobri isto: http://www.amazon.co.uk/Determination-S ... 736&sr=8-2

Não fazia ideia que fazer análises de dna a um cão já era um produto comercial.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo ago 26, 2012 11:38 pm

Sem qualquer tipo de fiabilidade, note-se.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ardeus
Membro

domingo ago 26, 2012 11:43 pm

Sim, já estive a ver que há diversas empresas a fazer isto e a ler críticas.

Nesta, por exemplo: a maioria das pessoas acha que os resultados fazem sentido, mesmo quando não são nada do que estavam à espera.

http://www.amazon.co.uk/product-reviews ... Descending
raise
Membro Júnior
Registado: sexta nov 26, 2010 4:13 pm

quarta ago 29, 2012 1:31 am

De facto a sua cadela, (que é bonita, diga-se) não tem rigorosamente nada semelhante a um shiba inu.

É sim uma bela rafeira e não se engane a tentar convencer-se de outra coisa.
Ardeus
Membro

quarta ago 29, 2012 12:18 pm

Lá dizia a Mary Stuart, "reality is highly overrated", que é como quem diz, a realidade está muito sobrevalorizada :)

Se por acaso eu quisesse acreditar que ela era descendente da linhagem de Shiba inu's criada pela amante do imperador Jimmu em 655 AC e se isso me trouxesse alguma felicidade, concerteza não viria mal ao mundo por isso.

Mas vou fazer a análise de DNA. Há empresas que fazem esse tipo de análise e fornecem o relatório que inclui uma lista de problemas a que o animal estará mais sujeito devido às raças de que descende. Parece-me muito boa ideia do ponto de vista profilático.
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

quarta ago 29, 2012 12:51 pm

Ardeus Escreveu:Lá dizia a Mary Stuart, "reality is highly overrated", que é como quem diz, a realidade está muito sobrevalorizada :)

Se por acaso eu quisesse acreditar que ela era descendente da linhagem de Shiba inu's criada pela amante do imperador Jimmu em 655 AC e se isso me trouxesse alguma felicidade, concerteza não viria mal ao mundo por isso.

Mas vou fazer a análise de DNA. Há empresas que fazem esse tipo de análise e fornecem o relatório que inclui uma lista de problemas a que o animal estará mais sujeito devido às raças de que descende. Parece-me muito boa ideia do ponto de vista profilático.
Que obcessão :roll:
Ardeus
Membro

quarta ago 29, 2012 1:25 pm

Estive hoje no veterinário, falei-lhe no assunto e ele achou boa ideia, uma vez que fornece informação útil, principalmente no que respeita a diagnósticos.

Já contactei a empresa e eles dizem que as amostras de sailva aguentam à vontade 3 meses no correio, pelo que fazem este tipo de análises para todo o mundo.

Se alguém estiver interessado em ter o contacto, pode-me contactar por mp.
Responder

Voltar para “Cães”