Alterações de comportamento....
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: segunda ago 27, 2012 6:46 pm
Boa noite,
Tenho uma cadela Pequinês à 6 anos. À 3 anos atrás divorciei-me e vi-me obrigada a pedir a uns familiares para tomarem conta dela. Ela estava habituada a fazer as suas necessidades num resguardo e raramente se descuidava. Quando me "separei" dela, queixaram-se que ela assim que apanhava uma divisão aberta com tapete, lá fazia. Felizmente, agora já tenho condições para a receber, mas ela continua a fazer nos tapetes. Ela sabe que está errado pois, assim que a chamo para lhe ralhar, ela baixa a cabeça e põe as orelhas para trás... Se estiver com ela, vai ao sitio onde é suposto fazer! O que devo fazer??? Não se trata de um treino de cachorro... Ainda por cima tem um temperamento terrível, sempre que é contrariada rosna e parece que não aceita a sua cauda porque há momentos, que quando estou a brincar com ela ou a acariciá-la, vira a cabeça e rosna para a cauda... Meu deus... será que a bichinha está com uma depressão???
Tenho uma cadela Pequinês à 6 anos. À 3 anos atrás divorciei-me e vi-me obrigada a pedir a uns familiares para tomarem conta dela. Ela estava habituada a fazer as suas necessidades num resguardo e raramente se descuidava. Quando me "separei" dela, queixaram-se que ela assim que apanhava uma divisão aberta com tapete, lá fazia. Felizmente, agora já tenho condições para a receber, mas ela continua a fazer nos tapetes. Ela sabe que está errado pois, assim que a chamo para lhe ralhar, ela baixa a cabeça e põe as orelhas para trás... Se estiver com ela, vai ao sitio onde é suposto fazer! O que devo fazer??? Não se trata de um treino de cachorro... Ainda por cima tem um temperamento terrível, sempre que é contrariada rosna e parece que não aceita a sua cauda porque há momentos, que quando estou a brincar com ela ou a acariciá-la, vira a cabeça e rosna para a cauda... Meu deus... será que a bichinha está com uma depressão???
Olá, sugiro que descarte qualquer problema neurológico.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
<p>Dubitando, ad veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos à verdade...às vezes! By: Flávio Josefo</p>
<p>A praça pública está cheia de moscas!</p>
<p>"O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>“A fórmula da minha felicidade: um sim, um não, uma linha reta, um objetivo.” (Friedrich Nietzsche)</p>
E passeá-la, não?mariabeirao Escreveu:Boa noite,
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
Ela sempre reagiu assim. Parece que descarrega a frustração ou nervosismo na cauda...
Quanto ao passeio, a pessoa que tomou conta dela desistiu de a levar a passear pois ela dava dois passos e voltava para casa. Além do mais apanhava sempre carraças porque na rua existem pequenos jardins onde existem muito gatos e muito cães vão la passear.
Agora tem um terraço de cerca de 20 m2, com vasos, flores, brinquedos. E a casa, claro, onde tem explorado bem todos os tapetes que encontra. Consideram importante levá-la à rua? Acham que irá alterar o seu comportamento?
Quanto ao passeio, a pessoa que tomou conta dela desistiu de a levar a passear pois ela dava dois passos e voltava para casa. Além do mais apanhava sempre carraças porque na rua existem pequenos jardins onde existem muito gatos e muito cães vão la passear.
Agora tem um terraço de cerca de 20 m2, com vasos, flores, brinquedos. E a casa, claro, onde tem explorado bem todos os tapetes que encontra. Consideram importante levá-la à rua? Acham que irá alterar o seu comportamento?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Experimente proporcionar-lhe exercício físico e convívio com outros cães. Acho mais que essencial nesta situação. E quanto a carraças... advantix (pipeta) ou scalibor (coleira) resolvem essa situação.
-
Muito obrigada pela ajuda. Vou seguir as vossas sugestões!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olá.
Quanto aos resguardos e tapetes... sim o inconveniente é porque são parecidos. Neste aspecto recomendo que lhe faça a transicção para um sanitário com grelha por cima. Não sei dizer se vai eliminar por completo o comportamento, mas a textura do sítio onde faz altera-se ...
Quanto aos resguardos e tapetes... sim o inconveniente é porque são parecidos. Neste aspecto recomendo que lhe faça a transicção para um sanitário com grelha por cima. Não sei dizer se vai eliminar por completo o comportamento, mas a textura do sítio onde faz altera-se ...
Se levar à rua o tempo suficiente e vezes suficientes por dia pode nem precisar de ter sítio para fazer em casa! Se bem que como ela está habituada a fazer dentro de casa... pode ser difícil agora convencê-la que o chichi pode ser feito na rua... se ela nunca saiu de casa na vida ela poderá apresentar medo de sair à rua, por não saber o que é, por haver ruídos e por haver cheiros diferentes. Com paciência ela irá lá... quanto a fazer chichis na rua eu aconselhava (se ela não começar por ela própria a fazer) a colocar um resguardo na rua e ir pondo resguardos progressivamente mais pequenos até ela se habituar que pode fazer as necessidades na rua... (mas isto se ela se recusar a fazer na rua)
Quanto aos tapetes e resguardo.. realmente são texturas muito parecidas... pode ser só mesmo isso. Experimente tirar (se possível) os tapetes (e caso tenha zonas de casa que são são tipo carpete/tapete, vedar-lhe o acesso a esse local)
Quanto aos tapetes e resguardo.. realmente são texturas muito parecidas... pode ser só mesmo isso. Experimente tirar (se possível) os tapetes (e caso tenha zonas de casa que são são tipo carpete/tapete, vedar-lhe o acesso a esse local)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Este comportamento é normal devido ao método que está a utilizar. Ao repreender a cadela por ela fazer nos tapetes não a está a ensinar o sítio correcto para fazer, apenas lhe está a dizer que ela não pode fazer no tapete quando você está a ver. Daí, quando ninguém está a ver faz no tapete e nada lhe acontece.mariabeirao Escreveu:Ela sabe que está errado pois, assim que a chamo para lhe ralhar, ela baixa a cabeça e põe as orelhas para trás... Se estiver com ela, vai ao sitio onde é suposto fazer! O que devo fazer??? Não se trata de um treino de cachorro...
O reforço positivo será o melhor a fazer neste momento, ou seja, elogiar e premiar quando ela faz no sítio correcto, se a apanhar em flagrante no sítio errado tem de manter a calma, dizer um não firme e colocá-la no local onde ela deve fazer. Se encontrar um xixi no tapete deverá ignorar, pois se a repreende quando ela já fez ela apenas adopta essa posição (orelhas para baixo, etc.) por causa do seu tom de voz, nunca conseguirá associar ao xixi que fez minutos ou horas antes (apesar de muitas pessoas pensarem que sim).
Isto é um comportamento inaceitável, no meu ponto de vista. Os passeios poderão aliviar o stress acumulado e melhorar todos estes aspectos, mas também me parece que deverá investir um pouco mais na educação dela.mariabeirao Escreveu:Ainda por cima tem um temperamento terrível, sempre que é contrariada rosna
A questão de se virar à cauda pode, também, estar associado ao stress ou a um problema de saúde. Se não melhorar com os passeios/exercício, fale com o seu veterinário.mariabeirao Escreveu:e parece que não aceita a sua cauda porque há momentos, que quando estou a brincar com ela ou a acariciá-la, vira a cabeça e rosna para a cauda... Meu deus... será que a bichinha está com uma depressão???
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Quanto às necessidades, retire os tapetes pois a cadela não os distingue dos resguardos.
Se a vir fazer fora do sítio que escolheu, ralhe e leve-a ao sítio certo. Caso não a repreenda no momento, não o faça pois ela não sabe associar o porquê de estar a ralhar.
Quando ela for ao sítio certo, faça o reforço positivo, dando um biscoito ou elogiando.
Se diz que tem um temperamento terrível e quando contrariada rosna, claramente está a faltar educação. A cadela tem que saber quem manda e não deve permitir que lhe rosne nunca.
O facto de ela rosnar ao rabo, também explica que lhe rosne a si. A cadela poderá estar a desenvolver alguma compulsão, fruto de stress, ansiedade ou frustração.
Deve sobretudo começar com longos passeios, porque se ela gastar as energias como é suposto, começará a ter uma mente mais equilibrada.
Ao mesmo tempo, imponha regras em casa, seja assertiva e coerente com os comandos que lhe dá.
Boa sorte
Se a vir fazer fora do sítio que escolheu, ralhe e leve-a ao sítio certo. Caso não a repreenda no momento, não o faça pois ela não sabe associar o porquê de estar a ralhar.
Quando ela for ao sítio certo, faça o reforço positivo, dando um biscoito ou elogiando.
Se diz que tem um temperamento terrível e quando contrariada rosna, claramente está a faltar educação. A cadela tem que saber quem manda e não deve permitir que lhe rosne nunca.
O facto de ela rosnar ao rabo, também explica que lhe rosne a si. A cadela poderá estar a desenvolver alguma compulsão, fruto de stress, ansiedade ou frustração.
Deve sobretudo começar com longos passeios, porque se ela gastar as energias como é suposto, começará a ter uma mente mais equilibrada.
Ao mesmo tempo, imponha regras em casa, seja assertiva e coerente com os comandos que lhe dá.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
O passeio não significa só exercício físico, proporciona também estímulo mental. O cão detecta vários cheiros, vê o que está à volta, ouve o barulho que está à volta... É uma actividade diária muito importante.
<strong> </strong><a href="http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... csep12.jpg" target="_blank">http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... p12.jpg</a> <a href="http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... ver-force/" target="_blank">http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... -force/</a>
-
- Membro
- Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi
Os outros foristas já falaram praticamente tudo. Só acrescento que quando for a passear a cadela a levar com uma trela curta que é para ela caminhar ao seu lado e não à sua frente. É que se a sua cadela lhe rosna é porque claramente ela considera que ela é que manda, e assim é uma maneira de ela começar a perceber que afinal quem manda é a dona.
<p class="fr0">O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder. <strong>Buda</strong></p>