As maravilhas da cozinha soviética :)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo ago 26, 2012 7:08 pm

Katy500
Membro Veterano
Mensagens: 578
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Localização: Muitos e bons! :D

domingo ago 26, 2012 7:46 pm

E eu que sempre ouvi dizer que a cozinha de Inglaterra é má e mal temperada :o
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 26, 2012 8:24 pm

Cruzes credo! Mesmo :o
Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo ago 26, 2012 8:40 pm

:o

Livra (do que nos safámos...) :roll:
AQuartelmar
Membro Veterano
Mensagens: 951
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo ago 26, 2012 9:09 pm

Fiquei estupefacto.. da parte de eles nem saberem o que eram bananas já tinha ouvido por parte de colegas meus que foram estudar para a russia nos anos 80..agora isto é ainda pior do que eu pensava..enfim o grande império dos sovietes
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta ago 29, 2012 2:14 pm

Amigos meus professores que iam á antiga RDA ficavam doentes com a qualidade e variedade da comida....
Bananas e laranjas??? Isso era inimaginável. Salada, verduras frecas, legumes variados era mentira....muita batata, nabo,beterraba.
Água engarrafada um luxo. A da torneira, uma porcaria.

Mas toda a gente sabia que as cúpulas do partido tratavam-se muito bem. Não eram anda parvos, o povinho que se lixasse
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 29, 2012 4:05 pm

não concordo com a pate das "As nojentas sopas de leite com aletria.". adoro sopas de leite com aletria! :P

Um amigo meu, húngaro, contava que, durante o tempo do comunismo, havia pouca variedade, as pessoas sujeitavam-se ao que existia, mas havia para todos. Hoje, há de tudo como no "ocidente capitalista e democrático", mas grande parte da população não pode usufruir de tanta variedade... só quem tem dinheiro.
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta ago 29, 2012 4:23 pm

Pouca variedade para todos. Mas alguns tinham do fino e do bom.
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 29, 2012 7:06 pm

e, infelizmente, é assim que continua, e não só nos países ex-comunistas...
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 29, 2012 8:08 pm

O que o opinoso, ingrato e má língua do Milhazes devia contar é que lá na satalovaia da Faculdade em que tirou o seu cursozeco de História aparecia caviar, imagine-se! Eu detesto caviar, embora goste de ovas de peixe, mas os estudantinhos que se penduravam na minha casa de Moscovo regalavam-se.

O peixe era mau? Não sei como, quando o comprava e cozinhava ficava com a casa a cheirar a mar. De facto, as diebuskas que nos atendiam nas lojas não tinham qualquer técnica a separar os blocos de peixe congelado, chegavam ali com a machadinha e vai disto, cortavam a direito e saía o que saía. Apareciam com frequência lulas, sim, e outros peixes que desconhecemos de todo por cá. Mas as maiores sardinhas que alguma vez comprei, foi lá. E que boas eram! Pescadas por barcos soviéticos no Mar do Norte.

Os pacotes triangulares do leite furavam os sacos e arranhavam-nas as pernas? Que drama alimentar, de facto! Estava-se no princípio das embalagens Tetrapack, cá também eram assim dois ou três anos antes. Os produtos lácteos eram em grande número e de grande qualidade, como foi falado entre mim e a Teffie, no primeiro tópico do kefir.

Nunca encontrou bananas à venda? Eu encontrei, algumas vezes, vindas de Cuba. Os pilménhis eram maus e tinham de ser separados à martelada? Pudera, estavam congelados e colados pelo gelo. Bastava metê-los em água a ferver que eles logo descolavam.

Nas lojas do Estado não havia hortaliças nem legumes frescos durante o Inverno, de facto. Mas se fosse ao Rinok, o mercado em que os camponeses vendiam os produtos das suas hortas privadas, de certeza que arranjaria alguma coisa. Também encontraria carne, aves e fruta. E peixe de rio.

Os frangos tinham realmente mau aspecto, pois não lhes retiravam as patas e a cabeça e muitas vezes até vinham com as tripas. E todos se precipitavam a comprar os frangos importados da Bélgica, de França e da Alemanha. Os piores eram os da Bélgica, autênticos pedaços de algo artificial, sem sabor e mole em formato de frango. Mas a partir do dia em que comprei um frango "soviético" numa barraquinha junto ao metro, nunca mais quis outros. Frangos a sério, senhores, tenros, saborosos, mais saborosos do que os melhores frangos do campo dos nossos belos e bem abastecidos supermercados maravilhosamente capitalistas. :lol: :lol: :lol:

Claro que aquele país tinha sérios problemas de abastecimento, um sistema que propiciava a corrupção. Claro que que as cidades estavam classificadas como de primeira e não de primeira, sistema baseado e originado pelas mazelas da guerra que depois se perpetuou por desmazelo e deixa-andar. Moscovo, e outras grandes cidades em que se concentravam as indústrias mais importantes, era uma cidade com primazia neste aspecto. Beneficiada, em suma. Mas trata-se de uma cidade no meio de um país, sem mar, e que está sete meses por ano debaixo de neve e gelo. Uma cidade que tem (tinha naquela época) de população fixa mais gente do que Portugal inteiro e recebia um milhão de visitantes internos por dia.

Enfim, agora é fácil falar e ficar à espera que ninguém se lembre já do que lá viveu. E para que fique esclarecido: não, nunca tive acesso às lojas das elites, fiz exactamente a mesma vida que qualquer comum cidadão, estrangeiro ou não.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quarta ago 29, 2012 9:01 pm

Floripes3 Escreveu:O que o opinoso, ingrato e má língua do Milhazes devia contar é que lá na satalovaia da Faculdade em que tirou o seu cursozeco de História aparecia caviar, imagine-se! Eu detesto caviar, embora goste de ovas de peixe, mas os estudantinhos que se penduravam na minha casa de Moscovo regalavam-se.

O peixe era mau? Não sei como, quando o comprava e cozinhava ficava com a casa a cheirar a mar. De facto, as diebuskas que nos atendiam nas lojas não tinham qualquer técnica a separar os blocos de peixe congelado, chegavam ali com a machadinha e vai disto, cortavam a direito e saía o que saía. Apareciam com frequência lulas, sim, e outros peixes que desconhecemos de todo por cá. Mas as maiores sardinhas que alguma vez comprei, foi lá. E que boas eram! Pescadas por barcos soviéticos no Mar do Norte.

Os pacotes triangulares do leite furavam os sacos e arranhavam-nas as pernas? Que drama alimentar, de facto! Estava-se no princípio das embalagens Tetrapack, cá também eram assim dois ou três anos antes. Os produtos lácteos eram em grande número e de grande qualidade, como foi falado entre mim e a Teffie, no primeiro tópico do kefir.

Nunca encontrou bananas à venda? Eu encontrei, algumas vezes, vindas de Cuba. Os pilménhis eram maus e tinham de ser separados à martelada? Pudera, estavam congelados e colados pelo gelo. Bastava metê-los em água a ferver que eles logo descolavam.

Nas lojas do Estado não havia hortaliças nem legumes frescos durante o Inverno, de facto. Mas se fosse ao Rinok, o mercado em que os camponeses vendiam os produtos das suas hortas privadas, de certeza que arranjaria alguma coisa. Também encontraria carne, aves e fruta. E peixe de rio.

Os frangos tinham realmente mau aspecto, pois não lhes retiravam as patas e a cabeça e muitas vezes até vinham com as tripas. E todos se precipitavam a comprar os frangos importados da Bélgica, de França e da Alemanha. Os piores eram os da Bélgica, autênticos pedaços de algo artificial, sem sabor e mole em formato de frango. Mas a partir do dia em que comprei um frango "soviético" numa barraquinha junto ao metro, nunca mais quis outros. Frangos a sério, senhores, tenros, saborosos, mais saborosos do que os melhores frangos do campo dos nossos belos e bem abastecidos supermercados maravilhosamente capitalistas. :lol: :lol: :lol:

Claro que aquele país tinha sérios problemas de abastecimento, um sistema que propiciava a corrupção. Claro que que as cidades estavam classificadas como de primeira e não de primeira, sistema baseado e originado pelas mazelas da guerra que depois se perpetuou por desmazelo e deixa-andar. Moscovo, e outras grandes cidades em que se concentravam as indústrias mais importantes, era uma cidade com primazia neste aspecto. Beneficiada, em suma. Mas trata-se de uma cidade no meio de um país, sem mar, e que está sete meses por ano debaixo de neve e gelo. Uma cidade que tem (tinha naquela época) de população fixa mais gente do que Portugal inteiro e recebia um milhão de visitantes internos por dia.

Enfim, agora é fácil falar e ficar à espera que ninguém se lembre já do que lá viveu. E para que fique esclarecido: não, nunca tive acesso às lojas das elites, fiz exactamente a mesma vida que qualquer comum cidadão, estrangeiro ou não.
Muito bem Floripes3 :D
Hoje as pessoas gostam muito de falar mal, mas os meus pais viveram la naquela altura, e o meu pai ainda hoje ao comer as porcarias que se vendem hoje nos supermercados (com tanta variedade) lembra-se dos bons produtos alimentares (especialmente produtos lactios), naturais que comia qnd era criança, a uniao sovietica tinha muitos problemas mas a comida era muito boa.
Nao havia tanta variedade, porque o país era "fechado" ao exterior, mas digo-vos que os produtos eram naturais e nao entrava tanta porcaria como hoje, fast-food, conservantes e aditivos artificias ninguem sabia o que isso era xD.
E o que nao havia nas lojas comprava-se no rinok (o meu pai comprava-la fruta, legumes, carnes, etc.)...ele recorda-se muito bem das româs vermelhas como sangue, soculentas e enormes que comia, do leite, tvorog, kifir, smetana, pelimeni, manteiga e mortadela que desapareceu depois da "queda" da uniao sovietica...os gelados, bolos, vatrushki, bubliki, etc...podia ficar aqui meio ano a enumerar as coisas boas que se comiam na minha terra.
A variedade de cogumelos e frutos de bosque entao...omnomnom, compravam-se em baldes de 5L, porque eram muito baratos, aqui soencontro embalagens de 200g de framboesas a 3€ :?
Os meus avos apanhavam tantos cogumelos e frutos silvestres na floresta que davam para o ano inteiro, comiam-se frescos, eram secos, metidos em conserva, congelados...faziam-se compotas, doces, sopas,etc

A variedade era pouca, so havia uma marca de pelimeni, leite, etc, mas era tudo controlado pelo GOST, hoje em dia a russia esta "livre", no entanto é mais facil falsificar produtos, a qualidade desceu, no geral, e os preços aumentaram.
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 29, 2012 10:20 pm

Essa chamada mortadela, que era bem diferente da mortadela que cá consumimos e que é de estilo italiano, era muito boa, sim. Havia tanta fartura dela que cheguei a aborrecê-la. E as salsichas? Aquelas que se descascavam do celofane que as envolvia e que eu via as mães, paradas a um canto, a dar aos filhos pequenos que as tinham acompanhado às compras. Porque fazer compras naquela cidade gigantesca era mesmo uma tarefa e tanto, cansativa...

O autor do blogue faria melhor se contivesse as suas críticas ingratas. Foi para lá, fugindo ao destino de meia-tigela que cá o esperava, foi alojado, recebeu uma bolsa de estudos que era "só" o quádruplo da que recebiam os estudantes do país: 80 rublos os estrangeiros, 20 os da União. Dava para comer, dentro e fora das stalovaias. E depois de terminar o curso ficou por lá, deve ter sido mesmo por a comida ser tão má... :roll:

Resta acrescentar que a Rússia não tem uma culinária tradicional: antes do chamado poder soviético, os servos da gleba morriam de fome e os aristocratas e os ricos contratavam cozinheiros franceses. A camada remediada das cidades, a burguesia, imitava-os e ia comendo conforme as modas. E depois havia também a culinária judia, que todos adaptaram.

Ah, que saudades tenho de um borsch...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quarta ago 29, 2012 10:41 pm

Floripes3 Escreveu:Essa chamada mortadela, que era bem diferente da mortadela que cá consumimos e que é de estilo italiano, era muito boa, sim. Havia tanta fartura dela que cheguei a aborrecê-la. E as salsichas? Aquelas que se descascavam do celofane que as envolvia e que eu via as mães, paradas a um canto, a dar aos filhos pequenos que as tinham acompanhado às compras. Porque fazer compras naquela cidade gigantesca era mesmo uma tarefa e tanto, cansativa...

O autor do blogue faria melhor se contivesse as suas críticas ingratas. Foi para lá, fugindo ao destino de meia-tigela que cá o esperava, foi alojado, recebeu uma bolsa de estudos que era "só" o quádruplo da que recebiam os estudantes do país: 80 rublos os estrangeiros, 20 os da União. Dava para comer, dentro e fora das stalovaias. E depois de terminar o curso ficou por lá, deve ter sido mesmo por a comida ser tão má... :roll:

Resta acrescentar que a Rússia não tem uma culinária tradicional: antes do chamado poder soviético, os servos da gleba morriam de fome e os aristocratas e os ricos contratavam cozinheiros franceses. A camada remediada das cidades, a burguesia, imitava-os e ia comendo conforme as modas. E depois havia também a culinária judia, que todos adaptaram.

Ah, que saudades tenho de um borsch...
mmmhhhh borsch.... e as salsichas eram mesmo muito boas, os meus pais ainda estao para encontrar aqui em portugal, umas salsichas possiveis de comer (as do intermache comem-se bem :wink: )

Nao sei em que tipo de stalovaia é que o autor do blog comia, mas a stalovaia da escola primaria onde eu andei tinha a melhor comida de sempre!!! No entanto nao posso dizer o mesmo sobre a minha escola actual, almondegas de "carne de gato" (como nós costumamos chamar) e massa/arroz a ocupar mais de meio prato...alimentaçao equilibrada sem duvida e muito boa! :roll: Os meus colegas costumam comer no bufete (sanduiches, lanches, chocolates) ou fora, porque as comidas da cantina nao presta...

A russia nao é perfeita, mas a europa tambem nao é um mar de rosas, e a alimentaçao nas cantinas de escolas, universidades, centros, etc. varia de uma para a outra, algumas sao más, outras sao boas, mas isso acontece em todo o lado pelo mundo fora.
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Charlie3
Membro Veterano
Mensagens: 427
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta ago 30, 2012 1:47 pm

Floripes3 Escreveu:O que o opinoso, ingrato e má língua do Milhazes devia contar é que lá na satalovaia da Faculdade em que tirou o seu cursozeco de História aparecia caviar, imagine-se! Eu detesto caviar, embora goste de ovas de peixe, mas os estudantinhos que se penduravam na minha casa de Moscovo regalavam-se.

O peixe era mau? Não sei como, quando o comprava e cozinhava ficava com a casa a cheirar a mar. De facto, as diebuskas que nos atendiam nas lojas não tinham qualquer técnica a separar os blocos de peixe congelado, chegavam ali com a machadinha e vai disto, cortavam a direito e saía o que saía. Apareciam com frequência lulas, sim, e outros peixes que desconhecemos de todo por cá. Mas as maiores sardinhas que alguma vez comprei, foi lá. E que boas eram! Pescadas por barcos soviéticos no Mar do Norte.

Os pacotes triangulares do leite furavam os sacos e arranhavam-nas as pernas? Que drama alimentar, de facto! Estava-se no princípio das embalagens Tetrapack, cá também eram assim dois ou três anos antes. Os produtos lácteos eram em grande número e de grande qualidade, como foi falado entre mim e a Teffie, no primeiro tópico do kefir.

Nunca encontrou bananas à venda? Eu encontrei, algumas vezes, vindas de Cuba. Os pilménhis eram maus e tinham de ser separados à martelada? Pudera, estavam congelados e colados pelo gelo. Bastava metê-los em água a ferver que eles logo descolavam.

Nas lojas do Estado não havia hortaliças nem legumes frescos durante o Inverno, de facto. Mas se fosse ao Rinok, o mercado em que os camponeses vendiam os produtos das suas hortas privadas, de certeza que arranjaria alguma coisa. Também encontraria carne, aves e fruta. E peixe de rio.

Os frangos tinham realmente mau aspecto, pois não lhes retiravam as patas e a cabeça e muitas vezes até vinham com as tripas. E todos se precipitavam a comprar os frangos importados da Bélgica, de França e da Alemanha. Os piores eram os da Bélgica, autênticos pedaços de algo artificial, sem sabor e mole em formato de frango. Mas a partir do dia em que comprei um frango "soviético" numa barraquinha junto ao metro, nunca mais quis outros. Frangos a sério, senhores, tenros, saborosos, mais saborosos do que os melhores frangos do campo dos nossos belos e bem abastecidos supermercados maravilhosamente capitalistas. :lol: :lol: :lol:

Claro que aquele país tinha sérios problemas de abastecimento, um sistema que propiciava a corrupção. Claro que que as cidades estavam classificadas como de primeira e não de primeira, sistema baseado e originado pelas mazelas da guerra que depois se perpetuou por desmazelo e deixa-andar. Moscovo, e outras grandes cidades em que se concentravam as indústrias mais importantes, era uma cidade com primazia neste aspecto. Beneficiada, em suma. Mas trata-se de uma cidade no meio de um país, sem mar, e que está sete meses por ano debaixo de neve e gelo. Uma cidade que tem (tinha naquela época) de população fixa mais gente do que Portugal inteiro e recebia um milhão de visitantes internos por dia.

Enfim, agora é fácil falar e ficar à espera que ninguém se lembre já do que lá viveu. E para que fique esclarecido: não, nunca tive acesso às lojas das elites, fiz exactamente a mesma vida que qualquer comum cidadão, estrangeiro ou não.
muito obrigada pela partilha, ás vezes nada como uma experiência de vida para perceber a realidade das coisas :wink:
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta ago 30, 2012 3:46 pm

Charlie3 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:O que o opinoso, ingrato e má língua do Milhazes devia contar é que lá na satalovaia da Faculdade em que tirou o seu cursozeco de História aparecia caviar, imagine-se! Eu detesto caviar, embora goste de ovas de peixe, mas os estudantinhos que se penduravam na minha casa de Moscovo regalavam-se.

O peixe era mau? Não sei como, quando o comprava e cozinhava ficava com a casa a cheirar a mar. De facto, as diebuskas que nos atendiam nas lojas não tinham qualquer técnica a separar os blocos de peixe congelado, chegavam ali com a machadinha e vai disto, cortavam a direito e saía o que saía. Apareciam com frequência lulas, sim, e outros peixes que desconhecemos de todo por cá. Mas as maiores sardinhas que alguma vez comprei, foi lá. E que boas eram! Pescadas por barcos soviéticos no Mar do Norte.

Os pacotes triangulares do leite furavam os sacos e arranhavam-nas as pernas? Que drama alimentar, de facto! Estava-se no princípio das embalagens Tetrapack, cá também eram assim dois ou três anos antes. Os produtos lácteos eram em grande número e de grande qualidade, como foi falado entre mim e a Teffie, no primeiro tópico do kefir.

Nunca encontrou bananas à venda? Eu encontrei, algumas vezes, vindas de Cuba. Os pilménhis eram maus e tinham de ser separados à martelada? Pudera, estavam congelados e colados pelo gelo. Bastava metê-los em água a ferver que eles logo descolavam.

Nas lojas do Estado não havia hortaliças nem legumes frescos durante o Inverno, de facto. Mas se fosse ao Rinok, o mercado em que os camponeses vendiam os produtos das suas hortas privadas, de certeza que arranjaria alguma coisa. Também encontraria carne, aves e fruta. E peixe de rio.

Os frangos tinham realmente mau aspecto, pois não lhes retiravam as patas e a cabeça e muitas vezes até vinham com as tripas. E todos se precipitavam a comprar os frangos importados da Bélgica, de França e da Alemanha. Os piores eram os da Bélgica, autênticos pedaços de algo artificial, sem sabor e mole em formato de frango. Mas a partir do dia em que comprei um frango "soviético" numa barraquinha junto ao metro, nunca mais quis outros. Frangos a sério, senhores, tenros, saborosos, mais saborosos do que os melhores frangos do campo dos nossos belos e bem abastecidos supermercados maravilhosamente capitalistas. :lol: :lol: :lol:

Claro que aquele país tinha sérios problemas de abastecimento, um sistema que propiciava a corrupção. Claro que que as cidades estavam classificadas como de primeira e não de primeira, sistema baseado e originado pelas mazelas da guerra que depois se perpetuou por desmazelo e deixa-andar. Moscovo, e outras grandes cidades em que se concentravam as indústrias mais importantes, era uma cidade com primazia neste aspecto. Beneficiada, em suma. Mas trata-se de uma cidade no meio de um país, sem mar, e que está sete meses por ano debaixo de neve e gelo. Uma cidade que tem (tinha naquela época) de população fixa mais gente do que Portugal inteiro e recebia um milhão de visitantes internos por dia.

Enfim, agora é fácil falar e ficar à espera que ninguém se lembre já do que lá viveu. E para que fique esclarecido: não, nunca tive acesso às lojas das elites, fiz exactamente a mesma vida que qualquer comum cidadão, estrangeiro ou não.
muito obrigada pela partilha, ás vezes nada como uma experiência de vida para perceber a realidade das coisas :wink:
Sobre a qualidade da comida, não me posso pronunciar, mas também tenho que agradecer a partilha, gostei muito de ler estes bocados de vida.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”