Rosnar quando tento tirar um osso.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JOAOBENTO
Registado: sexta mar 23, 2007 12:49 pm

quinta ago 30, 2012 11:21 am

Boas, o meu cão com dois meses rosnou-me quando tentei tirar um osso, fiquei sem saber como reagir, falei com um treinador e o problema ficou resolvido.
Hoje o meu cão que pesa 47 quilos rosnou-me quando tentei tirar um osso, coisa que nunca tinha feito desde os dois meses de idade.
Ele esteve 15 dias numa quinta sem a minha companhia e tinha me apercebido que ele possivelmente estava diferente mas hoje tenho a certeza que sim.
gostava de saber o que melhor posso fazer visto que um cão com 47 kg a rosnar quando me aproximo não é coisa para ficar tranquilinho.
Eu consegui fazer com que ele se afastasse do osso e depois parecia um cordeirinho e a obedecer a todas as ordem que dava mas com o osso na boca ele parece que se transforma. O que devo fazer?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 30, 2012 11:45 am

O que deve fazer? Na minha opinião, deixá-lo em paz quando está a roer o osso, esse bem precioso que o cão defende como sabe. Se não o importunar nessa altura, passado pouco tempo ele larga o osso e vai fazer outra coisa.

E de resto, para que quer tirar-lho? Qual a sua necessidade?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta ago 30, 2012 11:52 am

Discordo da opinião da forista Floripes3.
A meu ver, em nenhuma circunstância o cão tem justificação para rosnar ao dono e daí consigo já imaginar alguns cenários muito perigosos.
Pode começar por dar-lhe comida á mão perto do comedouro, para ele se habituar e perceber que pode estar tranquilo e não necessita de proteger nada.
Faça o mesmo com o osso, deixe o roer enquanto agarra o osso…e claro, regras, assertividade, coerência, liderança….

Boa sorte.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 30, 2012 12:00 pm

Há animais mais possessivos com a comida do que outros, e pelo que conta é o caso do seu.
A minha sugestão, que vale o que vale.
Como ficou sem saber o que fazer, e caso queira "rectificar" o cão como já fez dantes, recorra outra vez ao treinador.
Ou então, deixe a coisa por aí. Mantenha-se é firme em relação ao resto
O importante é que não se meta em "avarias" porque o "arranjo" com um de 47kg pode sair muito "caro".
Repito, o mais seguro e responsável, caso queira modificar o comportamento do cão, é recorrer aos serviços de um profissional.
Se não sabe o que fazer, ou como reagir, recorra a ajuda profissional, ou isto acaba mal para si e para o cão.
Nestes assuntos não há lugar para hesitações ou poucas certezas.
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quinta ago 30, 2012 12:09 pm

LFGomes Escreveu:Discordo da opinião da forista Floripes3.
A meu ver, em nenhuma circunstância o cão tem justificação para rosnar ao dono e daí consigo já imaginar alguns cenários muito perigosos.
Pode começar por dar-lhe comida á mão perto do comedouro, para ele se habituar e perceber que pode estar tranquilo e não necessita de proteger nada.
Faça o mesmo com o osso, deixe o roer enquanto agarra o osso…e claro, regras, assertividade, coerência, liderança….

Boa sorte.
Concordo. Hoje pode ser um osso, amanha outra coisa qualquer.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 12:17 pm

Boa sorte.
É normal discordarmos uns dos outros. :) Eu nunca concordei com essas "técnicas" duras em relação a comportamentos instintivos, pois me parece que têm menos em conta o que é realmente um cão e o que motiva o seu comportamento básico em relação à comida/ossos, etc., do que uma maneira de frisarmos a nossa predominância, desprezando tudo o resto.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Utilizando uma metáfora, prefiro contornar um obstáculo a galgá-lo à custa de uma perna partida.

Mas é só a minha opinião, claro. E como sempre tenho feito com os cães que me passam pelas mãos, com bons resultados para eles e para mim.

De resto, estou de acordo com o Botas76: se o forista JoãoBento não sabe o que fazer, consulte o treinador que já o ajudou antes. Colher opiniões e sugestões aqui só vai confundi-lo e poderá mesmo orientá-lo erradamente.

Boa sorte.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta ago 30, 2012 12:22 pm

JoaoBento contacte novamente um treinador, pelas suas palavras não tem confiança suficiente para agir por si.

Permitir que o cão rosne enquanto rói um osso não é aceitável, se um dia o dono passar, por descuido, mais perto do cão, sujeita-se a levar uma trinca. Há aspectos essenciais na educação dos cães que ajudam a evitar acidentes.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta ago 30, 2012 12:27 pm

Floripes, hoje parece que estou a embirrar consigo mas nao é nada disso :wink:

A questão de não vir para aqui recolher opinioes, as pessoas nao podem pedir sugestoes ou conselhos...ás tantas a arca serve para que?

Se leva as opinioes em consideração ou nao, já é outra conversa.

De resto, mantenho..claro que se o forista verificar que nao ha melhoras no comportamento do cão, concordo que deve recorrer a um treinador.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta ago 30, 2012 12:36 pm

JOAOBENTO Escreveu:Boas, o meu cão com dois meses rosnou-me quando tentei tirar um osso, fiquei sem saber como reagir, falei com um treinador e o problema ficou resolvido.
Hoje o meu cão que pesa 47 quilos rosnou-me quando tentei tirar um osso, coisa que nunca tinha feito desde os dois meses de idade.
Ele esteve 15 dias numa quinta sem a minha companhia e tinha me apercebido que ele possivelmente estava diferente mas hoje tenho a certeza que sim.
gostava de saber o que melhor posso fazer visto que um cão com 47 kg a rosnar quando me aproximo não é coisa para ficar tranquilinho.
Eu consegui fazer com que ele se afastasse do osso e depois parecia um cordeirinho e a obedecer a todas as ordem que dava mas com o osso na boca ele parece que se transforma. O que devo fazer?
O que fez o treinador aos 2 meses? Que técnica usou?
Floripes3
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 12:37 pm

LFGomes Escreveu:Floripes, hoje parece que estou a embirrar consigo mas nao é nada disso :wink:
:lol: Eu sei, e não o tomei como tal, apenas tentei explicar a minha posição.
A questão de não vir para aqui recolher opinioes, as pessoas nao podem pedir sugestoes ou conselhos...ás tantas a arca serve para que?

Se leva as opinioes em consideração ou nao, já é outra conversa.

De resto, mantenho..claro que se o forista verificar que nao ha melhoras no comportamento do cão, concordo que deve recorrer a um treinador.
Concordo. Só pretendi salientar que as opiniões e sugestões são isso mesmo e não devem ser tomadas à letra, como é o caso da minha.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

quinta ago 30, 2012 1:24 pm

Já me aconteceu isso com o meu patudo, que é um paz de alma. Mas das duas vezes estava adoentado e andava a ser medicado. Não devia sentir-se bem e estava mais sensível. Não liguei e passados uns minutos já estava tudo normal.
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta ago 30, 2012 1:26 pm

Boa sorte.
x2
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta ago 30, 2012 2:00 pm

Boa sorte.

Concordo consigo, apesar de confessar ser um pouco mais dura, actualmente tenho 12 cães e esta completamente fora de questão rosnarem-me seja por que questão for... Tal como eu digo a toda a hora: "Permito tudo, se destruírem corrijo e ensino etc etc, Agora rosnar, tenho pena mas não permito mesmo, é algo que não minha casa simplesmente não pode acontecer... " ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
JOAOBENTO
Registado: sexta mar 23, 2007 12:49 pm

quinta ago 30, 2012 2:12 pm

Concordo consigo, apesar de confessar ser um pouco mais dura, actualmente tenho 12 cães e esta completamente fora de questão rosnarem-me seja por que questão for... Tal como eu digo a toda a hora: "Permito tudo, se destruírem corrijo e ensino etc etc, Agora rosnar, tenho pena mas não permito mesmo, é algo que não minha casa simplesmente não pode acontecer... " ;)[/quote]

O meu cão nunca reagiu assim, só aconteceu depois de ele vir de uma quinta onde teve 15 dias (com visitas regulares minhas), certamente teve de rosnar para outros caes para que não lhe roubassem a comida e agora ele está a fazer o mesmo comigo, eu nunca premiti isso dele e sempre tive descansado porque ele nunca o vez antes mas o problema é que ele hoje rosnou-me e ele não é um caniche, ele tem 47 kg e é um dogo argentino, que se morder não é propriamente meigo.
zecatonto
Registado: quinta ago 30, 2012 2:11 pm

quinta ago 30, 2012 2:12 pm

Apenas uma pergunta,

Corres rápido?
Responder

Voltar para “Cães”