cão para principiante

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 30, 2012 11:07 pm

Concordo consigo mas parcialmente.

"E mesmo que não sejam linhas de trabalho, na minha opinião todos os cães deviam fazer alguma coisa, e não apenas ser pets. "

Concordo. O dono só ganhava com isso e o bicho (de trabalho ou não) também, mas acho que é uma questão de mentalidades, disciplina e disponibilidade.

Quanto ao resto...
Há pouca coisa de jeito neste Pequeno País. (com P grande).

Só não partilho consigo no grau de purismo,na minha opinião é bom haver diversidade de escolha, nem que seja porque nem nós somos todos iguais.
Podia era haver mais oportunidade de escolha,uma oferta maior. Tanto para o "hardcore" como para coisas mais "mild".
E ás vezes é uma ou outra.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 30, 2012 11:08 pm

Há bons castros laboreiros, exclusivamente de trabalho.
De tal modo que não os poderá ter em casa a menos que seja pastor... :lol:

Idem para Cão de Gado Transmontano. E para serra de pêlo curto.
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quinta ago 30, 2012 11:11 pm

botas96 Escreveu: Só não partilho consigo no grau de purismo,na minha opinião é bom haver diversidade de escolha, nem que seja porque nem nós somos todos iguais.
Podia era haver mais oportunidade de escolha,uma oferta maior. Tanto para o "hardcore" como para coisas mais "mild".
E ás vezes é uma ou outra.
O meu unico problema com as linhas de beleza são os problemas genéticos que a beleza fez ás raças, problemas que é rarissimo encontrar numa linha de trabalho e a questão que as caracteristicas de caracter de muitas das raças sejam deixadas de parte em prol da beleza.
sasquatch
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 11:15 pm

Mas olhe que há cães de trabalho muitíssimo bonitos.
Vi exemplares destas 3 raças, fantásticos. Todos eles criados para trabalho, inclusivamente integrados em programas de recuperação da raça na sua vertente prática.

Aliás, conheço quem crie uma raça só de linha de trabalho e que não aceita a esse confronto beleza/trabalho.
jPrudencio
Membro
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quinta ago 30, 2012 11:18 pm

Eu não disse que os cães das linhas de trabalho não são bonitos, para mim os PA de linhas de trabalho são muito mais bonitos que os linha de beleza, principalmente os lobeiros.
E na minha opinião os criadores não deviam fazer distinçao os cães deviam ser completos mas não é isso que acontece.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta ago 30, 2012 11:22 pm

ainda dentro das raças portuguesas, pessoalmente iria para o cão da serra d'aires. Tem energia qb, porte médio, não tem subpêlo e o pêlo requer pouca manutenção e, sendo um cão pastor, ladra bem menos que um podenguinho, além de ser mais independente. Tmbém optaria por uma fêmea, por serem mais dóceis e menos territoriais (e muito mais higiénicas nos xixis :P).

Quando comecei a ler o tópico, ia justamente sugerir lidar primeiro com cães de outras pessoas ou ajudar numa associação. O "meu" primeiro cão era, na verdade, de uma tia, na casa quem eu passava muito tempo. Acredito que, mais dia menos dia, a sua amiga se irá apaixonar e/ou ser escolhida por um dos cães da associação onde faz voluntariado! ;)
jPrudencio
Membro

quinta ago 30, 2012 11:25 pm

O pelo do Serra de aires, ainda precisa de alguma manutenção, dentro dessa linha eu recomendo um cão de agua, eu tenho uma femea e são optimos cães, bastante inteligentes extremamente faceis de treinar, e vivem muito bem dentro de casa.
sxmota
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 11:28 pm

jPrudencio Escreveu:
E mesmo que não sejam linhas de trabalho, na minha opinião todos os cães deviam fazer alguma coisa, e não apenas ser pets.
eu tb, mas não convenço os meus cães... 3 rafeiros "inúteis" que não consigo pôr a render! :P Eles dizem que são "terapia anti-despressiva" mas não sei se me fie... :twisted:
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 30, 2012 11:32 pm

Também concordo consigo neste ponto.
Talvez por moldarem uma raça a um público alvo ou a um potencial.
Talvez por seleccionar o animal no seu conjunto para fazerem modas ou ir atrás delas.
Não sei.
Só sei que há raças que sofreram "melhoramentos" que não sei se os "benefícios" foram assim tão benéficos.
Mas como disse, não sei, eles lá sabem (pelo menos é o que eles dizem).
Eu fico na minha e eles ficam na deles.
Na minha opinião pessoal, deveria de haver temperamento/instinto "Hardcore" "normal" e "mild" mas todas essas diferenças com um bom património genético. O estalão não deveria permitir "melhoramentos" deveria proteger/conservar a integridade desse mesmo património.
O que é bom, não se mexe.
jPrudencio
Membro

quinta ago 30, 2012 11:32 pm

Todos os cães servem para alguma coisa, é preciso é perceber o que os faz trabalhar.
sxmota
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 11:35 pm

jPrudencio Escreveu:O pelo do Serra de aires, ainda precisa de alguma manutenção, dentro dessa linha eu recomendo um cão de agua, eu tenho uma femea e são optimos cães, bastante inteligentes extremamente faceis de treinar, e vivem muito bem dentro de casa.
bom, eu tenho uma paixão pelo cão d'água... mas este já está "safo", enquanto o serra d'aires ainda corre o risco de desaparecer. Claro que o pêlo de um serra d'aires precisa de alguma manutenção, mas não precisa de tosquias nem forma "rastas" facilmente, uma ou duas escovadelas por semana chegam, digo eu...

Por acaso acho que Portugal tem raças muito boas e, como sempre, são os estrangeiros que mais as valorizam...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 30, 2012 11:36 pm

miketica Escreveu:
botas96 Escreveu:Quais os traços/características de temperamento que procura?
Qual a disponibilidade diária que têm?
São algumas respostas que convém colocar aqui.

Mas assim de repente e parcial como eu sou. Aqui vai
Terriers, dashunds ou arraçados...

A sua amiga que dê uma olhadela primeiro, aqui na secção de raças.
Acabei de lhe ligar a fazer essas perguntas e as respostas foram:

Ela vive com os pais logo o tempo que ela não está em casa o cão está com os pais, ela trabalha das 9h às 18h e aos sábados e domingos vai ajudar numa associação.

Ela quer um cão calmo.

Ela também me disse que gostaria de poder levar o cão para a associação para ele brincar com os outros cães.
Será boa ideia?
E qual é a opinião dos donos da casa?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jPrudencio
Membro

quinta ago 30, 2012 11:38 pm

Eu também gosto muito de raças portuguesas e acho que as pessoas deviam de olhar mais para elas.
Em relaçao ao Serra d'aires, talvez seja eu que tenha más experiencias, mas todos os que conheço são muito timidos e teem uma grande dificuldade em ultrapassar os seus medos.
sxmota
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 11:44 pm

jPrudencio Escreveu:Todos os cães servem para alguma coisa, é preciso é perceber o que os faz trabalhar.
Mas eu sei o que faz trabalhar os meus cães... bom, 2 deles, que a velhota já está reformada: caçar! A minha Flor adoraria poder caçar, e o Jeremias, seu fiel escudeiro, ajudaria com gosto (sozinho é que não, é um medricas). Mas eu não concordo e, portanto, não caçam... 8)
sasquatch
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 11:47 pm

Os serra de aires precisamente porque são uma raça ainda muito utilizada em trabalho (pastoreio e condução de ovelhas), e pouco divulgada, não são cães fáceis para principiantes.
São excessivamente desconfiados, tímidos, muito independentes e ciumentos.
Precisam de um grande trabalho e socialização e muito exercício.

As linhas de companhia e beleza são mais adequadas neste caso.

O cão de água é sem dúvida uma boa opção. Se os pais deixarem e estiverem dispostos a pagar :wink:
Responder

Voltar para “Cães”