Boas
Já estava para noticiar isto à mais tempo, mas estive à espera do texto pelo dono.
Temos neste momento 2 Serra de Aires no Canadá, e o processo de reconhecimento da raça pelo Canadian Kennel Club está quase concluido, faltando apenas uma ultima provação, em Assembleia Geral, ao que percebi.
Entretanto tenho esta notícia que muito me agradou (tradução logo a seguir... fiz o melhor que pude):
Tewgal des Gardiens de la Houlette entre dans l'histoire de sa race.
En Amérique du Nord, il n'y a que deux organisations qui reconnaissent le
Serra de Aires. L'American Rare Breed Association (ARBA) et l'International
All-Breed Canine Association of America (IABCA). De ces deux associations
américaines, seule l"IABCA organise une exposition au Canada.
Importée au Canada à la fin de septembre 2002, Tewgal ne pouvait donc être
montrée qu'a cette expo qui se tient dans la banlieue de Vancouver, en
Colombie-Britannique. Il est intéressant de noter que cette expo canine a
une catégorie "races rares" qui permet de promouvoir les races qui ne sont
pas encore reconnues que ce soit par l'American Kennel Club et/ou le Club
Canin Canadien. Donc le 5 octobre 2003, Tewgal était inscrite dans la
compétition normale ainsi que pour la catégorie "races rares". Étant la
seule Serra de Aires a l'expo, Tewgal obtint facilement le Meilleur de Race.
Mais elle reçut également le qualificatif d'Excellent qui lui était
nécessaire afin de se qualifier pour la compétition des Meilleurs de Races
Rares.
Après avoir fini troisième de groupe de Chiens de berger, Tewgal et son
partenaire dont c'etait aussi la première expo se rendirent vers le ring ou
allaient être juges les meilleurs chiens de races rares. Tewgal alors âgée
de 15 mois participait a la classe jeune (moins de 18 mois) et faisait face
a deux chiens de races molossoides. La juge canadienne, Mme Donna Cole,
choisit Tewgal comme Meilleure jeune de race rare faisant ainsi d'elle la
première Serra d'Aires a remporter un concours de beauté en Amérique du
Nord. Lors de sa première sortie en expo, la petite des Gardiens de la
Houlette frappa donc très fort a la grande joie de son propriétaire.
Tewgal des Gardiens de la Houlette entra para a história da sua raça. Na América do Norte existem apenas duas organizações que reconhecem o Serra de Aires. A American Rare Breed Association (ARBA) e a International All-Breed Canine Association of America (IABCA). De entre estas duas associações americanas, apenas a IABCA organiza uma exposição no Canadá. Importada para o Canadá no fim de Setembro de 2002, Tewgal só poderia portanto ser mostrada nesta exposição que tem lugar nos arredores de Vancouver, na Colômbia-Britânica. É interessante referir que esta exposição canina tem uma categoria de “raças raras” que permite a promoção de raças que não são ainda reconhecidas quer seja pelo American Kennel Club e/ou pelo Canadian Kennel Club. Portanto a 5 de Outubro de 2003, Tewgal estava inscrita quer para a competição normal como para a categoria de “raças raras”. Sendo a única Serra de Aires na exposição, Tewgal obteve facilmente o Melhor da Raça. Mas ela recebeu igualmente o qualificativo de Excelente que lhe era necessário para se qualificar para a competição dos Melhores das Raças Raras.
Depois de acabar em terceiro no grupo de cães pastores, Tewgal e o seu companheiro do qual também era a primeira exposição foram para o ring onde seriam julgados os melhores cães das raças raras. Tewgal então com 15 meses participava na classe de jovens (menos de 18 meses) e tinha pela frente dois cães de raças molossoides. A juíza canadiana, Sra Donna Cole, escolheu Tewgal como Melhor Jovem de Raça Rara fazendo dela assim a primeira Serra de Aires a ganhar um concurso de beleza na América do Norte. Aquando da sua primeira saída para exposição, a pequena dos Gardiens de la Houlette faz impacto para grande alegria do seu proprietário.
Ora digam lá que não é digno de se ficar a saber?
Serra de Aires:Vitória nas Américas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Depende.....conhece os cães e sabe se eles são mesmo bons? Se sim, então a noticia é optima. Caso contrário, fico na mesma, porque nunca me hei-de esquecer do Serra da Estrela de Pelo Curto que ganhou em Paris 

So por curiosidade, o CKC - Continental kennel club e o UKC - united Kennel club tambem nao reconhecem esta raça ?
A noticia até já está num site da canicultura portuguesa
Sem duvida que é importante estes eventos para a divulgação da raça, especialmente quando andam esquecidas por esse mundo ... ´Vamos é esperar que a raça dê-se bem por aqueles lado e que não venha adulterada (nem fisica nem psico.)
Seria também engraçado ver estes cães a trabalhar
Aqui ficam umas fotos da artista

A noticia até já está num site da canicultura portuguesa

Sem duvida que é importante estes eventos para a divulgação da raça, especialmente quando andam esquecidas por esse mundo ... ´Vamos é esperar que a raça dê-se bem por aqueles lado e que não venha adulterada (nem fisica nem psico.)
Seria também engraçado ver estes cães a trabalhar
Aqui ficam umas fotos da artista

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Pessoalmente, não os conheço, estou ainda à espera de patrocínio para ir visitar
, mas conheço os criadores, e pelas imagens que me foram fornecidas ao longo destes meses, parecem de boa qualidade.
Eles já trabalham! Tenho aqui algures uma foto pelo menos do teste de aptidão a pastoreio, já não sei se da cadela se do cão. Já são demasiadas fotos de Serra de Aires!
Também eu espero que não venham adulterados. Para já, o dono demonstra uma grande vontade de preservar a raça e de aprender ao máximo sobre ela. Já é um principio.
Eu sei que a Elisabeth já tinha anunciado os cães no site dela, mas infelizmente nem todas as pessoas vão visitar e sobretudo ler um site estrangeiro. Mesmo tendo tradução. As visitas de Portugal são bastante reduzidas, pelo menos pelo que ela me disse na ultima vez que falámos no assunto. E em breve este texto também vai estar disponível no site.

Eles já trabalham! Tenho aqui algures uma foto pelo menos do teste de aptidão a pastoreio, já não sei se da cadela se do cão. Já são demasiadas fotos de Serra de Aires!
Também eu espero que não venham adulterados. Para já, o dono demonstra uma grande vontade de preservar a raça e de aprender ao máximo sobre ela. Já é um principio.
Eu sei que a Elisabeth já tinha anunciado os cães no site dela, mas infelizmente nem todas as pessoas vão visitar e sobretudo ler um site estrangeiro. Mesmo tendo tradução. As visitas de Portugal são bastante reduzidas, pelo menos pelo que ela me disse na ultima vez que falámos no assunto. E em breve este texto também vai estar disponível no site.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Olá Ana,Eu sei que a Elisabeth já tinha anunciado os cães no site dela,
Neste caso referia-me a http://caniculturapt.cjb.net
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
Ups... pensava que estavas a falar do de França.
Então a noticia é mesmo fresquinha, que da ultima vez que ai fui, ou seja hoje de manhã, não estava
Mas enfim... o que interessa é que a raça vai ser reconhecida pelo CKC. Quanto aos outros clubes, não tenho nenhuma informação, mas penso que não reconhecem.
Então a noticia é mesmo fresquinha, que da ultima vez que ai fui, ou seja hoje de manhã, não estava

Mas enfim... o que interessa é que a raça vai ser reconhecida pelo CKC. Quanto aos outros clubes, não tenho nenhuma informação, mas penso que não reconhecem.
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Ainda está quente. E só lá está porque alguem que gosta de Serras de aires preocupou-se em divulgar o facto num forum publico. Sabe quem foi ?Então a noticia é mesmo fresquinha, que da ultima vez que ai fui, ou seja hoje de manhã, não estava

-
- Membro Veterano
Não! Mas gostava de conhecer a personagemSabe quem foi ?

Pronto, pronto, já fui buscar o babete... tenho de me lembrar de anunciar estas coisas mais vezes

Já agora, precisam de fotos de Serras a trabalhar? Seja pastoreio, seja Agility, Obediência é que tenho poucas

<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Obrigada mas neste momento por uma questão de poupar espaço não precisamos de espaço - se bem, que na pagina dos Serra D'Aires tivessemos o cuidado de colocar lá uma de agility e de pastoreio 
O que é sempre bom é receber noticias referentes a raças portuguesas ou a cães criados em Portugal. Como dizia o outro, "que venham elas..."

O que é sempre bom é receber noticias referentes a raças portuguesas ou a cães criados em Portugal. Como dizia o outro, "que venham elas..."

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
Ainda bem que temos pessoas a preocupar-se com o que é nacional e o serra d`aires é sem duvida uma raça espectacular ; eu tenho um com 7 meses e cada vez gosto mais da raça , gostava de vos perguntar , porque certamente tem mais conhecimentos do que eu sobre a raça , pois apenas conheço o criador do marlon ( casal da vinha ) , quais os saits que tem informações sobre serra d`aires , pois infelizmente aqui onde eu vivo (Algarve) toda a gente pergunta qual é a raça e ninguem conhece , digam lá que não é triste!
Bjokas
Bjokas
-
- Membro Veterano
Neste site encontra ligações para os diversos sites mundiais, de criadores.
http://www.kutrin.net/serra/
Este é do site do Clube Português do Cão da Serra de Aires, que infelizmente não está ainda completo:
http://www.cpcsa.net/
Enviei-lhe uma pm. Boa sorte com o "reconheciemnto". O meu en cachorro era um Pastor Alemão, eu tinha sido enganada e tal raça não existia

http://www.kutrin.net/serra/
Este é do site do Clube Português do Cão da Serra de Aires, que infelizmente não está ainda completo:
http://www.cpcsa.net/
Enviei-lhe uma pm. Boa sorte com o "reconheciemnto". O meu en cachorro era um Pastor Alemão, eu tinha sido enganada e tal raça não existia

<p>Ana</p>
<p>Ana</p>