Ajuda - Dono de 1ª viagem - Schnauzer miniatura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mjh17
Registado: segunda set 03, 2012 11:07 am

segunda set 03, 2012 11:22 am

Boa tarde,

Antes de mais quero-vos agradecer pela preciosa ajuda que este forum me deu na escolha do animal de estimação da minha familia (tenho um filho com ano e meio).

Passando à minha história, depois de muito pesquisar (em especial aqui pelo forum) adquiri no passado sábado um schnauzer miniatura sal e pimenta.
É o primeiro cão que tenho, por isso sou dono de 1ª viagem e gostaria que me aconselhassem de forma a sê-lo da melhor forma possivel.

Não sei se é importante mas vivo num apartamento,

Até ao momento as minhas principais preocupações são:
- Qual a melhor forma de ajudar no relacionamento do cachorro com o meu filho?
- Ele ainda não faz o cócó e o xixi nos local suposto, qual a melhor forma de o ajudar nesta processo?
- Ele chora um pocuo durante a noite (optei por deixar a luz da cozinha ligada e parece que melhorou) é uma boa opção?
- Já sai com ele uma vez mas notei que ele estava muito receoso. Li algo sobre o treino de trela, qual a melhor forma de o fazer?
- A nível de treino básico, quais as vossa sugestões?

Desde já muito obrigado pela vossa ajuda.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

segunda set 03, 2012 11:32 am

Não posso ajudar com todas as questões mas posso sugerir que deixe com ele uma peça de roupa velha sua durante a noite para que ele durma melhor. Se quiser também poderá disponibilizar uma garrafa com água morna, para simular o quentinho dos irmãos (enrolada em mantas). Em relação à saída com trela à rua, que idade tem o cachorrinho? Não é ainda muito novo para andar na rua à trela? Só quando tem o programa de vacinação completo o deve deixar andar à vontade pelo chão, nforme-se com o/a veterinário. No entanto, isto não é motivo para não o trazer ao colo a ver, ouvir e cheirar coisas novas. Boa sorte com o patudo e quando houver disponibilidade coloque fotos :D
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

segunda set 03, 2012 12:18 pm

Boa tarde, mjh17!

Parabéns pela escolha desta fascinante raça.
Presumo que o seu cachorro é bebé (2 meses)?
Em relação à interacção com o seu filho, eu não forçava nada, apenas vigiava os dois bebés. :)
É natural, que nesta fase, ele receie barulhos e tudo o que lhe é estranho. Tenho uma schnauzer miniatura, faz amanhã, 2 anos. Com 2 meses e enquanto não completou o plano de vacinação, levava-a à rua ao colo, para se ambientar a movimentos, sons e cheiros novos. Ela tremia muito com o trepidar e barulho dos autocarros, depois passou.
Em relação às necessidades no sítio certo, é uma questão de paciência e levá-la para aonde quer que ele faça, sempre que o vir fazer noutro lado. O mesmo em relação a deixá-lo a dormir no sítio que pretende que ele durma. Ele é ainda muito bebé e terá de ser paciente. :)

Como se chama ele?
Fotos, por fqavor :)
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda set 03, 2012 12:51 pm

"- Já sai com ele uma vez mas notei que ele estava muito receoso. Li algo sobre o treino de trela, qual a melhor forma de o fazer? "

Para acrescentar ao que os outros users disseram... e utilizando a humilde experiência que tenho.
Os cachorros, passam (com maior ou menor intensidade) por uma fase dos medos, tudo é estranho para eles e requerem uma fase de ambientação à realidade em causa, posso-lhe disser que no meu caso foi pura habituação (tinha medo de tudo, carro,motas, outros cães, sacos plásticos a andarem sozinhos, etc). Agir com naturalidade perante as situações, falar com tom calmo calmamente, etc. Não reforçar reacções ao medo (por exemplo, não dar festas para o reconfortar numa reacção de medo) e tomar especial atenção ao sociabiliza-lo, ter muito cuidado com os outros cães, faça-o sobre uma supervisão, evite ou afaste cães que pareçam suspeitos.Uma má experiência nesta fase pode ser muito mau.
Pessoalmente tenho uma regra, tudo o que for cão solto, não!
Até agora está a resultar muito bem.
Antes de se aproximar ou de se aproximarem de si, pergunte.
Se a resposta for negativa ou lhe parecer que o dono não está certo ou não sabe responder/ou não sabe o que diz. Evite.

"- A nível de treino básico, quais as vossa sugestões?"

Reforço positivo. (mais ou menos aos 6meses, consistente mas não exaustivo)
1º o cão primeiro tem que associar o nome a ele.
2º vá familiarizado-o com o som do comando "avulso" durante uns tempos.
3º Demonstre ao cão (nele próprio) o que quer que ele faça e repita o comando. Algumas vezes.
3º Dê o comando, se ele obedecer, recompense-o com uma "iguaria" (indicada para cães).
Nunca inserir mais que um comando por sessão de treino (5 minutos), várias sessões para um comando.
Intercale o ensino com brincadeira.
A excepção das primeiras vezes, nunca recompense sempre o cão com "iguarias",intercale com festas, diga,muito bom, lindo, palminhas, etc. Com tom parvo de contente
Seja coerente mas não seja cansativo.
Por agora, acho que é tudo. Boa sorte.

p.s. no caso das necessidades, nunca repreende-lo/castigar se não for com as "mãos na massa", se apanhar apenas o resultado ignore e limpe.
Última edição por botas96 em segunda set 03, 2012 12:57 pm, editado 1 vez no total.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda set 03, 2012 12:57 pm

Olá.
Excelente escolha. :D

- Com 2 meses não cumpriu o plano de vacinação e não pode ir á rua no chão.
- Vigiar muuuuuito bem o seu filho, que dos bebés é o que tem mais força. E até o seu filho ter 4 ou 5 anos. As crianças podem ser crueis, cuidado.
- Escolha o local da casa para ele fazer (eu gosto de uma bandeja própria com o resguardo por baixo), mas também pode ser só o resguardo ou jornal. Deite-lhe em cima sonasol verde (umas gotitas) e servirá como atractivo. \
- Nunca lave o chão com sonasol verde ou lixivia.
- Quando fizer fora do sítio limpe normalmente e passe com vinagre.
- eu adoptei uma luz de presença. Agora até já programei a luz de presença para se desligar de madrugada. Ela já não precisa mas eu gosto de a espreitar.
- Canse-o antes de dormir. Muitas brincadeiras depois de jantar e no intervalo televisivo do que estiver a ver ou a fazer. Vale tudo desde que implique gastar energia. Depois deite-o no sítio onde é suposto dormir. Se necessário, acalme-o com umas festinhas e palavras meigas e á partida o cansaço vence-o. Não abrir a porta se ele choramingar ou arranhar.
- nunca ir ter com ele quando ele faz estas coisas, choramingar, ladrar ou arranhar. Só uns minutos depois de o acalmar. Ir ter com ele seria reforçar um comportamento errado e reforçar, significa que ele vai repetir. Justamente o que você não quer.
- quando o vir ás voltinhas a cheiricar para escolher o sítio para fazer, pegue nele e coloque-o onde decidiu que é para ser. De início vai errar umas vezes. Quando errar ignore e limpe discretamente. Quando acertar, recompense com biscoito e elogios.

Por agora é o que me lembro. :)
boa sorte.
Petruska1
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 1:58 pm

srYuki Escreveu:Olá.
Excelente escolha. :D

- Com 2 meses não cumpriu o plano de vacinação e não pode ir á rua no chão.
- Vigiar muuuuuito bem o seu filho, que dos bebés é o que tem mais força. E até o seu filho ter 4 ou 5 anos. As crianças podem ser crueis, cuidado.
- Escolha o local da casa para ele fazer (eu gosto de uma bandeja própria com o resguardo por baixo), mas também pode ser só o resguardo ou jornal. Deite-lhe em cima sonasol verde (umas gotitas) e servirá como atractivo. \
- Nunca lave o chão com sonasol verde ou lixivia. - Quando fizer fora do sítio limpe normalmente e passe com vinagre.
- eu adoptei uma luz de presença. Agora até já programei a luz de presença para se desligar de madrugada. Ela já não precisa mas eu gosto de a espreitar.
- Canse-o antes de dormir. Muitas brincadeiras depois de jantar e no intervalo televisivo do que estiver a ver ou a fazer. Vale tudo desde que implique gastar energia. Depois deite-o no sítio onde é suposto dormir. Se necessário, acalme-o com umas festinhas e palavras meigas e á partida o cansaço vence-o. Não abrir a porta se ele choramingar ou arranhar.
- nunca ir ter com ele quando ele faz estas coisas, choramingar, ladrar ou arranhar. Só uns minutos depois de o acalmar. Ir ter com ele seria reforçar um comportamento errado e reforçar, significa que ele vai repetir. Justamente o que você não quer.
- quando o vir ás voltinhas a cheiricar para escolher o sítio para fazer, pegue nele e coloque-o onde decidiu que é para ser. De início vai errar umas vezes. Quando errar ignore e limpe discretamente. Quando acertar, recompense com biscoito e elogios.

Por agora é o que me lembro. :)
boa sorte.
Porque é que não se deve utilizar lexívia? Sempre utilizei e nunca tive problemas.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda set 03, 2012 2:26 pm

Petruska1 Escreveu:
Porque é que não se deve utilizar lexívia? Sempre utilizei e nunca tive problemas.
Porque funciona como atractivo para a maioria. Logo vão querer repetir, onde não devem!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda set 03, 2012 2:29 pm

Petruska1 Escreveu:Porque é que não se deve utilizar lexívia? Sempre utilizei e nunca tive problemas.
Há quem diga que a lexívia deixa o cheiro a xixi e os cães vão ao mesmo sítio por isso. Mas não é verdade, não há nada melhor para tirar cheiros e desinfectar do que a lexívia.

O que na realidade deve acontecer é precisamente aquele sítio ficar tão sem cheiro que eles sentem necessidade de o marcar com o deles.

Por mim, sou uma fã incondicional da lexívia, que em medicina já foi muito utilizada para limpeza e desinfecção de feridas. Mas aí tem outro nome: soluto de Daikin.

Além disso, é o que os vets recomendam para desinfectar casas e material quando há parvovirose: a lexívia é a única coisa que mata os parvovírus.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda set 03, 2012 3:39 pm

srYuki, só 1 coisa, acho que, e é importante referir, quando fala do sonasol verde, deve falar nas outras marcas também, as ditas com amoníaco :)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda set 03, 2012 7:26 pm

Lixívia tira o cheiro sim, o sonasol verde é que atrai por causa do cheiro a amoniaco.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mjh17
Registado: segunda set 03, 2012 11:07 am

terça set 04, 2012 10:54 am

Desde já muito obrigado a todos pelas vossas sugestões e dicas.

O Jubas tem 3 meses e já tem o plano de vacinas completo, à excepção da raiva, que em principio vai levar daqui a 15 dias.

Em relação ao dormir a coisa não está fácil, a 1ª noite até foi relativamente tranquila, a 2ª um pouco pior e a de hoje foi muito complicada, teve a chorar, arranhar a porta e ganir até às 3 da manha, devido ao nosso desespero (em especial por causa dos vizinhos) fui lá ter com ele e optei por lhe abrir a porta da cozinha e deixei-o ter acesso ao corredor, numa altura que ele estava distraido lá fugi para o quarto e ele adormeceu e não voltou a chorar. Comprei um peluche para lhe colocar na cama para ver se ele acalmava mas pelos visto n resultou. Hoje vou testar com a agua quente.

Em relação ao treino básico, ele realmente ainda não reage ao nome dele, nem brinca ao busca, mas penso que deve ser normal. a minha questão é sendo ele ainda novinho e estando ainda neste processo de ambientação devo já ir dando algumas ordens?

A nível de guloseimas que falam, o que me sugerem?

Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 04, 2012 11:23 am

Os cães não gostam de estar fechados dentro de casa. Fez bem em lhe abrir a porta da cozinha. Se não quer que ele vá para o vosso quarto, fechem apenas a porta deste.

O resto deve-se a ainda não estar ambientado. Ponham-lhe também na cama uma peça de roupa vossa, usada e por lavar, pode ser que resulte.

E sim, comece desde já a treiná-lo a responder ao nome e a saber para que serve o "Não" e o "Lindo menino", mesmo que ele não pareça corresponder. É uma questão de maturidade psicológica, em breve começará a mostrar progressos e a aceitar outras ordens e comandos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Petruska1
Membro Veterano

terça set 04, 2012 11:28 am

O schnauzer aprende rápido. Pode de facto, ir brincando com ele e ensinar alguns comandos, mas não esqueça que ele é ainda muito bebé e distrai-se fácilmente.
Se puder, evite habituá-lo a guloseimas. Pode dar muito, muito de vez em quando. Eles gostam de comer :) e é preciso manter a linha.

Eles gostam muito de brincar. Divertem-se mesmo, a brincar sózinhos qdo a companhia não está disponível.
Faltam fotos do Jumba. Muitas Felicidades para vocês.

Off Tópic: A minha Petra (schnauzer miniatura) faz hoje 2 aninhos.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 04, 2012 11:09 pm

"Em relação ao treino básico, ele realmente ainda não reage ao nome dele, nem brinca ao busca, mas penso que deve ser normal. a minha questão é sendo ele ainda novinho e estando ainda neste processo de ambientação devo já ir dando algumas ordens?

A nível de guloseimas que falam, o que me sugerem?"

pela minha experiência, e daquilo que eu conheço...

"comece desde já a treiná-lo a responder ao nome e a saber para que serve o "Não" e o "Lindo menino""

Sim, pode começar já, mas por enquanto sem grandes "disciplinas" por habituação o cão vai eventualmente chegar lá.
Quanto ao "senta", "deita", "fica", e esse tipo de coisas, espere mais um bocado.Implemente devagar e vá intensificando passo a passo.
Outra das razões por não dar sempre a "guloseima" é para o cão não ficar com "manhas" ou "vícios", ou seja, para evitar que ele só obedeça perante recompensa. Deixá-lo na expectativa.
Eu de momento estou a utilizar uns saquinhos da rc a 4 ou 5 euros o saquinho, mas foi a primeira coisa que veio na "rede". (mais há mais de outras marcas)
Poderá eventualmente dar outras coisas caseiras, mas acho melhor, perguntar primeiro a opinião ao seu vet. (tenha cuidado, não dê açucares, chocolates, etc)
Petruska1
Membro Veterano

terça set 04, 2012 11:24 pm

Esses saquinhos verdes da R.Canin, chamam-se Educ. São muito bons como recompensa pois quase não tem gordura. 30 equivale a uma fatia de queijo. Tb não são muito saborosos. De início não gostam muito, mas com a continuação, marcha.
Responder

Voltar para “Cães”