novata

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça set 04, 2012 12:28 pm

Acho que nesse caso a melhor opção é ter dois terrários, um em Leiria e outro em Lisboa. Com as minhas rtazanas faço isso, tenho uma gaiola em cada lado (a de Lisboa um pouco maior) e nas viagens trago-as numa gaiola pequena só para a viagem. Nesse caso poderia optar por um terrário bem à maneira em Lisboa e outro mais em conta para Leiria, uma vez que, no máximo, servirá para passar períodos de um mês. Acham que o facto de passar esse período de tempo num terrário mais pequeno (mas com todas as condições de aquecimento e ventilação, claro), seria demasiado prejuicial ao animal? E agora que me recordo, também terei que trazer a criação de bicharada atrás (daqui a bocado nem tenho espaço para as minhas malas e é mais bichedo no carro do que gente 8) ).
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

terça set 04, 2012 12:30 pm

Litoss Escreveu:
joana_boris Escreveu:A base penso que deve ser grilos, depois pode-se também dar baratas e outros para variar porque nunca se deve alimentar sempre com o mesmo, no entanto se for para criação basta apenas fazer do alimento base como por exemplo os grilos. No entanto há varios grilos diferentes, alguns não fazem barulho, outros sim, caso seja para criar é só ver qual a espécie mais adequada :wink:
Onde é que leste ou ouviste isso?

A base deve ser grilos ou baratas. As baratas são melhores que os grilos, em todos os aspectos, para criação e para alimentação.
joana_boris
Membro Veterano

terça set 04, 2012 12:36 pm

Deve ter havido algum problema com os quotes, porque não fui eu que disse que a basse deve ser grilos ou baratas ou o que quer que seja, pois eu não percebo quase nada do assunto, estou agora a informar-me :wink:

Outra questão, ainda não consegui apurar com que regularidade se devem alimentar os DB, li agora num site que seriam 3 vezes por dia. Está correcta esta informação?
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

terça set 04, 2012 12:59 pm

enquanto jovens devem ser dadas 3 refeições, uma delas verdura.
eu opto por dar a primeira refeição verdura as outras duas de carne, mas há quem faça de outras formas .
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

terça set 04, 2012 1:08 pm

dare Escreveu:
Litoss Escreveu:
joana_boris Escreveu:A base penso que deve ser grilos, depois pode-se também dar baratas e outros para variar porque nunca se deve alimentar sempre com o mesmo, no entanto se for para criação basta apenas fazer do alimento base como por exemplo os grilos. No entanto há varios grilos diferentes, alguns não fazem barulho, outros sim, caso seja para criar é só ver qual a espécie mais adequada :wink:

A base deve ser grilos ou baratas. As baratas são melhores que os grilos, em todos os aspectos, para criação e para alimentação.
A quote é minha, eu vi em alguns lados, nada de mais, li que a alimentação seriam grilos daí ter dito isso e por não ter a certeza pois não tenho experiência alguma com DB's ter dito penso :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
yemen
Membro Veterano
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

terça set 04, 2012 1:31 pm

Litoss Escreveu:
dare Escreveu:
Litoss Escreveu:

A quote é minha, eu vi em alguns lados, nada de mais, li que a alimentação seriam grilos daí ter dito isso e por não ter a certeza pois não tenho experiência alguma com DB's ter dito penso :wink:
sim alimentação base de um DB passa por grilos, baratas, e verduras , depois podes lhe dar umas guloseimas tal como tenébrio entre outros , tendo em conta sempre o tamanho do alimento vivo.
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
joana_boris
Membro Veterano

terça set 04, 2012 5:34 pm

Em pesquisa na internet encontrei um site que dizia vender 500 unidades de grilos por 12€. Para quanto tempo é que daria no caso de DB estas 500 unidades? Um mês ou bem menos? As informações que tenho encontrado dizem que comem cerca de 10 grilos por dia, mas não sei se é correcto. Tendo em conta isto, não me parece um preço exagerado...
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça set 04, 2012 5:48 pm

Joana respondendo à tua pergunta eu também trago o Gex comigo numa viagem de 1h +- durante essas altura. Ele está bem habituado a mim e quando anda de carro anda no meu ombro , daí não ter grande problema em trazê-lo, mas é algo que não é perigoso para o animal.. A não ser que seja todos os fins de semana claro.
Quanto à alimentação base, ela deve, na minha opinião, incluir mais baratas que qualquer outro alimento vivo .. São fáceis de criar, são limpas, não têm cheiro e são o insecto que mais nutrientes tem :)! Eu por exemplo não dou grilos ao Gex já. Eventualmente pode haver uma vez ou outra que compre para variar um pouco, mas como tenho criação de baratas e tenébrios não tenho necessidade de dar grilos. Quanto às verduras, quanto mais cedo as incluires na alimentação dele melhor .. Mais fácil é de o habituar. Sempre frescas e sempre mudadas uma vez por dia pelo menos. Arranja um recipiente para pores as baratas sem elas fugirem, ou então evita teres muitas covas/esconderijos para elas se enfiarem senão ele acaba por não as comer e elas sujam-te o terrário todo com as fezes delas.
Já agora aproveito para dizer que eles nem sempre comem as três vezes por dia e provavelmente vai custar habituá-lo às verduras , se isso acontecer não te preocupes porque é normal. Vais ver que as coisas não são tão lineares como numa caresheet.. Digo isto porque foi das coisas que me preocuparam na altura e é para já ficares a saber :lol:
Acho que está tudo :D Qualquer dúvida pergunta
joana_boris
Membro Veterano

terça set 04, 2012 6:05 pm

andbela, e como fazes com essa bicheza toda (criação de baratas e tenebrios) quando vais para casa? Também vai gtudo de viagem? :lol:
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça set 04, 2012 6:13 pm

Sim. Fecho os bichos todos nas caixas e depois fixo a tampa com fita cola e siga para o carro :lol: Mas claro que as caixas têm que ir bem presas para não abanaram, virarem, etc ..
joana_boris
Membro Veterano

terça set 04, 2012 6:19 pm

Bem, já estou a ver que isto tem bem mais que se diga do que aquilo que eu tinha inicialmente imaginado. Se deixares a bicheza sozinha ela morre, não é? É que quase preferia comprar alimento vivo para o mês que não estivesse em casa e evitar andar com tanta tralha atrás.

É que infelizmente o meu carro comercial não tem ar condicionado o que no Verão me impede de levar as ratz, pelo que tenho que ir num carro normal que não tem muito espaço para além de ser o carrinho novo do meu pai que detesta bicharada :twisted: ele atura as ratz por não ter outro remédio. Pelo que estou a ver se calhar a compra do lagarto vai ter que ficar conjunta com a compra de um carro para mim 8)
andbela
Membro Veterano

terça set 04, 2012 6:59 pm

Opa não é tanto espaço assim. São duas caixas de arrumação (uma dos tenébrios e uma das baratas) e as lâmpadas que também não são muitas nem ocupam muito espaço. Se deixares a bicharada sozinha até pode não morrer, mas também não ficam em condições para servir de alimentação, mesmo que nesse mês compres comida não adianta fazeres criação porque nessas alturas vais ter que começar do zero. A lagartixa quando habituada a ti vai sossegada ao teu ombro ou mesmo no banco do carro .. Agora tu é que tens que ver a melhor opção para ti :). Olha que eu por exemplo ando com tudo dum lado para o outro, inclusivé o terrário e só tenho um yaris de 5 lugares xD .. Um comercial ainda mais fácil é de fazer o transporte.
yemen
Membro Veterano

terça set 04, 2012 7:06 pm

em termos de quantidades de comida para um mês é relativo , e 500 grilos se tudo correr bem não dão para um mês, ainda mais se forem micro grilos.
aconselho-te a comprar mais baratas porque grilos morrem bastante, e para transportar é muito melhor uma caixa média/pequena com uma boa quantidade de baratas para lhe dares , não precisas de nada por ai além , que as baratas são muito resistentes.
tens lojas online que te mandam comida na mesma semana e te chegam a qualquer morada fácilmente , por isso se te faltar é só entrar em contacto .
se necessitares de lojas online manda MP .
OficialMM
Membro
Registado: terça out 05, 2010 8:42 pm

domingo set 09, 2012 2:09 pm

Olha, eu tenho 3 db's, 2 machos e uma femea. O Kiko é adulto (já faz brumação), o Zéus é semi adulto e comprei-o pequenino e a Chilli que é quase bebé.

Se não podes dar atenção a eles esquece os DB's, desculpa mas é mesmo assim, 1 hora ou menos disso por dia a um db não acho que valha a pena teres um animal tão sociável que gosta imenso de atenção. O gecko é mais aconselhável, muito mais...

Os geckos tb têm cores magnificas acredita e são bem menos dispensiosos em tudo.

Se poderes dar umas 3 horas ou mais de atenção ao DB então aí força mas olha que os custos inicialmente são bem altos.

pela descrição da tua varanda, é bem quente de verão e bem fria de Inverno certo? Se assim for é igualinha à minha, logo aí terás custos com a electricidade. Um db normalmente tem 3 lãmpadas, uma de UVB que aconselho ser no minimo 10.0 ou então a melhor do mercado 12.0 UVB+D3, 1 lampada de hotspot e ainda uma de cerâmica para o aquecimento do terrário que normalmente está ligada a um termóstato ou a temporizador digital como eu tenho.

Só no terrário e equipamento como deve ser para um db já é alto, no minimo dos minimos 250 euros. terás de fazer criação de baratas, db's e se quiseres de grilos tb mas morrem mto e são bem mais sensiveis para além de teres de ter o cuidado de não comprar daqueles que cantam à noite!!!

Se comprares um db bebé, aí é mesmo OBRIGATÓRIO fazeres as tais criações senão é um BALÚRDIO por mês.

Um db semi adulto tb te vai custar bastante aos bolsos embora não seja tanto pois já vão mais pás verduras e se comprares um adulto aí com uns 2 ou 3 anos menos gastos tens pois eles têm bastantes dias que rejeitam o alimento vivo e preferem as verduras.

Eu levava e levo sp que me apetecer um animal de viagem e são quase 3 horas de viagem, ele não se stressa mas o meu Zéus não gosta muito de sair ao contrário do meu Kiko.

Isso não é importante e quanto à alimentação deles tb podes deixar em casa desde que seja um fim de semana normal, pões é comida para 3 dias e assunto encerrado, é assim que eu faço. mesmo o db pode tar 2 dias sem comer que não há crise desde que não seja pequeno, ou seja, até os seus 30 cms.

Se tiveres apenas 1 deves levá-lo ctgo à vontade sem crise e se poderes transportar terrário melhor ainda!
Mas atenção, se fizeres isso tenta não mexer muito nele pa ele não se stressar, o meu Zéus é tal igual isto, o meu Kiko já não!!! Sempre bem disposto!!!

Um criador em Portugal com cores fora dos normais é quase impossivel encontrares, o que se vê por aí são nominais, hypos e pouco mais que isso.
Posso-te dar 2 lojas perto de Setúbal que têm disso, 1 é criador e o outro não.

Se quiseres algo mais raro e que estejas disposta a largares a nota, terás de ir buscar à Europa. Eles entregam-te isso à porta de casa.
Vai ao facebook e procura lá um grupo: Dragões Barbudos PT.

Para mim o ponto chave é este: se não tens umas 3 horas por dia para dares atenção ao animal, esquece um db na minha opinião. São animais que merecem imensa atenção e ficam tristes e chateados quando não se dá atenção a eles a não ser que compres um db e o habitues de pequeno a ter muito pouca atenção e seja mais um animal de exposição que um membro da familia!

Nada mais te posso dizer, esta tem sido a minha experiência de 2,3 anos mais coisa menos coisa.

Boa sorte para a escolha.
Alguma duvida é só dizer
joana_boris
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 5:51 pm

OficialMM Escreveu:Olha, eu tenho 3 db's, 2 machos e uma femea. O Kiko é adulto (já faz brumação), o Zéus é semi adulto e comprei-o pequenino e a Chilli que é quase bebé.

Se não podes dar atenção a eles esquece os DB's, desculpa mas é mesmo assim, 1 hora ou menos disso por dia a um db não acho que valha a pena teres um animal tão sociável que gosta imenso de atenção. O gecko é mais aconselhável, muito mais...

Os geckos tb têm cores magnificas acredita e são bem menos dispensiosos em tudo.

Se poderes dar umas 3 horas ou mais de atenção ao DB então aí força mas olha que os custos inicialmente são bem altos.

pela descrição da tua varanda, é bem quente de verão e bem fria de Inverno certo? Se assim for é igualinha à minha, logo aí terás custos com a electricidade. Um db normalmente tem 3 lãmpadas, uma de UVB que aconselho ser no minimo 10.0 ou então a melhor do mercado 12.0 UVB+D3, 1 lampada de hotspot e ainda uma de cerâmica para o aquecimento do terrário que normalmente está ligada a um termóstato ou a temporizador digital como eu tenho.

Só no terrário e equipamento como deve ser para um db já é alto, no minimo dos minimos 250 euros. terás de fazer criação de baratas, db's e se quiseres de grilos tb mas morrem mto e são bem mais sensiveis para além de teres de ter o cuidado de não comprar daqueles que cantam à noite!!!

Se comprares um db bebé, aí é mesmo OBRIGATÓRIO fazeres as tais criações senão é um BALÚRDIO por mês.

Um db semi adulto tb te vai custar bastante aos bolsos embora não seja tanto pois já vão mais pás verduras e se comprares um adulto aí com uns 2 ou 3 anos menos gastos tens pois eles têm bastantes dias que rejeitam o alimento vivo e preferem as verduras.

Eu levava e levo sp que me apetecer um animal de viagem e são quase 3 horas de viagem, ele não se stressa mas o meu Zéus não gosta muito de sair ao contrário do meu Kiko.

Isso não é importante e quanto à alimentação deles tb podes deixar em casa desde que seja um fim de semana normal, pões é comida para 3 dias e assunto encerrado, é assim que eu faço. mesmo o db pode tar 2 dias sem comer que não há crise desde que não seja pequeno, ou seja, até os seus 30 cms.

Se tiveres apenas 1 deves levá-lo ctgo à vontade sem crise e se poderes transportar terrário melhor ainda!
Mas atenção, se fizeres isso tenta não mexer muito nele pa ele não se stressar, o meu Zéus é tal igual isto, o meu Kiko já não!!! Sempre bem disposto!!!

Um criador em Portugal com cores fora dos normais é quase impossivel encontrares, o que se vê por aí são nominais, hypos e pouco mais que isso.
Posso-te dar 2 lojas perto de Setúbal que têm disso, 1 é criador e o outro não.

Se quiseres algo mais raro e que estejas disposta a largares a nota, terás de ir buscar à Europa. Eles entregam-te isso à porta de casa.
Vai ao facebook e procura lá um grupo: Dragões Barbudos PT.

Para mim o ponto chave é este: se não tens umas 3 horas por dia para dares atenção ao animal, esquece um db na minha opinião. São animais que merecem imensa atenção e ficam tristes e chateados quando não se dá atenção a eles a não ser que compres um db e o habitues de pequeno a ter muito pouca atenção e seja mais um animal de exposição que um membro da familia!

Nada mais te posso dizer, esta tem sido a minha experiência de 2,3 anos mais coisa menos coisa.

Boa sorte para a escolha.
Alguma duvida é só dizer
Bem, só posso agradecer imenso o testemunho, dá sempre gosto ver pessoal no forum com tanta vontade de ajudar (e o mesmo com todos os outros) :D

Segundo o que dizes, realmente este momento da minha vida não é o mais indicado para ter um DB por dois motivos principais, primeiro porque não tenho essa disponibilidade de tempo toda (e recuso-me a ter um animal triste e infeliz) e depois porque vivo num apartamento com mais duas pessoas que adoram o bichinho mas que, pelo menos uma delas, não consegue neste momento suportar a ideia de ter baratas em casa e eu não tenho que fazer nada mais do que respeitar.

Neste momento estou a estudar e está a ser bastante puxado em termos de horário. Pelo menos o ano passado saía de casa às oito e voltava todos os dias por volta das 17-18H e, tendo em conta que tenho bastante trabalho (da faculdade) em casa para fazer, jantar para preparar, chão para aspirar, roupa para estender, etc. não me sobra muito tempo, para além de que todos os dias dou pelo menos uma hora de liberdade às minhas ratz.

Mas um dia hei de ter um DB, estes animais fascinam-me de uma maneira incrivel. Não me canso de ver vídeos sobr como os cuidar e sobre criação do bichedo que eles comem.

NEste momento o problema não seria a despesa inicial com o terrário e com o animal em si. Eu sou da malta dos cães e estou habituada a que se paguem valores elevados por animais 8) Não me importava nada de fazer uma poupança ao longo de todo este ano, ou até dois anos para pagar uns bons €€€ pelo bichinho, mesmo vindo do estrangeiro (não sei quanto se pagará por norma, mas vi aqui no forum um topico de um user que encomendou o dele da Alemanha e dispõe o valor). O problema seria aguentar uma despesa alta mensal a qual nunca poderia comportar se se assemelhasse com aquilo que se gasta mensalmente com um cão, por exemplo (motivo pelo qual eu não tenho mais cães neste momento).

Quando é para se ter um animal,s eja ele qual for, há que fazer as coisas em condições. Hei de ter o meu DB quando tiver mais disponibilidade e provavelmente espaço. Por agora resta-me admirá-los aqui pelo forum e videos :wink:

PS: os geeckos ficam também fora de questão neste momento pelo motivo que já referi acima, uma das minhas colegas não quer cá bichedo em casa.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”