Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.
Moderador: mcerqueira
-
Geight
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm
terça set 04, 2012 1:28 pm
Penso que um dudley só deriva de um cruzamento entre as cores castanho e amarelo mas essa situação não deixa de ser estranha...
Ah, e os dudley não são nenhuma espécie/raça, são um desvio à raça labrador e não são considerados puros.
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
-
JoanaNicolau
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 01, 2012 10:07 pm
terça set 04, 2012 1:38 pm
Geight Escreveu:Penso que um dudley só deriva de um cruzamento entre as cores castanho e amarelo mas essa situação não deixa de ser estranha...
Ah, e os dudley não são nenhuma espécie/raça, são um desvio à raça labrador e não são considerados puros.
Mas pelo que eu li também pode derivar de outras cores desde que um dos pais sejam castanhos depende dos genes dos cães
-
joana_boris
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
terça set 04, 2012 1:38 pm
Os labradors dudley resultam de uma combinação genética es especial que origina animais de pelagem amarela e pele como o espaço em torno dos olhos, trufa, interior das orelhas, barriga, etc. despigmentada.
Falando de uma forma simplificada, existem dois genes que controlam a ccor da pelagem no Labrador Retriever. São o gene B que determina a cor da pelagem preta, o b que determina a pela gem chocolate e que só se manifesta em homozigotia por ser recessivo e o "e" que determina a cor da pelagem amarela. Por exemplo um exemplar que seja BBEE é um labrador preto homozigótico e nunca terá cachorros de outra cor que não preto. Já um cão preto BbEe também é preto mas poderá ter cachorros de diferentes cores dependendo do emparelhamento. Um cachorro bbEE é castanho "puro" e um BBee é um amarelo "puro".
O que acontece quando nasce um cachorro dudley é que o emparelhamento é do tipo "bbee" e pode ocorrer quando há cruzamento de dosi amarelos, amarelo com castanho ou até preto com castanho, dependendo do genótipo.
-
joana_boris
- Membro Veterano
terça set 04, 2012 1:49 pm
Se dois cães Bbee (amarelos portadores de chocolate) cruzarem, há 25% de probabilidade de nascerem filhotes "dudley".
Se um um cão bbEe (chocolate portador de amarelo) cruzar com um Bbee (amarelo portador de chocolate) também existe 25% de probabilidade de nascerem filhotes "dudley".
Dois bbEe (chocolates portadores de amarelo) têm também esta probabilidade.
Já no caso de um dos pais ser preto, a probabilidade é reduzida para 12,5%. Por exemplo, num cruzamento de um BbEe (preto portador de amarelo e chocolate) quer com um Bbee (amarelo portador de chocolate) quer com um bbEe (chocolate portador de amarelo), exite esta possibilidade.
Existe ainda a possibilidade remota de 6,25% de nascerem cachorros dudley provenientes de um cruzamento entre dois pais pretos, desde que eles sejam ambos BbEe (portadores de amarelo e chocolate).
Espero ter ajudado
-
joana_boris
- Membro Veterano
terça set 04, 2012 1:56 pm
E mais uma coisa, um labrador dudley não é mais ou menos puro do que outro labrador com LOP. Se ambos os pais tiverem LOP então o seu lab é puro sim, simplesmente é um acontecimento genético ´que não está previsto no estalão da raça, pelo que é considerado um animal desviado do padrão da raça e será penalizado em concurso. De resto é um lab como outro, tendo em conta que a probabilidade de se queimar quando exposto ao sol é maior do qu num lab preto ou amarelo, mas a mesma que num lab castanho. Além disso é um companheirão

-
JoanaNicolau
- Membro Júnior
terça set 04, 2012 5:23 pm
joana_boris Escreveu:E mais uma coisa, um labrador dudley não é mais ou menos puro do que outro labrador com LOP. Se ambos os pais tiverem LOP então o seu lab é puro sim, simplesmente é um acontecimento genético ´que não está previsto no estalão da raça, pelo que é considerado um animal desviado do padrão da raça e será penalizado em concurso. De resto é um lab como outro, tendo em conta que a probabilidade de se queimar quando exposto ao sol é maior do qu num lab preto ou amarelo, mas a mesma que num lab castanho. Além disso é um companheirão

Boa tarde, a Kira não tem LOP por isso foi-me barata mas os pais são puros, o que acontece é que uma cadela pode engravidar de vários cães ao msm tempo e quando a fui buscar ao criador havia um cao creme na rua do criador e surgiram duvidas se esse podia ser o pai da Kira, mas desde que vi isso dos Dudleys tirei a hipotese de ser filha desse tal cão aliás até felei disso ao senhor que me vendeu e ele disse que esse cão só estava há 1 mes na rua ou seja não podia ser o pai da kira. Quanto ao senhor que me vendeu a kira não o podemos chamar "criador" porque ele não é criador só fez esta ninhada por fazer até porque foi a primeira ninhada da cadela e do cão e ele desconhece os Dudleys, já houve veterinários que me disseram que existem e outros que dizem que não daí a minha dúvida, mas pelo que vi pela net fotos doutros cães etc ela parece-me uma autêntica Dudley.
-
Geight
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm
terça set 04, 2012 5:32 pm
JoanaNicolau Escreveu:já houve veterinários que me disseram que existem e outros que dizem que não daí a minha dúvida
Não há dúvidas que os dudleys existem, basta que aconteça um cruzamento entre um lab amarelo e outro cocholate ou de outro tipo como a forista joana_boris no post acima.
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
-
pfonseka
- Membro Veterano
- Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm
terça set 04, 2012 5:50 pm
Aqui vai um link que pode interessar
http://www.summerstorm.com.br/clipping1623.htm
Quanto à possibilidade do cão "vadio" ser o pai, a resposta do criador deveria ser outra, deveria ser que era impossível algum cão ter contacto com a cadela. Porque esse cão não andava lá na altura mas andariam outros, e como bem sabemos, eles têm bom faro e não deixam escapar uma fêmea com o cio

-
JoanaNicolau
- Membro Júnior
terça set 04, 2012 6:22 pm
pfonseka Escreveu:Aqui vai um link que pode interessar
Quanto à possibilidade do cão "vadio" ser o pai, a resposta do criador deveria ser outra, deveria ser que era impossível algum cão ter contacto com a cadela. Porque esse cão não andava lá na altura mas andariam outros, e como bem sabemos, eles têm bom faro e não deixam escapar uma fêmea com o cio

Sim ele disse que o pai da Kira teve 2 semanas na casa dele para evitar que outros quem fossem lá e que esse cão tava la ha menos de um mês e realente quando la fui o dono do cão tava em mudanças.
[img]file:///C:/Users/EdmilsOn/Pictures/Kira/DSCI0271.JPG
![Imagem]()
-
JoanaNicolau
- Membro Júnior
terça set 04, 2012 6:23 pm
JoanaNicolau Escreveu:pfonseka Escreveu:Aqui vai um link que pode interessar

Sim ele disse que o pai da Kira teve 2 semanas na casa dele para evitar que outros quem fossem lá e que esse cão tava la ha menos de um mês e realente quando la fui o dono do cão tava em mudanças.
[img]file:///C:/Users/EdmilsOn/Pictures/Kira/DSCI0271.JPG[img]
Como se coloca fotos?
-
kittten
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm
terça set 04, 2012 7:20 pm
Não percebi, comprou um cão e o "criador" não sabe quem é o pai da ninhada?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
JoanaNicolau
- Membro Júnior
terça set 04, 2012 9:59 pm
kittten Escreveu:Não percebi, comprou um cão e o "criador" não sabe quem é o pai da ninhada?
Não é isso. O criador sabe quem é o pai até me mostrou foto da cadela com o cão, o que se sucede é que na rua do criador mora um cão amarelo e quando a comprei levei uma pessoa que percebe de Labradores e disse logo que o cão da rua era de certeza o pai da cadela por ser da cor dela etc, o criador disse que era impossível esse cão ser pai da cadela pois esse tal senhor só mora lá na rua há 1 mês ou seja não pode ser o pai dos cães nem ter acasalado com a cadela e realmente quando lá fui tava carrinhas de mudanças. A pessoa que foi comigo ver a cadela disse que ela parecia pura mas depois quando viu o cão começou logo a dizer que a cadela era filha do tal cão creme que vive la na rua do senhor. Quando pesquisei na net sobre labradores encontrei os Dudleys e a Kira é igual aos Dudleys o problema é que me disseram que os dudleys nao existem que são apenas lab despigmentados, eu queria postar fotos da Kira para me darem uma opinião mas não sei como postar. ( os pais da kira são pretos e castanhos e os tambem)
-
JoanaNicolau
- Membro Júnior
terça set 04, 2012 10:02 pm
kittten Escreveu:Não percebi, comprou um cão e o "criador" não sabe quem é o pai da ninhada?[/quote
Os criadores não tem experiência nenhuma. Foi a primeira vez que os cães acasalaram eles só deviam querer fazer algum dinheiro então acasalaram a cadela. Já levei a Kira ao vet e ele disse que a Kira realmente parecia tipo Dudley só que esses cães sao muito caro por serem raros