Ensinar a pedir para ir á rua.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 05, 2012 2:36 am

Ora bem, a amy maria está lixada comigo!
Vai entrar amanhã de marcação cerrada!!!

Viemos da "avó" no domingo e ela vem sempre um bocadito "avariada", nestes primeiros dias. Ontem, no xixi da meia-noite, não fez! E durante a noite e manhã, também não fez nada no tabuleiro. Portanto... diz-me a experiência que ela fazer, fez! Eu é que ainda não farejei a metade que falta do tapetão!!!

Hoje, fez o último xixi, na rua como suposto. Mas eu andei depois de jantar a noite toda envolvida com culinária (a experimentar fazer doce de tomate, que no fim não rendeu nada, mas parece que é sempre assim! :D) e tendo a varanda aberta e sala ás escuras, ela foi lá algumas vezes.

Pois eis, que agora á 1h da manhã, ia eu para tomar o meu chazinho na varanda, e vejo os "cocozes" na varanda. E não tenho a mais palida ideia da hora a que ela terá feito.

Eu tenho um tabuleiro com resguardo por baixo que ela usa com sucesso (e cada vez mais raramente), na cozinha e quando não está "avariada" (quando isto entrar nos eixos, ela volta a ir lá fazer se se sentir apertada, mesmo comigo em casa).

Já é a 2ª vez que ela faz na varanda. E eu ainda não sei muito bem o que pensar disto. É que ela tem razão: cocós é na rua! No entanto ela também tem o sítio dela que ela reconhece como tal, na cozinha.

Se bem que eu aqui tenho falhado um pouco, uma vez que ela praticamente não o tem usado, e gosta de estar lá deitada em cima a roer qualquer coisa e eu não me chateava com isso porque não via mal. Agora estou a perceber que devia ter chateado, porque aquilo é apenas zona sanitária! E VAI VOLTAR A SER!

Dizia eu, que não sabia muito bem o que pensar de ela fazer na varanda, porque ela tem uma certa razão. É rua!

É que já por uma vez ou duas desconfiei que ela me estava a pedir para ir á rua, mas ainda não o fez consistentemente (não treinou bem a dona, portanto!) e eu ainda não aprendi o tipo de ladrar para ir á rua-wc. Mas estou a ver que está na hora de solidificarmos isso!

QUESTÃO:
1) existem uns guizos com 1 fio comprido que as pessoas penduram na maçaneta da porta da rua e os cães que sabem usar, tocam o guizo quando precisam de ir á rua. Como é que isto se ensina? Há alguém aqui que o tenha feito com sucesso?

Apesar de lhe ir fazer marcação cerrada nos próximos 2 dias (ao invés de ela ser a minha sombra, será o contrário... muah ah ah) :D se calhar convinha ensina-la a pedir para ir á rua para emergências (apesar de ter uns horários muito certinhos e de eu me ir fiando nisso...)
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta set 05, 2012 8:29 am

Não a posso ajudar :) . A minha não faz nada dentro de casa. Quando não consigo ir com ela à rua, na hora "h", fico com problemas de consciência, pq ela não faz.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quarta set 05, 2012 10:28 am

srYuki Escreveu:Viemos da "avó" no domingo e ela vem sempre um bocadito "avariada", nestes primeiros dias.
Não se preocupe, só tem de lhe dar uns dias para ela voltar à sua rotina normal. :)
srYuki Escreveu:QUESTÃO:
1) existem uns guizos com 1 fio comprido que as pessoas penduram na maçaneta da porta da rua e os cães que sabem usar, tocam o guizo quando precisam de ir á rua. Como é que isto se ensina? Há alguém aqui que o tenha feito com sucesso?

Já vi alguns vídeos desses no youtube e penso que é uma boa opção, não faço ideia como ensinar o cão a fazê-lo mas pesquise por lá. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta set 05, 2012 2:04 pm

Se ensinar a usar um guizo sempre que quizer ir à rua vai ter uma rapariga muito pronta a tocar o sino sempre que queira "apanhar ar" (que no caso dos meus seria durante quase todo o dia) por isso não sei se é boa opção - até porque é bastante irritante. Pode sempre fechar a varanda e manter-se atenta, ela dará alguns sinais quando estiver aflita e quiser ir à rua :) (e à medida que estes sinais vão sendo recompensados com idas à rua tornar-se-ão cada vez mais frequentes :) )
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta set 05, 2012 2:34 pm

srYuki Escreveu: Portanto... diz-me a experiência que ela fazer, fez! Eu é que ainda não farejei a metade que falta do tapetão!!!
Esta parte deu-me vontade de rir... Porque é consigo... Porque aconteceu-me o mesmo e não achei piada nenhuma ... Andava eu toda orgulhosa a gabar a minha anjinha que estava exemplar, só fazia xixi no wc e não falhava nunca até que comecei a achar estranho ela fazer tão poucos... Um dia lembrei-me assim de repente de cheirar o tapete e tive um treco! Toca a esfregar e tentar secar mas o tapete é tão grande que para lavar a sério vai ser um caso bicudo... Agora tenho andado mais alerta :twisted: e volta e meia lá ando a farejar o tapete... :roll:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta set 05, 2012 2:58 pm

A minha texuga pede para ir à rua arranhando com as patas no nosso colo e depois dirigindo-se à porta. Se distraídos, a ignoramos, põe-se a choramingar. A mensagem passa: quer ir à rua. Mas é algo que ela nos ensinou a nós :P
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta set 05, 2012 3:44 pm

marianamar Escreveu:A minha texuga pede para ir à rua arranhando com as patas no nosso colo e depois dirigindo-se à porta. Se distraídos, a ignoramos, põe-se a choramingar. A mensagem passa: quer ir à rua. Mas é algo que ela nos ensinou a nós :P
Com todos os cães que já tive foi precisamente isso que aconteceu: eles é que me mostraram sempre que queriam ou precisavam de ir à rua. As formas como o faziam é que podiam ser diferentes: uns começavam a andar pela casa, outros vinham arranhar-me, outros arranhavam na porta, outros ainda sentavam-se simplesmente à porta a olhar para mim, outros chiavam junto de mim e iam e vinham de lá para cá, etc.

Acho que o que é preciso é estar atento aos movimentos dos bichos, sobretudo quando se aproxima a hora do passeio, mas sem ser preciso andar em cima deles nem fazer disso uma obsessão. Apenas estar atento.

E que eu saiba, não é preciso treino nenhum para os ensinar a pedir para ir à rua. Eles próprios descobrem a sua maneira de pedir aquilo de que precisam: sair, comer, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta set 05, 2012 3:54 pm

Tem de se observar atentamente a cadela e tentar perceber, eles acabam por fazer sempre à mesma hora, geralmente logo de manhã, e a seguir a comer.

Conta-se pelos dedos de uma mão as vezes em que os meus cães fizeram em casa. Sempre deram muito bem sinal do que queriam.
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta set 05, 2012 4:16 pm

Concordo com a maioria. É uma questão de estar atenta ao comportamento da cadela e rápidamente vai notar quando ela pede para ir a rua.
A minha cola (literalmente) o nariz à porta e não desvia o olhar por nada. A primeira vez que a vi fazer fartei-me de rir. Parecia que estava à espera que a porta se abrisse com o poder do olhar!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta set 05, 2012 4:18 pm

Concordo com a maioria. É uma questão de estar atenta ao comportamento da cadela e rápidamente vai notar quando ela pede para ir a rua.
A minha cola (literalmente) o nariz à porta e não desvia o olhar por nada. A primeira vez que a vi fazer fartei-me de rir. Parecia que estava à espera que a porta se abrisse com o poder do olhar!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 05, 2012 4:52 pm

fteixeira Escreveu:
srYuki Escreveu: Portanto... diz-me a experiência que ela fazer, fez! Eu é que ainda não farejei a metade que falta do tapetão!!!
Esta parte deu-me vontade de rir... Porque é consigo... Porque aconteceu-me o mesmo e não achei piada nenhuma ... Andava eu toda orgulhosa a gabar a minha anjinha que estava exemplar, só fazia xixi no wc e não falhava nunca até que comecei a achar estranho ela fazer tão poucos... Um dia lembrei-me assim de repente de cheirar o tapete e tive um treco! Toca a esfregar e tentar secar mas o tapete é tão grande que para lavar a sério vai ser um caso bicudo... Agora tenho andado mais alerta :twisted: e volta e meia lá ando a farejar o tapete... :roll:
São umas falsas!!!
E de vez em quando lá ando eu de cu no ar á procura!!!
Tenho lavado o tapete com o carpex (e descobrir o carpex no supermercado?! Agora é oxyaction!), mas ainda o vou lavar á mangueirada este verão (tenho que arranjar uma vítima para me ajudar a deslocar a mesa!).
sasquatch Escreveu:Tem de se observar atentamente a cadela e tentar perceber, eles acabam por fazer sempre à mesma hora, geralmente logo de manhã, e a seguir a comer.

Conta-se pelos dedos de uma mão as vezes em que os meus cães fizeram em casa. Sempre deram muito bem sinal do que queriam.
Como eu disse, ela não é consistente. Eu acho que ela me ladrou em frente á porta, mas como não o voltou a fazer... talvez seja de ainda ser muito nova, já que também para começar a fazer na rua foi um karma...

De manhã tudo ok. Ela espera e na rua faz as 2 coisas e a bem dizer, o número 2, fica despachado para o dia todo em cerca de metade dos dias.

A ida á rua da brincadeira, pelas 19h30 ela também tem mais ou menos relógio, pq a partir das 19h ou ás vezes 1h antes, começa a andar de um jeito diferente. É por ir á rua sim, mas não pelo wc.

A da noite... ás vezes tenho que a acordar pq está a dormir a sesta... :roll:

Neste momento não me dá muito jeito ir depois de ela comer, pq vamos antes, já para ela brincar e correr de barriga vazia. Come pouco tempo depois, pelo que acho que não devia ir logo com ela á rua para saída higiénica...
Rozza Escreveu:Parecia que estava à espera que a porta se abrisse com o poder do olhar!
Abre-te sésamo!!!!!
Adorei! :D :D :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta set 05, 2012 8:59 pm

Acho que com paciência se consegue ensinar tudo, mas não faço a mínima ideia como é que os meus cães aprenderam a pedir para ir à rua. Aprenderam e pronto.

Cada um tem a sua maneira de pedir e eu sei ver. Como é que se faz, não tenho nem ideia. O pessoal aqui em casa costuma perguntar-me "o que é que ele/a quer?" e eu digo se quer ir beber água à taça da rua ou se precisa de ir fazer.

Acho que tem a ver com horários e posturas corporais. No caso do macho Dogue, acreditem ou não, é tão simples como perguntar-lhe. Dizemos "queres fazer xixi?" e se ele quiser vai para a porta. Se não quiser, continua deitado.

Com ele tudo é simples. Se estamos com pressa para sair, vai para o jardim e dizemos "faz xixi" e depois "faz o outro xixi" (que é cocó) e fica o assunto arrumado rapidamente.
fteixeira
Membro Veterano

sexta set 07, 2012 1:33 pm

srYuki Escreveu:

São umas falsas!!!
Tenho lavado o tapete com o carpex (e descobrir o carpex no supermercado?! Agora é oxyaction!), mas ainda o vou lavar á mangueirada este verão (tenho que arranjar uma vítima para me ajudar a deslocar a mesa!).

Essa do Carpex é capaz de ser boa ideia! Faz só espuma não é? O problema é que o meu tapete é mesmo enorme... O episódio ainda não se repetiu (acho eu) mas vou continuar atenta... :)
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta set 07, 2012 4:05 pm

fteixeira Escreveu:
srYuki Escreveu:

São umas falsas!!!

Essa do Carpex é capaz de ser boa ideia! Faz só espuma não é? O problema é que o meu tapete é mesmo enorme... O episódio ainda não se repetiu (acho eu) mas vou continuar atenta... :)
Sim, e ainda te digo mais, bato o preparado com aquela coisa de fazer claras, na varinha mágica! O meu também é grande, tipo 2mx3m. Ainda ontem tive gente cá em casa que eram p me ajudar e depois... lá me esqueci de novo!
fteixeira
Membro Veterano

domingo set 09, 2012 9:52 pm

srYuki Escreveu:
fteixeira Escreveu:
srYuki Escreveu:

São umas falsas!!!

Sim, e ainda te digo mais, bato o preparado com aquela coisa de fazer claras, na varinha mágica! O meu também é grande, tipo 2mx3m. Ainda ontem tive gente cá em casa que eram p me ajudar e depois... lá me esqueci de novo!
Essa da batedeira está boa!!! Tenho que ver se encontro no super...
Responder

Voltar para “Cães”