Vai entrar amanhã de marcação cerrada!!!
Viemos da "avó" no domingo e ela vem sempre um bocadito "avariada", nestes primeiros dias. Ontem, no xixi da meia-noite, não fez! E durante a noite e manhã, também não fez nada no tabuleiro. Portanto... diz-me a experiência que ela fazer, fez! Eu é que ainda não farejei a metade que falta do tapetão!!!
Hoje, fez o último xixi, na rua como suposto. Mas eu andei depois de jantar a noite toda envolvida com culinária (a experimentar fazer doce de tomate, que no fim não rendeu nada, mas parece que é sempre assim!

Pois eis, que agora á 1h da manhã, ia eu para tomar o meu chazinho na varanda, e vejo os "cocozes" na varanda. E não tenho a mais palida ideia da hora a que ela terá feito.
Eu tenho um tabuleiro com resguardo por baixo que ela usa com sucesso (e cada vez mais raramente), na cozinha e quando não está "avariada" (quando isto entrar nos eixos, ela volta a ir lá fazer se se sentir apertada, mesmo comigo em casa).
Já é a 2ª vez que ela faz na varanda. E eu ainda não sei muito bem o que pensar disto. É que ela tem razão: cocós é na rua! No entanto ela também tem o sítio dela que ela reconhece como tal, na cozinha.
Se bem que eu aqui tenho falhado um pouco, uma vez que ela praticamente não o tem usado, e gosta de estar lá deitada em cima a roer qualquer coisa e eu não me chateava com isso porque não via mal. Agora estou a perceber que devia ter chateado, porque aquilo é apenas zona sanitária! E VAI VOLTAR A SER!
Dizia eu, que não sabia muito bem o que pensar de ela fazer na varanda, porque ela tem uma certa razão. É rua!
É que já por uma vez ou duas desconfiei que ela me estava a pedir para ir á rua, mas ainda não o fez consistentemente (não treinou bem a dona, portanto!) e eu ainda não aprendi o tipo de ladrar para ir á rua-wc. Mas estou a ver que está na hora de solidificarmos isso!
QUESTÃO:
1) existem uns guizos com 1 fio comprido que as pessoas penduram na maçaneta da porta da rua e os cães que sabem usar, tocam o guizo quando precisam de ir á rua. Como é que isto se ensina? Há alguém aqui que o tenha feito com sucesso?
Apesar de lhe ir fazer marcação cerrada nos próximos 2 dias (ao invés de ela ser a minha sombra, será o contrário... muah ah ah)