Dúvida sobre esterilização
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quarta set 05, 2012 4:08 pm
Boa tarde a todos,
Tenho uma dúvida relativamente à possível esterilização da minha cadela. Tenho uma cadela de porte médio com 3 anos, saudável, nunca teve nenhum problema de saúde, nunca acasalou nem tenciono fazê-lo.
A minha Chiara costuma fazer gravidez psicológica posteriormente aos cios e sei que isso pode dar problemas.
A dúvida que tenho é até que ponto é mais vantajoso ou prejudicial esterilizá-la com 3 anos de idade. Gostava de saber as vossas opiniões.
Que benefícios e consequências traz esterilizá-la nesta altura?
O meu muito obrigado desde já.
Tenho uma dúvida relativamente à possível esterilização da minha cadela. Tenho uma cadela de porte médio com 3 anos, saudável, nunca teve nenhum problema de saúde, nunca acasalou nem tenciono fazê-lo.
A minha Chiara costuma fazer gravidez psicológica posteriormente aos cios e sei que isso pode dar problemas.
A dúvida que tenho é até que ponto é mais vantajoso ou prejudicial esterilizá-la com 3 anos de idade. Gostava de saber as vossas opiniões.
Que benefícios e consequências traz esterilizá-la nesta altura?
O meu muito obrigado desde já.
As gravidezes psicológicas podem levar a uma piómetra. E neste caso é indiferente a idade em que se esteriliza uma cadela.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Penso que aos 3 anos de idade já não corre tantos riscos. O ideal é esterilizar depois de 2 anos de idade, porque se for demasiado nova, a falta de certas hormonas afectam o crescimento dos ossos por exemplo.
<strong> </strong><a href="http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... csep12.jpg" target="_blank">http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... p12.jpg</a> <a href="http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... ver-force/" target="_blank">http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... -force/</a>
As cadelas devem ser esterilizadas logo após o 1º cio. Quanto mais tempo passa mais aumenta a probabilidade de desenvolver cancros mamários ou uterinos.
Se esperar uns 4 anos por ex, a redução do risco é muito menor.
Se esperar uns 4 anos por ex, a redução do risco é muito menor.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
A sua cadela é traça de pit bull? pelas fotos parece-me e muito.
Nesse caso não se trata de querer estrelizar ou não, trata-se de ser obrigatório, e é obviamente vantajoso para o animal.
Que corra tudo pelo melhor
Nesse caso não se trata de querer estrelizar ou não, trata-se de ser obrigatório, e é obviamente vantajoso para o animal.
Que corra tudo pelo melhor
-
- Registado: quarta set 05, 2012 4:08 pm
A minha cadela é uma rafeirinha, raça cão
Visto que há o risco de contrair uma piómetra o melhor é esterilizá-la o quanto antes?

Antes de mais nada, fale com o seu veterinário, que é quem conhece a cadela.
As opiniões dadas neste fórum, como noutro qualquer, não passam disso mesmo: opiniões.
As opiniões dadas neste fórum, como noutro qualquer, não passam disso mesmo: opiniões.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
Sim, espere pelo próximo cio, pela próxima falsa gravidez mas lembre-se que as piómetras nem sempre são fáceis de detectar e muitas quando se acode já é tarde. Os animais morrem de septicemia.
Como vi acontecer à pouco tempo com uma cadela de 8 anos muitissimo bem tratada e apaparicada.
Tratando-se de um animal SRD não tem vantagem nehuma em tê-lo inteiro. Até porque as cobrições inesperadas acontecem mais vezes do que imagina.
Como vi acontecer à pouco tempo com uma cadela de 8 anos muitissimo bem tratada e apaparicada.
Tratando-se de um animal SRD não tem vantagem nehuma em tê-lo inteiro. Até porque as cobrições inesperadas acontecem mais vezes do que imagina.
Fui espreitar as fotos e de facto, a dona pode dizer que é SRD mas a Chiara é muitissimo parecida com um pit.
E a coleira com picos para fora não ajuda nada a evitar a semelhança.
Atenção que a história que pit bull não é raça não serve de nada para evitar as responsabilidades ( e custos) de seguro, esterilização,trela, açaimo, etc. O vet nunca lhe falou nisso?
A lei fala de raças as também de um tipo especifico de cão ou do seu cruzamento e a Chiara não engana nem o mais ceguinho.
E a coleira com picos para fora não ajuda nada a evitar a semelhança.
Atenção que a história que pit bull não é raça não serve de nada para evitar as responsabilidades ( e custos) de seguro, esterilização,trela, açaimo, etc. O vet nunca lhe falou nisso?
A lei fala de raças as também de um tipo especifico de cão ou do seu cruzamento e a Chiara não engana nem o mais ceguinho.

Também aconselho a falar com o seu vet e a esterilizar a cadelinha.
Tive uma cadelita, a Joaninha, que também fazia gravidezes psicológicas e na altura como a informação não era tão vasta como a que existe actualmente, só foi esterilizada aos 7 anitos e na consequência duma piómetra.
Como éramos e somos donos atentos, felizmente fomos a tempo mas a situação já estava bem complicada.
Que corra tudo bem e dê notícias.
Tive uma cadelita, a Joaninha, que também fazia gravidezes psicológicas e na altura como a informação não era tão vasta como a que existe actualmente, só foi esterilizada aos 7 anitos e na consequência duma piómetra.

Como éramos e somos donos atentos, felizmente fomos a tempo mas a situação já estava bem complicada.

Que corra tudo bem e dê notícias.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)
Boa tarde Raquel,
Eu tive uma Rottweiler (faleceu por eutanásia no dia 5/07) que teve que ser esterilizada com urgência aos 9 anos, devido a uma infecção úterina (para os leigos) / piómetra (para os mais exclarecidos, eu tive que ir ver o que isso é no google). Ela também sempre fez gravidez psicológica mas infelizmente a vet nunca me disse que isso poderia causar problemas (abençoados foruns).
Felizmente a infecção foi detectada a tempo, e ela não voltou a ter problemas.
Uma coisa é certa: a esterilização não é barata (em 2009 gastei perto dos 800 euros, tratando-se de uma cadela grande), mas é um descanso, não correm riscos de doenças úterina nem andamos nós de rabo para o ar a limpar o chão dos pingos de sangue do cio.
Se o puder fazer (em euros) não espere.
Boa sorte.
Eu tive uma Rottweiler (faleceu por eutanásia no dia 5/07) que teve que ser esterilizada com urgência aos 9 anos, devido a uma infecção úterina (para os leigos) / piómetra (para os mais exclarecidos, eu tive que ir ver o que isso é no google). Ela também sempre fez gravidez psicológica mas infelizmente a vet nunca me disse que isso poderia causar problemas (abençoados foruns).
Felizmente a infecção foi detectada a tempo, e ela não voltou a ter problemas.
Uma coisa é certa: a esterilização não é barata (em 2009 gastei perto dos 800 euros, tratando-se de uma cadela grande), mas é um descanso, não correm riscos de doenças úterina nem andamos nós de rabo para o ar a limpar o chão dos pingos de sangue do cio.
Se o puder fazer (em euros) não espere.
Boa sorte.
Clara