Dúvida sobre esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RaquelChiara
Registado: quarta set 05, 2012 4:08 pm

quarta set 05, 2012 4:29 pm

Boa tarde a todos,

Tenho uma dúvida relativamente à possível esterilização da minha cadela. Tenho uma cadela de porte médio com 3 anos, saudável, nunca teve nenhum problema de saúde, nunca acasalou nem tenciono fazê-lo.
A minha Chiara costuma fazer gravidez psicológica posteriormente aos cios e sei que isso pode dar problemas.
A dúvida que tenho é até que ponto é mais vantajoso ou prejudicial esterilizá-la com 3 anos de idade. Gostava de saber as vossas opiniões.

Que benefícios e consequências traz esterilizá-la nesta altura?

O meu muito obrigado desde já.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta set 05, 2012 4:33 pm

As gravidezes psicológicas podem levar a uma piómetra. E neste caso é indiferente a idade em que se esteriliza uma cadela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta set 05, 2012 5:08 pm

Penso que aos 3 anos de idade já não corre tantos riscos. O ideal é esterilizar depois de 2 anos de idade, porque se for demasiado nova, a falta de certas hormonas afectam o crescimento dos ossos por exemplo.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta set 05, 2012 7:43 pm

As cadelas devem ser esterilizadas logo após o 1º cio. Quanto mais tempo passa mais aumenta a probabilidade de desenvolver cancros mamários ou uterinos.
Se esperar uns 4 anos por ex, a redução do risco é muito menor.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta set 05, 2012 8:00 pm

após? eu faço por esterilizar as jovens que me chegam às mãos antes... mas têm sido cadelas de porte pequeno/médio, e não notei quaisquer problemas de crescimento, desenvolveram-se normalmente... 8)
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quarta set 05, 2012 8:06 pm

A sua cadela é traça de pit bull? pelas fotos parece-me e muito.
Nesse caso não se trata de querer estrelizar ou não, trata-se de ser obrigatório, e é obviamente vantajoso para o animal.
Que corra tudo pelo melhor
RaquelChiara
Registado: quarta set 05, 2012 4:08 pm

quinta set 06, 2012 12:14 am

A minha cadela é uma rafeirinha, raça cão :) Visto que há o risco de contrair uma piómetra o melhor é esterilizá-la o quanto antes?
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta set 06, 2012 2:45 am

sem dúvida. Esterilize logo que possa.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 06, 2012 8:12 am

Antes de mais nada, fale com o seu veterinário, que é quem conhece a cadela.

As opiniões dadas neste fórum, como noutro qualquer, não passam disso mesmo: opiniões.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 10:44 am

Sim, espere pelo próximo cio, pela próxima falsa gravidez mas lembre-se que as piómetras nem sempre são fáceis de detectar e muitas quando se acode já é tarde. Os animais morrem de septicemia.
Como vi acontecer à pouco tempo com uma cadela de 8 anos muitissimo bem tratada e apaparicada.

Tratando-se de um animal SRD não tem vantagem nehuma em tê-lo inteiro. Até porque as cobrições inesperadas acontecem mais vezes do que imagina.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta set 06, 2012 11:57 am

Aconselho a falar com o seu vet e castrar com urgência.
sasquatch
Membro Veterano

quinta set 06, 2012 12:04 pm

Fui espreitar as fotos e de facto, a dona pode dizer que é SRD mas a Chiara é muitissimo parecida com um pit.

E a coleira com picos para fora não ajuda nada a evitar a semelhança.

Atenção que a história que pit bull não é raça não serve de nada para evitar as responsabilidades ( e custos) de seguro, esterilização,trela, açaimo, etc. O vet nunca lhe falou nisso?

A lei fala de raças as também de um tipo especifico de cão ou do seu cruzamento e a Chiara não engana nem o mais ceguinho. :wink:
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta set 06, 2012 12:06 pm

Também aconselho a falar com o seu vet e a esterilizar a cadelinha.

Tive uma cadelita, a Joaninha, que também fazia gravidezes psicológicas e na altura como a informação não era tão vasta como a que existe actualmente, só foi esterilizada aos 7 anitos e na consequência duma piómetra. :cry: :cry:

Como éramos e somos donos atentos, felizmente fomos a tempo mas a situação já estava bem complicada. :cry:

Que corra tudo bem e dê notícias. :wink:
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta set 06, 2012 1:12 pm

Boa tarde Raquel,

Eu tive uma Rottweiler (faleceu por eutanásia no dia 5/07) que teve que ser esterilizada com urgência aos 9 anos, devido a uma infecção úterina (para os leigos) / piómetra (para os mais exclarecidos, eu tive que ir ver o que isso é no google). Ela também sempre fez gravidez psicológica mas infelizmente a vet nunca me disse que isso poderia causar problemas (abençoados foruns).
Felizmente a infecção foi detectada a tempo, e ela não voltou a ter problemas.

Uma coisa é certa: a esterilização não é barata (em 2009 gastei perto dos 800 euros, tratando-se de uma cadela grande), mas é um descanso, não correm riscos de doenças úterina nem andamos nós de rabo para o ar a limpar o chão dos pingos de sangue do cio.

Se o puder fazer (em euros) não espere.

Boa sorte.
Clara
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta set 06, 2012 4:06 pm

--- os pingos de sangue ainda é como o outro; suportam-se bem-
Responder

Voltar para “Cães”