joana_boris Escreveu:... mas também é bastante influenciável pelo contexto cultural e social das pessoas. A nossa sociedade diz-nos que as ratazanas são nojentas, asquerosas, repugnantes, o que até tem um fundamento lógico, como todos sabemos.
As minhas são fantásticas. De uma meiguice inteligência incriveis. Mas não gosto muito quando vêm cá a casa e me dizem que elas são nojentas. Aceito que não gostem, e eu não obrigo ninguem a tocar-lhes, nem têm que olhar para elas. Mas não gosto mesmo nada que chamem "nojentas" ou que digam que as minhas meninas são um "nojo", são a minha companhia em Lisboa e gosto muito delas, pelo que por vezes esses comentarios magoam.
Eu não gosto muito de tarantulas, mas não seria capaz de me virar para um dono de uma e dizer-lhe que a tarantula dele é nojenta. Não gosto que o façam em relação aos meus animais, sejam eles ratazanas, cão ou gato.
Eu também já recebi algumas '' piadas ''. Gosto de todos os animais, todos mesmo. Acho todos fascinantes, desde o elefante até ao mosquito.
Bem, é comum eu pegar em animais como ratazanas, ratos, cobras, tarântulas, baratas, lagartos e muitos outros que grande parte da sociedade descreve como '' nogento '', '' repugnante '' e outros do mesmo género.
Fascina-me.
Mas há sempre alguém que me manda alguma piada no meio disto tudo.
Por exemplo, uma vez fui a casa de uma amiga minha que tem uma divisão ( a que ela chama de Dream Room

) dedicada a répteis. Tem lá cobras ( entre elas cobras-do-milho, pitões regius, morelias viridis, ... ), lagartos ( geckos, dragões barbudos, etc. ) e alguns exóticos ( ratazanas, ratos de benin, gerbos, chinchilas, tarântulas, entre outros ).
Nessa minha visita estava lá uma outra amiga dela, que por acaso nunca se deu bem comigo. Eu cheguei lá a casa, cumprimentei as pessoas ( entre elas a minha amiga ) e fui ao Dream Room. Perco-me lá dentro

.
Peguei nas ratazanas e depois numa das cobras-do-milho e outra rapariga disse-me logo: '' Não mexas nisso!! Os ratos são do mais porco que existe, até transmitem SIDA

. E esses coelhos também deve ser igual! Eu não entro aí! ''
Quando referiu coelhos quis dizer chinchilas ...
Mas eu não digo nada, ignoro . Nunca lhe faltei ao respeito nem o irei fazer, mas bem podia alargar o seu pequenino conhecimento. Mas, afinal de contas, são coisas que a mim não me interessa. Os animais ... esses sim interessam-me

.