Dicas precisam-se!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anamagalhaes
Membro
Registado: quarta set 24, 2008 8:42 pm

quinta set 06, 2012 12:41 am

Olá!
Eu sei que está pergunta pode parecer um pouco infantil mas cá vai:

Gostava que me dessem algumas dicas para convencer os meus pais a deixarem-me ter um cão. Que me lembre nunca tive nenhum se bem que quando eu nasci os meus pais tinham um que teve de ser adormecido devido a um atropelamento (na altura ainda não havia a tecnologia de hoje em dia e não o conseguiram salvar). Eu penso que será devido a isto que eles não me deixam ter nenhum.
Mas pronto, os problemas que os meus pais põem são:

- o dito cheiro a cão;
-o problema de morar num apartamento;
-o problema de já termos uma gata com cerca de 3 anos e meio que pode não se dar bem com a presença de um cão;
- o pelo espalhado por todo o lado (problema que já temos com a gata).

Como já disse em cima, moro num apartamento e, eu sei que há muitos rafeiros nas associações (inclusive faço voluntariado numa associação dessas) mas tenho uma grande paixão pela raça Yorkshire Terrier e este sendo um cão pequeno acho que até certo ponto é um cão adequado para apartamento e pelo que li apesar de ser um cão com muito pelo a queda é quase inexistente (corrijam-me se estiver enganada). Mas também já vi em artigos que é um cão que pode ladrar muito e que pode não ser adequado para “primeiro cão”. O que me dizem?

Desculpem pelo tópico um pouco grande e dispenso respostas que sejam para gozar.

(Se souberem de algum criador de confiança de Yorkshire Terrier por favor mandem MP)
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta set 06, 2012 9:29 am

Olá, penso que sendo um cão pequeno, não deve ter problemas em viver num apartamento. Quanto ao cheiro, penso que também por ser pequeno, desde que o apartamento não esteja sempre fechado, também não deve ser problema.

Só que se o cão for mesmo só da sua responsabilidade, penso que seria melhor ter o cão quando tiver a vida mais estável (penso que a anamagalhaes ainda é nova?). Isto porque quando as mudanças da vida surgirem, às vezes pode deixar de ter condições de ter o cão (situações de trabalho, mudança de casa para um sítio onde não é permitido ter cães, etc.), e assim precisaria de alguém para tomar conta do cão (os pais ou outras pessoas caso os pais não poderem fazê-lo).
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta set 06, 2012 10:38 am

Os pais sabem muito bem que são eles que arcam com:
despesas, trabalho, chatices. Quando passa a fase do encanto, são SEMPRE eles que ficam com o bicho ás costas :wink:

Por isso é que muitos não deixam, e fazem eles bem.

Começam as aulas, depois é estudar para os os exames, as saídas com os amigos, etc. E o cão?

Passear todos os dias várias vezes ao dia. Faça chuva ou faça sol, estejamos de rastos ou não. Limpar a porcaria que ele faz (e fazem muita, acredite, até aprenderem a ir á rua), evitar os estragos e os cachorros estragam que se fartam....

Arranjar solução para quando se vai de férias ou fim de semana...

Pense bem na perca de liberdade pessoal e no trabalhão. Não estou a exagerar, tenho cães desde que nasci e bem sei as vezes que levei nas orelhas dos meus pais...
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta set 06, 2012 10:56 am

Não vou dar dicas para convencer os seus pais mas vou falar-lhe um pouco da raça porque a conheço bem.
Relativamente ao pêlo, esta ração não larga pêlo pela casa pois não faz a mudança de pêlo como a maioria das raças. O pouco pêlo que larga fica na escova após a escovagem que deve ser diária.
Este cão é um cão de alarme, pelo que dá sinal quando ouve barulhos que lhe são estranhos. No entanto, com educação tudo se resolve. A minha por exemplo ladra muito pouco...
Relativamente ao cheiro, esta raça exige banhos frequentes e muitos cuidados com o pêlo e pelo menos no meu caso, esse problema não se coloca.
A questão do espaço não é impedimento, desde que, claro o cão tenha passeios diários, mas isso é comum a todas as raças.
Posso também falar da relação da minha cadela com uma gata e dão-se super bem. Mas a gata veio bebé para casa. Se no seu caso for ao contrário (vai o cão bebé para casa) também não me parece que haja problemas...
Posso dizer-lhe que tive que esperar até ser independente para ter um cão. E também foi esta a raça que escolhi e acho uma escolha excelente! Posso também dizer-lhe que a Pandora tem o dom de fazer com que as pessoas se apaixonem por ela. Muita gente que não gostava muito de animais no geral e cães em particular rendeu-se. E fico muito feliz por isso também. Acredito que eventualmente mesmo que os seus pais estejam um pouco reticentes agora, quase de certeza que se vão apaixonar depois. Mas convém ponderar muito bem essa situação, lembre-se que um animal é uma responsabilidade a longo prazo e que dependerá de si para tudo. Para não falar que nos primeiros tempos fazem muitas asneiras e tem que haver muita paciência...Não há depois lugar para arrependimentos.
Por isso pense muito bem, leia muito e tenha muito cuidado para não comprar gato por lebre... Infelizmente é uma raça muito estragada. Se for para a frente com a sua decisão desejo-lhe muita sorte e estou disponível para ajudar no que precisar.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta set 06, 2012 12:43 pm

Concordo com os outros users (se é que isso importa para alguma coisa).
quanto aos problemas levantados...(minha experiência).
- pelos menos os meus nunca cheiraram ao ponto de infestar a casa, só se enviar o nariz no pêlo ou lá perto, é que cheira.
- Desde que haja exercício físico e desafios mentais (de 1h30 a 2h por dia, no meu caso, com suplementos maiores ao fim de semana) á disposição, qualquer cão adapta-se bem,(salvo uma raça ou outra.) Sendo substancialmente mais fácil com os de linha de beleza.
- No caso de existir um pet anterior, será este que terá a "última palavra". Será o "membro familiar" com mais influência na decisão/escolha.
- O problema do pêlo é relativo, regra geral, quanto mais curto for o pêlo, menos manutenção é exigida e mais fácil se torna.
Um cão não é um tomaghochi, é uma grande responsabilidade, mas em contrapartida será o seu maior amigo/parceiro que alguma vez terá na sua vida, logo a seguir aos país, avós, tios etc. terá alturas de chuva, sol, frio, calor, cansaço ou simplesmente preguiça e nada disso é relevante, ou serve de desculpa. Prepare-se para a disciplina de um "casamento" para o melhor e para o pior.
Se um SRD está fora de questão e o que pretende é um cão de raça, a escolha tem que ser cuidada.
A minha sugestão.
1º familiarizar-se com o estalão da raça http://pt.wikipedia.org/wiki/Yorkshire_terrier ( sem publicidades agregadas.)
2º pedir uma lista de criadores ao c.p.c. (vão-lhe dar uma lista das ninhadas registadas).
3º Faça uma selecção dos criadores, frequente exposições, fale com criadores, consulte a classificação destes em concurso, historial dos concursos, etc. não é preciso ser campeão, nem estar no pódio, basta o criador ter uma consistência na qualidade das ninhadas, pelo que o estalão diz. (nem todos criadores e L.O.P.'s são bons e não se guie exclusivamente pela existência de L.O.P.), informe-se também (junto ao criador) acerca do historial clínico da linha de sangue à que a ninhada pertence.
4º Veja os progenitores (ambos), avaliando o melhor que souber e faça perguntas sobre eles.
Aqui vai ajuda adicional.
http://www.caes-e-cia.com.br/sabermais/volhard.htm.
Última edição por botas96 em quinta set 06, 2012 12:46 pm, editado 1 vez no total.
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta set 06, 2012 12:44 pm

(Se souberem de algum criador de confiança de Yorkshire Terrier por favor mandem MP)[/quote]

Mandei-lhe uma MP.
Clara
anamagalhaes
Membro

quinta set 06, 2012 1:12 pm

Desde já obrigado a todos que responderam.

Tenho 17 anos e tenho consciência que um cão não é um brinquedo que quando deixa de ser giro pode-se deitar fora. Também sei que um cão pode dar muito trabalho, especialmente enquanto bebé e especialmente esta raça devido ao tratamento do pêlo. Também sei que pode dar muita despesa mas acho que se se arranjar um plano tudo se resolve.

Quanto às aulas, testes, exames, etc… penso que perto de 2h por dia para passear e mais uns quantos intervalos não faram diferença nos estudos.
Também sei que quando se tem um cão não interessa como o tempo está lá fora para ter que se levar o nosso amigo ao “wc”.

Como já tinha dito acho que já li uma grande maioria dos sites de informação sobre esta raça e também, já agora, podem-me dar dicas para apresentar um novo animal a um animal que já habitava a casa antes? Será que por exemplo (e neste caso) por uma manta com o cheiro do cão no domínio do gato, antes deles serem apresentados, reduz o stress quando o novo animal chegar definitivamente?

Osmclara obrigado por mandar MP mas esse fica um bocado longe de onde eu moro.
oscarleo
Membro Júnior
Registado: sábado dez 12, 2009 2:12 pm

quinta set 06, 2012 1:43 pm

Vou mandar por mp
anamagalhaes
Membro

sábado set 08, 2012 7:55 pm

O CPC costuma demorar muito a enviar as listas de criadores que pedimos, ou não respondem se não tiverem nenhuma ninhada disponível?
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado set 08, 2012 8:30 pm

O cao que eu tinha na casa da minha mae qd morava la, foi.me oferecido por um namorado qd fiz 18 anos, imaginem a maravilhosa prenda... Cheguei a casa ja com o cao... Mas pronto, ninguem se chateou pq a minha familia gosta mesmo muito de animais. Mas tenho plena consciencia que sobrou para a minha mae... Eu ia com ele a rua ao vet etc.. Mas e parasair??
Eu acho que quando tamos em casa dos pais nao da para certas coisas. Os teus pais disseram que nao. No meu caso encantaram.se logo plo cao, era da familia mas mais meu.
E depois qd saires de casa tens que o levar e essas coisas. E tb os teus pais vao.te tar sempre a chatear por causa do cao, tipo: ah e tal, quiseste o cao e agora isto e aquilo...
;-) eu sei.. Eu apareci com um cao sem perguntar nada..
Mas nao aconselho a fazer isso!
Última edição por Suesca em sábado set 08, 2012 8:34 pm, editado 1 vez no total.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado set 08, 2012 8:32 pm

Espera.
Um cão é uma compra importante e uma decisão a ser bem ponderada. Vale a pena esperar se for esse o criador idela.

Ou você é daquelas que quer ir ao centro comercial no fim de semana e vir de lá com um bóbi comprado na loja????

Cuidado com as compras de cães feitas à pressa. Então no capítulo yorkie, tem custado muita lágrima e muita zanga a muito boa gente apressada!
anamagalhaes
Membro

sábado set 08, 2012 8:51 pm

Como eu já disse em cima eu percebo que um cão pode dar muito trabalho.

Eu já que semi-consegui convencer a minha mãe, o meu pai é que é mais difícil. Quando me deram a minha gata o meu pai não fazia ideia. Simplesmente a minha mãe aceitou que a minha tia ma desse e por acaso o meu pai acabou por aceitar até muito bem. Hoje em dia tenho plena consciência de que isso podia ter corrido muito mal e não o pretendo fazer outra vez.

Não a/o pretendo comprar numa loja pois não se sabe de onde eles vieram, não se conhece os pais nem as condições em que eles nasceram etc… Dai a minha ultima pergunta pois já mandei um pedido de ninhadas de Yorkshire na minha região mas ainda não recebi resposta e espero que entretanto também consiga convencer o meu pai.

Outra pergunta a que eu não obtive resposta é de que forma eu eide de apresentar um novo cão (se o chegar a ter) à minha gata, se como já referi, era boa ideia por uma manta com o cheiro do cão no domínio do gato, antes deles serem apresentados pessoalmente.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado set 08, 2012 9:48 pm

Olha eu quando xheguei com o cao bebe ja la havia um gato. Ele veio simplesmente cheirar todo curioso e espantado. Mas nunca lhe fez mal enquanto bebe. acho que seria so apresenta.los, mesmo.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Responder

Voltar para “Cães”