Decidir entre a vida e a morte...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Nos canitos ate ja se chama de «eutanasia»... Mas e o dono que decide...
Quem ja recorreu, em que circunstancias?
Como saber fingir de Deus?
Como saber o momento certo, numa situacao limite?
Agradeco a partilha das vossas experiencias
Quem ja recorreu, em que circunstancias?
Como saber fingir de Deus?
Como saber o momento certo, numa situacao limite?
Agradeco a partilha das vossas experiencias
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Que eu saiba, sempre se chamou eutanásia.
Sim é o dono que decide, mas acho que é o vet que aconselha.
Já tomei essa decisão, infelizmente, muitas vezes. Já acompanhei muitos outros donos quando tomaram a decisão.
Se calhar vou aqui escrever uma heresia mas para mim é assim: quando somos donos à séria, sabemos quando chegou a hora.
Já tomei essa decisão, infelizmente, muitas vezes. Já acompanhei muitos outros donos quando tomaram a decisão.
Se calhar vou aqui escrever uma heresia mas para mim é assim: quando somos donos à séria, sabemos quando chegou a hora.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 31, 2006 11:16 pm
olá
dia 30 de agosto de 2012 foi dos dias mais dificeis da minha vida, Tive que tomar essa opção , o AMbrósio já estava com bastante sofrimento, apesar de todos os esforços do Dr HErmano Pina, nada mais havia a fazer. è dificil, e muito, principalmente pq foi o meu companheiro durante quase 11 anos. Custou muito mas assim sei que o meu bichinho teve uma morte digna, sem sofrimento, e nós cá em casa também deixámos de sofrer. Os ultimos dias foram agonizantes principalmente para nós, uma vez q fomos tomando consciencia que o Ambrósio já não estava naquele corpinho debilitado. Acredito que agora esteja em paz, mas continua a ser dificil, Tomámos a decisão de o deixar lá no veterinário, tal como já disse, teve uma morte digna, reata-nos a consciencia tranquila que tudo foi feito por ele, e sabemos que o bichinho teve uma vida feliz , e que concerteza não quereria sofrer mais, e apegado a nós como era acredito que também não nos queria ver no sofrimento em que estavamos ...
dia 30 de agosto de 2012 foi dos dias mais dificeis da minha vida, Tive que tomar essa opção , o AMbrósio já estava com bastante sofrimento, apesar de todos os esforços do Dr HErmano Pina, nada mais havia a fazer. è dificil, e muito, principalmente pq foi o meu companheiro durante quase 11 anos. Custou muito mas assim sei que o meu bichinho teve uma morte digna, sem sofrimento, e nós cá em casa também deixámos de sofrer. Os ultimos dias foram agonizantes principalmente para nós, uma vez q fomos tomando consciencia que o Ambrósio já não estava naquele corpinho debilitado. Acredito que agora esteja em paz, mas continua a ser dificil, Tomámos a decisão de o deixar lá no veterinário, tal como já disse, teve uma morte digna, reata-nos a consciencia tranquila que tudo foi feito por ele, e sabemos que o bichinho teve uma vida feliz , e que concerteza não quereria sofrer mais, e apegado a nós como era acredito que também não nos queria ver no sofrimento em que estavamos ...
Concordo em absoluto com a water, é o último gesto de amor que podemos fazer aos nossos companheiros, deixar perpetuar o sofrimento é um acto de egoísmo atroz!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 31, 2006 11:16 pm
concordo.
talqual!WaterMonitor Escreveu:Que eu saiba, sempre se chamou eutanásia.
animal meu não sofre desnecessariamente por cobardia minha!
já tomei a decisão e falo-ei sempre que seja caso disso.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
Já passei umas qauntas vezes também muito infelizmente... ):
Às vezes é o melhor a fazer... não podemos ser egoístas ao ponto de deixar o animal sofrer... é um gesto de amor pelos nossos bichinhos...um gesto de amor e coragem!
Às vezes é o melhor a fazer... não podemos ser egoístas ao ponto de deixar o animal sofrer... é um gesto de amor pelos nossos bichinhos...um gesto de amor e coragem!
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
É uma decisão dura, dói muito. Mas acho que se sabe quando chegou a hora, e essa hora pode ser diferente para mim e para outra pessoa.
No nosso caso aconteceu há dois anos. Todos me tentavam convencer que tinha chegado a hora da nossa Bia partir, mas eu não me conformava. E demos muitas voltas, com a ajuda de uma veterinária que nos acompanhou até ao fim, mas não havia mesmo nada a fazer. Então, depois de passar um dia inteiro deitada ao lado da minha cadela, a falar com ela e a relembrar as nossas aventuras ao longo de 10 anos, decidi que tinha mesmo de a deixar ir...
No nosso caso aconteceu há dois anos. Todos me tentavam convencer que tinha chegado a hora da nossa Bia partir, mas eu não me conformava. E demos muitas voltas, com a ajuda de uma veterinária que nos acompanhou até ao fim, mas não havia mesmo nada a fazer. Então, depois de passar um dia inteiro deitada ao lado da minha cadela, a falar com ela e a relembrar as nossas aventuras ao longo de 10 anos, decidi que tinha mesmo de a deixar ir...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
Fingir de Deus?
Não inventem....nem façam filmes....
É fazer de adulto racional e de dono consciente.
Não se vai deixar um animal a sofrer quando já não há retrocesso nem volta a dar à situação.
Infelizmente já passei por isso, foi muito triste e posso dizer que o luto pelo animal durou mais de um ano. Mas fizemos o que tinha de ser feito e que é o mínimo a fazer por um cão ou gato: não o deixar a sofrer em vão.

Não inventem....nem façam filmes....
É fazer de adulto racional e de dono consciente.
Não se vai deixar um animal a sofrer quando já não há retrocesso nem volta a dar à situação.
Infelizmente já passei por isso, foi muito triste e posso dizer que o luto pelo animal durou mais de um ano. Mas fizemos o que tinha de ser feito e que é o mínimo a fazer por um cão ou gato: não o deixar a sofrer em vão.
Não ter coragem para mandar abater um animal de quem somos AMIGOS não é cobardia... não me parece que o fariam assim com tantas certezas a alguém que vos fosse muito querido.homeless Escreveu:talqual!WaterMonitor Escreveu:Que eu saiba, sempre se chamou eutanásia.
animal meu não sofre desnecessariamente por cobardia minha!
já tomei a decisão e falo-ei sempre que seja caso disso.
Eu só não o faria porque corria o risco de ir para à cadeia já que a eutanasia é criminalizada, infelizmente !
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Bom eu já estive nessa situação e fui muito muito egoista ao não deixar a minha companheira partir, dois dias depois partiu sozinha, e hoje culpo-me pela morte dela, e pelo sofrimento pelo qual passou naqueles 2 dias.
Da proxima vez, se não houver mesmo NADA a fazer, vou fazer o que for melhor para o meu amigo, vou sofrer muito, mas vai ser o ultimo gesto de amor que farei por ele e não o posso fazer sofrer mais tempo para eu me sentir bem, vou relembrar todos os momentos passados mas vou deixa-lo ir em paz.
E é por isso que sempre que trago um novo animal fico de certa forma triste, mesmo sabendo que pode durar 15 anos, e se algo acontecer? 15 anos voam, e quando chegar a hora?!
A morte é uma das coisas com o qual eu não sei lidar, e ainda hoje choro a morte da minha Nina, a minha pretinha que me acompanhou durante 9 anos, tinha precisamente eu 9 anos e ela 11 quando partiu, fez parte de mim e da minha infancia, e devo-lhe muito, nunca mas nunca a vou esquecer, e a dor é imensa, e mais uns que foram tambem partindo, agora quando for um destes eu acho que vou atras deles...
Espero não ter de passar por uma situação destas muito mais vezes, apesar de saber que vou fazer a coisa certa, vai-me custar muito mesmo
Da proxima vez, se não houver mesmo NADA a fazer, vou fazer o que for melhor para o meu amigo, vou sofrer muito, mas vai ser o ultimo gesto de amor que farei por ele e não o posso fazer sofrer mais tempo para eu me sentir bem, vou relembrar todos os momentos passados mas vou deixa-lo ir em paz.
E é por isso que sempre que trago um novo animal fico de certa forma triste, mesmo sabendo que pode durar 15 anos, e se algo acontecer? 15 anos voam, e quando chegar a hora?!
A morte é uma das coisas com o qual eu não sei lidar, e ainda hoje choro a morte da minha Nina, a minha pretinha que me acompanhou durante 9 anos, tinha precisamente eu 9 anos e ela 11 quando partiu, fez parte de mim e da minha infancia, e devo-lhe muito, nunca mas nunca a vou esquecer, e a dor é imensa, e mais uns que foram tambem partindo, agora quando for um destes eu acho que vou atras deles...
Espero não ter de passar por uma situação destas muito mais vezes, apesar de saber que vou fazer a coisa certa, vai-me custar muito mesmo
quem me dera que um dia alguém me amasse o suficiente para tomar (e poder legalmente tomar) essa decisão.
e não me parece que compita ao forista pfonseka avaliar o amor que eu tenho, tive e terei pelos animais de 4 patas que têm feito parte da minha vida.
e não sou AMIGA dos meus animais...amo-os demais para os ver sofrer sabendo que não têm cura.
em 48 anos de vida vi partir vários por eutanásia, por decisão minha ou dos meus pais.
não me arrependo de nenhuma.
e não me parece que compita ao forista pfonseka avaliar o amor que eu tenho, tive e terei pelos animais de 4 patas que têm feito parte da minha vida.
e não sou AMIGA dos meus animais...amo-os demais para os ver sofrer sabendo que não têm cura.
em 48 anos de vida vi partir vários por eutanásia, por decisão minha ou dos meus pais.
Tal como eu!homeless Escreveu:quem me dera que um dia alguém me amasse o suficiente para tomar (e poder legalmente tomar) essa decisão.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Já passei por isso e certamente voltarei a passar. É me impossível ver um animal que adoro a sofrer, sem esperança de cura ou de melhoras... dói muito mas eles merecem essa última prova de amor e de respeito.kittten Escreveu:Concordo em absoluto com a water, é o último gesto de amor que podemos fazer aos nossos companheiros, deixar perpetuar o sofrimento é um acto de egoísmo atroz!
Eu vi a minha mãe definhar e ser comida em vida por um cancro durante meses e perto do fim ela pediu a morte... quem dera que lha pudessem ter dado mais cedo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo