Decidir entre a vida e a morte...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda set 10, 2012 9:53 pm

:cry: um abraço Dinodane....tive mais sorte com o meu pai....o médico foi extremamente humano e deixou-nos a decisão a nós e a partida foi rápida e com o mínimo de sofrimento.

tenho reflectido bastante sobre a eutanásia....acompanhei, de longe (através de um familiar de quem sou amiga), o caso de uma pessoa com uma doença degenerativa que passou os últimos 3 anos com uma cápsula de morfina metida na medula para lhe atenuar, sim atenuar, as dores.

é uma doença sem cura....para quê tanto sofrimento ??????

estavam a tratar da ida para a Suiça quando morreu.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 10, 2012 9:56 pm

Sou totalmente a favor desde que a pessoa esteja consciente e seja ela mesma a tomar a decisão.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda set 10, 2012 10:01 pm

Não há palavras para descrever a dor de ver familiares ou amigos assim.

Por isso sempre me revoltou pessoas que teimam e teimam (muitas vezes com apoio de vet's interesseiros que os há e eu já os vi) em prolongar a vida aos seus animais e esticar ao máximo tratamentos invasivos, dolorosos e que não adiantam nada.

Só porque os donos recusam a ideia da morte.

Vi coisas destas que me deixaram em revolta por constatar da impossibilidade de meter alguma sensatez na cabeça dos donos. Uma pessoa que teima em dar transfusões a um gato com mais de 20 anos e que já só mexe os olhos :evil: a mim revolta-me.

Ou submeter cães a exames sem fim, tratamentos sem fim, que apenas adiaram em semansa a morte porque a doença era fatal. :cry:
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

segunda set 10, 2012 10:05 pm

Lamento Dinodane, é uma coisa que não desejo a ninguem.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda set 10, 2012 10:12 pm

Primeiro esquecem.se que nem toda a gente acredira em deus.
Eu ja passei por isso. Fui eu que tomei a decisao qd vi que o meu cao ja sofria bastante. Ainda levei dous dias a pensar. Foihorrivel. Nao me arrependo pois foi o melhor para quem eu amava muito. Concordo quando alguem disse que gostava que tivesse alguem que lhe fizesse isso se tivesse a sofrer.
Eu sou a favor da eutania.
Acho horrivel quando a propria pessoa tem que andar em tribunais para poder acabar com o seu sofrimento!
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
dinodane
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 10:12 pm

Sasquatch, tive um caso assim há quase 20 anos com um vet na Amadora... uma gata que tinha caiu de um parapeito num acidente estúpido num instante de descuido, outra gata mais jovem fez-lhe uma emboscada ela assustou-se, desiquilibrou-se e caiu... convenceram-me, vet e quem me acompanhava, a reanimá-la com injecções disto e daquilo e a interná-la quando para mim era evidente que tinha a espinha partida e estava em grande sofrimento e quando o que eu queria era deixá-la partir sem mais dor. A gata morreu sózinha a meio da noite... ainda hoje tenho remorsos. :cry:

Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda set 10, 2012 10:14 pm

dinodane Escreveu:
kittten Escreveu:Concordo em absoluto com a water, é o último gesto de amor que podemos fazer aos nossos companheiros, deixar perpetuar o sofrimento é um acto de egoísmo atroz!
Já passei por isso e certamente voltarei a passar. É me impossível ver um animal que adoro a sofrer, sem esperança de cura ou de melhoras... dói muito mas eles merecem essa última prova de amor e de respeito.
Eu vi a minha mãe definhar e ser comida em vida por um cancro durante meses e perto do fim ela pediu a morte... quem dera que lha pudessem ter dado mais cedo. :(
Compreendo dinodane, e penso exactamente o mesmo.. :-(
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
dinodane
Membro Veterano

segunda set 10, 2012 10:17 pm

São situações que nos marcam muito e eu percebo quem hesita e tarda em tomar a decisão... Eu não tive coragem para levar o Ajax para o vet, foi o vet que veio cá a casa porque eu queria que ele passasse os seus últimos momentos rodeado da sua gata, dos cheiros familiares e do seu conforto, não o chão frio de uma clínica qualquer.
Desculpem a lamechiche mas passados quase 6 anos ainda é uma dor.

Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

segunda set 10, 2012 10:35 pm

Eu não acho que o não eutanasiar o nosso companheiro seja um acto de cobardia, entendo-o como um acto de amor espresso de forma diferente, só isso.
Claro que não estão a fazer o mais correcto mas são opiniões e as pessoas fazem-no porque querem ver os seus animais bem e a seu lado... enfim, penso que se deve também um pouco a uma certa ignorância misturada com teimosia, e não será correcto pintar o cenário de uma forma pejorativa apenas porque as decisões são diferentes visto que o afecto que sentem será o mesmo de quem opta pela eutanásia.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda set 10, 2012 11:34 pm

BrownEye Escreveu:Nos canitos ate ja se chama de «eutanasia»... Mas e o dono que decide...
Quem ja recorreu, em que circunstancias?
Como saber fingir de Deus?
Como saber o momento certo, numa situacao limite?

Agradeco a partilha das vossas experiencias
Já passei por isso.
Não me senti a fingir de Deus. Senti-me miseravelmente humana e limitada por não conseguir de maneira nenhuma aliviar o sofrimento áquele ser peludo que tanto amava.
Soube que era hora quando olhei para os olhos dele e lhe percebi o apelo...doeu! Se doeu!!!!!
Sofia
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

terça set 11, 2012 12:18 am

Já passei por isso e sem duvida é o melhor! É proporcionar uma partida digna a alguém ou algum animal!
No meu caso recolhi um cãozinho muito meigo da rua que era um amor e não percebia como tiveram coragem de o abandonar! Deu-se logo bem com o cão que já tinha e era um doce! Mas um dia fui dar com ele a ter convulsões, a espumar-se todo (reparei muito mais tarde, porque ele escondia-se para ter estes ataques.. quem sabe o que lhe fariam quando estava assim?) Não me lembro da doença que tinha (era uma criança) mas era incurável e ele sofria muito... achamos que devia partir! Nenhum animal merece viver o resto da vida nesse sofrimento com ataques horríveis sem nada podermos fazer! Via-se que ele sofria muito e para ele estar vivo volta e meia era um suplicio! Era uma miuda, pensei muito em muitas coisas mas percebi que se amamos a ultima coisa que queremos é ver quem amamos em sofrimento! Por mais que nos custe o que importa é que o outro fique bem!
Esta questão faz-me lembrar uma música que gosto muito e aborda esta questão, uma das melhores que já ouvi letra magnifica e dá muito em que pensar!

"Doc, I'm dying, I'm feeling compromised
And so dehumanized
I lost my final fight to disease, I feel that this is where it ends
I need that shot to enter my vein
My Brompton Cocktail blend

'Cause I can't feel my face
I won't struggle on
In a world so cold
In a world so wrong

I'm tired, induced euphoria
To help me move along
I wanna meet my maker in peace, I want to feel alive again
So put that smile back on my face and mix it strong my friend

I'm not running away, been fighting this so long
Such a price that we pay, we gotta be so strong
And I take my life tonight 'cause I have the right to die how I wanna
And leave how I arrived, so alive"
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça set 11, 2012 7:26 am

Sábado que passou, fui "ajudar" a minha "sobrinha" a partir, uma cadela já idosa, Pit.
De uma meiguice extrema, em cima da maca sem forças, esticava a língua para beijar o Vet....e sei que é daquelas imagens que nunca mais me vai sair da cabeça.
Acho que foi um acto de coragem e acima de tudo de amor.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

terça set 11, 2012 7:46 am

Não nos estamos a fazer de Deus,mas sim de pessoas Humanas com cabeça.
Eu já fui egoísta ao ponto de um cão meu morrer, com uma doença em que já mal comia,bebia e não se mexia,tinha constantes hemorragias a minha vet nunca me mentiu, disse sempre que o melhor era eutasaniar,mas não eu não podia deixar a minha melhor amiga ir. :evil:
Ainda hj choro,e choro ainda mais pq quando cheguei a casa vi um arraste de sangue até ao meu quarto e a minha cadela estava morta ao pé do meu pijama.
Ela morreu por minha culpa,de mais ninguém.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 11, 2012 8:26 am

Não, ela morreu porque estava doente, terminal! O que poderia era não ter sofrido, isso sim.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça set 11, 2012 8:47 am

kat149 Escreveu:Já passei por isso e sem duvida é o melhor! É proporcionar uma partida digna a alguém ou algum animal!
Na minha opinião, não há qualquer dignidade na morte. É morte e pronto. Neste caso "apenas" temos um poder, o poder de escolher essa hora e poupar do sofrimento um animal. Esse poder é dilacerante, preferia nunca ter tido esse poder.
Adiar essa decisão não é cobardia, eu própria adiei porque no fundo queria que ela estivesse ali, apenas estar. Acho que é mais egoísmo do que cobardia. Eu fui um pouco egoísta, embora a veterinária sempre nos garantisse que ela não estava em sofrimento, dor. Mas estava em sofrimento, pois uma cadela com tanta vida, tão alegre, atenta, ali deitada sem poder fazer quase nada sozinha não podia ser feliz.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”